Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Em Família: Será que o casal gay Clara e Marina vai cair nas graças do público?

25 de fevereiro de 2014 222
João Cotta, TV Globo

João Cotta, TV Globo

O clima de romance está no ar na novela Em Família. De um lado, muita sedução, frases de duplo sentido, olhares provocantes e muitos elogios. De outro, a timidez de quem não sabe como lidar com esse flerte.

Seria apenas mais um casalzinho de novela em início de relação, não fosse o fato de que há duas mulheres envolvidas. Manoel Carlos resolveu apostar na polêmica e tem mostrado a forte atração que existe entre Clara (Giovanna Antonelli) e Marina (Tainá Müller).

Romance entre duas mulheres não é novidade na telinha da Globo. Nos últimos anos, tivemos as jovens Clara (Alinne Moraes) e Rafaela (Paula Picarelli) em Mulheres Apaixonadas, e Jenifer (Bárbara Borges) e Eleonora (Mylla Christie) em Senhora do Destino. A diferença é que agora há mais espaço para o casal gay, além de uma liberdade maior para mostrar o tão polêmico beijo, já que Félix (Mateus Solano) e Niko (Thiago Fragoso) quebraram esse tabu.

Porém, há quem acredite que Clara e Marina não terão a torcida do público. É o que eu acho também e muitos comentários aqui no blog concordam comigo. A questão é que trata-se de uma mulher casada e com uma vida estável, que largará tudo para viver uma nova experiência. A desconstrução de uma família “tradicional” para dar início a uma relação homoafetiva é o que vem incomodando até os mais liberais.

Além do mais, o que se vê em cena não é, pelo menos por enquanto, uma bela história de amor. Marina tem um estilo de vida livre e não é do tipo que se adequaria a uma relação estável ao lado de Clara. Parece ser mais uma coisa física do que um sentimento verdadeiro, por isso é difícil de acreditar que a história das duas possa passar de uma aventura. Clara, insatisfeita no casamento, se entregaria a qualquer pessoa, homem ou mulher, que lhe oferecesse algo diferente e com novas emoções.

A não ser que Manoel Carlos vire esse jogo e nos faça acreditar nesse casal, acredito que dificilmente o público irá torcer por elas. Pesa ainda o fato de Reynaldo Gianecchini, amado por dez entre dez mulheres, ser o terceiro vértice desse triângulo amoroso. Com a doença de Cadu, Clara pode ganhar de vez o posto de “bruxa má” da história e Marina o de “destruidora de lares”.

Bookmark and Share

Comentários (222)

  • Nanda diz: 25 de fevereiro de 2014

    Acho que dará certo sim. Apesar de Marina ter esse estilo mais livre não quer dizer que ela não possa levar uma vida mais calma ao lado de Clara. O mesmo pode acontecer com Clara, cansada dessa vida onde nada anda pra frente ela pode “criar asas” e aprender a voar com Marina. Só acho chato essa parte em que o Cadu nem adoeceu ainda e já estão crucificando as duas. Quer dizer que se ela fosse trocar ele por outro homem seria mais normal? Se a Clara tá começando a se interessar por Marina ela tem mais é que investir e ser feliz se é isso mesmo o que ela quer. Ela mesmo falou pra Leninha que ela tem medo de gostar. Já havia comentado aqui em outro post que uma pessoa trocar a família por outra pessoa do mesmo sexo é mais comum do que se pensa (até citei o caso de um homem casado e com neto pequeno que largou a mulher pra ir viver com outro homem). Outra coisa é ficar comparando elas com o casal Félix e Niko. Todo mundo só teve pena de Félix por causa do Niko pois antes mesmo deles se envolverem todos queriam a cabeça de Félix por ter jogado a Paulinha no lixo, por ter mandado sequestrar a sobrinha, por roubar a família e diversos outros crimes. Embora Clara seja casada e com filho pequeno, se ela não está feliz nesse casamento e quer partir pra uma outra (seja com Marina ou com outro homem) ela tem mais é que ir mesmo. Querer que ela fique presa a esse casamento só por causa da doença de Cadu é ter o mesmo pensamento que essa mulherada que engravida achando que vai segurar o namorado. Ela pode muito bem se separar mas ajudar ele no que for preciso.

  • Maria Helena diz: 25 de fevereiro de 2014

    Ah, nem dá vontade de tecer comentários.
    Com todo respeito que tenho por Maneco e suas obras já escritas acho que ele não vai se dar bem com esta novela por vários motivos.
    1- Além de ser o queridinho da gente Reynaldo Gianecchini vai ter doença terminal nesta novela, péssimo gosto depois do ator enfrentar uma dura realidade em menos de 2 anos.
    2- Giovanna Antonelli esta ridícula de franja, tentando passar a ideia de uma menina inexperiente e mostrando uma mãe irresponsável.
    Tainá Müller, é uma boa atriz, mas o papel dela esta angariando apenas antipatia, parece uma loba no cio e completamente desprovida de romantismo.
    Bom vou comentar somente estes por hora, até o momento apenas a interpretação da Juliana esta agradando. História de personagem masculino dependente de sustentação feminina normalmente são fadadas ao fracasso Uma pena para o ator Gabriel

  • Felipe diz: 25 de fevereiro de 2014

    As pessoas veem tudo muito preto e branco. Querem julgar demais o comportamento de pessoas que sequer existem! Isso é uma obra de ficção, não Big Brother. O que importa é uma boa história ser contada.

    Já não tem mais graça contar a história do casal gay feliz e perfeito, isso já foi mostrado várias vezes. Tá na hora de ir além e mostrar uma história de verdade entre as personagens, uma história com grandes conflitos. É muito mais interessante o Cadu não ser um cafajeste que faz mal pra Clara, muito mais interessante eles eles serem uma família até certo ponto feliz. A Clara desde muito jovem quer uma vida boa, afinal ela dizia que queria casar com um marido rico e tudo mais. A marina é alguém que pode dar essa vida boa pra ela e ainda oferece toda essa novidade de um relacionamento completamente novo, tirando a Clara da mesmice. Vai ser ótimo ver essa história se desenrolar, principalmente porque ela não tem um final óbvio.

  • 324B21 diz: 25 de fevereiro de 2014

    Nao ensinam mais na faculdade de Comunicacao que antes de colocar a mao na massa deve-se fazer a licao de casa e apurar os fatos? Social Media nao é apenas passatempo.. Trata-se da melhor ferramenta para medir opiniao em massa da atualidade. Uma analise superficial apontaria que elas ja cairam nas gracas do publico.

    O problema é que algumas pessoas ja estao fazendo um pre-julgamento sem sequer especular sobre como se dara o desenrolar da trama. A Marina nao destruiu, tampouco destruira alguma coisa. A novela ja comecou com o casamento da Clara em crise. Apesar de gostar do marido, ele nao a valoriza e nao a faz feliz. Ora, as proprias chamadas da novela frisavam justamente isso. A Marina apena fez a corte. A atitude tem e deve partir da Clara. Estivessemos falando de um gala ainda mais desejado que o Gianecchini, pousando de apaixonado e o oferecendo o mundo para Clara, estariamos tendo essa conversa?

    Coerencia mandou lembrancas.

  • Maria diz: 25 de fevereiro de 2014

    O “bom” e “velho” preconceito velado. A verdade é que se fosse um galã qualquer ocupando o lugar de Tainá, essa pequena parcela do público não o chamaria de “destruidor de lares”, pelo contrário, estariam suspirando pelo bonitão.

    Vamos destrinchar os ditos argumentos por partes: “A desconstrução de uma família tradicional em favor de um relacionamento homoafetivo incomoda até os mais liberais.” Incomoda os homofóbicos de plantão, os mesmos que tem sempre o infeliz ‘mas’ em suas sentenças. “Eu não tenho preconceito, mas…” E segue uma lista de argumentos inválidos e preconceituosos disfarçados de ‘opinião.’
    “Marina não se adequaria ao estilo de vida de Clara e vice-versa, tudo não passa de atração.” Desde quando amor e atração não podem andar juntos? Não só podem, como devem. Clara nunca foi desafiada a sair da comodidade de seu casamento desgastado, como ela poderia saber se é isto mesmo que ela quer? Vivenciar novas experiências pode abrir os olhos dela para um mundo além deste ao qual a moça foi condicionada a aceitar. Marina, por outro lado, nunca sentiu a necessidade de viver um relacionamento estável, nunca esteve envolvida com alguém a esse ponto, até Clara aparecer.
    “A doença de Cadu.” Desde que foi falado que o personagem teria uma doença a parcela do público que estava ‘morrendo’ para encontrar um motivo para crucifixar as duas se agarrou a isto como se fosse uma tábua de salvação. Então, Clara é obrigada a manter um casamento fracassado porque seu parceiro está doente? Se for o caso, ela não pode ajudá-lo mesmo estando com outra pessoa? É isso mesmo?
    E por último, mas não menos importante, a torcida do público, uma pesquisa superficial nas redes sociais e nota-se que isto é algo que elas já tem, ontem só se via reclamações porque o casal não deu o ar de sua graça no capítulo, muitas pessoas só acompanham a trama por causa de Clara e Marina.

    Em minha opinião, as duas já estão sim muito apaixonadas, está nas entrelinhas, nos sorrisos e nos olhares velados. Os diálogos tem a dose certa de sensualidade e romantismo, Clara e Marina tem tudo para construir uma bela história de amor e só não vê quem não quer, quem está cego pelo tal ‘mas’ citado por mim no início deste comentário.

  • Andy diz: 25 de fevereiro de 2014

    Concordo totalmente com Nanda, em cada palavra!
    E essa comparação com felix e nikko? Absolutamente descabida. Gente, é outra história, outro tipo de relacionamento, não existe só um tipo de amor.

    Soa-me preconceituoso as pessoas aceitarem apenas o relacionamento de homossexuais quando se trata daquele amor romântico, puro e idealizado. Gays tb sentem desejo, tesão, atração física, paixão… Não vejo essa cobrança ou comparação com casais héteros, tipo: “Carminha e Max não são como Paloma e Bruno, deveriam ser, falta romance”. Héteros podem ser lascivos sem terem seus sentimentos questionados. E para falar a verdade, acho Clara e Marina bem tradicionais. Vejo Clara se descobrindo, vejo a vontade de estar perto, vejo uma pensando na outra quando estão longe, olha, parece bem romântico para mim.

    Sem falar que Cadu nem adoeceu galera já está de luto? Sejamos pacientes para ver como essa história será conduzida.

  • Ana Lele diz: 25 de fevereiro de 2014

    Olha, eu concordo com a Michele. Clara vai realmente ganhar o posto de bruxa má da história. Antes que venham me julgar aqui nos comentários, quero ter o prazer de continuar. Que Cadu não é o marido perfeito já se sabe não é mesmo? Se a Clara não quer mais se prender ao casamento, beleza, ok. Ela vai ganhar esse posto porque o maridinho ficou doente ( aliás, que horror Manolo! O Reynaldo enfrentou uma barra na vida real e você faz o personagem dele ficar doente a beira da morte) e ela não quer mais ficar casada? Que ela seja feliz! Que seja alegre com Marina ou sem Marina. Agora com questão a Marina, eu concordo que ela é imatura pra se prender em um amor. Alô ? Ela tem todo o direito de se apaixonar, sim! Mais viu a Clara e puf ” To apaixonada…”. Acho que ela deveria dar um tempo pra tudo rolar mais calmamente. Não que ela não deva demonstrar seu amor, mais foi tudo muito rápido. Acho que o problema dela é que ela quer um amor, mais não consegue, então quer logo achar esse amor. O público pode tentar torcer por elas, mais é verdade que Félix e Niko conquistaram. Depois da Carminha, a disputa foi para conseguir ser melhor que Adriana Esteves como a maldosa ex madrasta de Nina( coisa que Claudia Raia não conseguiu com a “vilã da seringa” como Livia de Salve Jorge era conhecida) e Mateus Solano com o Félix conseguiu. Depois do fabuloso casal gay de amor a vida, agora a disputa é ver quem supera os dois.

  • Maria diz: 25 de fevereiro de 2014

    Corrigindo: Onde lê-se “crucifixar”, na verdade seria “crucificar.”

  • Andreia Pinheiro diz: 25 de fevereiro de 2014

    Fico impressionada como vivemos numa sociedade tão hipócrita!
    Qual o problema da Clara, deixar o marido para viver com a Marina?
    Conheço tantos casos de homens e mulheres que deixaram seus pares para viverem uma relação homoafetiva e hoje são super felizes!
    A Clara e a Marina tem tudo para dar certo!
    Aliás é disso que a Clara precisa, de uma pessoa que a coloque para cima, que faça ela feliz e principalmente que faça com que ela se veja como uma mulher linda e capaz de realizar grandes feitos na vida.
    Que relação estável é essa que a Clara tem com o Cadu? O cara é um irresponsável, que só sabe falar de culinária, vive as custas da Clara que banca a casa com o dinheiro que recebe do leilão da família e o cara nem se coça para arranjar um emprego. Que vida estável é essa? Só pq ela é casada há 10 anos com um homem, vai ter que viver o resto da vida com ele sendo infeliz?
    Na vida real não é assim, pq na ficção teria que ser?
    Tantos casamentos de 10, 20, 30 anos acabam hoje em dia!!
    Que HIPOCRISIA É ESSA??????
    As relações homoafetivas são uma realidade na sociedade desde que o mundo é mundo!
    A Clara e a Marina tem tudo para dar certo sim!!!

  • Fabi diz: 25 de fevereiro de 2014

    atamente!!! Se, no lugar da Marina, tivéssemos um galã ainda mais desejado que o Gianecchini, pousando de apaixonado e oferecendo o mundo para Clara, acharíamos lindo: um homem que sabe amar e fazer uma mulher feliz dando a ela o carinho que ela precisa, elevando sua auto estima, vivendo momentos inesquecíveis juntos. Maaas, não eh um homem. Não eh uma relação dento do molde heteronormativo! Então a gente estranha e vê sob o viés do erro, do condenável. Enfim. Ainda temos que aprender muito.

  • givalda diz: 25 de fevereiro de 2014

    gostei muito da clara e marina e espero que as duas possam ficar juntas. mais depois do que eu vi nos outros site. esta sendo um grande misterio. igual o comentario do 324B21 que antes de marina aparecer o casamento de clara nao estava ja indo bem. antes das pessoas colcarem comentarios negativo assistam ate o final para dar a opiniao.

  • Clau diz: 25 de fevereiro de 2014

    Sim estaríamos tendo esta conversa.
    E aproveito pra fazer uma pergunta: Se o marido de Clara fosse um homem RICO, bem posicionado na vida e ela tivesse uma vida ótima com ele, afetivamente e materialmente falando, estaríamos tendo esta conversa?

    Só uma pequena resposta à NANDA que comentou que TODO MUNDO ficou contra Felix e somente esteve a favor dele quando ele se envolveu com Niko. EU NÃO! Eu até fui chamada aqui no blog – em tom de brincadeira – como a advogada de Félix de tanto que o defendia mesmo ele ainda estando na mansão dos Khoury. E defendi muito mais depois que ele se redimiu morando com a ex-chacrete. E defendi o amor dele com Niko porque AMBOS tinham QUÍMICA, portanto CONVENCIAM na relação.

    Clara com certeza tem tendência homossexual. NADA CONTRA. Aliás nunca me dirigi aqui contra gays, muito pelo contrário. Já discuti muito por aqui defendendo os gays, sejam homens ou mulheres. A questão aqui é a PARCERIA entre elas. Marina primeiramente seria interpretada por Alinne Morais. UAU!!!! Mulher linda, carismática, charmosa… Sabe envolver por ser muito sensual. Tainá Muller é boa atriz, tem sensualidade, mas não convence (PRA MIM quero dizer) como Marina deveria ser. Não acho graça nas duas por mais força que façam e principalmente a força vindo de Giovanna Antonelli, que aqui quero fazer uma ressalva. Giovanna está trabalhando magnificamente bem! Ela saiu de uma personagem como a delegada Helô que era linha dura, uma mulher adulta, forte, elegante, sempre com roupas estilizadas, pra agora ser um Clara quase menina, ingenua, de franjinha, quase sem maquiagem e com roupas bem simples, bem dia a dia. Parabéns para Giovanna que sabe como poucas mudar suas personagens como se estivéssemos vendo outras pessoas na tela. E não como umas a outras atrizes que sempre fazem o papel de si mesmas. Nem vou citar nomes pois acho que muitos aqui já sabem de quem falo. kkkkkkkk

    Aqui, a MINHA CRÍTICA não é pelo fato de serem lésbicas. É sim porque NÃO VI química entre elas. Não senti aquele “algo mais”… Mesmo com toda sedução. Até coloquei um apelido sobre o estúdio de Marina que somente tem mulheres, chamei de Ilha de Lesbos. Ora isso não é ofensa, visto que de fato ela existe e está na Grécia e a história mostra o que significou. Enfim, o estúdio dela parece isso pois só tem mulheres nuas e raramente surge um homem por ali. Geralmente pra fazer serviço pesado. Mas não implica nada ofensivo na minha colocação.

    A cena de ontem com Clara e Cadu na cama, brincando e conversando e o filhinho dormindo ao lado, achei muito fofa! Pode ser uma grande besteira de minha parte, mas gostei da cena do casal. Ambos atores têm química entre si. São brincalhões, coisa que pouco se vê num casal hoje em dia. Mas claro que como comentou FELIPE, aqui no blog, é preciso acontecer e aparecer coisas novas e será interessante se ver que um casamento aparentemente feliz, pode ser balançado suas estruturas com uma mudança radical. Observei que Clara deve ter uma tendência homossexual pois ela ficou observando quando Marina conversava com sua assistente sentada em seu colo. O olhar de Clara foi de sedução. E se ela tem curiosidade, ela tem sim essa orientação sexual. Pode até ser bissexual, claro. Mas não creio que somente por ter um casamento falido materialmente (pois afetivamente ambos parecem se entender bem) ela queira EXPERIMENTAR. Ora, quem vem com esse papo de ter experiência homoafetiva é porque já se sentiu atraído por pessoa do mesmo sexo. Nada contra, cada um faz o que quiser de sua vida. Mas colocar a maneira de ser de Cadu ou as dificuldades financeiras dele como um estopim para ela se atirar nos braços de outra mulher, é bem apelativo. Em todo caso, Maneco sabe o que escreve e vamos ver o que vai dar isso. Só quero REGISTRAR a MINHA OPINIÃO sobre as duas: Clara e Marina não ME convenceram como um casal. Mesmo sem terem começado a ser o casal. Eu não gostei de TAINÁ MULLER como Marina. Só isso. É bronca MINHA. Queria que tivesse sido outra atriz, mas carismática. Algo que “pegasse fogo” na telinha. hehe!!!

    Outra coisa que achei ridícula foi o comentário de Helena para Clara, quando ambas conversavam no quarto de Helena. O capítulo foisemana passada. Clara perguntou se Helena se sentiria atraída por outra mulher e Helena disse que SIM. Como ela pode saber???? Se perguntassem a mim eu diria que NÃO SEI. Porque é algo totalmente estranho…. Eu não poderia AFIRMAR como Helena afirmou. A não ser se eu estivesse totalmente desiludida com o gênero masculino inteiro e quisesse mudar totalmente minha vida. Mas acho muito estranho uma pessoa afirmar assim com toda certeza que ficaria atraída e se envolveria com outra pessoa do mesmo sexo. Ainda mais esta Helena toda TRANCADA dentro de si mesma. Se fosse uma Helena mais light, mais arejada mentalmente ainda concordo que pensasse assim. Mas ESTA HELENA que se apresenta?????? HAHAHA!!!! DUVIDO!

  • Soellyn diz: 25 de fevereiro de 2014

    Confesso que as cenas de Clara e Marina ja estao me dando preguica, nada contra a relacao das duas, mas esse joguinho ja esta cansando, a trilha sonora entao, um porre! Esse personagem que Manoel Carlos deu para Gianeccini é ridiculo, mas ate entao nao sei onde Clara tem tantos motivos para estar insatisfeita, tem um marido lindo, bem humorado, bacana, sabe cozinhar, tudo que uma mulher deseja!!! Um Gianeccini lindo e na cozinha!! Haha, uma vida financeira confortalvel, pois nao trabalha, o que vejo em Clara é uma mulher irresponsavel, que divide a irresponsabilidade com Cadu, no controle das financas, na criacao do filho. Um casal irresponsavel sim, mas que parece se completar justamente por isso. Marina tem que ter cuidado pois pode estar entrando de cabeca numa relacao que parece ser apenas fogo de palha para Clara.

  • Anaa diz: 25 de fevereiro de 2014

    Independente de ser homossexual, mesmo se Marina fosse um homem o casal não ia ter apoio do público. Primeiro pq ela tem, como dito, o perfil aventureiro, de nao se apegar. A própria trilha sonora escolhida para ela é sexy demais, não remete a romance, e sim a sensualidade. Terceiro o fato de, desculpe se estou falando bobagem, mas a novela tá tão chata que pouco estou assistindo, o marido da Clara não ter feito nada pra merecer ser trocado, pelo menos nada digno de novela (ser “chato” não é o suficiente pro público achar certo ela abandonar ele). E ainda vai ficar doente. Só se revelarem depois que ele trai a Clara há um tempão, rouba ela, e sei lá mais o que, pode ser que a história das duas ganhe algum apoio.

  • Ricardo diz: 25 de fevereiro de 2014

    Com certeza o autor continuará prejudicando o Cadú para atrair torcida pro casal lésbico, alguma coisa ainda deve acontecer, porem, a doença dele nao sera terminal.

  • Thais brito diz: 25 de fevereiro de 2014

    Marina e Clara devem ficar juntas sim…concerteza por que se nao a novela nao vai ser boa…quebra o prenconceito das pessoas Maneco!!
    Isso serve pra vcs verem ,que ate na ficçao vamos se dizer assim!! existe preconceito
    Por isso deve dar continuidade sim na historia de Marina e Clara ,ta otima a novela com esse caminho andado.
    Pois se é em Famlia…entaoo que seja feliz esse casal Homosexsual….pois tds nois temos o direito de ser feliz…independente de raça.. De condiçao financeira…ou sexualidade…O que todos devem dar a tds é o respeito e mais amor ao proximo.

  • Carlos diz: 25 de fevereiro de 2014

    Um ponto citado bem interessante geralmente as mulheres falam ela vai largar o Reynaldo Gianecchini e nunca falam o Cadu, ponto para o ator por ser tão querido pela ala feminina mesmo todos sabendo que não é dessa fruta que o mesmo gosta. Curto muito esse casal acho uma das histórias mais interessantes, só tenho certas dúvidas se isso é amor ou encanto de ambos os lados por mostrar uma realidade diferente. A marina já demonstrou ser uma mulher que se apaixona várias vezes, não que isso seja errado mais se entregar completamente a alguém assim é preocupante. Quanto a doença ninguém deve viver infeliz com outro por pena podendo muito bem ajuda-lo sem essa necessidade de voltar para o cara, lembrando que o cadu já está sentindo o sintomas antes mesmo delas se envolverem

  • Soellyn diz: 25 de fevereiro de 2014

    Comentario perfeito da Clau!!! Concordo em cada palavra dita…

  • Felipe diz: 25 de fevereiro de 2014

    Uma novela boa tem que ser assim: ter uma história boa que gera discussão, independente do que as pessoas achem certo ou errado. Ir além de simplesmente torcer para um casal, ou pro “casal certo”. Quanto mais diferentes as opiniões, melhor!

    O que seria de A Vida da Gente se a Manu fosse transformada em uma vilã que atrapalha o romance da Ana e Rodrigo? Nesse triângulo amoroso, fez toda a diferença todos agirem de boa fé, gerando muita discussão. Com isso o público e a novela só tiveram a ganhar.

    Acho que vale a pena a gente esperar e ver como vai ser o desenrolar de tudo isso. Tomara que o Maneco saiba desenvolver bem essa história.

  • Fran diz: 25 de fevereiro de 2014

    Com, eu assisto a novela só pra ver o casal CLARINA!! Acho que a Marina meio que “força a barra” com a Clara, e evidentemente a Clara está gostando dela.
    Torço pelas duas, pois a Marina revelou que busca o tão sonhado “amor eterno” e a Clara também anseia por isso. A novela está mostrando a realidade, ou será que isso não ocorre?

  • Soellyn diz: 25 de fevereiro de 2014

    Boa Felipe! A vida da Gente. Que novela boa foi aquela… A muito tempo nao via novelas como aquela, deixou saudades..

  • lia diz: 25 de fevereiro de 2014

    O que as pessoa tem que entender é que as duas são almas gêmeas, clara vai amadurecer com marina e marina vai enfim conhecer o amor eterno com Clara, uma completará a outra. O que não pode é ficar com cadu sem ter amor e num casamento que não funciona mais. Avida é uma só e temos que nos entregar de corpo e alma quando encontramos” nossas almas verdadeira”, chega de carregar cruz, basta Jesus Cristo.

  • Carlos diz: 25 de fevereiro de 2014

    “Sim estaríamos tendo esta conversa.
    E aproveito pra fazer uma pergunta: Se o marido de Clara fosse um homem RICO, bem posicionado na vida e ela tivesse uma vida ótima com ele, afetivamente e materialmente falando, estaríamos tendo esta conversa?” Acredito que o grande problema é o vazio que a clara vem demonstrando isso permitiu a entrada da Marina na sua vida. Por isso mesmo que o cadu tivesse todas essa qualidades estaríamos tendo essa conversa sim, aliás conheço um caso que o marido tinha todas essas qualidades e foi trocado por uma mulher e ainda ela era pobre. Todo casal quando estão distantes e vão quebrando a sitonia abre margem para um terceiro entrar nas suas vidas isso não é novidade para ninguém. Quanto ao discurso da Helena , creio (não tenho certeza) que ela falou “acho que sim ,não sei” depois disse uma frase que não curtir muito mais ou menos assim “do jeito que os homens hoje em dia estão” uma coisa é a pessoa se descobrir agora colocar a culpa nós homens é foda (apesar que já ter ouvido essa frase de outra antes mulher). Não fiquei tão surpreso com esse discurso da helena por a mesma ter falado que trocou olhares com outras mulheres mesmo não sendo tão sério assim. Agora falando sobre a doença do cadu o ator deve ter gostado disso por passar uma mensagem do personagem, penso que as pessoas estão fazendo um furacão por nada se não poderia muito bem recusar não abalaria sua credibilidade. Clara e Cadu deixaram morrer a parceria do casamento são quase apenas amigos

  • Carlos diz: 25 de fevereiro de 2014

    A vida da gente foi uma das minhas novelas favoritas e torci muito pela Manu

  • Nathalia Biffarate diz: 25 de fevereiro de 2014

    Eu acho o casal Marina e Clara lindo, aliás, só vejo por elas e olha que sou hetero hein. Confesso que tenho medo do desenrolar da trama pq o Maneco pode tanto fazer com que o publico ame o casal, como o odeie.

    O fato do Cadu ficar doente e Clara sacrificar seu amor e sua felicidade ao lado da Marina pra ficar com ele, faz com que o autor cruze uma linha tênue entre o amor e a razão, coisa que, na vida real acontece demais.

    Quantos pais vivem um casamento infeliz por amor aos filhos? Ou medo da solidão, ou por estabilidade e tantos outros motivos? Espero que isso sirva para abrir os olhos dessa sociedade acomodada com a infelicidade.

  • Ricardo diz: 25 de fevereiro de 2014

    Que casamento que nao funciona? Ontem mesmo a Clara se declarou pro Cadu. Os dois combinam juntos. Essa ideia de se separar por qualquer problema é simplista demais, fora que a felic8dade que a Clara dseja é idealizada demais, na vdd ela é feliz e nao percebe.

  • edna diz: 25 de fevereiro de 2014

    Acho que tera a simpatia do publico sim porque a historia é linda e muito bem interpretadada por ambas…precisamos parar de criticar as pessoas em todos os sentidos afinal ninguém paga as contas de ninguém e além domais os que criticam fazem escondidos e se fazem de moralitas, apenas Deus pode nos julgar e acredito que o amor não é e nunca foi julgado por ele.

  • Maria Luiza diz: 25 de fevereiro de 2014

    Adoro as novelas do Manoel Carlos. Ninguém como ele retrata tão bem o ser humano
    com todos os seus defeitos e qualidades, bem como os conflitos familiares.
    Com certeza as personagens Marina e Clara tem tudo para dar certo.
    Esse tema retrata a história de vários pessoas que já passaram ou passam por isso, ou seja, se apaixonar por alguém do mesmo sexo.
    O que importa é o amor, independente do sexo.
    Maneco está contando essa história de uma maneira delicada junto com todos os conflitos que cercam a questão.
    A Marina não é nenhuma “destruidora de lares”, muito menos a Clara é uma “bruxa má”.
    Ela será surpreendida pela vida por causa de um sentimento novo e inusitado e deve se entregar a esse amor.

  • josilene diz: 25 de fevereiro de 2014

    Sou fã de Maneco,acho ele o Forrest Gump da teledramaturgia. Depois de novelas como Av.Brasil, Salve Jorge e Amor à Vida, de ritmo mais acelerado,cenas fortes,de violência ou sexo,reencontrar o ritmo lento e humano de sua narrativa causam certa estranheza a princípio.Mas sei que logo logo o público vai corresponder ao chamado de sua história, e que vai ficar na história por ser a sua última Helena,personagem tão forte e marcante da tv; por tudo isso acredito que haverá uma história de amor real entre Marina e Clara; até agora o casal não caiu nas graças do público porque Marina se mostra até aqui uma fotógrafa famosa,que vive no maior conforto,e que se sentiu atraída por Clara,o oposto de tudo que tem ao seu redor;Clara é a dona de casa insatisfeita,que a vista do público deveria erguer as mãos para o céu por ser casada com Cadu e ter uma família perfeita. Ou seja, Clara é a mulher insatisfeita sem motivo e Marina a destruidora de lares por pura falta do que fazer da própria vida. Ainda não sentimos amor entre elas (não por culpa das atrizes, que são lindas,talentosas e têm uma grande química juntas)mas pelo enredo que vemos até agora.porém,acredito que Maneco vá nos surpreender e fazê-las mudar ao longo da trama,mostrando um amor belo,humano,que independe de gênero, e que na vida podemos nos dar o direito de mudar,pois amor verdadeiro é algo raro,mas existe,seja entre homens e mulheres,entre duas mulheres ou dois homens. Estou na torcida,confiante no talento deste grande autor.

  • Luciana diz: 25 de fevereiro de 2014

    Pessoal, a novela ainda está no começo. Acho que o Maneco, como um excelente autor, ainda irá nos surpreender na questão Clara e Marina. Torço pelo casal. E comparar a relação das duas com a de Félix e Niko é absurdo, são tramas completamente diferentes. E, vamos combinar, preconceito não tá com nada. Qual é o problema de uma fotógrafa famosa sentir atração por uma dona de casa? Talvez se Marina fosse mais “simples”, as pessoas não julgariam tanto. O amor nasce nas situações mais inusitadas. Ele se mostra de diversas maneiras.

  • Alice diz: 25 de fevereiro de 2014

    Eu acho que o casal tem tudo para dar certo. Ambas as atrizes são muito talentosas e a história é interessante. Só acho que uma parte do público está julgando o casal muito cedo, a história das duas mal começou. O fato de a Marina ter um estilo de vida livre e não ser do tipo que se adequaria a uma relação estável ao lado de Clara não significa que com o passar do tempo, ela não se apaixone de verdade pela Clara. Afinal, quantos exemplos nós temos de que a pessoa aventureira se apaixona de verdade e ‘’quieta o facho’’ rsrs.. E a moral da história está nisso mesmo, de duas pessoas de mundos totalmente diferentes acabarem se apaixonando. Eu lí que vai chegar um momento em que a Marina vai desistir da Clara, pois vai achar que a Clara a considera apenas uma amiga, mas acho que com esse afastamento dela, a Clara vai descobrir que gosta dela de verdade, não apenas como uma amiga.

    Outra coisa, acho que nada impede que a Marina possa apoiar a Clara e o filho durante a doença do Cadu, já que ela já comentou em alguns momentos que pensou em adotar um filho. Talvez ela leve esse estilo de vida porque ainda não se apaixonou de verdade por ninguém.

    As novelas do Maneco são muito bem detalhadas, acho que não devemos fazer a linha primeira impressão é a que fica (que é a de uma Marina ousada que não respeita uma mulher casada e a de uma Clara infantil que não sabe nada da vida).

  • Regina diz: 26 de fevereiro de 2014

    Pois estou achando lindo o casa, ou melhor lindas.

  • Raíra diz: 26 de fevereiro de 2014

    Olá,

    Já é, sem sombra de dúvida, o melhor núcleo da novela: Clara e Marina. Só aguardar, ansiosamente, para ver o restante da história. #TeamClarina

  • Clau diz: 26 de fevereiro de 2014

    Gosto de ler os comentários de todos. E como deve ser em uma sociedade democrática, as opiniões são variáveis. Porém observei uma coisa que não vi quando a relação era entre Félix e Niko. No caso deles, não vi tanta gente assim a favor do casal gay e isso que ambos tinham muita química e carisma. Li muitos comentários preconceituosos e inclusive ATAQUES a quem defendesse o casal gay. Mas qual é minha surpresa quando leio aqui muitos comentários a favor da relação de Clara e Marina e olha que elas nem são tão importantes para a novela. Se elas não estivessem na trama, nem fariam falta. Não as vi ainda como personagens importantes. E como já disse, Tainá Muller não me convenceu.

    Talvez por Marina ser muito rica, glamourosa, elegante e sempre surpreendente, haja essa empatia com o público. Se fosse uma mulher de subúrbio talvez apanharia na rua com certeza devido ao grande preconceito. Não contra ser lésbica e sim ser lésbica POBRE. Porque o que mais há em nosso país é o PRECONCEITO SOCIAL.
    Aqui li muito sobre a hipocrisia, mas o que mais existe É a hipocrisia. Visto a RAIVA que muita gente teve quando Nanda Costa apareceu como Morena. Um mar de gente a acusou a coitada de tudo até vileira. Porque fazia o papel de uma mulher pobre. De fato ela não tinha carisma, mas pra representar a personagem que representou, até que se saiu muito bem.

    O fato é que uma mulher EXCÊNTRICA, como Marina, cheia da grana, com estúdio sexy e passeios por Angra dos Reis, enche os olhos de qualquer um. Não sei se duas mulheres que passassem a novela dividindo um pequeno apartamento no centro de Copacabana e no final do mês olhassem seu contra-cheques pra ver se vai sobrar uma grana para o cinema, sinceramente, nem teria plateia pra olhar isso. Por esta razão Marina faz tanto sucesso. Nem é bonita, mas é rica e faz a delícia de muitas mulheres casadas que assistindo à novela imaginam se suas vidas poderiam mudar como a de Clara que está mudando. Por que será que é mais fácil aceitar a relação lésbica, mesmo sem nenhum carisma que possa envolver o público, seja bem mais aceito que uma relação gay entre homens? Talvez porque entre as mulheres o carinho, os toques e beijinhos sejam mais comuns. E se Marina fosse sapatona? Digo do estilão mesmo! Jeitão de homem, por exemplo…. Será que rolava essa torcida toda? Porque em Amor à Vida havia o Eron que nem dava pinta. E não houve queixa dele… Só quando largou de Niko pra viver com Amarilys. E agora temos duas mulheres belas, charmosas, bem vestidas, cheirosas, uma dela sé muito famosa rica… E isso tudo embeleza qualquer ela de TV.

    NÃO ESTOU CRITICANDO AS OPINIÕES, RESPEITO A TODAS ELAS. Só estou notando que na época de Félix e Niko, o que eu li aqui muitas vezes eram comentários muito agressivos diante do caso gay. HOMENS principalmente vinham aqui e destilavam seu ódio pelo casal. MULHERES também, muitas delas não gostavam de ver o casal gay e clamavam por DEUS, JESUS CRISTO e atacavam até a GLOBO. E agora… tudo em paz.. tudo bem.. tudo tranquilo.. tudo zen… Será que mudou o modo de pensar das pessoas ou será que as mulheres andam com muita desilusão em relação aos homens? Porque é de se pensar quando um caso assim de uma dona de casa largar sua vida, que como alguns aqui postaram ela até que vive bem, ganha sem trabalhar (aliás nunca vi um negócio de leilão sustentar tanta gente) e ainda gastando o cartão de crédito… Aí ela não é feliz, por qual razão não sei, e se deslumbra por uma fotógrafa que é conhecida por colecionar amores. Clara poderia ter se apaixonado por uma amiga (confidente, e que a meu ver teria sido mais bonito), uma colega de curso qualquer… Uma mulher que conheceu na praia… E então me pergunto se Clara não está como muitas donas de casa, CHEIAS de lidar com homens e na real querem uma mulherzinha pra chamar de sua? E será que toda essa torcida por CLARINA, vinda de blogs e redes sociais, não será um chamamento dessas muitas donas de casa que querem variar o cardápio ou será que pode se dizer que isso tudo é amor de verdade? Comparo com Félix e Niko porque no caso deles, gays, a coisa foi devagar. Niko recém havia se separado de Eron e Félix ajudou o chef de cozinha a reaver seu filho. Félix ainda evitava contato direto com Niko. Não tinha certeza se merecia ter alguém legal assim. No caso de Clara me parece que como uma criança no parquinho, ela se surpreende com cada detalhe e Marina então coquista não somente por olhares e palavras mas também com MUITO LUXO E RIQUEZA, pois SABE que o marido da outra não tem nada. Por isso, talvez seja por isso, que não me convence essa relação de ambas. Acho boba, tola, sem sal, sem nada. Só deslumbramento. Não é amor, não é paixão, não vejo nada disso, desculpe. LONGE de ser preconceito. Mesmo porque assisti ao filme Azul é a Cor Mais Quente e gostei MESMO. Um belíssimo filme! Uma história de amor sim, lento, devagar, com dias e meses e anos passando, até a jovem se dar conta que ela preferia mulheres do que a homens. No caso de Clara e Marina… não vejo algo assim. Eu sinto algo falso no ar… Não vejo química nas duas. Só deslumbramento. Talvez como eu disse, se elas fosse amigas de prédio, confidentes e aos poucos se descobrissem apaixonadas, seria mais puro, mais verdadeiros essa relação. O que uma noveleira postou aqui e eu concordo: HÁ SEXO NO AR E NÃO AMOR. A música é sensual, as mulheres nuas é a sensualidade, os toques e conversas.. enfim, é tudo muito luxuoso, muito elegante, muito rico e muito sexy. Clara, que se sente um bagaço, embora ela tenha dinheiro de família e não está sozinha criando seu filho, parece que precisa de uma AVENTURA na vida. Por isso não me agradou esta relação. Preferia que fosse entre amigas, colegas de trabalho, vizinhas, algo mais lento, mais humano, mais natural. Desculpe, é apenas a minha opinião.

  • Idgie diz: 26 de fevereiro de 2014

    Vocês nem sabem o que estão falando.
    Clara e Marina já tem até fã clube no twitter, facebook, instagram e até no tumblr. Além de que os episódios com elas são os mais assistidos e curtidos no site gshow! São mais de cem mil visualizações no site. Mais visualizações do que qualquer vídeo com os protagonistas.

    Outra coisa é essa visão antiquada de acharem que a Marina estaria estragando a relação do casal, sendo que a Clara não tem se visto satisfeita com o Cadu desde o início. :T

  • Soellyn diz: 26 de fevereiro de 2014

    Bom comentario Josilene e Ricardo! Tbm queria saber pq Clara é tão insatisfeita com seu casamento!?
    Tem uma familia linda, a perfeicao que ela pode estar buscando numa relacao nao existe, casamentos sao assim, tem fases, tem crises e o parceiro sempre tera algum defeito, ou ela pensa que com Marina tera uma relacao perfeita? Se nem mesmo ela é perfeita, é desorganizada e irresponsavel.
    Ja disse, pra mim Clara é insatisfeita atoa, ela é feliz e nao sabe, felicidade nao tem nada a ver com perfeicao, talvez com a doenca de Cadu ela perceba isso. O que vejo entre Marina e Clara é uma forte atracao fisica.

  • Marilda Vianna diz: 26 de fevereiro de 2014

    Já deu muito certio,linda interpretação de ambas as atrizes…

  • Marilda Vianna diz: 26 de fevereiro de 2014

    Já deu muito certo,linda e brilhante interpretação de ambas …valeu Manoel Carlos….

  • Mariane diz: 26 de fevereiro de 2014

    Olhem a foto de capa da pag da REDE GLOBO no tweeter e tirem suas proprias conclusoes sobre a aceitacao de Clara e Marina.

  • Erika diz: 26 de fevereiro de 2014

    Para mim, a melhor parte da novela é quando elas estão em cena! Se acabar com esse casal, nem assinto mais.

  • Alana diz: 26 de fevereiro de 2014

    Acho que elas tem que ficar juntas mesmo,a clara não vive um conto fadas,é como ela disse sobre o casamento dela; “Tem amor,mas não tem felicidade”. É se ela vive com uma pessoa que não te proporciona isso,o melhor é ir em busca da felicidade,e é isso que a Marina está propondo a Clara,uma felicidade,afinal o amor pode dizer muito,mas a felicidade sempre é a base de tudo.

  • leiliane diz: 26 de fevereiro de 2014

    Acho legal a abordagem deste tema agora com um casal homossexual feminino,pois vai ajudar várias pessoas que estão na situação da clara se descobrindo ainda tendo saber se a vida que estão levando e o que realmente querem ou tentar se descobrirem vivendo novas experiencias,acho que a clara pode sim ficar com a marina porque se não ela não tinha aceitado trabalhar com a marina e não teria confessado para a irmã que se sente atraída pela amiga,e se o cadu morrer e porque esta quase confirmado que elas podem sim ficarem juntas,e também acho que as pessoas podem sim ter opinião contrária mas em pleno o século XXI ainda ter o tanto de pessoas preconceituosas que não conseguem ver a relação entre pessoas do mesmo sexo igual a relação entre homens e mulheres e demais isso so mostra que o tempo pode passar o mundo pode mudar mas a cabeça de várias pessoas ainda continua primitiva não se abrem pra coisas novas,digo também eu não sou homossexual mas nada me garente assim como qualquer outra pessoa vir a me apaixonar por uma pessoa do mesmo sexo que eu,e voltando a novela seria muito injusto com as pessoas que torcem pela marina e a clara,que ela tivessem um fim ruim de não terminarem juntas ou então ter vivido um romance intenso,afinal a novela so tem mais audiência quando aparece as duas,quando não mostra a audiência cai isso se nota facíl.

  • Clarissa diz: 26 de fevereiro de 2014

    Meu Deus!
    Qnt preconceito velado…q horror!
    Se a Clara se apaixonou por uma mulher, caso esse sentimento chegue ao ponto de tomar conta de seu ser (tem q viver sim). Sentimento de amor, paixão, quase sempre é força irrefreável (ah mais ela tá casada há 10 anos?) e daí? Vai segurar uma vida resignada, uma felicidade camuflada, morna (cômoda).
    Torço para que o restaurante do Cadu tenha muito sucesso que ele enriqueça e mesmo assim ela escolha a Marina (pq aí sim).
    Já escutei muita gente falando que a Marina está comprando a Clara, se a fotógrafa ficasse pobre, sem os luxos de seu pai aprenderia muito, amadureceria (seria um bom caminho pras duas). Ela já é bem sucedida na carreira. Só nos resta esperar o desenrolar da trama. Quanto aos moralistas de plantão, espero q ngm passe por isso…pq a vida é cheia de surpresas e imprevistos.

  • JESSICA diz: 26 de fevereiro de 2014

    Acho que tem tudo pra dar certo,na minha familia tem um caso exatamente assim!Minha tia casada há mais de 10 anos,co dois filhos resolveu viver com uma outra mulher!

  • Nanda diz: 26 de fevereiro de 2014

    Muita gente acha que felicidade no casamento é um homem que lave, passe, cozinhe, ajude a cuidar do filho. E o que sobra pra Clara? Sexo a noite? Cadu já demonstrou várias vezes o quanto é desligado. Quem não lembra que no dia em que Clara conheceu Marina Cadu estava lá, ao telefone, tratando de trabalho com os amigos e deixando Clara de lado. Talvez seja isso o que Clara procura, alguém com o pé no chão que não viva só de sonhos, mas que realmente corra atrás do que quer. E isso aconteceu com Marina mas poderia ter acontecido com qualquer outro homem. No dia em que se conheceram Clara apenas a admirava pelo seu talento, por ser uma grande fotógrafa reconhecida mundialmente. Porém agora ela percebe como Marina trata todas as pessoas que está ao seu redor, com carinho, com atenção (coisas que faz tempo que ela sente falta). Já Marina se encantou pois é algo totalmente diferente pra ela. Ela poderia muito bem se envolver com qualquer outra mulher com um estilo de vida mais parecido com o seu, cheio de glamour, mas não. Foi na simplicidade de Clara que ela se encantou. E ela está fazendo a mesma coisa que a maioria dos homens (ou todos eles) fazem quando se encantam por alguém: está investindo. Ela se mostra sedutora pois é o que todos fazem (homens e mulheres) quando se interessam por alguém. E ser sedutora ou sedutor não quer dizer “caçar” pra levar pra cama. Marina tem toda uma jogada pra conseguir conquistar Clara e se ela ver que mesmo assim não dar certo ela com certeza irá pular fora, afinal de contas quando um não quer, dois não brigam.

    Com certeza Manoel Carlos irá saber conduzir a relação das duas pra que não seja apenas uma história onde o sexo, dinheiro e vida boa sejam mais importante do que qualquer outra coisa.

  • Bruna diz: 26 de fevereiro de 2014

    Concordo e discordo de vários comentários mais espera ai só porque o romance fala de duas mulheres é que a novela não vai presta ou esse amor não vai dar certo.Sim, a Clara tem uma família linda e que os ama mais ela não esta total mente feliz com isso e quer buscar seu próprio amor que no caso ele esta começando a descobrir que é a Marina que por vez esta também apaixonada por ela e vai fazer de tudo pra que esse romance aconteça…Mas ”’vcs”’ querem comparar com Félix e Niko meu, AMOR A VIDA é uma EM FAMÍLIA é outra sei que cada um tem sua opinião mais fala serio se Cadu ficar doente a culpa e de quem Marina ? Porque ela traz doença agora que eu saiba amor não é doença e sim um sentimento que acontece de pessoa por pessoa de jeitos diferentes entre pessoas do mesmo sexo ou não mais de jeito algum deixou de ser amor…No meu caso eu só estou assistindo a novela por causa de CLARA E MARINA que sabem muito bem fazer os papeis. Agora se fosse ao contrario a Marina tentando ficar com Cadu o povo tava adorando a novela não que não estejam gostando mais quem entendeu sabe.E estou na torcida pra que elas fiquem juntas e sejam muito felizes… #CLARINA S2

  • PIMENTA A FIADA diz: 26 de fevereiro de 2014

    VAI DÁ CERTO?JA DEU! JA TEM A TORCIDA DO PÚBLICO. VC JA VIU AS TAGS DIÁRIAS DO TWITTER? SÓ DA ELAS, NEM PARECE Q EXISTE NOVELA. QUE QUÍMICA PERFEITA, QUE SENSIBILIDADE, UMA GRAÇA! POR ENQUANTO, NÃO É AMOR, MAIS VAI VIRAR. A NOVELA É UMA PORCARIA, MAS “CLARINA” É UM SUCESSO. TWITTER: @PIMENTA_AFIADA .

  • Adriana diz: 26 de fevereiro de 2014

    Na minha opinião, se no lugar da Marina estivesse um homem, um desses galãs globais que a mulherada adora, essas discussões não estariam acontecendo. Estaria tudo lindo e perfeito porque seria um homem! Que fosse um clima mais sexual do que romântico, que fosse um cara rico, famoso, tudo estaria maravilhoso. Mas como há uma relação homoafetiva exposta, lá vem a enxurrada de preconceito! Infelizmente será sempre assim, o que é uma pena.

  • Mel diz: 26 de fevereiro de 2014

    Parabenizo o autor, o casal está maravilhoso! São duas excelentes atrizes! Bom, não estamos mais no momento de termos preconceitos, em especial, quando aceitamos todo tipo de violência, corrupção, hipocrisia, etc. Vou tecer alguns comentários:
    1.Ninguém destrói a relação do outro, mesmo pq qdo um não quer, dois não fazem. A própria pessoa é responsável pela construção ou destruição de seus relacionamentos.
    2.Não existe relacionamento perfeito, só que existe o que cada um considera como importante em uma relação. Para alguns, um marido lindo e rico não é suficiente e para outros um marido pobre e ignorante faz vc se sentir feliz. Não existe manual de instrução para relacionamento
    3.Se voltarmos no início dos tempos, o ser humano é bissexual, podendo definir-se a homo ou a hetero, de acordo com suas preferências.
    4.Até agora a quimica entre Clara e Marina é de sedução, como em toda paquera. O amor virá com o tempo, com as possibilidades e com as impossibilidades.
    5.Clara e Marina querem sair da zona de conforto, ou seja, querem o amor, o ponto de equilibrio que ainda não alcaçaram. Essa diferença de personalidade é que ajudará a chegarem nesse equilibrio com o nome de amor.
    6. Na sexualidade não existe certo ou errado, existe o ser humano com direito a levar sua vida da maneira que for melhor para si.

  • Thais diz: 26 de fevereiro de 2014

    Na boa, eu só assisto essa novela por causa das lindas Clara e Marina! Façam uma pesquisa, perguntem pq vc telespectador assiste a novela em família? Com certeza a maior parte vai responder que é por causa das duas! Por causa a Helena que não é! Ela é um personagem muito sem graça, amargurada, amarrada e esse passado, nem presto muita atenção quando são cenas com ela e esse Laerte outro chato que não me prende!

    Torço muitissiiiiiimoooo pelas duas, Elas tem que ficar juntas sim!

  • Marilda Vianna diz: 26 de fevereiro de 2014

    Mariana e Clara a mais linda e sutil interpretação da televisão brasileira. Parabéns Manoel Carlos…

  • flavia diz: 26 de fevereiro de 2014

    Gente, você estão se esquecendo de que os atores recebem a sinopse da novela antes de aceitar o papel. Gianne já sabia antes de começar que iria morrer e caberia a ele ou não aceitar se achasse o assunto de mau gosto.
    Não tem que se poupar. Deve viver sim cada personagem, com suas limitações ou não.
    Acho a historia linda da clara e Marina, é possível o amor acontecer desta forma conheço várias pessoas na mesma situação e mudou de vida para ser felizes.
    Às vezes conformamos com nossas vidas, casamentos por achar que é só isto, mas quando aparece alguém e muda de forma verdadeira e para se pensar sim.
    Ponto negativo da novela esta sendo os diálogos longos, o que torna a novela chata.
    Minha torcida é sempre pelo amor seja homo ou hetero.

  • Luciana diz: 26 de fevereiro de 2014

    Eu acho que a pessoa tem que ser feliz! Se é hetero ou homo, que se dane! O caso nao é opção sexual! E sim que o Cadu, é todo desligado, não trabalha, não para em emprego, so fica sonhando e sonhando!

    Existem muitas pessoas casadas, que se descobrem homessexuais e se divorciam! Acho isso normal, desde que o mundo é mundo isso existe!

    Acho que tem outras coisas que me chocam mais. Exemplo: Juliana comprando a Bia do Jairo! Isso é normal? Laerte com essa mania de seguir os outros na rua, igual ele vai fazer com a Luiza. Medico alcoólatra… e por ai vai…

    As duas se caminhar bem, vao ter uma historia de amor! E dai se é homessexual ou heterosexual! É amor e pronto!

  • Thi diz: 26 de fevereiro de 2014

    Onde vou (sites e twitter), só vejo comentário à favor do casal Clara e Marina. As duas já fazem um enorme sucesso, e anovela está apenas começando. As duas já são consideradas o melhor casal da novela, pois Helena e Laerte ou Helena e Virgílio estão bem apagadinhos..A história de amor entre Clara e Marina tem tudo pra dar certo, e eu confio no Maneco, que é um autor de muita sensibilidade. Clara vive um casamento infeliz com Cadu, um casamento acomodado e só. Uma coisa fraternal, longe de paixão e amor. Paixão e amor, Clara irá redescobrir com Marina, e assim se redescobrirá também. Elas merecem ser felizes, e essa doença do Cadu só será apenas mais um obstáculo..pois as duas ficarão juntas, disso tenho certeza!!

  • Clau diz: 26 de fevereiro de 2014

    Se alguém encontrar o PRECONCEITO NESTA PÁGINA, por favor, avisem!
    Até agora não li um comentário que fosse levado ao PRECONCEITO que a grande maioria das MULHERES aqui estão colocando. QUEM tem preconceito em relação às duas? As pessoas precisam com urgência entender apenas que há PONTOS DE VISTA diferentes. Assim como há CASAIS DIFERENTES, também há PONTOS DE VISTA DIFERENTES. E isso não quer dizer que há preconceito.

    Falo por mim. Não me agradou a dupla para este papel. Isso NÃO QUER DIZER que não aceite a relação lésbica. Novamente vou repetir: quem não assistiu, que assista ao filme ‘Azul é a Cor Mias Quente’. Um belo filme, muito bem feito, muito bem interpretado, e que até me fez chorar no final por ser extremamente sensível. Mesmo que tenha havido cenas de sexo explícito, que muita gente não gostou. Mas até essas cenas eu achei belas, portanto PRECONCEITO passa longe de minha pessoa.

    O que se passa aqui neste blog e nesta página, é o mesmo que acontece em relação à novela. As pessoas NÃO QUEREM OLHAR os demais personagens da trama e mesmo assim vem com comentários já preconcebidos do tipo “PRECONCEITO, HIPOCRISIA”, e não são capazes de ler UMA LINHA do que os demais escrevem. Se alguém tiver tempo e INTERESSE no assunto, observe que a grande maioria das pessoas que aqui estão colocando suas opiniões, são MULHERES e praticamente QUASE TODAS (pra não dizer TODAS) estão na torcida por este casal de lésbicas. Tirando umas 2 ou 3 mensagens no MÁXIMO, o resto desta página é totalmente voltado para o casal de lésbicas. Então até agora não entendi a razão de ficarem aqui BRADANDO contra PRECONCEITO… de onde está vindo tal preconceito?????
    É interessante isso… E pessoa LÊ e NÃO ENTENDE NADA do que lê.

    Vou mais além, pois fui EU quem comentou sobre Félix e Niko. Sim, pertence a outra novela, mas estamos falando de relação HOMOAFETIVA e isso engloba casais gays e lésbicos. Portanto Félix e Niko podem fazer parte dessa discussão pois no caso DELES eu li muito mais reclamações sobre tal casal do que torcida. E pelo o que vi, havia muita gente demonstrando a torcida para eles ficarem juntos, porém, AQUI NO BLOG, muita gente veio com FÚRIA reclamar dos dois. Inclusive MULHERES. E o que me surpreende é ver que agora, no caso de amor entre DUAS MULHERES só aparece gente louvando o autor, torcendo por elas… Afinal, é uma defesa somente pelo amor lésbico ou por pelo amor homossexual, seja ele de onde vier???? porque agora fiquei bem confusa em relação às opiniões neste blog. Será que estão sendo sinceras essas pessoas? Fico feliz em saber que de uma novela pra outra muita gente mudou de opinião em relação ao amor homossexual. Na novela anterior o casal gay foi defenestrado de todo jeito, mas agora o casal lésbico está sendo ovacionado… Ok, então tá. Quem bom que as pessoas mudaram de opinião assim rapidamente. Fico de fato muito feliz e ver como nossa sociedade mudou tão rapidamente e sem nem mesmo uma beijo lésbico ainda! Só está na paquera no momento. Na hora da cama, a torcida será maior, suponho.
    O mais interessante é que na novela ‘Senhora do Destino’, havia um casal lésbico que inclusive deram um rápido selinho, e que também Aguinaldo Silva colocou as duas deitadas em uma cama, nuas e cobertas apenas com lençóis, após uma noite de amor. E também o SBT colocou um tremendo beijo lésbico entre duas personagens, portanto beijo entre pessoas do mesmo sexo já não é mais novidade e faz MUITO TEMPO isso.

    Fico também bem impressionada em ver o grande número de mulheres aqui se manifestando com VEEMÊNCIA a favor deste casal lésbico, em comparação ao casal gay da novela anterior, isso aqui está parecendo um encontro de “amigas”. Mas dou a maior força! Só continuo coma mesma opinião a respeito do casal em questão na novela. Gostaria que tivesse sido um caso entre duas amigas ou conhecidas, algo que ocorre diariamente. Há muitos casos como este que já passaram até no Globo repórter. Casos de professoras que vivem juntas e não podem assumir (ou não podiam na época) por causa do preconceito, senão seriam mandada embora da escola. E outros tantos casos que conheço pessoalmente, seja sobre gays ou lésbicas. Ou bissexuais também. O ser humano já é bissexual por natureza, só depende se vai desenvolver isso ou não, ao longo de sua vida.

    E para as mais EXALTADAS… Calma meninas… calma…. Maneco entende de emoções e espero que ele faça dessa relação algo muito mais que deslumbramento, que luxo, que elegância. Que faça sentir emoções, sofrer também, chorar também… Assim como no filme AECMQ aconteceu. ISSO É RELACIONAMENTO. E creio que ele fará porque Vanessa ainda AMA Marina e é evidente isso. E vai incomodar MUITO quando Marina e Clara se assumirem de vez. Aí sim, a novela vai ficar boa, pois terá um triangulo amoroso e muitas intrigas, das boas!

    NÃO ESQUEÇAM! VANESSA ( a ex de Marina) VAI INCOMODAR!!

  • Marilda Vianna diz: 26 de fevereiro de 2014

    Adoro sair do trabalho cansada,chegar em casa e assistir à linda história de Marina e Clara.Parabéns, Tainá Muller e Giovana Antoneli pela maravilhosa e bralhante interpretação.

  • Milena diz: 26 de fevereiro de 2014

    Mais ninguém aqui esta falando de preconceito essa palavra nem chega perto de #CLARINA estamos falando apenas de pessoas que dizem que a Maria vai entrar como uma sei lá tipo ”’vilã” e destruir o casamento de Clara e Cadu que ele não dá a menor importância pra ela é como a Bruna que deu o nome #CLARINA falou lá em cima concordo plenamente com ela estou também acompanhado a novela por causa da #CLARINA e quando não passa eu só falto ter um troço mais quando toca a musica SÓ VEJO VOCÊ eu presto atenção na televisão num piscar de olhos…Não ligo se não gostam é a escolha de vcs mais quem esta na torcida #CLARINA conhece essa musica e sabe que preconceito é uma palavra desconhecida do nosso dicionário e a Vanessa já teve seu momento com a Marina e agora é a vez de Clara se ela tiver ciúmes e incomodar problema dela….. #CLARINA S2-S2

  • Bruna Machado Rodrigues diz: 26 de fevereiro de 2014

    1° Reynaldo Gianecchini ACEITOU que o personagem dele tivesse cancer, Manoel nao forçou nada.
    2° A Clara pode ter o marido dos sonhos de muitas mais ela nao esta feliz com o casamento.
    3° A Vanessa pode ter sido a paixao de Marina, mais pela Marina a partir de agora abrir mao de Clara, nota-se que ela esta apaixonada por ela nao e´ mera futilidade se nao ela insistiria numa conquista sem fim.
    4° A clara vai começar nos proximos capitulos vai começar a entender seu sentimentos e deixar fluir seu amor por Marina.
    5° Que se danem as historias contadinhas certinhas de finais previstos, ta muito certo esse casal por que se nao fosse por elas a novela seria um saco, e ta mais que na hora de mecher com as pessoas, por que qual seria a graça se as duas fossem lesbicas solteiras? Adorei o Manoel colocar esse tipo de relacionamento e como esta sendo interpretado, ( alias as duas estao otimas).

  • Bruna Machado Rodrigues diz: 26 de fevereiro de 2014

    A musica tema das duas ja diz como vai ser o casal. Melhor musica da Tania Mara: So Vejo Vc.

  • Clau diz: 26 de fevereiro de 2014

    RICARDO e SOELLYN.

    Gostei muito dos comentários de vocês pois diferentemente de todos os demais, vocês não postaram sobre ser CONTRA ou A FAVOR como se estivessem assistindo a um jogo de futebol. E sim vocês comentaram sobre AMOR e PAIXÃO e FELICIDADE no casamento e numa relação a dois. Sim, AMOR é um coisa e PAIXÃO é OUTRA COISA. O amor se constrói no dia a dia e vem depois da paixão, pois esta acaba. O que vemos nesta novela é que a família de Helena procura a PAIXÃO e não o AMOR. Helena se casou com Virgílio por pena dele e culpa de si mesma. Aprendeu a amá-lo mas, mais como um parceiro, um amigo e que eventualmente tem sexo com ela. Mas a PAIXÃO dela é e sempre será por Laerte.

    Clara, está casada com um cara que é dito como irresponsável. Sim ele é até um tanto sem compromisso com a vida, é um bon vivant que gosta de receber amigos, preparar bons pratos, beber um bom vinho… É um cara social, que ama sua esposa, mas não vive grudado a ela. E ela, cansou dessa vida. Quer EMOÇÕES, AVENTURAS, EXPERIMENTAÇÕES. Já acostumada com a graninha básica que recebe da família sem NUNCA ter pisado naquele salão pra “cantar uma pedra” para vender um objeto, Clara está vivendo o enfado. E depois de ver as fotos de Marina se encantou por esta e pelo trabalho desta. E se encantou mais ainda pela casa desta, pelo estúdio desta, pelas amigas desta… e por aí vai. Pode ser que Clara acabe a novela com Marina, não sei e ninguém sabe pois recém começou a trama. Muita água vai rolar por debaixo dessa ponte e as pessoas ficam fazendo apostas e postando torcidas organizadas nas redes sociais. Quero muito que Maneco faça Cadu doente e que balance as estruturas de Clara pois ela precisa ter sua estrutura balançada assim como Helena também precisa. Elas estavam dormindo por 20 anos, vivendo de renda familiar por tanto tempo que esqueceram que a vida é muito mais que um feijão e arroz.

    Também não sei o que Clara procura, mas espero que ela encontre. A FELICIDADE NÃO EXISTE. Existem mementos felizes. E até quero que ela viva com Marina uma vida marital mesmo, conjugal mesmo, pois somente assim que ela cairá na realidade e ROTINA. Esta mesma rotina que há entre heteros e homos. Ela vai ter que encarar Vanessa que é uma raposa ruiva dentro do mundo mágico de Marina Morena. Uma alusão que fiz à canção de Dorival Caymmi.

    Outra coisa que ainda não foi comentado aqui é em relação ao FILHO pequeno. Com QUEM ficará a criança no caso de separação do casal? Acho interessante abordar este assunto e não ficar só na paquerinha entre as duas. Me recordo de um filme antigo em que duas mulheres viviam juntas e um dos filhos de uma delas pensava que elas eram apenas amigas uma de outra. Até que um dia ele notou que ambas dividiam a mesma cama e ficou contra a mãe, e portanto foi viver com seu pai. O caso parece que foi verídico, no Estados Unidos, e o casal foi parar na justiça, numa guerra pela guarda dos filhos. Enfim, é um assunto bem mais interessante a ser abordado pois muitas mulheres passam por isso também. Não somente enfrentar a sociedade e família bem como enfrentar uma separação litigiosa. Não sei como Maneco fará. Mas é preciso acabar com muita lenga-lenga na novela senão os meses passam e as tramas pessoais não se desenvolvem. E se vai terminar em julho… é preciso dar mais energia a esta trama toda.

  • Bruna Machado Rodrigues diz: 26 de fevereiro de 2014

    Na minha escola foi trabalhado esse tema de preconceito ai escolhemos os gays e lesbicas. Meu grupo e eu, (meu namorado, amigo, eu e mais uma amiga minha) fomos as ruas entrevistar pessoas pra saber o que elas achavam. Nao so desse gasal gay na tv mais no dia a dia. Entre os intrevistados haviam jovens, adolescentes, adultos e ate idosos… Juntamos as informaçoes e por porcentagem ficou: 35% Nao Aceita e 65% Aceita. Entao e´ obvio que vai dar certo, elas duas ja deram certo por que a graça da novela ta nelas. Entao aqueles que gostam e apoiam o casal otimo continuem e torçam pelas duas e aqueles que nao gostam continuem dando suas opnioes ou vao assistir Rebelde.

  • Bruna Machado Rodrigues diz: 26 de fevereiro de 2014

    AE MILENA e´ isso ai problema da Vanessa. #CLARINHA . #CLARINAEMARINA

  • Clau diz: 26 de fevereiro de 2014

    Cadu NÃO TERÁ CÂNCER!!!! Ele vai ter problema CARDÍACO. Chega de tanto câncer! Na novela anterior teve câncer… Maneco já fez umas duas personagens dele ao longo das tramas a terem câncer… Basta de câncer!

  • Andreia diz: 26 de fevereiro de 2014

    Para quem curte o casal Clarina, saiu uma reportagem da veja online falando que o casal já caiu nas graças do público e tem muitos comentários.
    Seria bacana se as pessoas se manifestassem suas opiniões lá.
    Afinal tratar-se de um assunto de relevância social.

  • Bruna Machado Rodrigues diz: 26 de fevereiro de 2014

    Beijo gay nao e´ novidade? Otimo, beijo hetero tambem nao e ainda continua passando. E´ sempre bom continuar tendo casais gays pras pessoas se acontumarem que isso e´ um relacionamento normal e nao verem com criticas o que nao veriam se fossem um casal hetero.
    E outra estamos falando tanto do casal lesbico pois se voce nao percebeu o tema desta pagina e´ sobre elas se quiser falar de outros personagens da trama, vai pra outra pagina. E outra a torcida nao e´ tanta pelo beijo gay ou a primeira relaçao na cama das duas, e´ pelas duas em si, sobre como o amor de uma pela outra vai nascer desde o começo da novela. Torço pelas duas assim como a maioria e tomara mesmo que fiquem juntas.

  • Lucia Alves diz: 26 de fevereiro de 2014

    Pra mim é a mais pura verdade. A Marina será sempre a destruidora de lares. A Clara uma mulher casada insatisfeita, que com o tempo vai cair na real com a doença do marido Cadú e pensar também no filho e vai deixar tudo como está. A Marina é uma mulher do mundo que acabará saindo do Brasil pra viver sua carreira internacional ao lado de alguma outra mulher. Penso que será assim . Uma pena, gostaria que as duas terminassem felizes.

  • cacau diz: 26 de fevereiro de 2014

    acho que se este casal não der certo,dependendo do que o autor faça a novela será um fracasso,por que elas que estão levando a novela,a maioria das pessoas assistem por causa delas,o Maneco que se cuide,Silvio Santos vai ganhar se ele separar as duas ninguém vai ver mais a novela

  • Mariana diz: 26 de fevereiro de 2014

    Me dei ao trabalho de fazer uma rapida pesquisa aqui no blog pra ver se havia tido recentemente alguma postagem com mais coments do qe essa. Resposta? NÃO
    Acho qe pela peqena amostragem, vcs ja tiveram uma noção do impacto do casal.

  • May Silva diz: 26 de fevereiro de 2014

    Acredito sim no amor das duas e tenho certeza que o publico já as ama, até pq nas redes sociais só se fala em Clarina. E não vejo problema algum o fato da clara trocar Cadu por marina, se ela n esta feliz no casamento ela que arrisque e vá em busca da sua felicidade… só acho q o público tem que liberta a mente e tentar entender o autor. Ele n esta forçando nada, só quer contar uma bela história de amor que acontece sim na vida real apesar das pessoas negarem.
    Se ela trocasse o Cadu por um outro homem ai tudo bem, mas como a história é entre duas mulheres o preconceito fala mais alto. Uma pena…

  • Brunna Carvalho diz: 26 de fevereiro de 2014

    Marina procura um amor eterno por issa razão dela se apaixona por várias mulheres .foi quando finalmente encontrou a clara apartir daquele momento ela viu que com clara sim teria um amor pra vida toda.a Clara aos poucos está se descobrindo .amo o casal elas dao um show.

  • Krika diz: 26 de fevereiro de 2014

    Acho que elas têm química sim e está sendo escrito um lindo amor. Parabéns para as atrizes que estão fazendo os papéis de Clara e Marina muito bem. Gionvana Antonelli como sempre garantindo a audiência da novela e Tainá Müller está dando um show como Marina. Deixem isso rolar e não tem nada haver com Niko e Felix…

  • Krika diz: 26 de fevereiro de 2014

    Ah e concordo com os demais comentários que só assisto a novela por causa da Clara e Marina. Sem elas acabem com tudo porque a novela não está legal….

  • Clarissa diz: 26 de fevereiro de 2014

    Seguinte:

    Clau,

    Senti um certo ressentimento (minha opinião) da sua parte qnt a escolha de Tainá Muller para o papel, só a título de curiosidade ela disputou o papel com Juliana Paes (linda, charmosa e carismáaaaaaatica), Tainá foi escolhida. Disputou também com Mayana Moura (q tbm perdeu)…Autor e diretor concordaram que quem daria vida a Marina por total convencimento em cena, seria Tainá (quem vem nos brindando com muito charme, competência, sedução e elegância em cena), pelo menos EU acho.
    Outro ponto Marina é RICA, famosa, tem culpa por isso?
    Existe uma expressão francesa chamada “COUP DE FOUDRE” pra vc que curtiu azul é a cor mais quente, significa amor, paixão, desejo à primeira vista! Aquele mesmo que Adele sentiu ao atravessar a rua e cruzar com Emma lembra? Se envolveu naquele exato momento, acredite ninguém está livre disso.
    Qnt a novela,duas pessoas de classes sociais diferentes não podem se envolver? Um rapaz rico não poderia encantar os olhos de uma bela moça pobre, pq daí não seria amor, seria deslumbramento de menina pobre…interesseira.As diferenças engradecem e amadurecem qquer relação qnt a disponibilidade das duas partes para que o amor aconteça.
    Alinne Moraes (que eu não acho isso tudo) faria bem o papel? Talvez…mas o fato é que ela engravidou e vida q segue! Tainá eu acho um arrebatamento em cena, quem não gosta tem tooooooooooodo direito de não gostar. As duas estão arrasando juntas, espero que Maneco conduza a história com leveza e ternura como vem sendo até então.
    Respeito pontos de vista diferentes, acho q agrega qualquer troca.

  • Clarissa diz: 26 de fevereiro de 2014

    Sorry:

    “que vem nos brindando”*
    “quando há disponibilidade*

  • Andreia diz: 26 de fevereiro de 2014

    Acho que o Maneco tem que conduzir melhor essa história, pq a Clara não parece estar infeliz no casamento. Como que uma pessoa (Clara) que não para de falar que ama a outra (Cadu) vai do nada se apaixonar pela Marina?
    O Maneco tinha que começar a mostrar uma insatisfação mais real da parte da Clara em relação ao casamento e ao marido, pq fica meio incoerente toda hora a Clara falar que ama o marido. Tipo ” ele é um garotao que eu amo” , ” o maridao tá começando a sentir minha falta”, “não vou te largar nunca”. Assim fica difícil convencer o público de um sentimento real pela Marina. Essa história pela parte da Clara está ainda muito incoerente.
    Uma coisa são as petsonagens cairem nas gracas do publico, outra é o contexto da novela, a história que está sendo contada.
    A personagem Clara está ficando chata.
    Seria interessante que nos próximos capítulos esse conflito de sentimentos, a tal infelicidade do casamento fiquem mais evidentes.

  • 123 diz: 27 de fevereiro de 2014

    Se Clara se interessasse por um homem, a maioria do povo contra acharia ‘normal’, se largasse o marido por outro homem nao iriam colocar Cadu como ‘o coitadinho’ como estao fazendo e poucos estariam condenando o ‘outro homem’ por dar em cima de uma mulher casada.
    Marina se apaixonou e esta flertando, seduzindo… Clara esta com medo e pe atras, muito mais de se entregar a Marina do que largar o Cadu, o casamento e marido que, pelo visto, a maioria acha totalmente perfeito, mas que nao é. Clara esta, sim, feliz, mas nao completamente. Cadu é um dono de casa sonhador, concentrado nos gostos e prazeres dele, sem muita visao. Vive naquele mundo, que funciona para ele e Clara quer mais da vida, nao essa mesmice do marido.
    A historia de Clarina tem tudo pra ser uma linda historia de amor, independente do tempo que dure, ja que alguns condenam Marina pelo estilo de vida.
    Tem tudo pra historia ser linda, sim. Depende de como o autor conduzira. Por enquanto esta muito bem e maravilhosamente bem para padroes globo e brasil em geral.
    Alias, nao lembro de muitos comentarios sobre Amarilis dando em cima do namorido do Niko e fazendo eles se separarem….

  • Thaynara diz: 27 de fevereiro de 2014

    eu estava aqui de boa lendo os comentários e honestamente vi muita gente falando besteira (talvez eu seja uma dessas pessoas, mas quero dar minha opinião mesmo assim) é obvio que o Maneco não seria rude ao ponto de dar um papel pro Gianecchini no qual ele não se sentisse confortável em fazer é claro que ele falo com o Reinaldo pergunto se ele se incomodava de fazer um personagem doente depois do que aconteceu com ele. E eu penso o seguinte se a pessoa ta infeliz no casamento tem que deixar mesmo, mas não antes de tentar resolver sabe dar uma ultima chance se não der certo não deu ninguém tem que ficar com quem não ama nem por causa de filho nem por comodidade nem por tempo de duração. E isso da Marina ser volúvel, porque isso significa que ela não pode estar realmente apaixonada pela Clara? ela pode sim ser viajada mas não quer dizer que não possa encontrar o amor é isso que ela procura assim como todo ser humano desse planeta. Sobre a Clara deixar o Cadu, ela ja deixou? não! vcs viram o que aconteceu pra ela deixar ele? NÃO! deixem de ser bestas a novela mal começo vcs não sabem oq se passa na cabeça do Maneco, não sabem oq ele planeja e ele tbm não é nenhum amador sabe muito bem oq ta fazendo e não acho que faria um casal gay sem antes pesquisar e muito menos com o intuito de denegrir ainda mais a visão que certos idiotas homofóbicos que fingem ter uma opinião tem sobre os homossexuais. As pessoas dizem que novela retrata a realidade mas isso não é verdade muitas novelas só fazem aquilo que o povo quer ver e isso não é a realidade ai quando eles fazem algo real com situações reais o povo não gosta sabe acho que deveriam parar de tanta hipocrisia. SIM o Cadu não é um vilão, é um cara gente boa, mas não faz a mulher dele feliz e SIM a marina tem um histórico bem cheio de aventuras, mas isso não faz dela uma vadia estraga casamentos a Clara fica com ela se quiser, e SIM elas caíram nas graças do povo não por serem gays nem por estarem apelando mas porque mostram uma situação real de verdade em que a mulher não larga o marido só porque ele bate nela ou rouba ela ou faz algo ruim mas porque ela procura uma felicidade que ele não da pra ela.

  • Ana Paula diz: 27 de fevereiro de 2014

    Elas são lindas! Assisto a novela por causa delas…elas já são um sucesso sim… Estão na fase da conquista, de se conhecerem …. Esperamos que vire uma linda história de amor!

  • Marlda Vianna diz: 27 de fevereiro de 2014

    Marina e Clara o melhor da novela.Linda e muito real esta história. Bravo, Manoel Carlos!!!!

  • Clau diz: 27 de fevereiro de 2014

    Clarissa

    Pode ser que Tainá ainda me surpreenda no decorrer da trama, quando ela se envolver de verdade com Clara. Quando elas colocarem pra fora toda a emoção da relação. Quero que haja um abalo na relação entre elas pois quero ver a atuação de Tainá em relação a isso. Giovanna eu já conheço e sou fã dela. Ela pode representar vários papéis e convencer em todos. Já Tainá é uma novidade. Até o momento AINDA não me “apaixonei” por ela. Tinha em mente Alinne pois ela já fez o papel de uma lésbica em Mulheres Apaixonadas e gostei muito da atuação dela.

    Quanto ao fato de Marina ser rica e eu achar que isso atrapalhe, é que quero saber se Clara de fato está apaixonada por Marina ou pelo o que Marina representa. Se de fato houve o COUP DE FOUDRE por parte de Clara, principalmente. No capítulo de terça, se não me engano, Clara foi convidada por Marina para irem a Angra, e que teria que ser naquele momento. Clara comunicou o fato ao marido e falou “QUE COISA CHATA ISSO”. Então fico na dúvida se ela DE FATO quer se envolver com Marina ou apenas quer uma fuga da realidade em que vive. Porque Marina sim, está apaixonada por Clara, mas Clara, não sei. Que bom que o autor faça o marido ficar muito doente pois isso causará uma mexida nela. Não, ninguém está querendo que ela largue sua companheira, Marina, para voltar para o marido. Mas quero uma TRAMA, ou DRAMA, (como queiram) que mostre os SENTIMENTOS de ambas. Nada a ver com sexo, com sensualidade e sim sentimentos. Por isso até torço para Clara ficar na corda bamba e muita coisa vir a tona para uma ótima discussão. Tipo o DEVER e o QUERER. Aí sim, poderíamos observar que há muita mulher que fica ao lado de seu marido por DEVER e não por QUERER. é importante haver esse tipo de discussão para sair do idealismo, da magia… Quem sabe Tainá me surpreenda? Afinal eu deveria está torcendo por ela pois ela é gaúcha como eu e se não me engano, é de Porto Alegre também.

    Só tem um fato que ainda não decifrei em Marina: ela quer se envolver com outra mulher, tendo ao lado Vanessa que parece um urubu sobre a carniça? Marina não pode dar dois passos sem que a outra se meta no caminho. Será que Vanessa será mais uma doida que não aceita uma rejeição e pegará no pé da ex?

  • Clau diz: 27 de fevereiro de 2014

    “O Maneco tinha que começar a mostrar uma insatisfação mais real da parte da Clara em relação ao casamento e ao marido, pq fica meio incoerente toda hora a Clara falar que ama o marido. Tipo ” ele é um garotao que eu amo” , ” o maridao tá começando a sentir minha falta”, “não vou te largar nunca”. Assim fica difícil convencer o público de um sentimento real pela Marina. Essa história pela parte da Clara está ainda muito incoerente.
    Uma coisa são as petsonagens cairem nas gracas do publico, outra é o contexto da novela, a história que está sendo contada.” – ANDREIA

    É EXATAMENTE ISSO ANDREIA!!!
    É o que penso também e é o que quero dizer em meus posts. Não estou entendendo a razão das pessoas comentarem sobre PRECONCEITO, pois em todos os cometários que li aqui NÃO VI UM que fosse preconceituoso. Sinceramente não entendo isso… Se a pessoa tem uma visão como a minha ou a tua ou de um ou outro por aqui, isso é preconceito?? Ninguém está desqualificando a relação de ambas, apenas – DE MINHA PARTE – quero ver mais coerência em Clara e que ainda não vi. Não sei se ela está deslumbrada por Marina pelo o que Marina representa ou pela PESSOA de Marina. Não sei se Clara quer FUGIR da vidinha que tem e Marina sirva de pretexto… Ainda está vago isso e creio que seja isso que Maneco queira fazer. Quem sabe no passeio pra Angra algo a mais aconteça para Clara se decidir. Ainda não a vi se afastando de Cadu quando ele se aproxima dela. Ao contrário. Os vi se abraçando e se beijando na cama, rolando entre lençóis e com o filho ao lado como uma família em propaganda de margarina. E é ISSO que está, de certa maneira, me incomodando. A ATITUDE DE CLARA. E NADA, absolutamente NADA A VER com preconceito da relação lésbica. O que critico é em relação a torcida. Algumas aqui falam que só olham a novela nas cenas das duas. Ok, mas a impressão que passam é que só querem ver o VERNIZ da relação delas e não o RECHEIO, o que há de verdade na relação delas.

    Marina por exemplo. Ela para o que está fazendo para falar com Clara, para ouvir Clara, para olhar Clara. E Clara?? Já fez isso por Marina? Já vi Clara (como quinta-feira) comentar com o marido sobre o passeio de Angra e usar o termo QUE CHATO ISSO. ORA POR FAVOR! Se ela tem interesse em Marina e não suporta mais conviver com os devaneios do marido, já estaria dando pulos de alegria para sair fora da rotina de vida que tem. Outra ocasião deixa o telefone tocar à exaustão, com Marina do outro lado aflita pra falar com Clara. Esta fica com cara de pateta olhando o telefone e não atente. pô! que falta de consideração para uma pessoa como Marina que tira fotos de Clara, respira Clara 24 horas por dia e Clara parece que fica ali com cara de tédio não dando valor a esta amizade? Então vou ser bem sincera! Concordo com Andreia quando falou que Clara é CHATA. E está sendo mesmo. Se faz de bobinha, de santinha, de SONSINHA mesmo Não assume o que quer e isso é profundamente irritante.

    Que ela ainda não tenha se dado conta do quanto Marina mexe com ela, tudo bem. Mas fazer o papel da desentendida, deixar o telefone tocar e sabendo que é Marina do outro lado da linha… Dá desculpas para não falar com ela em determinados momentos… Clara está muito bobinha para meu gosto. Vai ver é mal de família, mais uma! Já tem Helena que é cheia de neura, já tem a tia que é psicopata, o primo que é desequilibrado, o irmão alcoólatra e agora Clara que é insatisfeita com a vida, mas também não sabe o que quer.

  • Ana diz: 27 de fevereiro de 2014

    Thaynara,

    Não me leve a mal mas todo mundo tem o direito de dar a sua opinião aqui, caso contrário não haveria o opção “Envie Seu Comentário”. Porém todo mundo aqui está fazendo de forma educada. Todo mundo sabe que novela é apenas uma ficção, mas alguns autores resolvem colocar temas reais para realmente acender um debate. Então vc não pecisa lembrar todas aqui que é apenas novela (ou uma histórinha pra gente grande) e muito menos chamar as pessoas de bestas. Acho que um pouquinho de educação e bom senso cai bem em todos nós….

  • vanda diz: 27 de fevereiro de 2014

    A personagem representada Clara é mais uma mulher que viveu todo tempo em função da sociedade, no que a sociedade espera de uma mulher, e agora que está diante de uma mulher que pode aflorar seu sentimentos e viver uma paixão em uma vida homo afetiva fica em conflito com olhares e pre conceitos. Espero que Clara e Marina vivam sim esse amor lindo, ainda, que mostrem aos telespectadores que é possível ter uma vida “normal” e quebrar esse tabu que uma família só poderá ser admitida entre héteros (homem e Mulher). Nossa sociedade, tem mutos casos semelhantes e questões sobre educação, direitos adquiridos devem ser sim mostrado nas telinhas.
    Aposto nas duas pois a escolha do autor foi excelente, duas mulheres belíssimas e virtuosas.

  • Ricardo diz: 27 de fevereiro de 2014

    O que me incomoda nem é o casal em si, mas o que o autor esta fazendo com o ator Reynaldo Gianecchini, é nitido que o autor sabota o personagem Cadu desde o inicio, dando poucas e repetidas cenas para ele. A relacao de Cadu e Clara é pouco explorada, as qualidades de Cadu nao sao mostradas, entao a novela deixa o seu papel de contar historias com possibilidades para o publico e passa a ser meramente um guia de comportamento, um instrumento de campanha, no caso em favor de um unico casal, quando se tem a possibilidade de um triangulo amoroso.
    Muitas pessoas nao gostam de Clara e Marina simplesmente por se identificarem mais com o marido dela, apesar das poucas oportunidades que ele tem.

  • Nathalia Biffarate diz: 27 de fevereiro de 2014

    Elas estão lindas demais e estão conduzindo a cena com naturalidade, o que é ainda melhor.

    Ontem quase surte com a novela, coração acelerado demais por elas e olha que meu negocio é homem haha.

  • Roberta diz: 27 de fevereiro de 2014

    Ok, eu até me apaixonaria pelo casal Marina e Clara, mas desde que o contexto inexplorável das novelas me mostrasse! Algo real! Sim, pode-se dizer que, uma construção ficcional forte o bastante mostraria num tom mais romântico a verdadeira questão do amor entre as duas. Penso que, Marina em seu espírito aventureiro não nutre um sentimento real, mas mero desafio, qual seja, conquistar uma mulher casada com uma vida estável, Clara por sua vez, a mulher dona de casa e mãe, não teria coragem o suficiente para largar a sua vida já construída ao lado de um marido que, ao meu ver, a ama pelo jeito que ela é! Sei que alguns me darão razão, outros vão querer me enforcar, mas a bem da verdade é que, o casal do jeito que se apresenta, não tem nada para se desenvolver como tal! Digo ainda, se fosse repensar o relacionamento das duas, a Marina e a Clara deveriam se descobrir apaixonadas depois de algum tempo e não de cara! Porque, pode-se ver, Marina não quer nada além de diversão, a própria Vanessa que a conhece muito bem obrigada, trouxe esse fato! Convenhamos que para uma mulher largar a vida que tem para viver uma aventura dessas, a coisa tem que ser muito bem contada! Quem sabe Maneco não use uma daquelas suas táticas espíritas? Tipo, Marina e Clara são como, um grande amor de vidas passadas? Daí a trazer isso para a novela… Para ele é um já! Ainda me lembro dos espíritos de Mulheres Apaixonada e Páginas da Vida! Dá até para pensar na Clara fazendo uma regressão… Enfim, de início, eu não consigo pensar nas duas como casal! Nada de preconceitos, mas, não vejo uma mulher querendo destruir o casamento da outra “por amor”, “por paixão”, como Marina acredita ser! Isso se chama incendiária! Joga água nela e manda dormir que passa essa sessão cantadas! Quer saber?! Acredito que o relacionamento das duas para chegar onde Maneco quer, deveria ter se desenvolvido melhor… Mas, também… Ele deveria assistir o filme “Imagine Me and You”, talvez tenha alguma inspiração, mas não cai nas graças do público uma mulher com família constituída largar tudo por atração! Enfim… Ou eu que sou cheia de pudores ou a Clara seria uma “devassa”?!

  • Pepé diz: 27 de fevereiro de 2014

    Com certeza, elas são o ápice da novela, não tem como negar que os outros personagens são tudo alienados, as cenas delas são as mais esperadas na novela, e não so pela comunidade homossexual, mas muitos héteros acham a história fofa. Pelo que vejo se não fosse elas duas a novela não teria tanta audiência.

  • Clarissa diz: 27 de fevereiro de 2014

    Concordo com a maioria dos argumentos, só não esqueçam que a novela não completou nenhum mês, hahahaha essa profundidade toda de sentimento,drama, choro, vela e ranger de dentes…calma aí né.
    Marina sabe muito bem do q gosta, gosta de mulher, já a Clara nunca nem tinha concebido a idéia de ficar com uma mulher que dirá se assumir apaixonada por uma..as idéias que fazemos de nós mesmos (não mudam assim do dia pra noite não..é um processo) ela ainda vai lutar, negar esse sentimento, provavelmente por um bom tempo. Vai se afastar, até assumir pra si própria o que quer, muuuuita água vai rolar embaixo dessa ponte..quando ela fala que ama o Cadu (será que ama mesmo?) ou será que está repetindo pra si mesma pra ver se acredita ou se volta a acreditar.
    Um mês de novela e já querem Clara sacudindo a bandeira gay e cantando “eu gosto é de mulher” menos, bem menos…rs (eu tô brincando, ngm quer isso óbvio).
    Quanto as confusões da Clara..acho super compreensível, nem todo mundo é ultra bem resolvido, preto no branco, ou vai ou racha, sentimentos são confusos mesmos…complicado julgar os outros. As pessoas são criadas de maneiras diferentes, com religiões diferentes e por aí vai. Que a relação amadureça e evolua de maneira profunda CADA COISA NO SEU TEMPO.

  • Krika diz: 27 de fevereiro de 2014

    Estou lendo muitos comentários e, inclusive já escrevi também. Gostei do que a Nathalia escreveu. Meu negócio também é homem, mas a história das meninas está tão bem interpretada e linda que para mim o casal da novela são elas. Um romance lindo. O Maneco é um autor experiente e inteligente e logo saberá envolvê-las de modo que a Clara perceba que está apaixonada pela Marina. Deixa a história rolar. Quanto homofobismo….

  • Soellyn diz: 27 de fevereiro de 2014

    CLAU

    Parabens Clau pelo comentario muito bem formulado, concordo em todas as partes.
    Nenhum comentario aqui foi preconceituoso, as pessoas hoje em dia veem preconceito em tudo, pelo simples fato de apresentarmos opinioes diferentes.
    Acho que as pessoas deveriam dar uma acalmada e reduzir a empolgacao, pq a questao nao é o movimento clarina e toda a audiencia que ele gera e sim se a Relacao das duas é verdadeira ou nao.
    Vejo sim, Marina apaixonada, empenhada e disposta a tudo por Clara. Ja Clara nao esta me convencendo, tem mostrado um certo desinteresse em Marina, como ja foi exposto de forma muito bem explicada pela Clau. Torco pra que aconteca como estao dizendo, de Marina perceber que Clara é mulherzinha e se afastar. Ai sim veremos se Clara realmente tem interesse em Marina, ja que essa estara afastada sem virar todos seus olofotes para Clara.
    É aguardar os proximos capitulos e surpresas de Maneco.

  • Mel diz: 27 de fevereiro de 2014

    Bom, vejo que Marina curte o momento e isso não a impede de buscar um relacionamento sério. Curte justamente por ainda não ter encontrado algo que mexe com ela realmente.
    Clara está fugindo como pode, se declarando ao marido e tentando esconder de si mesma o que quer. Se analisarmos, na vida real não é simples mudar da noite para o dia. Não é fácil sair de um relacionamento, seja bom ou ruim.
    Óbvio que para Clara fica cômodo a situação, não sai de perto de Cadu e nem de Marina, por isso, acho que o amor vai pintar quando Marina se afastar um pouco dela.
    A partir desse momento sim, a ficha de ambas vai cair, começarão a perceber que não dá pra ficar longe e que isso é o início de uma história de amor. Por eqto, o Maneco tá no momento sedução e nem pode correr demais, a novela durará até final de julho.

  • Nathalia Biffarate diz: 27 de fevereiro de 2014

    Roberta,

    O relacionamento delas ainda em desenvolvimento. Marina disse estar de ‘apaixonando’ e se sente atraída por ela, fato. Clara não esta apaixonada mas sente atração por Marina. Quando vc não é lesbica, o primeiro passo pra vc se envolver com uma mulher é uma atração fisica, o amor vem depois, ou não. E é isso que vai acontecer com a Clara.

    Não é pq Marina é aventureira que ela não pode mudar e se apaixonar perdidamente pela Clara a ponto de transformar a propria vida pra ficar com ela. O amor verdadeiro transforma as pessoas. Quantos homens galinhas por aí não fica com uma mulher só por prazer e depois de apaixona e muda?

    Se é um homem com esse joguinho de sedução, todo mundo acha lindo e maravilhoso pq é o FAMOSO GALINHA QUE VAI SE APAIXONAR LOUCAMENTE PELA MENININHA. Pq não pode ser uma mulher nesse papel?

    A historia acabou de começar, ninguém sabe os próximos passos e eu tenho certeza que o autor não vai deixar a desejar, principalmente se a intenção dele for passar uma mensagem

  • Andreia diz: 27 de fevereiro de 2014

    Legal muito bom legal o sentimento que gira em torno delas é interessante e mostra a pureza de algo que vem de alguma coisa maior, e que as envolve muito e isso do meu ponto de vista é muito bonito. Parabéns as atrizes é fantástico ver as duas em cena. Clara e Marinha.

  • Krika diz: 27 de fevereiro de 2014

    Perfeita avaliação Mel!

  • Clau diz: 27 de fevereiro de 2014

    SOELLYN

    Obrigada por entender o que postei. Só lamento que muita gente leia a NÃO entende o que lê. Isso tem nome: analfabestimo funcional. Analfabetismo funcional é a incapacidade que uma pessoa demonstra ao não compreender textos simples.

    Qualquer coisa que se diga é considerado HOMOFOBISMO, HOMOFOBIA, PRECONCEITO… Chega né! Absurdo isso! Já li teu comentário e de outros e não há nada relacionado a preconceito. Mas parece que batem na mesma tecla o tempo todo. Quem não esta acreditando na relação das duas então é considerado preconceituoso, homofóbico??… É piada isso!

    Mas enfim, Soellyn pelo o que ontem assisti, as duas em Angra, novamente Marina se declarou para Clara. Mais óbvio é impossível. E Clara só dá um sorriso e segue em frente. Coitada da Marina… Espero que não se desiluda com Clara. Embora possa parecer que Marina seja volúvel – pois já teve todas mulheres que quis – penso que é Clara quem pode desiludir a fotógrafa. Uma pessoa que anda sem colocar os pés no chão, não pode ser confiável. “Ah… mas ela ainda não se assumiu…” , “Ah,mas ela está confusa…” , “Ah, mas…”. Olha, tem gente aqui nesta página se assumindo muito mais que Clara e Marina juntas. Li comentários que, sinceramente, se não se assumiu está só com a frestinha do armário aberto. Melhor abrir total e ser feliz.

    Sim, eu quero ver um romance entre elas, com choro, com ranger de dentes, mas com ESTE TIPO de emoção que significa AMOR. Agora sentir outras sensações só por vê-las juntas, já conota em outra coisa. Então se tem gente que acha que por qualquer coisa se faz um discurso homofóbico, também posso dizer o oposto de muitos comentários que li. O interessante é que SÓ TEM MULHER comentando… Tirando um ou dois… no máximo três (e olha lá!) homens, o resto veio como manada em defesa ardente de CLARINA. kkkkkkkkkkkkkkkk… Não deixa de ser intrigante.

    ” Acho que as pessoas deveriam dar uma acalmada e reduzir a empolgacao, pq a questao nao é o movimento clarina e toda a audiencia que ele gera e sim se a Relacao das duas é verdadeira ou nao.” – Soellyn

    É BEM POR AÍ, Soellyn. A EMPOLGAÇÃO!!!!! .. demais não é? É preciso acalmar os ânimos e as faces rubras, mais rubras que as de Clara e Marina juntas. hehe….
    E tens razão! O que AQUI está sendo discutido NÃO É O MOVIMENTO CLARINA e nem quanto vai de audiência. Mesmo porque eu DUVIDO que o público em geral só assista a novela por causa das duas. Elas não estão com essa bola toda não… E aqui comparo com a novela anterior pois se tratava de um personagem carismático, até cômico em muitos momentos, que o público a princípio amou odiar e depois amou por amar mesmo. Inclusive eu. AQUELE casal gay, foi maravilhoso! E tanto FAZ FALTA que nas redes sociais o que mais vejo é SAUDADE DO FÉLIX. Isso significa que esta novela de Maneco ainda não engrenou. Mas mesmo assim, há outros núcleos que o povo aprecia. Portanto não creio que essas duas sejam tão importantes a ponto de mudar a audiência da novela. “Ah.. mas saiu na VEJA!” E DESDE QUANDO a Veja é parâmetro de veracidade??? Já publicou muita mentira por aí afora! E quem é Veja senão uma revista que visa muita coisa referente à Globo?? E o que melhor para vender revista do que falar em homossexualismo? O assunto da hora! Dia virá que o homossexualismo será tão comum, tão banal como o heterossexualismo é. Fazem da coisa um DEUS NOS ACUDA como se tivessem descoberto a pólvora, a roda.. o fogo. Francamente!

    E outra coisa interessante que tenho observado em MUITOS PORTAIS na internet, é que na época de Amor à Vida, não havia um dia sequer, que não estivesse a figura de Félix e Niko aparecendo. Agora, não vejo isso em relação a Clara e Marina. Por estarem no Twitter em hashtag???? É só aparecer algo mais interessante e logo esta hashtag será ultrapassada por outra novinha em folha. A vida na internet é curta. A grande maioria das pessoas mentem, as redes sociais servem de janela e ali pode-se tudo até dizer que ama tal programa só pra fazer parte da TURMINHA, mas será que ama mesmo? assiste mesmo? Como tem pessoas ingênuas neste mundo… E por falar em portais da internet, o que mais tenho observado como manchetes é o casal lésbico do BBB. Marina e Clara??? onde???? Ah.. no portal da Globo sim.
    Claro que me chamarão de retrógrada pois não faço parte da turminha do Twitter e do Instagram. Apesar de ter Twitter, não faço parte desse grupinhos. Procuro por outros assuntos, variados e em muitos portais. Ficar falando a mesma coisa o tempo todo acaba nos tornando papagaios.

    Prazer Soellyn, Ricardo… Clarissa… e às demais. Vou nessa e sei que pra muitas irei tarde. Já dei meu recado. Este papo já está requentado pra mim. Uma boa discussão é ótima, mas depois, quando chega a turminha das acusações infundadas, aí é demais continuar. Nos encontramos em outras páginas deste blog.

  • Eduarda diz: 27 de fevereiro de 2014

    Os atores são ótimos gosto da atuação de todos, adoro a novela, é um erro essa coisa de comparar, toda estréia na tv sempre o povo fica comparando, se tem uma semelhança com outra novela o povo reclama se é diferente também reclamam, falta de respeito com o atual autor ou autora, quem não gosta que escreva! sua própria novela. Quanto ao casal gay cair nas graças do público, bom todos conhecem a velha hipocrisia de sempre… muitas pessoas simpatizam com casais do mesmo sexo se um dos personagens for engraçadinho ou sofrer feito condenado, principalmente se for por homofobia, caso contrário ninguém gosta. O que acontece também é que até hoje a atitude da mulher de se separar do marido incomoda os “conservadores”, separar pra ficar com outra mulher então, nem se fala… A realidade é que se fosse homem traindo a mulher pra ficar com outra com certeza o incomodo seria bem menor, seria menor até dos considerados conservadores defensores da família “tradicional” . Pra quem não está gostando da novela saiba que existe o objeto chamado: controle remoto, e espero mesmo que o desfecho da história seja ele qual for não seja mudado por chiliques infantis e que consiga agradar a muitos telespectadores.

  • ana Paula diz: 27 de fevereiro de 2014

    Eu acredito que o casal vai cair sim nas graças do público, eu estou gostando das duas.
    As cenas delas são sensuais, engraçadas e românticas, por mais que a Clara ainda não se dê conta, ela está cada vez mais envolvida com a Marina, mas quem (que seja gay, ou bissexual) não estaria né?

    Por enquanto o que mais encanta é a personagem da Tainá, ela está ótima, é uma personagem encantadora, acho estranho quando dizem que ela não é humana e é fútil, acho ela super de boa, tem dinheiro sim, mas e tranquila, desfruta do lado bom da vida.

    Estou torcendo muito pelo casal!

  • Jéssica diz: 27 de fevereiro de 2014

    Quase 100 posts, e ainda vi comentário dizendo que elas não são importantes da trama.

  • Jéssica diz: 27 de fevereiro de 2014

    E parabenizar a Gio e a Tainá, que estão arrazando néh, não que o resto do elenco não estejam, além do mais, estão ótimos, mas como a trama delas é a mais falada, então são destques, olha merecido a Tainá ter ganhado o papel que seria da Aline, confesso que não consigo imaginar outra agora, no lugar dela, claro que vai ter gente que não gosta, isso é normal, não dar pra agradar a todos, mas só de ver a torcida que elas tem, percebe-se o belo trabalho que ambas estão fazendo. Um mês de novela, ainda vai rolar é coisa, esperar.

  • Bia Marques diz: 27 de fevereiro de 2014

    Impossível não perceber o clima de sedução e a curiosidade da Clara cada vez mais evidente. Ainda está bem no início, quando o amor surgir, acredito que ambas irão ceder um pouco para se adaptar ao estilo de vida de cada uma. Marina deixa claro que quer um amor de verdade e ela consegue enxergar isso em Clara que lhe dá a estabilidade emocional e Clara enxerga em Marina uma vida mais “colorida” intensa. Acho que tem tudo pra dar certo! Torço por elas, pela felicidade e pelo o amor independente de opção sexual…

  • Bruna Machado Rodrigues diz: 28 de fevereiro de 2014

    CLAU

    Leva a mal nao mais tava pegando raiva dos seus comentarios anteriores kkk … mais agora to gostando de ti. Tem toda razao em alguns assuntos sobre a Marina e a Clarinha. E sobre a Vanessa essa chata vai da uma de metida mais vai sem duvida se tocar que o que a Marina sentiu por ela foi paixao. Agora pela Clara e´ amor.

  • Bruna Machado Rodrigues diz: 28 de fevereiro de 2014

    GALERA FOCO AQUI … VAMOS REFLETIR:

    Meu momento ” haaaaa ” das duas foi quando a Marina olhou nos olhos da Clara foi quando ela disse: – Eu sempre te procurei em todas as mulheres que eu conheci Clara. Todas !

    NOSSSA eu fiquei muito foforizada com aquele modo dela se delcarar ( Sem falar no sorriso fofo da Taina Muller ). Lindas CLARINHAEMARINA#

  • Silvia diz: 28 de fevereiro de 2014

    Já deu certo esse casal Clara e Marina! A história está no começo, mas a química entre elas foi palpável no primeiro encontro entre as personagens, e a cada cena que se passa a química e o entrosamento entre elas só crescem e melhoram! Eu também só assisto a novela por causa delas, não que o resto do elenco estejam ruim, pois não estão, porém a trama delas está mais dinamizada e cativante. Maneco é um autor muito experiente e de uma sensibilidade absurda, ele saberá construir uma história de amor excepcional para Clara e Marina! Que ele não separe elas pelo amor de Deus! #clarina <3

  • ELINE diz: 28 de fevereiro de 2014

    BOM NA MINHA OPINIÃO CLARA E MARINA DEVEM SIM FICAR JUNTAS! CADU DEVERIA ENCONTRAR UMA OUTRA PESSOA NA VIDA DELE, QUE GOSTE DELE E QUE AME ELE. ISSO AJUDA MUITO AS PESSOAS A VEREM OS CASAIS HOMOSSEXUAIS COM UMA OUTRA VISÃO DE VIDA!!!! PORQUE AS PESSOAS DO MESMO SEXO DEVEM SE AMAR E SEREM FELIZES. ESSE PRECONCEITO TEM QUE TERMINAR!!!!

  • Bruna diz: 28 de fevereiro de 2014

    Eu só acho triste uma parte porque a Marina esta se declarando pra Clara e ela parece que não gosta de Marina eu fiquei muito triste quando a Marina falou ”’Namorada EX” e a Clara saiu eu acho que a Marina não gostou muito da reação dela mais como sou uma fã de #CLARINA tenho que apoiar o que for então ainda espero e tenho certeza que a Clara vai namorar com ela,só acho que também a doença de Cadu vai atrapalhar um pouco e acaba afastando as duas ou pelo contrario juntar mais ainda as duas… S2 #CLARINA

  • Marilda vianna diz: 28 de fevereiro de 2014

    Tainá Muller e Giovanna Antoneli vcs estão de mais.Parabéns por belíssima representação.

  • Ana diz: 28 de fevereiro de 2014

    Clau,

    Antes de vc sair desse “papo requentado” só me explica uma coisa: se a gente não concorda com o casal é homofóbico e preconceituoso mas se concorda é pq “se não se assumiu está só com a frestinha do armário aberto. Melhor abrir total e ser feliz ”

    Adoro a novela por um todo e não apenas por esse casal. Aliás é a única novela desse horário que eu assisto (comecei a ver por causa dos personagens da primeira e segunda fase) pq a última foi um lixo, uma baixaria total. Creio que se o autor souber levar a história (coisa em que o Manoel é craque) elas darão muito certo. Não agora, nem semana que vem mas no decorrer da novela.

    Mudando de assunto já que alguns gostam de comparar Clara e Marina com Félix e Niko quero fazer uma outra comparação (que em nada tem a ver com sexualidade): Félix e Amora, muita gente repudiou o redenção de Amora (que terminou a novela sozinha) mas amou a redenção de Félix (com direito a amor do Niko, família formada e amor do pai). Cada novela tem essência própria e essa mal começou, então acho que ainda tem muita coisa pra rolar. Sou hétero e por isso digo que se fosse um homem cantando a Clara assim como Marina está fazendo, muita gente ia achar normal. Agora uma mulher cantando a outra é “forçar a barra”. Ela está tentando, é como diz o ditado “Vai que cola?”

  • Marriel diz: 28 de fevereiro de 2014

    Acho que o Manoel deveria fazer a estória dar certo para que fique cada vez mais gravado na mente das pessoas que os relacionamentos homoafetivos existem e precisam ser respeitados, acredito que exista a questão na novela que pese pela Clara ter uma família sólida pelo aspecto da sociedade, mas até quando família sólida é familia feliz, ao meu ver quando acontece um novo lance na vida de qualquer pessoa significa dizer que algo está quebrado na relação anterior. Então família sólida não quer dizer família feliz. Se ela está tendo interesses por outra pessoa seja ela homem ou mulher, significa dizer que algo está faltando no casamento dito “sólido”, acho que deveria ficar bem claro com esse exemplo dando certo que ninguém é obrigado a ficar com outra pessoa sendo infeliz só para manter um casamento sólido como base para essa sociedade hipócrita que prefere viver de aparências do que de felicidade. A felicidade pode ser ao lado de qualquer pessoa – seja ela homem ou mulher. Não vejo nada demais em desmontar uma família que vive de aparências para constituir uma nova família que vive de amor. Então meu voto é para o Manoel conduzir da seguinte forma: A Clara encontra na Marina a felicidade, a Marina passa a conhecer um mundo mais no “lugar” e uma coisa mais tradicional sem grandes novas aventuras e ambas constroem essa família, o filho da Clara passa a conviver e aprender desde pequeno que existem na sociedade casais formados por homens e mulheres – mulheres e mulheres e homens e homens, e que isso precisa ser respeitado. Desta forma a Clara viverá um grande e novo amor, a Marina aprenderá uma nova vida e terá uma família. Perfeito Manoel!!!! Por favor não deixe essa estória morrer. Tenha certeza que o público está ao seu lado em mais essa, veja o sucesso do Felix e do Niko, não pelo beijo, mas porque o Niko mostrou ao Felix com amor o quanto o mundo poderia ser diferente. Isso aí Maneco, estamos ao seu lado!!!

  • cleo diz: 28 de fevereiro de 2014

    ESTOU ADORANDO O ROMANCE DAS DUAS APESAR DA CLARA ESTAR BEM DEVAGAR ,AINDA NÃO ACREDITANDO NO OBVIO ACREDITO SIM QUE DARA MUITO CERTO E NA NOVELA É O QUE ESTA MAIS INTERESSNATE ATE AGORA E SEM DUVIDA O ROMANCE DAS DUAS QUE ALIAS ESTAO DANDO UM SHOW DE INTERPRETAÇAO , SENSUALIDADE E SUAVIDADE AS PERSONAGENS , TAINA E GEO FANTASTICAS NÃO TEM PARA NINGUEM E SERIA HORRIVEL NO FINAL ELAS NÃO FICARREM JUNTAS….

  • luanna P. Araujo diz: 28 de fevereiro de 2014

    - Nossa esse trabalhoo qee estaaoo fzndooo e mtoo boom , naao percoo a Novelaa poor nada nesse mundooo amooo dee maais as duaas pxaa vcs estaao de Parabeenss mtoo Lindoooo Tooo Amandoooo . . . Tmb sooou Lesbicaaa e Axoo mtooo lindooo issoo :))

  • Nathalia Biffarate diz: 28 de fevereiro de 2014

    Ontem eu morri de rir com a cara de decepção da Marina depois do fora que a Clara deu nela ‘não né Marina, tem coisas que eu quero pra sempre’ HAUAHAUAS Toda vez que vejo a cena do muita risada! E logo o ‘NAMORADA, EX’ toda bravinha haha #liiindas

  • Andreia diz: 28 de fevereiro de 2014

    Ontem tb ri demais com a cena em que a Marina na cara de pau..rs entra no banheiro sem bater na porta e se oferece para lavar as costas da Clara…eu ri muito. No final a cara da Marina qdo a Clara diz que não quer mudar certas coisas foi demais!!!
    Não sou gay, mas estou adorando ver essa história entre as duas, aliás as duas são as melhores partes da novela!!
    Acho que dessa viagem e da festa de aniversário a Clara vai cair em si. A Marina tem mais é que se afastar mesmo, pq a Clara está numa situação muito cômoda com a Marina mimando ela o tempo todo.É só se afastar que a Clara vai surtar de vez!

  • Clau diz: 28 de fevereiro de 2014

    BRUNA!

    rsrs… Passei aqui só pra te ver! rsrs…

    Obrigada pela compreensão. Mas não se preocupem porque tenho certeza de que Maneco NÃO VAI separar as duas. Talvez haja um hiato entre elas devido as artimanhas de Vanessa (deve ser “aluna” da Branca) e a doença do Cadu, que poderá sensibilizar Clara e esta se sentir culpada (sentimento comum na família, vide Helena e sua culpa) ou até por certa CHANTAGEM partindo dele que se sentirá fragilizado pela doença. Aí sim, ela poderá ficar confusa, se afastar de Marina… Mas se o autor percebe que um casal tem torcida, ele não vai separar não. Duvido que separe. Porém, como é novela, é preciso ainda muita turbulência, muita instabilidade num mar de emoções.

    Não esqueçamos as personagens de Clara e Rafaela em Mulheres Apaixonadas. Mesmo coma mãe de Clara fazendo de tudo para afastar as duas amigas (e namoradas), mesmo assim, Clara completou 18 anos e foi morar com Rafaela. Isso foi em 2003, quando nem selinho gay era mostrado. Então não tem motivo algum para Maneco não deixar Clara e Marina juntas no final. Que só virá em julho.

    PS: quero comprar a casa de MARINA. Que ilha! Que mar! Que paisagem!!!!

  • Daci diz: 28 de fevereiro de 2014

    Acho normal as fugidas da Clara, ela ainda não tem a certeza dos seus sentimentos. Ao longo da novela ela vai mostrar. Com certeza é o principal casal da novela, porque diga-se de passagem os outros são um porre. Muito boa as abordagens, a vida real está cheia de dramas como esse. Marina e Clara é a audiência dessa novela, basta acessar os vídeos do Gshow e comparar com todos os outros, sempre em disparada de visualizações. A Clara sempre falando do Cadu para a Marina é uma forma dela querer se blindar, coisa que no fundo ela não quer dizer. No momento que a Marina deixe de paparicá-la um pouco, ela vai sentir e vai atrás dela. gostaria de ver cenas da Marina com alguma outra mulher, só pra ver a reação da Clara, que com certeza iria morrer de ciúmes. Outro ponto interessante foi no dia que ela descobriu que a Marina era Lés, ficava vidrada na foto dela na revista e abraçava. Isso é interesse e amor começa assim.
    Torcendo muito pelas duas!

  • Clau diz: 28 de fevereiro de 2014

    ANA

    Não me referi às pessoas que assistem à novela e que gostam SÓ desse núcleo, de Clara e Marina juntas. Isso é uma coisa. Mas há gente dizendo que SÓ OLHA este núcleo e deixa de olhar a novela como um todo. Estranho, pois uma coisa está ligada a outra, tipo Clara e Cadu, Clara e família… Marina e Vanessa, Marina e trabalho…

    E sim, a trama de Walcyr Carrasco tinha um contexto e Manoel Carlos tem outro contexto. Cada um tem um estilo e sei que Maneco está fazendo as coisas rolarem aos poucos no caso das duas. Também acho válido ele fazer com que Vanessa se mostre de verdade e Marina abrir os olhos para essa rapozinha ruiva. Ela não me parece nada simpática. Mas também Clara precisa passar por um “tranco” para ver o que quer afinal, porque só Marina tem se mostrado mais interessada em Clara. Parece até que Clara sabe disso mas está fazendo charme,… sei lá! Está em cima do muro…

    Não acho que Marina esteja FORÇANDO A BARRA, ela está na dela. Sempre gostou de mulheres e está tentando, mesmo porque se ela está fazendo isso. é porque SENTE que Clara está correspondendo de alguma maneira. E talvez seja esse meu repúdio ao comportamento de Clara que fica ali, dando corda pra Marina mas ao mesmo tempo querendo afirmar que não quer nada com ela, que ama o maridão e coisa e tal. Ok, sei que é o jeito de Maneco e que as coisas vem aos poucos. Mas falo da PERSONAGEM que se torna chatinha assim. Quase uma menina mimada que não sabe o que quer. Pode ter sido impressão minha, mas ontem, na cenas em que Marina tirava fotos da casa e Clara estava ali atrás dela, a cara de Clara parecia de tédio. Depois que Marina escovou os cabelos de Clara, esta parecia assim… cansada, sabe? sem muito saco pra ficar ali. Não gostei. Marina foi super gentil com Clara e esta parece que nada lhe agrada. A não ser, claro, o banheiro de Marina. Poxa vida! É irritante esse jeito MULHERZINHA (dona de casa cult) de ser de Clara. Ela olha o exterior das coisas e pessoas e não o interior.

  • Francielly diz: 28 de fevereiro de 2014

    Clau,
    Venho seguindo todos os comentários aqui, pra tentar tirar uma opinião sobre o tema. Concordo com vc sobre as cenas de ontem (durante a sessão de fotos da casa) senti uma raiva da Clara, parece q estava forçada a estar ali. Senti pena da Marina na hora rs, tadinha, a toda hora está sempre tentando impressionar a Clara com carinho e atenção. Ela não está merecendo esse “desprezo”. Mas como estou torcendo pelas duas, espero q não demore para q a Clara acorde rs. Já estou quase querendo q a Marina mire outra pessoa, tipo a sua produtora Flavinha rsrs. Aguardando o desenrolar dessa estória, quero mto que o relacionamento de certo. Porém do jeito que a Clara vem se comportando, não sei não, haja paciência!!

  • Mel diz: 28 de fevereiro de 2014

    Gente, gostaria de ler comentários, se concordam ou não com minha visão abaixo:
    1.Acho que Cadu e Clara é o típico casal acomodado na situação que vivem. Não vejo amor, vejo sim algo como”essa é nossa vida”. Acho que o Cadu faz tudo pra segurar a Clara, pode até gostar dela, só que mais que tudo ela sempre bancou os sonhos dele,como foi mostrado ontem, ela tem nome sujo na praça e, claro, devido aos sonhos do marido e não consegue ou talvez nem pense em mudar isso.
    2.Percebi nas primeiras fases da novela que o pouco que a Clara apareceu, nada significou. A família só tinha olhos para Helena, por isso, vejo um crescer resignado por parte da Clara.
    3. Vou falar por mim: Não conseguiria viver com um homem assim, sonhador e não realizador. Eu poderia até gostar dele, só que acho que o amor é um conjunto, claro que não existe a perfeição, mas alguns pontos são muito importantes. Eu preciso admirar quem está comigo. Independe de aparecer uma Marina ou Marino, eu não conseguiria admirar um cara assim.

  • Ana diz: 28 de fevereiro de 2014

    Entendo o seu ponto de vista…
    Mas será que Clara não está no embalo justamente por isso? Por ela ter um relacionamento tradicional (tipo marido e mulher) e fica meio sem entender o que se passa. Tem pessoas que ficam meio atordoadas quando recebem um galenteio de um homem imagina de outra mulher.

    Eu já levei uma cantada de uma mulher. Eu trabalhava como free lance em uma empresa de animação infantil e a dona tinha uma namorada a uns 3 ou 4 anos, mas de repente a outra cansou e largou ela. Um dia ela foi fazer um trabalho em um aniversário infantil junto comigo e qdo as crianças foram cantar parabéns a gente ficou na na frente da cama elática pra ninguém subir lá sozinho e se machucar. Aí conversa vai, conversa vem, ela ficou lá se lamentando por que a outra foi embora e ela olha pra mim e diz: “Por que tu não fica comigo Ana?”. Como além de ser minha “chefe” aos finais de semana ela ainda era minha colega falei na lata: “Ai vai te cata Vera. Meu negócio é outro.”

    Moral da história: Eu não sinto atração por outra mulher embora eu respeite qualquer tipo de homossexualismo (tanto homem como mulher), e deixei isso claro pra ela. Agora imagina como não fica Marina com a indecisão de Clara? Mas talvez Clara tbm não faça de propósito pois ela não sabe se quer ou não. Se ela tivesse isso bem definido dentro dela ela ia cortar as investidas de Marina desde o começo, não creio que ela deixaria o barco andando por capricho ou pra se aproveitar dos minos que recebe.

  • Sissida diz: 28 de fevereiro de 2014

    Gente,tirei do blog de Patricia Kogut,só um trecho,está sob o título “Helena incentivará Clara a trair o marido”.Bem,gosto muito do casal Clarina,mas isso que Clara diz,não sei,não…
    ( Clara ficará pensativa e Helena perceberá. Ela incentivará a irmã a desabafar.

    - Sabe o que eu queria mesmo? Eu queria congelar o Cadu por seis meses, um ano, vá lá. E sair por aí vivendo tudo que eu tenho direito, experimentando livremente o que o destino me oferecesse. Aí depois eu ia lá com um palito de fósforo aceso e descongelava o Cadu. Pegava aquele fofo de volta para mim – refletirá a mãe de Ivan (Vitor Figueiredo).

    A leiloeira não se conformará com a resposta e dirá que deu a chance a Clara de se abrir, mas ela não quis.

    - Não é fácil, Leninha, não é fácil – responderá.)

  • Lu diz: 28 de fevereiro de 2014

    Esse comportamento da Clara tá incoerente demais. Tudo bem que a pessoa fique confusa diante de uma nova situação em relação ao amor, mas a cara dela ontem foi de tédio total, decepcionante. Pode ser que isso mude se a Marina se afastar dela e é pra isso que estou torcendo, pra mudanças nas atitudes da Clara. O casal pode dar certo sim. As histórias do Maneco sempre foram arrastadas, tudo vai acontecendo com o tempo. Hoje ouvir dizer que a Vanessa vai entrar de vez na história e que a partir daí teremos algo com mais emoções. É esperar pra ver. Clau, parabéns pelos comentários, super coerentes.

  • Nanda diz: 28 de fevereiro de 2014

    Independente da história das duas, acho que nenhum personagem da novela ainda caiu nas “graças do público”. Quem sabe daqui algum tempo, quando os personagens estiverem mais formados?

    No momento, não vou mentir, a história das duas não é o tipo que me empolga em novelas (independente da constituição dos casais), mas essa é uma preferencia pessoal. Porém tiro o chapéu para o Maneco, por estar retratando a história das duas como de qualquer outro casal.

  • Nathalia Biffarate diz: 28 de fevereiro de 2014

    Gente, pelo amor de Deus! Clara tinha acabado de acordar, queria que ela tivesse com cara de que? Ela sempre foi gentil com a Marina, sempre tratou bem, sempre elogiou e só pq ela acordou de cara amassada ja estão falando?! aaaf :(

    Pra mim, as atitudes dela são normais, ela esta confusa, esta perdida. Anormal seria ela d cara corresponder as investidas da Marina

  • Nathalia Biffarate diz: 28 de fevereiro de 2014

    Mel

    O povo fala que Clara não tem motivos pra ser infeliz. Pra mim, ela tem sim!
    Por mais legal que ele seja, ele só pensa nos planos DELE … Não procura emprego, não ajuda em casa, vive desempregado e ela sustentando ele e mesmo com tempo não dá atenção que ela precisa.

    Ela, como uma esposa carinhosa dá atenção, diz que ama, dá carinho mas sente falta de algo mais o que é completamente normal. Todas vez que eles começam a conversar ele só fala dele. Quando ela ligou pra ele de Angra dos Reis ele nem quis saber se ela estava se divertindo, como foi no helicóptero ja saiu falando dele, dele e dele e desligou o telefone …

  • Marilda Vianna diz: 28 de fevereiro de 2014

    Hoje,mais uma vez,venho a este espaço para expressar a minha certeza de que a história representada por Marina e Clara é perfeita,quase real.Digo isto por conhecer histórias semelhantes à vivida e tão bem encenada por Tainá Muller e Giovanna Antonelli…são pessoas felizes e realizadas na vida que escolheram.Algumas pessoas,na sua maioria heterossexuais,afirmam que ao ver as cenas em que as duas aparecem,sentem o coração acelerado…e o mesmo acontece comigo.Creio ser devido à sutileza das cenas,a beleza dos cenários,à magnífica fotografia,a belíssima trilha sonora e a direção impecável de Jayme Monjardim.Só uma ressalva tenho a fazer…o tempo das cenas é muito curto,poderia se estender um pouco mais.
    Quero que o tempo passe bem devagar para continuar vendo na minha telinha estas duas atrizes brilhando e seduzindo a todos.
    Arte,para mim,é isto,imprimir a um papel o cunho real e o frescor de uma interpretação magnífica!
    Agora um recado para o brilhante autor de tantas obras primas de nossa televisão;
    Manoel Carlos,querido Maneco você está fechando o ciclo das “Helenas” com chave de ouro.
    Parabéns ao talentoso elenco,formado por “feras” da nossa querida TV Globo.

  • Bruna Machado Rodrigues diz: 28 de fevereiro de 2014

    SISSIDA:

    Esse e´ o tipo do começo de traiçao kkk ela vai aprender a se desligar do Cadu. Gente ele e´ lindo em todos os sentidos ok. Mais vamo combina que o cara e´ mto sonhador e irreponsavel e se vcs lembram quando a MARINA perguntou: – Voce e´ feliz Clara?
    ela responde: – Ah! Essa e´ minha vida neh. GENTE isso e´ resposta que se de quando se esta “feliz”? CLARO QUE NAOOOO …. #CLARINA S2

  • Bruna Machado Rodrigues diz: 28 de fevereiro de 2014

    CLAU !

    wont* que fofa entrou pro minha causa gente HAHA … Serio sabe aquelas telespectadoras que e´ fanatica pelas personagens? Entao sou eu pela MarinaEClara. Eu lia seus textos tipo pela metade e ficava… Meu oq ela ta falando? Quem perguntou? Cala Boca… Mas quando acabou minha TPM eu procurei ler seus textos e nem tem como nao ler pq sao imensos kk num bom sentido. Eu entendi o que voce quis dizer e acc numa boa me corregindo de boba ne. Mas tudo certo bandeira branca pra ti kkk. #CLARINA S2

  • Clau diz: 1 de março de 2014

    Valeu LU!

    Sissida, justamente li a mesma coisa no MSN. Sem querer encontrei esta notícia sobre Clara. Estava no meu Twitter rolando as notícias dos portais quando deparei com esta manchete: ‘ “Em Família”: Helena incentiva Clara a trair o marido ‘, e logo abaixo veio o conteúdo que postaste em teu comentário. Fiquei pasma não pela conversa de Clara e Helena, pois depois de tantos anos a vontade de mudar, de trair, ela surge. Eu mesma passei por isso, foi há uns 10 anos atrás, quando eu estava na faixa dos 40 e poucos anos. E não foi com mulher. Foi com um homem bem mais jovem que eu na época, e foi via virtual. O cara nem era brasileiro. Mas era casado e tinha filhinhos e eu também estava casada, mas o casamento passava por crise. Naturalmente a gente encontra alguém que vem com bom humor, com carinho, começa pela amizade e depois a gente nota o interesse… Mas até que um dia percebi que jamais se realizaria. Ele era muçulmano e morava desde pequeno nos Estados Unidos. Casou-se sem amor. Só conheceu a noiva bem depois naqueles moldes islâmicos que eles têm. Na época, a principio pensei loucuras. MESMO! Depois caiu a ficha e me dei conta que ele JAMAIS mudaria sua vida principalmente por causa da religião dele e da comunidade islâmica, muito forte. Até um amigo dele me disse que tudo pra ele não passava de uma brincadeira. E ele depois me disse que não queria me machucar, que gostava de mim,de minha maneira de ser, mas que me via com muito CARINHO, entenderam meninas? CARINHO… só. Pois é…. E a trouxa aqui ficou com cara de pastel. Depois de ficar muito triste, a ponto de até meu marido notar, acabei curtindo minha vida ao lado daquele que sempre foi meu parceiro, amigo,… E na despedia de Selma ontem, ao lado do corpo de Itamar, e sua palavras, me levaram às lágrimas pois foi isso que pensei: a parceria de um casal, não importa se homo ou hetero.
    Ocorre que Marina está investindo em Clara e certa que Clara também está na mesma sintonia, mas leiam o que SISSIDA postou… Ou se preferirem, digo aqui a frase de Clara que mais me chocou: “Eu queria congelar o Cadu [Reynaldo Gianecchini] por seis meses, um ano, vá lá. E sair por aí vivendo tudo que eu tenho direito, experimentando livremente o que o destino me oferecesse. Aí depois eu ia lá com um palito de fósforo aceso e o descongelava. Pegava aquele fofo de volta para mim”.
    Quer dizer… ela quer CONGELAR o Cadu por um tempo. Aí vai e curte o que quiser e depois ela volta e descongela ele. Ok.. E como fica Marina??? Congelada de DOR?

    Aí concordo com os comentários de MEL, quando disse que “Acho que Cadu e Clara é o típico casal acomodado na situação que vivem. Não vejo amor, vejo sim algo como”essa é nossa vida”. Acho que o Cadu faz tudo pra segurar a Clara, pode até gostar dela, só que mais que tudo ela sempre bancou os sonhos dele,como foi mostrado ontem, ela tem nome sujo na praça e, claro, devido aos sonhos do marido e não consegue ou talvez nem pense em mudar isso.” De fato. Uma mulher carregar um homem nas costas é uó! CANSA! EXAURI! E a rota d efuga de Clara É Marina.
    Minha bronca com Clara é por isso. Ok que irão dizer que ela aind anão sabe oq ue quer, que foi pega de surpresa… Olha, como ANA disse, receber cantada de mulher quando a “praia” não é tua, a gente já dá um corte de cara. ALiás, receber cantada de homem também. Já passei pelas duas e a gente SABE como é a OLHADA. COmo Clara e Helena conversando falaram… é um OUTRO OLHAR. Mas se não se quer, se sabe como demonstrar isso. O que vejo é uma Clara muito deslumbrada com tudo o que vem de Marina e até.. até jogo uma palavra que nem pegaria bem, mas vejo Clara MIMADA, quer ser PAPARICADA. É, Marina a mima e ela gosta. Marina lhe dá presentes, fotos, vinho, champanhe, passeios…. Tudo o que Cadu jamais deu ou dará. E NATHALIA, me desculpe, mas quando Marina tirava fotos da casa, a cara de Clara não era de sono não. Ela estava de cara FECHADA. E me pergunto POR QUÊ?

    E digo mais! Essa relação entre Cadu e Clara virou um VÍCIO. Não se separam porque tem muita coisa envolvida além do filho. Ou vai ver Clara ainda é aquela garotinha, que Cássia Eller cantava tão bem, na canção Malandragem de Cazuza. Aquela garotinha com as meias três quartos esperando o ônibus da escola, sozinha… E que só pede a Deus um pouco de malandragem, pois é criança e não conhece a verdade. Clara acha que é assim, ter uma aventura e pronto. Se gostou fica mais, se não gostou larga e volta para o maridão pois este estará congelado a esperando.

    E eu que disse que não retornaria aqui pra comentar mais, acabei voltando e estou ainda… kkkkkkkkkkkkkkkk… Pra vocês verem o que fazem!!

    Alguém quer um cafezinho? um cup cake?… hein? alguém?

    MALANDRAGEM – dedicada à Clara, por mim.

    Quem sabe eu ainda sou uma garotinha
    Esperando o ônibus da escola sozinha
    Cansada com minhas meias três-quartos
    Rezando baixo pelos cantos
    Por ser uma menina má
    Quem sabe o príncipe virou um chato
    Que vive dando no meu saco
    Quem sabe a vida é não sonhar

    Eu só peço a Deus
    Um pouco de malandragem
    Pois sou criança e não conheço a verdade
    Eu sou poeta e não aprendi a amar

    Bobeira é não viver a realidade
    E eu ainda tenho uma tarde inteira
    Eu ando nas ruas, eu troco um cheque
    Mudo uma planta de lugar
    Dirijo meu carro
    Tomo o meu pileque
    E ainda tenho tempo pra cantar

  • Fabiana diz: 1 de março de 2014

    Já de muitas risadas com os comentários sobre as idades dos atores… mas, o ponto alto da novela está sendo o relacionamento da Clara e da Marina…. para mim, uma mulher q se diz “gay” desde outros carnavais, não iria chegar chegando tão imatura assim na “outra’ q nunca se viu numa situação dessas anteriormente…. nada contra o casal existir, mas sinceramente, acho que está faltando uma certa “tensão” maior por parte da Clara e uma investida mais “forte” por parte da Marina…. acho as duas lindas e acho bacana o tema ser abordado… mas, está muito irreal… parecem frazes soltas ao vento e nada nos diálogos causa uma emoção…. a ponto do telespectador torcer por elas… eu penso q falta mais “pele” e “tensão”… sinceramente, também não aceitei a Clara, que tem a sua orientação sexual estabelecida como hétero, já ir falando com sua irmã, aparentemente caretona e problemática, de um sentimento tão imaturo, do qual a maioria das pessoas têm preconceito… normal não é, e uma familia tratar o tema com tanta naturalidade… para mim é muito irreal…. as duas são lindas, mas precisam apimentar mais… e falta uma amiga para clara, neh?? Vamos combinar… se confidenciar com uma irmã beeeem mais velha do q ela e sua tia… sei lá…. e elas acharem normal, sendo q a Clara tem uma familia estruturada… sei lá… isso para mim é um tanto irreal…. a realidade é a familia indo totalmente contra numa situação dessas… Eu sei que algumas situaçoes em novela ultrapassam o limite da realidade dos fatos, mas isso tá demais….

  • Mel diz: 1 de março de 2014

    Clau, vou filosofar um pouco mais! A Helena vai incentivar a Clara para fazer eco, penso que é o que ela tem vontade de fazer tb. Ela não está olhando somente para o que a Clara está transmitindo, de uma certa forma ela se vê tb.
    Bom, a Marina precisa paparicar um pouco menos a Clara, caso contrário, Clara continuará como uma garotinha, sem conseguir definir se que Marina, se quer só congelar Cadu. Eqto a Clara não for tirada da zona de conforto, ficará sentadinha no muro. Acho que isso se aproxima muito da realidade, muita gente prefere ficar na zona de conforto, levando tudo em banho maria.

  • Stela diz: 1 de março de 2014

    Olha, eu sou fã da Giovanna e acho-a uma grande atriz, sempre dá um show! Quanto à personagem Clara, desde pequena tem um problema crônico: falta de atenção. Sua irmã Helena sempre canalizou toda a atenção dos pais, será por isso que Felipe bebe? Helena sempre foi o centro das atenções. Então Clara se casou com um cara machista e egoísta, que não presta atenção nela, me desculpem mas Cadu é um imbecil, daqueles caras que só presta atenção na mulher na hora de ir para a cama; sei como é isso pois fui casada com um cara assim, e olha não é fácil. Aí chega a Marina e pela primeira vez na vida alguém presta atenção nela, mima, acarinha e com seu olhar clínico e sensível de fotógrafa vê a bela mulher que há atrás da Clarinha de franjinha. Agora será que vai dar certo? Minhas dúvidas são as seguintes: Será que a Clara vai amar a Marina mesmo ou só preencher sua necesshdade de atenção? Será que se fosse o Marino não seria a mesma coisa? E Marina ama Clara ou é apenas uma conquista difícil? Só assistindo para ver no que vai dar…

  • Clau diz: 1 de março de 2014

    Fabiana não deixa de ter razão no que postou. De fato Helena estimular a irmã a trair o marido e também achar natural Clara se envolver com outra mulher, logo Helena que é toda trancada, cheia de coisinhas, até com a filha… Se ela é tão liberal assim por que não deixa Luíza se relacionar com Laerte? afinal ele nem pai dela é! Helena não é liberal? não acha natural a irmã trair o marido de vez em quando? então? abre logo a casa para o Laerte entrar! Inclusive ela, Helena deveria trair Virgílio também, ter um caso com Laerte…

    Neste ponto FABIANA tem toda razão. é uma coisa estranha a atitude de Helena. O que deveria causar uma grande surpresa, parece ser algo muito natural na família.
    E Clara, como já disse e repito, não gostei da cara dela em Angra, desde quando desembarcou do helicóptero. No passeio de iate, na hora das fotos, na janta, na hora de dormir e posteriormente quando Marina lhe penteava os cabelos. Clara com cara fechada e Marina toda feliz. Não há a TENSÃO, que Fabiana colocou. Uma inquietude, pois afinal ambas estão sozinhas naquela imensa casa de Angra e aqui farei uma crítica: Achei ridículo elas acordarem e pronto! Só perguntaram como cada uma dormiu e acabou. Afinal? Rolou?? Se não rolou é muita burrice! E Clara acorda assim, toda tranquila, sem tremer, sem ficar ofegante,.. Se ela de fato está atraída por Marina, ela passa a noite de pilequinho e ao lado da mulher pela qual sente desejo e NADA ACONTECE??????? Ah por favor Maneco!!!!! Esta foi demais! Como Fabiana disse, isso tudo ultrapassa o limite da realidade. Qual pessoa sentindo-se atraída por outra, com a cabeça cheia de vinho (Marina falou que beberam duas garrafas e que ambas estavam tontas…) haha! e não aconteceu nadica de nada???? nem beijo? nem carinho? nem nada? Pensei que seria ali que tudo iria começar. Ou vai ver que nem beijo vai acontecer com elas pois Maneco deu pra trás. Olha que.. sei não! Não estou colocando muita fé no Maneco depois dessa cena em Angra onde ambas poderiam ter tido uma noite de amor e nada aconteceu… Ou se aconteceu, foi muito bem escondido. Mesmo que depois disso Clara ficasse se sentindo culpada, estranha, diferente.. sei lá! Mas já que estão ali, aproveitem! Seria uma ótima oportunidade de Clara ver se gosta mesma “da fruta”, como falam. Porque com toda certeza, Marina convidou somente Clara para ISSO. Ficarem a sós e algo acontecer. Mais uma vez repito: coitada da Marina…

  • Bruna Machado Rodrigues diz: 2 de março de 2014

    Gente !

    Relaxa começo de novela ainda. A MARINA esta sim apaixonada pela CLARA nao e´ so´ uma mera conquista, ela respeita tanto a ponto de pensar em nao dar mais em cima dela. a CLARA por outro lado desde que voltou de Angra se questiona e questiona sobre esse tipo de relacionamento. Com tempo tenho certeza que a CLARA vai começar a se entender mais pq vamos combinar, essa de querer CONGELAR o CADU e´ assim que começa, ela pensa em trair uma vez, ai ele descobre, perdoa e volta a mesma vida infeliz de sempre e ela faz oq? trai de novo. A CLARA esta acomodada mesmo com essa vida, quando ela começar a ser FELIZ com a MARINA ai ela sai desse muro. So´ ter mais paciencia gente ta ainda no começo da trama tem mtos capitulos pela frente kkk. Alem do que voces acham que o MANECO E´ BESTA? Ele ta vendo que a gente ta apoiando as duas e vai deixando cada dia + a conquista passo a passo pra gente ligar a tv no dia seguinte e ver no que rola kkk. Logo Logo chegara o tao esperado dia que a CLARA vai se compreender e se declarar para MARINA. E vai ser sincero e nao uma aventura. #CLARINA

  • Nathalia Biffarate diz: 2 de março de 2014

    O povo já quer noite de amor, pelo amor de Deus!

    Clara nem sabe o que quer ainda, sabe que esta atraída mas ñ sabe como lidar com isso. Ela se quer se apaixonou pela Marina. Nós estamos falando de um CASAL LÉSBICO, existe todo um preconceito do outro lado da telinha, não da pra ser assim: sentiu atração e foi pra cama.

    Maneco esta indo com calma, mostrando o passo a passo de como as coisas acontecem para que o publico conheça o que há por traz do amor de duas pessoas do mesmo sexo e se envolva com a historia. E na minha opinião ele esta indo pelo caminho certo!

    Acho que a tensão, os olhares intensos virão quando Clara se sentir apaixonada, que aí sim, ela vai estar mais perdida que agulha no palheiro: confusão, medo, receio, paixão, marido, filho, familia, preconceito, tudo girando na cabeça dela.

    Só quero que chegue terça-feira, vai vir um abraço lindo por aí <3

  • lorena diz: 3 de março de 2014

    Acredito que não terá nenhum empecilho das mesmas se envolverem ,até por que Clara já não estar tão feliz no casamento ,e terminar um relacionamento e entrar em outro é super normal.Ninguém é obrigado a viver com alguém que não te faz feliz. TORCENDO QUE ELAS DEREM CERTO.

  • Bruna Machado Rodrigues diz: 4 de março de 2014

    “Em Família”, no capítulo que vai ao ar nesta terça-feira (4), Marina (Tainá Müller) ficou sem entender o jeito de Clara (Giovanna Antonelli) depois que ela decidiu voltar de Angra na maior pressa. Mas uma boa surpresa espera pela fotógrafa.
    Ao tirar um cochilo no sofá do estúdio fotográfico, ela acorda com Clara de pé na sua frente. “Clarinha. Meu Deus, estava sonhando com você”, diz Marina. CLARA a abraça com carinho. “Ouvi o seu recado. Tudo bem. Resolvi aceitar a festa que você quer dar no meu aniversário”, anuncia.
    Marina abre um sorriso de felicidade. “Ah, que boa notícia você me dá. Vim de Angra tão pessimista a respeito da nossa… Amizade. Cheguei a pensar que você não ia aparecer nunca mais”, diz Marina. A fotógrafa pega a mão de Clara e dá um beijinho. Feliz da vida com a visita inesperada, ela decide tirar o resto do dia de folga e a convida para um passeio na praia.

    > CONCORDO COM NATHALIA TUDO NO SEU DEVIDO TEMPO ;) . < #CLARINA

  • LIANNA diz: 4 de março de 2014

    BOM NA MINHA OPINIÃO CLARA E MARINA DEVEM SIM FICAR JUNTAS! CADU DEVERIA ENCONTRAR UMA OUTRA PESSOA NA VIDA DELE, QUE GOSTE DELE E QUE AME ELE. ISSO AJUDA MUITO AS PESSOAS A VEREM OS CASAIS HOMOSSEXUAIS COM UMA OUTRA VISÃO DE VIDA!!!! PORQUE AS PESSOAS DO MESMO SEXO DEVEM SE AMAR E SEREM FELIZES. ESSE PRECONCEITO TEM QUE TERMINAR!!!!

  • Lady Zu diz: 4 de março de 2014

    Nem Sebastião Salgado leva uma vida feito aquela que o Manoel Carlos resolveu retratar na novela para a fotógrafa Marina…
    Se o objetivo fosse realmente apoiar a causa dos homossexuais, as narrativas seriam mais compatíveis com a realidade…

  • Krika diz: 4 de março de 2014

    Nossa tá tão linda a história da Clara e da Marina com uma atuação impecável das duas atrizes e não entendo o porquê do autor dar tão pouco espaço para elas na novela. Maneco mais Clara e Marina já!
    Helena, Laerte e Bruna Marquezine tá muito chato…

  • Kimy diz: 5 de março de 2014

    Não concordo nenhum pouco com o seu post, eu acredito que o amor entra Marina e Clara é verdadeiro sim, num tem nada de atração física… Elas formam um belo casal, e tem que entender que quando há amor, há uma atração também você vai amar uma pessoa sem sentir alguma atração por ela? Num existe isso, muitas pessoas podem dizer que isso não tem nada a ver, mas tem sim… querendo ou não o amor entre duas pessoas são causadas pelo desejo e pela atração, e eu torço sim pela Marina e Clara e acho que elas estão dando conta do seus papeis e elas a cada dia estão conquistando o coração do público brasileiro e não são só o publico homossexuais não, mas também o publico hetero, eu não sou lésbica e nem bissexual mas torço por elas, e acho a história de amor delas muito bonitas, se quer saber minha opinião.

  • Jéssica diz: 5 de março de 2014

    Olha, eu gosto muito delas também, as cenas delas são tão fofas, e essa coisa de que só o público gay torce por elas, besteira, eu não sou lésbica, e as adoro, melhor parte da novela mesmo, são elas.

  • Bruna Machado Rodrigues diz: 5 de março de 2014

    O Abraço das duas foi tudo de fofo ontem, o jeito que a Clarinha deixou ser abraçada e como as duas se apertaram mostra a saudade que uma sentiu da outra. Ta perfeito a historia delas. #CLARINA

  • Bruna Machado Rodrigues diz: 5 de março de 2014

    ‘Em família’: Cadu briga com Clara por causa de Marina: ‘Qual é a dessa mulher? E qual é a sua?!’

    A boa vontade de Cadu (Reynaldo Gianecchini) com a amizade entre Clara (Giovanna Antonelli) e Marina (Tainá Müller) está com os dias contados. Nos próximos capítulos de “Em família”, o rapaz não vai gostar nadinha da festa de luxo que a fotógrafa faz para sua mulher. É nesse evento que Cadu, pela primeira vez, demonstra que não está satisfeito com a proximidade entre as duas e coloca a mulher contra a parede. Assim que chega ao local do evento, Cadu fica desconfortável com as fotos de Clara e com todo o dinheiro gasto por Marina para agradar a moça.Cadu também não gosta de ficar sozinho durante toda a festa, que tem show de circo, fogos e um bolo gigante. Cadu chega até a brigar com Clara, que diz para ele ir embora que depois alguém a leva em casa. “Levar você pra quê? Dorme aqui. Tenho certeza que tem um bom lugar pra você”, dispara o rapaz. Já em casa, Clara não para de falar na amiga e Cadu explode: “Chega, Clara! Você, você, você! A Marina, a Marina, a Marina! E eu? Qual é o meu lugar nisso tudo afinal? Qual é a dessa mulher? E qual é a sua, Clara?!”.

  • Bruna Machado Rodrigues diz: 5 de março de 2014

    Novela Em Família – Romance entre Clara e Marina vai demorar a acontecer
    Na Novela Em Família, o relacionamento entre Marina e Clara, apesar de muito anunciado antes mesmo de a novela Em Família, de Manoel Carlos, começar, deve demorar ainda um pouco mais para concretizar. Marina voltará de sua viagem para a ilha de Angra dos Reis com a dona de casa bastante desanimada, desiludida de que tem uma chance com a morena, percebendo que Clara a colocou apenas como uma amiga e isso não deve mudar tão cedo, já que ela parece feliz e estabilizada com sua vida de casada ao lado de Cadú. Será também justamente neste aspecto que Marina acabará ajudando o marido de sua alma gêmea a viver uma noite especial com a esposa.
    Ela estará diante de uma situação bastante constrangedora, que só piora com a ajuda da assistente Vanessa, que nutre uma paixão secreta por Marina até hoje e morre de ciúmes dela. Quando Marina estiver com a assistente dando uma volta em um shopping no Rio de Janeiro, encontrará por coincidência Cadú passeando pelo local. Ele comenta que está procurando um presente especial para dar para Clara e ainda pede a ajuda de Marina, comentando que sua cunhada Helena deu uma dica, para que ele comprasse uma lingerie bem bonita, de forma a ter uma noite especial com a mulher dele. Cadu comenta inocentemente, sem imaginar as intenções de Marina com sua esposa.
    Vanessa então aproveita a deixa e coloca a fotógrafa em uma delicada situação, afirmando que seria genial a ajuda dela neste aspecto, para garantir que Clara e Cadu tenham uma noite de amor inesquecível. Quando chegar em casa, Marina estará bastante aborrecida e não vai querer conversa com ninguém, muito menos com a assistente Vanessa que a colocou nesta situação de propósito. A questão que ela não sabe é que antes de se encontrar com Cadu no shopping, o casal vem enfrentando problemas, por que Clara não quis ir para a cama com o marido. Enquanto ele dorme decepcionado, a mulher deita e não consegue tirar Marina do pensamento.

  • Nhyala diz: 5 de março de 2014

    Este é o único par romântico da novela, e o melhor… Química arrebatadora, cenas lindas… a Tainá está irresistível, Giovanna está cada vez mais confortável, só precisa mudar aquele guarda roupa.

    O casal é lindo de se ver, a história está a desencolver-se aos poucos…. Tem muito potencial e muia torcida tb. As expressões, os olhares, enfim, tudo funciona… Tem que ter uma linda e forte história de amor, com direito a tudo o que as histórias dos casais hetero têm,e um final juntas e felizes!

    E já agora, era bom ter mais cenas delas juntas….

  • Bruna Machado Rodrigues diz: 5 de março de 2014

    Gente eu percebi uma coisa. Na hora em que a Clara falou ” Ele esquece meu aniversario “, percebi que Falta uma semana pro aniversario da Clara e o Cadu nem se deu conta. u.u

  • Krika diz: 5 de março de 2014

    Gente que coisa mais fofa as duas juntas. É o ápice da novela. E olha que sou étero. Assisto pelo romance delas. Muita química.

  • Eveline diz: 6 de março de 2014

    Acho que a Tainá Muller está muito bem com a Marina, mas a Giovana Antonelli está desconfortável e há quilômetros de distância da Clara. Ela diz que tem química até com uma parede, mas não vejo isto com a Tainá que está fazendo um excelente trabalho. A mim, não convence… tenho a impressão que a Giovana está fazendo as cenas com a Marina por pura obrigação, parece que está louca pra terminar logo.. não sabe brincar, não brinca!!! É uma pena, pois a Tainá merecia uma parceira melhor em cena.

  • Bruna Machado Rodrigues diz: 6 de março de 2014

    Perfeitas na praia ! A Clara diz: – Homem tem que ter pegada; Marina responde: – Mulher tambem. As duas se encaram num olhar 43 e Clara desconversa de novo kkk. e ainda no finalzinho ela falando do Cadu ela olha pra Marina e diz: – “Apaixonante ” . No meu entender esse ultimo apaixonante acompanhado de um suspiro longo que ela deu nao foi pro Cadu kkk. #CLARINA

  • Flavia Xavier diz: 6 de março de 2014

    Eu acho que as pessoas estão fazendo um drama muito grande por causa desse tema já e tão falado e a inda se ver tanto preconceito eu fiquei impressionada com que vir em outros site eu gosto da novela,gosto do futuro casal,eu não sou gay.mas me incomodar pelas pessoas que tenho da minha familia que são,não sor por eles mas por todos desculpas pelo desabafo mas eu precisava.agora espero que elas sejam muito feliz pela torcida da já esta feito to amando a novela principalmente elas

  • Mel diz: 6 de março de 2014

    Ambas estão trabalhando muito bem. Marina, livre, leve e solta; Clara, toda travada. A situação é essa mesmo. Para Marina é simples, mas para Clara é muito difícil entender o que está acontecendo dentro dela. A química entre elas é forte, as cenas são muito boas, mas são muito curtas. Dá pra entender, são as cenas que fazem a audiência crescer, são curtas e ficam para o final para ajudar o crescimento dos outros personagens. Acho que o romance vai explodir nos próximos 15 dias e depois virá o baldo de água fria com a doença do Cadu e com a Vanessa. Creio que tudo o que acontecer vai provocar crescimento nos personagens, ajudará futuramente que cadu e vanessa encontrem seus rumos e que clara e marina encontrem juntas a felicidade que traz alegria.
    Torço pelo casal Clara e Marina

  • Tatiana Lima diz: 6 de março de 2014

    Concordo com a Eveline. Sinto a atriz Giovana Antoneli desconfortável com o personagem. Basta ver as fotos dela nos bastidores, sempre com caro de saco cheio. Não passa afetividade na personagem em relação à Marina. Acho até que as duas atrizes não são tão colegas assim. Giovana está com medo de ser confundida e passa essa mensagem corporalmente.

  • Clarissa diz: 7 de março de 2014

    Não sinto esse desconforto, ela está interpretando alguém se descobrindo (se tem desconforto é do personagem), acho q as duas estão super entregues e integradas.
    Giovanna com medo, será? Tds sabem q eh casada mãe de 3 filhos (fala sério).
    Eu curto as cenas, mais pra frente qnd o romance realmente caminhar é q saberemos se esse suposto desconforto é realmente da atriz (até então n percebi nada).

  • Nathalia Biffarate diz: 7 de março de 2014

    Elas lindas se divertindo ontem <3 Quando Clara disse que Cadu é apaixonante, sei não, ela só falou isso pra cortar a Marina, mas no fundo no fundo … E aquele olha que elas trocaram depois, hummm

    Marina é uma liiinda!

  • Nathalia Biffarate diz: 7 de março de 2014

    Eu também sinto a Clarinha desconfortável em algumas cenas, mas nada com Giovanna e sim com o personagem que relmente deve ficar desconfortável com tantas insinuações da Marina =DD

  • Nathalia Biffarate diz: 7 de março de 2014

    ACABEI DE LER A MATERIA DIZENDO QUE VANESSA E MARINA VÃO DORMIR JUNTAS. QUE SAFADEZA É ESSA? GOSTA DA CLARA E DORME COM A VANESSA. MARINA VOU TE MATAR, MULHER!

  • Amanda diz: 7 de março de 2014

    Acho o casal perfeito. Vc acha que isso não acontece na vida real? já vi muitos casos de mulheres casadas e com filhos que largam o marido para viver um romance com outra mulher, o problema é que ainda existe muito preconceito, e essas pessoas ainda dizem que não são preconceituosos, o que está passando na novela não é nada mais do que a realidade.

  • Clarissa diz: 7 de março de 2014

    Ela estará fragilizada kkkkkkkkkkkkk e outra ela tá solteira, se tem alguém torto nesta história…não é a Marina não (se bem q dá mole pra mulher casada tbm n é um exemplo kkkkkk) mas enfim, vai rolar um flashblack com a ruiva…paciência…Acho q nada acrescenta (só aumenta o lado volúvel da Marina). Até agora não entendi qual é a do Maneco, adoece o “pobre” Cadu e transforma a outra em uma garanhora, loba predadora. O jeito é aguardar.

  • Jéssica diz: 7 de março de 2014

    Também não acho esse desconforto da atriz, é da personagem, que como dizem está se descobrindo. E essa noticia de que a Marina e Vanessa vão durmir juntas ><,aff, tomara que não estrague a história delas. As pessoas falam que a Clara faz doce, também não da pra jogar assim tudo pro ar néh, apesar de saber que ela se sente atraida pela Marina, mas ela luta contra isso, é normal, tudo novo, mas como li na fã page delas, não quero que seja um mero caso, de ' curiosidade' da Clara só, essa coisa de ' tédio de dona de casa', que ela goste da Marina de verdade, e a Marina dela, se não o público, vai querer preferir Cadu, então tomara que o Maneco desenrole bem essa história, que é o que prende pra eu ver a novela, proque se não vai ser decepcionante.

  • Bruna Machado Rodrigues diz: 8 de março de 2014

    Pessoas aprende a entender novela… Marina vai dormir com a Vanessa para a personagem ser mais valorizada. A Clara nao deita la com Cadu? entao oq custa a Marina dormir um teco com a Vanessa? E eu li a materia vai ter flart + da Vanessa a Marina deixa claro que acabou o amor pq viraram amigas. Acho ate otimo elas dormirem juntas porque imaginem a cena. A Marina fotografando, Clara e Vanessa olhando e começam a conversar e no meio da conversa Vanessa diz : – E´ a Marina adorou a festa nos duas dormimos ate tarde juntas na cama. Magina a CLARA COM CIUMES da MARINA ? Nossa vai ser perfeito. Magina ainda a Clara por ciumes perguntar pra Marina : – Adorei a noite Marina foi tudo muito lindo e imagino que a sua tambem ne pelo que a Vanessa me falo. Marina responde: – Ela e eu somos so´ amigas nao tem nada serio so´ um amor inocente, ate´ porque quem eu amo nao me quer. ( SO´ UM ESBOÇO GENTE ) Essa dormida das duas pela Vanessa ser tao recalcada ela vai jogar na cara da Clara tenho certeza disso. #CLARINA

  • Bruna Machado Rodrigues diz: 8 de março de 2014

    A Giovanna esta desconfortavel?

    Leiam e tirem suas conclusoes:

    Giovanna Antonelli fala de Tainá Müller

    A atriz afirmou que tem “química” com sua colega de elenco: “Tenho química com qualquer um. Já tenho com a Tainá. Trabalho sem química para mim não existe. Sou uma atriz disponível, sempre aberta para me doar ao máximo”, disse Giovanna Antonelli.

  • Cida diz: 8 de março de 2014

    Nossa meta nesse mundo é ser feliz!!! Se a Clara e a Marina se sentirem felizes juntas, torço por elas sim,,, agora qto a questão de Cadu, fk doente, Clara não precisa abandonar no momento mais difícil da vida dele, mas tb não precisa fk fingindo estar bem com o casamento. Ela deverá apoiá-lo e ser feliz com a Marina,,,só acho!!!

  • Ciida Santos diz: 8 de março de 2014

    Clara , se sente desconfortável pelo que o autor quer passar. Ela está se descobrindo, e é difícil a própria pessoa aceitar a realidade..Faz parte do personagem dela, Giovanna Antonelli é uma atriz mt eficiente,,, Esse papel é fichinha pra ela!! Tá perfeita!!! E a Tainá tá Arrasandooooo!!! :)

  • Tatiana Lima diz: 8 de março de 2014

    Antonelly diz: Sou tão distante dos meus personagens, nunca me identifico com nenhum, mas me considero uma pessoa sincera, verdadeira”,(gshow) Ela está com medo de perder fãs, de perder patrocinadores. Teve cena das duas passeando de carro, em nenhum momento mostraram a marca do carro. As marcas tem medo de se associar a casais gays. O artista perde o merchandising, não é pra q.q um papel polêmico.

  • Jéssica diz: 8 de março de 2014

    Verdade Bruna, concordo, semana que vem promete e na outra, promete mais ainda, Marina fala de seus sentimentos/ Clara conversa com Marina/ Clara vai visitar Marina ao saber que ela caiu da escada, em fim, prometeee #Clarina <2

  • Mel diz: 9 de março de 2014

    Vejos os 2 lados: Marina chega junto pq ela é assim, isso não quer dizer que seja volúvel, podemos nos apaixonar milhares de vezes na vida até encontrarmos o amor. É o que sempre aconteceu e por eqto é paixão. Acho que as atitudes dela mudarão um pouco qdo vier o amor. Clara é novidade, nunca viveu nada assim, tudo novo, nem sabe o que pensar e nem se dá conta do que se sente e se sente. É como uma furacão passando na vida dela e não é fácil isso não. Paixões acontecem da noite para o dia, o amor não. Amor é construção, é história e acho que em breve começará essa construção. Torço para que fiquem juntas!

  • Bruna Machado Rodrigues diz: 11 de março de 2014

    Antonelly diz: Sou tão distante dos meus personagens, nunca me identifico com nenhum, mas me considero uma pessoa sincera, verdadeira”,mas tenho química com qualquer um. Já tenho com a Tainá. Trabalho sem química para mim não existe. Sou uma atriz disponível, sempre aberta para me doar ao máximo” So´ completar gente. E como perder fa essa pagina ta lotada de fas CLARINA, TWITTER tbm, FACEBOOCK. A Giovanna e a Taina so estao juntando fas. E outra a Giovanna depois desse papal ja fez um comercial ( que eu nao me lembro o nome, mas se nao me ingano e sabonete intimo ) e estreia no cinema com S.O.S ( alguma cosia pq tbm nao me lembro do nome ).

  • Bruna Machado Rodrigues diz: 11 de março de 2014

    CLARINA ARRASANDO EM REVISTA AMERICANA.
    When an AE reader sent us a tip about Em Familia, I leapt to attention. A stunning Brazilian lesbian photographer seducing an unsatisfied wife? Yes. Yes, please.
    Telenovelas are more known for high drama and heaving bosoms than queer visibility, but Brazilian audiences are clamoring for more girl y girl in Em Familia (In Family). While Em Familia isn’t the first telenovela to feature a lesbian couple, it is inciting a positive reaction among Brazilians- gay and non gay alike.
    “They are exploring this subject in a cute and extremely beautiful atmosphere,” Brazilian reader Carla rhapsodized, “and believe me, I don’t watch telenovelas. But it is impossible not to watch and love every scene they have together!”
    Clara (played by Giovanna Antonelli) is an unsatisfied housewife married to the unemployed Cadu (Reynaldo Gianecchini). Together they have one son, Ivan, played by Vitor Figueiredo. When Clara meets Marina, a stunning and gifted female photographer (Taina Muller), her life changes forever. Marina’s work is mostly composed of artistic nude pictures of women, which is exactly what my work would focus on if I was a photographer. Living in LA, if you want a girl to take off her clothes, all you have to say is “photoshoot” and le panties drop. Vanity is a many splendored thing. All you need is vanity.
    Marina’s go-to line is “nude photographs reveal a woman’s soul,” which is GENIUS, and eventually Marina convinces Clara to pose for her while Lana Del Rey’s “Born To Die” plays in the background. Pure sex. Watching Marina photograph Clara spinning around giddily in silken gowns seriously made my morning. I am thoroughly delighted by these two. FANTASTIC.
    After bonding with Marina, Clara is appalled and aroused to discover Marina is a homosexualist. Cadu warns Clara of Marina’s predatory sapphic proclivities, but Clara is not so much worried as intrigued. Clara confides in her sister, Helena, about Marina. Awesomely, Helena doesn’t react with homophobia or shock, but instead discusses the situation in an open and enlightened fashion. For the first time, Clara can be honest about her feelings for Marina. At the end of the scene, Clara ignores a phone call from Marina, and Helena says, “Answer and tell her you are a happily married straight mother… or are you afraid of telling Marina that you’re not interested?” Clara simply responds, “I am afraid of telling her that I am interested.”
    How does Marina feel about Clara? Is Clara just a straight conquest, or is Marina developing real feelings for a married woman? In another scene, Marina admits to a friend that she’s falling for Clara. Now that both Clara and Marina have acknowledged their feelings to themselves and others, shiz is about to go down. Marina has invited Clara on a work trip to Angra dos Reis to photograph a house. A romantic retreat is just what these two need to get naughty. I’ve seen a couple clips of the two flirting and while I have no idea what they’re saying, I really want them to say it to me.
    One last note: Clara’s story isn’t entirely fiction. Manoel Carlos, the writer of Em Familia, said that Clara is inspired by Daniela Mercury, a famous Brazilian musician. Last year Daniela Mercury, a divorced mother, came out as queer with her girlfriend. Daniela is now married to that girlfriend, and they’ve even published a book about their romance.
    I can’t wait to see how Clara and Marina’s story plays out on Em Familia. Special thanks to AE reader Carla, who brought this amazing story to our attention. Have any other AE readers been watching? What do you think of Carla and Marina’s romance? Have any of you read Mercury’s book?

    AQUI NAO TEM COMO POSTAR LINK, JOGUEM NO GOOGLE: Real life lesbian romance drives Brazil’s Em Familia – AfterEllen ! Sensacional a materia.

  • Bruna Machado Rodrigues diz: 11 de março de 2014

    Quando um leitor de AE nos enviou uma dica sobre Em Família, eu pulei a atenção. UmA fotógrafA lésbica brasileira deslumbrante seduzir uma mulher insatisfeita? Sim. Sim, por favor.
    Telenovelas são mais conhecidos por um grande drama e arfando seios do que visibilidade estranho, mas o público brasileiro estão clamando por mais menina y menina em Em Família (Em Família). Enquanto Em Família não é a primeira telenovela a contar com um casal de lésbicas, é incitar uma reação positiva entre os brasileiros-gay e gay não iguais.
    “Eles estão explorando este assunto em um ambiente bonito e muito bonito”, leitor brasileiro Carla rapsódia “, e acredite em mim, eu não assisto novelas. Mas é impossível não assistir e amo todas as cenas que elas têm juntAs! ”
    Clara (interpretada por Giovanna Antonelli) é uma dona de casa insatisfeita casada com o Cadu desempregados (Reynaldo Gianecchini). Juntos, eles têm um filho, Ivan, interpretado por Vitor Figueiredo. Quando Clara encontra Marina, uma fotógrafa deslumbrante e talentosa (Tainá Muller), sua vida muda para sempre. O trabalho de Marina é na sua maioria composta de artísticas fotos nuas de mulheres, o que é exatamente o que o meu trabalho iria incidir sobre se eu era um fotógrafo. Vivendo em Los Angeles, se você quer uma menina para tirar a roupa, tudo que você tem a dizer é “photoshoot” e calcinha le cair. A vaidade é uma coisa maravilhosa. Tudo que você precisa é vaidade.
    Marina de go-to linha é “fotos nuas revelar a alma de uma mulher”, que é um gênio, e, eventualmente, Marina convence Clara a posar para ela, enquanto Lana Del Rey “Born To Die” toca ao fundo. Sexo puro. Assistindo Marina fotografia Clara girando vertiginosamente em vestidos de seda feito a sério a minha manhã. Estou completamente encantada com essas duas. FANTÁSTICO
    Após a colagem com Marina, Clara está consternado e despertou para descobrir Marina é uma homossexual. Cadu avisa Clara de tendências sapphic predatórias de Marina, mas Clara não é tanto preocupada quanto intrigada. Clara confessa a sua irmã, Helena, sobre Marina. Impressionante, Helena não reage com a homofobia ou choque, mas ao invés discute a situação de uma forma aberta e esclarecida. Pela primeira vez, Clara pode ser honesto sobre seus sentimentos por Marina. No final da cena, Clara ignora um telefonema de Marina, e Helena diz: “Atender e lhe dizer que você é uma mãe em linha reta bem casado … ou você tem medo de dizer a Marina que você não está interessado?” Clara simplesmente responde “Eu tenho medo de dizer a ela que eu estou interessado.”
    Como é que Marina se sente sobre Clara? É Clara apenas uma conquista em linha reta, ou é Marina desenvolvendo sentimentos reais para uma mulher casada? Em outra cena, Marina admite a um amigo que ela está se apaixonando por Clara. Agora que tanto Clara e Marina têm reconhecido os seus sentimentos para si e para os outros, shiz está prestes a ir para baixo. Marina convidou Clara em um trabalho viagem para Angra dos Reis para fotografar uma casa. Um retiro romântico é apenas o que as duas precisam ficar impertinente. Eu vi um par de clipes dois paquera e enquanto eu não tenho idéia do que elas estão dizendo, eu realmente quero que eles dizem isso para mim.
    Uma última nota: a história de Clara não é inteiramente ficção. Manoel Carlos, o autor de Em Família, disse que Clara é inspirada por Daniela Mercury, uma famosa música brasileira. No ano passado, Daniela Mercury, uma mãe divorciada, saiu como estranha com sua namorada. Daniela agora é casada com aquela namorada, e elas até mesmo publicou um livro sobre seu romance.
    Eu não posso esperar para ver como a história de Clara e Marina se desenrola em Em Família. Agradecimentos especiais ao leitor AE Carla, que trouxe esta história incrível para a nossa atenção. Algum outros leitores AE observando? O que você acha de Carla e Marina o romance? Algum de vocês já leu o livro de Mercury?

    TRADUÇAO DA MATERIA ACIMA ! E ISSO E´ PQ ELAS CORREM O RISCO DE “PERDER”OS FAS… HAHA #CLARINA.

  • ANA diz: 11 de março de 2014

    Elas são perfeitas juntas, obvio que vai cair na graça de todos, exceto dos preconceituosos, né?
    Caramba… Algumas pessoas sem argumentos convencíveis não estão curtindo o casal lésbico da novela, e a desculpa, qual é? é que a Clara é casada e está, de certa forma, “traindo” o marido que a ama ¬¬ avá convenhamos, né? Da mesma forma que Clara “está” a Helena está também, ela pensa muito no Laerte, além disso, o Virgílio parece amar muito “Leninha” e nem por isso a galera mete o pal p/ falar ¬¬ A NOVELA SÓ TA BOA POR CAUSA DELAS!

  • Bruna Machado Rodrigues diz: 11 de março de 2014

    Concordo Ana so´ tem graça por causa delas. Amei a Clara sonhando com a Marina. #CLARINA .

  • Jéssica diz: 12 de março de 2014

    Gente, elas estão bombando la fora, o povo é hipócrita, fica nessa ladinha, porque é mulher, a Helena fica pensando no Laerte e ninguém fala nada, aposto que muitos também, vão querer que a Shirley pegue o Laerte pra ela néh, sendo que Verônica, está sempre ali com ele, mas vão aceitar tudo que shirley fizer, pra ficar com o Laerte, mas porque são duas mulheres, ai o povo desce o pau, eu não sou gay, mas a história é de uma sensibilidade incrível, é a realidade de muitos, o que importa é o amor gente.

    Clarina >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> abismo>>>>>>>>>>>>>>>>>>> o resto dos núcleos da novela

  • maya diz: 12 de março de 2014

    A giovanna esta otima,e esse papinho de perder propaganda é ridiculo,sao otimasatruzes,so assisto pela historia delas,o resto é resto…,acho que o desconforte da personagem clara,a atriz giovanna esta bacana e o olhar dela mostra a quimica das personagens e o desejo que sente pela marina,eu acho a taina muller otima,esta ate agora perfeita na novela,elas vao ficar um tempo separadas,mas isso vai servir de teste para sabermos se elas se gostam de verdade ou nao,n vi nenhuma falha na historia delas ainda.s2 clarina

  • Bruna Machado Rodrigues diz: 12 de março de 2014

    OLHA O QUE EU ACHEI NAS ULTIMAS HORAS:

    Giovanna Antonelli comemora torcida do público por romance de Clara e Marina em novela
    Por FAMOSIDADES
    SÃO PAULO – O relacionamento de Clara (Giovanna Antonelli) e Marina (Tainá Müller), de “Em Família”, está dando o que falar.
    Apesar da resistência inicial ao envolvimento entre a fotógrafa e a dona de casa, parece que o público passou a torcer pelo casal.
    Tanto que o futuro casal ganhou até um apelido carinhoso dos fãs, que consiste na junção dos nomes Clara e Marina. A página ‘Clarinas’, no Facebook, tem mais de mil curtidas e, no Twitter, a hashtag ‘Clarina’ está entre as mais tuitadas.
    A repercussão das personagens da trama de Manoel Carlos também ganhou níveis internacionais.
    O site americano ‘After Ellen’, considerado o principal voltado a mulheres lésbicas e bissexuais e um dos 50 mais influentes do mundo, está torcendo pelo romance das duas.
    Giovanna Antonelli, intérprete de Clara, revelou que torce para que o romance emplaque logo e comemorou a aceitação do público.
    “Adorei o ‘Clarina’. Muito bacana a repercussão que estamos tendo com as personagens. Realmente a rede é um bom termômetro para o nosso trabalho. Acho que a torcida está bem dividida. Vamos aguardar as cenas dos próximos capítulos”, avaliou em entrevista ao jornal “O Dia”.

  • Bruna Machado Rodrigues diz: 12 de março de 2014

    O Cadu podia ficar com a Veronica . Os dois vao ser socios mesmo .

  • Bruna Machado Rodrigues diz: 12 de março de 2014

    Verdade JESSICA. Magina quando a clara disser que quer um tempo pra Marina? nossa vo chorar mto ou provavelmente ficar mto mal. kk #CLARINAS

  • Ilana Mendes diz: 13 de março de 2014

    Quantas vezes vimos em novela um cara livre, galinha, mulherengo, que se apaixona e muda totalmente. Isso acontece muito e a tv mostra muito isso também. Isso não pode acontecer com uma mulher também? Por que com Marina não pode ser assim? Ela nunca se apegou a ninguém, mas e daí? Ela não poderia se apaixonar por Clara e mudar também? Como foi falado nos comentários acima, infelizmente há muitas pessoas ainda, com o “preconceito velado”.
    Sobre o fato da doença de Cadu, concordo com a Bruna Machado Rodrigues. Gente, o personagem foi criado, e oferecido a Reynaldo Gianecchini, então não julguem Maneco! Ele não obrigou ninguém a fazer o novela, da mesma forma que Aline Moraes não aceitou o trabalho por um acontecimento em sua vida pessoal, Gianecchini poderia muito bem abdicar do papel, se isso o incomodasse de alguma forma por causa dos últimos acontecimentos em relação a sua saúde. O fato de ele ter aceitado interpretar o papel, só mostra que ele passou por tudo de cabeça erguida, superou o que aconteceu e está bem com tudo isso.

  • Poliana diz: 13 de março de 2014

    As duas tem que ficar junta,não vai ter graça nenhuma se elas não ficarem juntas,pra mim a novela vai ficar sem graça e chata..

  • Jana diz: 15 de março de 2014

    E a Tainá heim ? Que olhar é esse que ela tem? Céus!
    Como é sedutora e hipnotizante! Como disse a Clara no capítulo de ontem :”pega fogo ”
    Tenho certeza que o público vai amar, aliás já está. São as cenas de MAior audiência.
    Parabéns para a Tainá Müller!

  • josilene diz: 16 de março de 2014

    assisti ao capítulo de ontem, e não gostei quando a personagem Branca disse a Wanessa que Marina já fizera festa igual para a assistente anos antes. Soou como se Marina fizesse festa de aniversário glamourosa para toda mulher com a qual quer ir pra cama,e depois que cansa da novidade deixa pra lá. Pode não ter sido a intenção de Maneco,mas entendi assim. Realmente torço para que a história delas deslanche de vez, e que essa “Marina” que não se apegava a ninguém possa ter encontrado em Clara o amor real. Afinal, tantos homens são mulherengos, saindo com todas, sem ficar com nenhuma, até encontrarem o amor, mulher também pode ser.

  • Livia diz: 16 de março de 2014

    Gente, com a CLARA vai ser diferente, porque a MARINA vai ter que lutar muito por esse amor. Passar por muitas barreiras . E justamente por isso, irá valorizar sua conquista. Ela encontrou finalmente sua alma gêmea.

  • ANA diz: 17 de março de 2014

    Respeito a opinião de todos e não julgo quem quer se relacionar com pessoas do mesmo sexo, só quem julga é DEUS. Como conheço a palavra e sei que isso não é certo deixarei de assistir a novela a partir de hoje, pois daqui há alguns anos o mundo verá o resultado de tanta deliberação e as pessoas só valorizando a carne e promiscuidade. Fico perplexa de tantas opiniões vazias, dando tanta enfase a algo tão banal e tão promiscuo. Sei que saio como careta e ridicula. Um dia toda esta manifestação do demonio e todos caindo na graça dela veram o resultado. Lamento pelos que não leem a biblia e estão esquecendo de DEUS.

  • Miriam Figueredo Donato diz: 17 de março de 2014

    ANA:

    Eu sou casada com um homem incrivel. Minha irma Joana mais velha que eu e´ medica e adora ajudar as pessoas as crianças principalmente ela tem um relacionamento com outra mulher chamada Fernanda que e´ professora de Historia no ensino medio. A uns dois anos elas adotaram uma menina linda chama Victoria que nenhum outro casal queria adotar pela menina ter 5 anos hoje em dia ela vai fazer sete e ano passado adotaram um menino chamado Daniel de 10 anos que vai fazer 11. Eu nunca vi meus sobrinhos tao felizes e se vc pega a historia dessas crianças voce fica chocado por que sao pais que sao drogados ou que simplismente abandonam e nenhum casal hetero que adotar pq sao crianças com idade avançada. E tanto quanto a Victoria quanto o Daniel chamam elas de maes e amam elas como uma familia normal. Minha irma e minha cunhada tem um respeito uma pela outra e pelo proximo que da gosto de ver. Elas vao a IGREJA sao catolicas. Agora elas ajudam o proximo, sao felizes e nao fazem mal a ninguem… Me responde so´ uma coisa… Sera que Deus vai condena-las so´ se baseando na BIBLIA? Por que me desculpa pode ser ate besteira minha, mas acima de tudo as pessoas devem amar ao proximo como a si mesmo e Deus sobre todas as coisas. Por que uma coisa e´ vc se deitar com alguem por luxuria e outra e se deitar com alguem por amor. e minha irma ate namorou homens ficou noiva de um mais ela era infeliz. E me diz vale a pena uma vida dessas so´ para ir com que a igreja acredita? Posso ate estar sendo mesquinha, mas nao acredito que amar alguem independente de sexo, religiao, cor… seja pecado. E se Deus criou eles assim? Nao acredito que alguem possa amr tanto outra pessoa de pirraça ou por capricho. Eu sei por que convivo com esse tipo de relacionamento. Independente de ser certo uma coisa eu sei elas sao felizes, ajudam o proximo e tem mais meus sobrinhos tem orgulho delas na escola e pedem bença todo dia de manha. Entao procure primeiro saber como vivem essas pessoas antes de julga-las “esfregando” a biblia na face delas.

  • Bruna Machado Rodrigues diz: 17 de março de 2014

    MIRIAM:

    isso ai mesmo prima .

  • Miriam Figueredo Donato diz: 17 de março de 2014

    ANA:

    Eu sou casada com um homem incrivel. Minha irma Joana mais velha que eu e´ medica e adora ajudar as pessoas as crianças principalmente ela tem um relacionamento com outra mulher chamada Fernanda que e´ professora de Historia no ensino medio. A uns dois anos elas adotaram uma menina linda chama Victoria que nenhum outro casal queria adotar pela menina ter 5 anos hoje em dia ela vai fazer sete e ano passado adotaram um menino chamado Daniel de 10 anos que vai fazer 11. Eu nunca vi meus sobrinhos tao felizes e se vc pega a historia dessas crianças voce fica chocado por que sao pais que sao drogados ou que simplismente abandonam e nenhum casal hetero que adotar pq sao crianças com idade avançada. E tanto quanto a Victoria quanto o Daniel chamam elas de maes e amam elas como uma familia normal. Minha irma e minha cunhada tem um respeito uma pela outra e pelo proximo que da gosto de ver. Elas vao a IGREJA sao catolicas. Agora elas ajudam o proximo, sao felizes e nao fazem mal a ninguem… Acima de tudo as pessoas devem amar ao proximo como a si mesmo e Deus sobre todas as coisas. Por que uma coisa e´ vc se deitar com alguem por luxuria e outra e se deitar com alguem por amor. e minha irma ate namorou homens ficou noiva de um mais ela era infeliz. E me diz vale a pena uma vida dessas so´ para ir com que a igreja acredita? Posso ate estar sendo mesquinha, mas nao acredito que amar alguem independente de sexo, religiao, cor… Nao acredito que alguem possa amr tanto outra pessoa de pirraça ou por capricho. Eu sei por que convivo com esse tipo de relacionamento. Independente de ser certo uma coisa eu sei elas sao felizes, ajudam o proximo e tem mais meus sobrinhos tem orgulho delas na escola e pedem bença todo dia de manha. Entao procure primeiro saber como vivem essas pessoas antes de julga-las.

  • Bruna Machado Rodrigues diz: 17 de março de 2014

    Na minha opniao amor e´ amor dependente de raça, cor, time de futebol… Amor e´ amor quando e´ sincero quando vc sente na alma e´ quando vc planeja uma vida inteira com aquela pessoa isso e´ amor pra mim vc ser feliz sem machucar ngm. E se isso for errado eu prefiro ser mto burra. E por isso apoio MUITOOOOOOOO #CLARINA !

  • Bruna Machado Rodrigues diz: 17 de março de 2014

    #CLARINA. Ja deram certo a maioria do publico ama elas. Taina e Giovanna estao otimas na interpretaçao. Novela so tem graça por causa delas. FOREVER #CLARINA.

    OBS: AMEI O THIAGO E O MATHEUS NOS MELHORES DO ANO ELES SE EMOCIONANDO FOI MUITO FOFO. #TATAZIKA . AMEI ELA ONTEM TBM KKK

  • Bruna Machado Rodrigues diz: 18 de março de 2014

    Marina perfeita com aquele olha pra Clara quando ela tirou o ropao e mostrou a langerie. Amei quando a Clara disse: – Só uma pessoa que me ama e me conhece muito bem me daria um presente que é tão a minha cara… Tipo foi a MARINA quem escolheu pra vc kk’ . Perfeitas. #CLARINA.

  • Christina diz: 19 de março de 2014

    Sou hetero + me encantei pela historia das duas espero que ela fiquem juntas no final pq quem sente amor de vdd sabe que e verdadeiro.

  • Odete diz: 19 de março de 2014

    torço pelas duas porque vejo amor sincero e isso e´ oq importa.

  • Gisa diz: 19 de março de 2014

    Melhor colocar uma TV a cabo para assistir algo que possamos com os filhos, pq ultimamente o que se percebe da Globo é que estão tentando empurrar nas pessoas que se relacionar com uma pessoa do mesmo sexo é normal e muito bonito, é realmente isso que vcs querem para os filhos de vcs? Mas sejam sinceros consigo mesmo ao responder.

  • america diz: 20 de março de 2014

    A globo esta de parabéns mostrando a realidade do preconceito em relação os gay acho que deveria colocar os dois lado tanto homem com homem como mulher com mulher veja o lado bom disso tudo a te nas igreja tem qual o pecado das duas em relação a isso tem casos pior do que esse da novela vamos acabar com o preconceito ama e ser amados só quem pode julgar e deus e quem não tiver pecado quer atire a primeira pedra.

  • Katia Souza Leão diz: 20 de março de 2014

    Maneco deveria fazer um triangulo amoroso com Cadu, Clara e Marina, seria bem mais interessante, e já que o lance é escrachar ficaria no mesmo nível.

  • Miriam Figueredo Donato diz: 21 de março de 2014

    GISA:

    Eu tenho filho de dez anos e ele assisti a novela quando nao esta dormindo. E conversamos sobre esse tipo de relacinamento quando ele me questionou como funciona e desde essa idade eu quero que ele entenda que ninguem no mundo e´ obrigado a aceitar ninguem mais e´ todo mundo obrigado a respeitar. Graças a esse tipo de novela ou reportagem que o Brasil vai ficando menos e menos preconceituosos. E faz bem para as proximas geraçoes entenderem que amor e´ amor e amor nao se explica. O Brasil hoje em dia e´ menos preconceituosos que antes so´ precisa ser mais “educado” em relaçao ao proximo e deixar que cada um cuide da sau vida. Pq eu estou criando meu filho como um ser humando e fazendo ele ver as pessoas como iguais e qeu cada um tem DIREITO de ser feliz e nao um futuro skinhead. Entao apoio sim esse tipo de novela, ou reportagem ou seja oq for que mostre que antes de serem homosexuais eles sao seres humanos.

  • Bruna Machado Rodrigues diz: 21 de março de 2014

    FALEM AGORA QUE AMOR NAO E´ TUDO IGUAL? O jeito que a MARINA sofreu ao tirar a CLARA do coraçao dela foi o A+ da novela o jeito que ela se machuca foi incrivel, foi verdadeiro quem ja se iludiu por um amor sabe como e´ e se identificou e quem aidna nao quiser ver… Passa colirio ou continua com os oculos escuros . ;) . #CLARINA.

  • Fernanda rebuli diz: 22 de março de 2014

    Eu SÓ ASISTO A NOVELA PARA VER CLARA E MARINA JUNTAS EU SOU APIXONADA PELAS DUAS …. Espero ver elas se beijando sucesso na novela

  • Fernanda rebuli diz: 22 de março de 2014

    Eu já se apaixonei assim a história das duas e minha história !!! Encantada com a novela e apaixonada pela clara !!!

  • Luciana diz: 22 de março de 2014

    Tava demorando pra aparecer os comentários preconceituosos… O debate tava tão bom, saudável. Aí vem esse povinho hipócrita falar em demônio e tal. Vocês que falam tanto em Deus seguem a risca tudo que está na bíblia? DUVIDO!! Ninguém tem a obrigação de aceitar, mas tem o dever de RESPEITAR! E o que fazem aqui lendo o tópico se não gostam? Que contradição, né? Francamente, eu não consigo acreditar q gente assim, que gosta de ofender os outros, seja feliz. E viva CLARINA! Torço muito pra dar certo e acho que agora o autor começou a mostrar uma Marina mais humana, expondo realmente seu amor pela Clara.

  • Bruna Machado Rodrigues diz: 25 de março de 2014

    ISSO MESMO LUCIANA E FERNANDA FALARAM POUCO MAIS FALARAM BONITO. VIVA CLARINA. #CLARINA

  • Ilana Mendes diz: 26 de março de 2014

    Vocês deviam parar de usar do nome de DEUS para julgarem os outros. Ninguém aqui está tentando obrigar ninguém a aceitar nada. a intenção aqui é apenas fazer com que haja RESPEITO, e a GLOBO NÃO ESTÁ INCENTIVANDO NADA! Maneco está apenas mostrando um coisa que já acontecia desde muito tempo atrás, porém as pessoas não se assumiam como hoje, eram impedidas de serem livres, o que vamos combinar, é um absurdo! Oque a Globo está fazendo tem um papel social importantíssimo, CONSCIENTIZAÇÃO. E para os que vão parar de assistir a novela, só me resta dizer um “Sinto muito” Pois a histórias está cada vez mais linda e sendo contada por duas atrizes simplesmente feras!

  • Fatima Kakau diz: 27 de março de 2014

    A Clara e Marina,a cada dia estao apaixonantes,..adorei esse novo drama,…..espero q ao fim desse trama estejam juntas,…..

    a histórias está cada vez mais linda `”

  • fátima kaku diz: 27 de março de 2014

    amei esse novo drama,…espero que elas fiquem juntos…..

  • MARGARETE diz: 31 de março de 2014

    Acho simplesmente desnecessário abordar temas desta natureza, não tenho nenhum preconceito, cada um faz a sua opção sexual ao seu bel prazer, no entanto, acredito ainda na instituição família e este é o motivo de achar desnecessário mostrar isto na TV e principalmente no horário nobre. Há que se lembrar que crianças assistem a este horário e vendo relações entre duas pessoas do mesmo sexo podem sim acreditar que isto é normal. A novela em questão é péssima nem parecer ser obra de autor tão renomado e respeitado que já nos apresentou tantas obras maravilhosas.

  • anne diz: 1 de abril de 2014

    é um tema polêmico , um tema atual , a luta pelos direitos gays , a luta para ser respeitado independente de quem você ama , acho um tema para se discutir com filhos tenho 2 filhos ,um de 7 anos e outro de 2 anos, o de 2 anos não assiste novela e o de 7 anos assisti a novela das seis , ele dormi as 8:00 no máximo as 8:30 que eu acho que deveria ser horário de criança dormir ,não acho saudável criança dormir tarde , e a novela é indicada para faixa de 12 anos que não é bem crianças e sim adolescentes , mas quando meu filho tiver idade para assisti-la vou deixa-lo e responder suas duvidas e perguntas o mais clara e normal possível.

  • Re diz: 11 de abril de 2014

    Bom, acho interessante todos os comentarios postados aqui, as opniões, o que muitos pensam e o que muitos relatam, inclusive as torcidas, pois eu tambem torço, mas torço por minha vida que vivo uma história tão real e tão identica a essa, o que posso afirma´r que não é algo ficticio, pois só estou aqui como alguém que vive uma vida tão parecida com essa “ficçao”. O que muda na novela da minha vida é que não tenho uma vida como a Marina, então acredito que quando se ama não existe doença nem filho e muito menos familia e pior ainda o dinheiro que impeça de viver uma vida, pra mim amor quando bate pelo olhar ele não vê o sexo… ele apenas sente o que o olhar transmite. Mas sou uma torcedora pela Marina e pela clara e também a maior torcedora da minha vida. abraços a todos

  • Marlene Iadocicco diz: 12 de abril de 2014

    GALERA …. OS NOVELEIROS JÁ ESTÃO EXAGERANDO E FICANDO MUITO REPETITIVO !!! TODOS SABEMOS QUE NÃO É NORMAL MULHER C/MULHER…HOMEM C/ HOMEM. DEUS FEZ O HOMEM E A MULHER PARA SE AMAREM E PROCRIAREM…AGORA FICAM INVENTANDO ESSAS HISTÓRIAS GAYS COMO SE ISSO FOSSE A COISA MAIS NATURAL DA FACE DA TERRA.
    (NADA CONTRA…SEM PRECONCEITOS) INCLUSIVE TENHO UM PARENTE GAY E MUTO AMADO POR TODA FAMILIA , QUE TAMBEM É CONTRA ESSA EXPOSIÇÃO ABSURDA EM NOVELAS ! PAREM COM ISSO E DEIXEM AS PESSOAS EM PAZ CADA QUAL COM A VIDA QUE ESCOLHER.

  • nidi diz: 13 de abril de 2014

    O que é normal ? defina o que é normal , para mim normal e ter uma vida feliz, é não machucar as pessoas por serem diferentes , é tentar fazer deste mundo um mundo mais justo para todos , com menos desigualdade , menos violência , não me importo com amor dos outros , que se amem , homem com mulher , mulher com mulher , homem com homem pois quem sou eu para dizer o que é normal ou não em relação ao amor , sou uma simples mortal vivendo neste mundo caótico em que elegemos pessoas que não se importam com agente , em que precisamos pagar impostos altíssimos mais não vemos nenhum retorno destes em que saímos de casa e não sabemos se voltaremos com vida para mim isso sim não é normal , mas a vida particular , seus desejos, seus amores , suas tendências por homem ou mulher para mim é normal pois não me afeta , não vejo forma de me prejudicar ou me ofender apenas vejo como escolhas de vida que devem ser sempre respeitadas é por que não colocados como tema em uma novela , estamos com medo do que ? de ver todos os dia na novela o que existe na vida real , é melhor colocar o amor nas novela do que pedofilia, violência,corrupção por que isso já estou cansada de ver em revistas, jornais e internet , quero ver mais amor , romance , drama é claro com um pouco de realidade mais só um pouco.

  • nete diz: 13 de abril de 2014

    porcaria de novela amo a rnovela das 9 mas essa ta ruim de mais da conta…..

  • Julia diz: 15 de abril de 2014

    A novela está péssima em minha opinião. E, em especial, o caso ”Clarina” está muito CHATO. Não é preconceito não, pois por exemplo ameiiii Felix e o Carneirinho hahahaha. Nesta novela Em Família tá muito forçado, e essa Marina tá forçando muito, tá chata.

  • Henrique Lima diz: 17 de abril de 2014

    Na verdade eu prefiro o casal #Cladu (Clara e Cadu), por que Marina não percebe mais só entrou nessa história para separar um casal que era feliz até ela aparecer.

  • MAÍLA SANTOS diz: 18 de abril de 2014

    EU ACHO QUE FOI MUITO BOM ESSA NOVELA TER CRIADO O CASO ‘CLARINA’, TENHO CERTEZA QUE EXISTEM MUITAS MULHERES NESSA SITUAÇÃO, SE CASAM PRA SEREM FELIZES, MAS CASAMENTO HOJE EM DIA É COMO ACERTAR NA LOTERIA. MUITOS MARIDOS DEMOSTRAM DEPOIS DO CASAMENTO, REALMENTE QUEM ELES SÃO. OS HOMENS SÃO MACHISTAS, SÓ PENSAM EM SEXO, DEPOIS DO CASAMENTO NÃO SABEM TRATAR MAIS AS MULHERES COM CARINHO , ACHAM QUE APENAS SUSTENTAR A FAMILIA É SER MARIDO E SER PAI. EU ACHO QUE AS MULHERES AINDAM NAO OBTEM O SEU VALOR QUE MERECE. E O CASO CLARINA VAI SER BOM PORQUE SE ACONTECESSE ISSO COM CADA MULHER NA SITUAÇÃO DE CLARA SEUS MARIDOS IAM APRENDER A DAR MELHOR VALOR NELAS………

  • Fabiana diz: 18 de abril de 2014

    Realmente, eu tô achando que essa novela tá chata pq o Maneco não conclui nenhuma história… ele fica criando problemas o tempo todo e ninguém relaxa… curte o momento…. para piorar, a midia fala uma coisa e na hora h acontece outra… isso cansa a blza pq vc cria espectativas e depois a coisa desanda… Recado para Maneco: tudo bem criar intrigas, mas deixa a gente curtir os novos casais um pouco… dá um tempinho e depois vc dá uma sacudida para a trama tb não ficar monótona… ajudaê a audiencia, pls?!!!!

  • Maria Helena diz: 18 de abril de 2014

    Faz tempo que não comento este tópico, fico feliz de ler comentários coniventes com minha opinião.
    Não suporto a dupla CLARINA, para mim o pior nucleo da novela.
    Não tenho nenhum preconceito e apaixonei por Felix e o Carneirinho, a Clara parece uma adolecente inconsequente e a Marina, merece um titulo de MC Ostentação

  • Celina diz: 19 de abril de 2014

    Tem um monte de lésbicas frustradas com nesses comentários, mulheres que nunca tiveram pegadas de homem de verdade, podem me chamar de careta, preconceituosa, não me importo. sou adepta do amor homem e mulher e lindo, eu, minha família e muita gente que conheço deixou de assistir essa novela de mau gosto. Antes torcíamos para os casais(homem e mulher) darem certo e suas famílias, hoje o povo atoa torce pela safadeza, e o fim e a exterminação da humanidade. Para os chamados moderninhos sem noção! to fora, fiquem com essa mentira de felicidade que vocês criaram, no fundo vocês são frustradas e infelizes por isso procuram sua felicidades no mesmo sexo, depois dessa vai virar moda humanos com bicho, ridículos, e tem gente nesses comentarios que ainda usa o nome de Deus, como se Deus aceitasse essas safadezaas humanas, se eu gostasse de mulher eu mesma me apalpava nao tem misterios. Nao via nem uma quimica entre as atrizes e sim nojo.

  • michela fernanda diz: 28 de abril de 2014

    tudo na vida pode ACONTECER SENDO CASADA OU NAO NIMQUEM MANDA NO SEU CORACAO O MEDO DE SE ASSUMIR PARA ALGO NOVO NAO PODEMOS DEIXAR QUE O PRECONCEITO TIRE NOSSA FELICIDADE SOU MULHER E SOU GAY SOFRI MUITO NO COMEÇO MAS QUANDO ACEITEI QUEM REALMENTE SOU TUDO MUDOU SOU FELIZ E TENHO MUITA AMIZADE E O QUE VCS ESTAO FAZENDO FICO FELIZ POR MOSTRAR QUE SOMO SER HUMANO IGUAL A TODOS

  • Le diz: 9 de maio de 2014

    Essa parte da novela me da nojo,simplesmente horrível! Acho linda a familia da clara,problemas toda familia tem,mais nem por isso largamos tudo e vamos nos aventurar a essa situação,muito fora da realidade.Bom de Familia essa novela não tem nada! e espero que a “Clara” não deixe sua familia para se relacionar com a Marina.

  • Lorena diz: 11 de maio de 2014

    Assisto a novela e gosto muito. Concordo que a novela mal começou, mas já mostrou o suficiente. Mostra Marina como um aventureira, demostrando não amor pela Clara mas sim um paixão que acaba sendo egoista pensando somente nela e esquevendo de uma criança que os pais “juntos” e muitas vezes colocando Clara contra a parede. Mostra que Clara não aparenta ser infeliz no casamento mas sim passar por uma crise como ela mesmo fala em algumas cenas com o marido que eles dois já passaram por muitas coisas juntos
    Não vejo uma química entre as duas pois Clara não corresponde a altura. Não sou preconceituosa mas pra mim essa relação em cima do muro já ta cansando.

  • liza diz: 13 de maio de 2014

    assisto a novela diariamente e ja estou farta da indecisão da clara,pois a marina esta destruindo a vida dela de tanto esperar pela decisão da clara, nem trabalha direito de tanta anciedade.

  • liza diz: 15 de maio de 2014

    demais ontem marina ajudando a clara no bistro,clara assume logo que é a marina que você ama,converse com o cadu partilhem a guarda do ivan,e vão ser felizes de verdade.
    pois clara não é feliz de verdade com cadu nem marina é feliz sem a clara.

  • luiza diz: 25 de maio de 2014

    é certo cada um ter sua própria opiniao mais gente, vcs que sao contra o casal tem que se conter,. a clara e a marina sao a principal atraçao da novela e se elas n ficarem juntas a novela em familia vai perder 90% de audiencia pois a maioria só assiste ela por causa das duas.

  • Maria Helena diz: 5 de junho de 2014

    O casal não me convenceu.
    Sem qualquer preconceito gosto de histórias que envolve a alma como aconteceu com Nico e Feliz.
    Tenho nojo desta parte da novela.
    Enfim esta para acabar, finalmente., tomara que novos escritores esqueçam um pouco esta tecla de bi, gays e afins já deram o recado e tudo que é demais enfada.

  • eullavitoria diz: 9 de junho de 2014

    muito sem graça,casal sem sal.ate combinaram as duas mas falta extase,falta emoção,falta sentimento,falta adrenalina,falta amor….ta sem graça sem sal,chato,e não faz sentido largar o marido e o filho,porque ela não viveu seu romance sem magoar o filho,e ficar alfinetando o marido…coisa chata descpção

  • GILBERTO SERAFIM BRAGA diz: 14 de julho de 2014

    TENHO CERTEZA QUE É FORÇAÇÃO DE BARRA DA GLOBO!!!A AUDIÊNCIA FOI BAIXÍSSIMA, ESPERO QUE TENHAM OUTRO ASSUNTO PQ ESTÁ DIFÍCIL DE ENGOLIR A SEPARAÇÃO DE UMA FAMÍLIA FELIZ, PARA UM RELACIONAMENTO ONDE A MULHER QUER PROVAR QUE FAZ O QUE QUER, ESQUECE QUE CASOU E TEM RESPONSABILIDADES, ASSIM COMO O HOMEM QUE SE CASA TAMBÉM.
    NUNCA OUVI DIZER QUE SE FAZ FILHO MULHER COM MULHER OU HOMEM COM HOMEM.ENTÃO, NÃO CASEM, POIS CASAR É PARA FORMAR FAMÍLIA ESTÁVEL EM TODOS OS SENTIDOS. NÃO AFRONTEM A NATUREZA. UM DIA ELA SE REBELA TAMBÉM.

Envie seu Comentário