
João Miguel Júnior, TV Globo
Quem para na frente da TV para assistir a uma novela de Manoel Carlos já sabe o que esperar. As tramas cotidianas são uma especialidade do autor, com cenas longas e arrastadas, mostrando as personagens na feira, no supermercado, tomando café da manhã, discutindo a relação…
Portanto, não podemos esperar planos de vingança e enredos eletrizantes como nas novelas de João Emanuel Carneiro, ou crimes misteriosos como nas tramas de Gilberto Braga e Sílvio de Abreu. Maneco é o cronista da vida real, não adianta reclamarem.
Aos 80 anos, o autor já está acostumado com os críticos de plantão. Em entrevista ao jornal O Dia, ele declarou:
- Não me incomoda porque é o tipo de novela que eu sei fazer, que sempre fiz. Não posso inventar um novo jeito só para agradar algumas pessoas.
Mas quando o assunto é emoção, Manoel Carlos é expert. Algumas das cenas mais marcantes que já vi na televisão brasileira aconteceram nas novelas dele. Como esquecer da troca de bebês em Por Amor, de Carolina Dieckmann raspando os cabelos em Laços de Família, de Bruna Marquezine se debulhando em lágrimas em Mulheres Apaixonadas, do banho de mar de Miguel (Mateus Solano) e Luciana (Alinne Moraes) em Viver a Vida…? Enfim, são tantos momentos memoráveis criados por Maneco que não sobraria espaço aqui.
Sobre a polêmica das diferenças de idade na novela Em Família, Manoel Carlos encerra de vez o assunto:
- Achei engraçado. Onde estavam essas pessoas e alguns críticos de televisão que gostam de incendiar algumas novelas quando Murilo Benício, de 42 anos, foi pai da Mariana Ximenes, de 32? E a Adriana Esteves, 44, foi mãe de Cauã Reymond, de 33? E a Giovana Antonelli, 37, foi mãe da Mariana Rios, 28? E a Daniela Escobar, 44, foi mãe da Tainá Müller, 31? Onde é que estavam todos que não viram isso?
Ponto pra ele! Depois dessa, nem falo mais nada…