Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Cansado de escrever novelas, Sílvio de Abreu se dedica à supervisão de novos autores

01 de março de 2014 5
Divulgação, TV Globo

Divulgação, TV Globo

Os autores da TV Globo, principalmente no horário nobre, são sempre os mesmos. Há muitos anos, Gloria Perez, Manoel Carlos, Aguinaldo Silva, Sílvio de Abreu, Gilberto Braga e Ricardo Linhares fazem uma espécie de rodízio, com o acréscimo apenas de João Emanuel Carneiro e, mais recentemente, Walcyr Carrasco.

Em outros horários, a ordem é renovação. Às 18h e 19h tivemos ótimas surpresas com novos autores, responsáveis por sucessos de audiência e/ou de crítica como Lado a Lado, Cheias de Charme, Cordel Encantado

Mas os novatos não estão nessa empreitada sozinhos. Autores veteranos trabalham na supervisão dos textos, passando toda a sua experiência para quem está começando. Ricardo Linhares auxiliou Filipe Miguez e Izabel de Oliveira em Cheias de Charme, Gilberto Braga foi o mentor de João Ximenes Braga e Cláudia Lage em Lado a Lado, e assim o ciclo de renovação vai sendo construído.

O próximo a abraçar a função de supervisor será Sílvio de Abreu, como ele mesmo conta ao jornal O Globo. Cansado de escrever novelas, ele pensa em se dedicar apenas a ajudar os estreantes. Responsável por supervisionar o texto de “Alto Astral”, novela das 19h que estreia no final do ano, Sílvio ressalta a importância dos novos autores:

- Quero que novos autores apareçam porque é deles que virão novas ideias. É por meio dessa oxigenação que o gênero vai continuar.

Sem previsão de voltar à tarefa de autor titular, Sílvio de Abreu brinca:

- Não tenho mais idade para isso, estou com 71 anos. Tô velhinho.

Concordo que o momento é de renovação, afinal, é de novas ideias que a teledramaturgia sobrevive até hoje. Por mais que os clichês de sempre estejam presentes, alguns toques de novidades sempre são bem-vindos. Acredito que é esse o caminho que os autores mais experientes acabarão tomando de agora em diante, o de apenas supervisionar o trabalho dos mais novos, passando seus ensinamentos e imprimindo um novo jeito de fazer novela.

Bookmark and Share

Comentários (5)

  • Nana diz: 1 de março de 2014

    Eu acho que a Globo tem que dar oportunidade aos novos autores. Nada contra os veteranos mas os dias de gloria deles já acabou. Deviam se dedicar á miniseries, teatro, sei lá. Os novatos tem cabeça fresca, cheia de novas ideias. Historias pro dia de hoje.

  • Clau diz: 1 de março de 2014

    Fecho com a Nana.

  • Luciano diz: 23 de abril de 2014

    Concordo plenamente que outros deverão de vir mas por favor sr Silvio de Abreu suas novelas são as melhores não tem outro igual a vc por enquanto

  • Rafael marques diz: 15 de maio de 2014

    Sim concerteza concordo,e agora temos o gênio joão emanuel carneiro e também o mestre walcir,é isso ai novas idéis para a plim plim…

  • MARCELO diz: 27 de junho de 2014

    AMO O SILVIO E AS NOVELAS DELE!!

Envie seu Comentário