Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Crise na novela 'Em Família': Manoel Carlos pressiona Jayme Monjardim e Globo muda de estratégia

15 de abril de 2014 95
Jayme Monjardim e Manoel Carlos/AgNews

Jayme Monjardim e Manoel Carlos/AgNews

A trama morna de ‘Em Família’ fez a Globo mudar sua abordagem com o público. Quem acompanha a emissora já percebeu as novas propagandas com os personagens falando em primeira pessoa e chorando os seus dramas para chamar o público. Segundo o colunista Léo Dias, até as vendas de revistas especializadas estão diminuindo. É o descontentamento com a história.

Além disso, Manoel Carlos está pressionando o diretor Jayme Monjardim em relação às trilhas sonoras. O autor acha  (e nós também) que há um uso excessivo da música de Tânia Mara (mulher de Monjardim) na trama. Curiosamente, a música é a trilha da história que é o ponto alto da novela: o casal “Clarina”.

Se fosse somente pela audiência, a novela já teria sido encurtada, mas com os problemas de elenco em Falso Brilhante, essa estratégia da Globo tem que ser muito bem pensada para não repelir o público de vez.

Bookmark and Share

Comentários (95)

  • helena barcellos jacques diz: 15 de abril de 2014

    So sei que como noveleira,estou na espera de uma novela decente,porque inacreditavelmente nao estou assistindo nenhuma novela.E so procurando noticiarios e filmes.

  • Clau diz: 15 de abril de 2014

    De fato, Tânia Mara é uma boa cantora e a canção é linda, mas se não cuidarem, vai acabar enchendo como aquela canção do Roberto Carlos em Salve Jorge, a Esse Cara Sou Eu. E por falar nele, todo mundo esperava pelo estouro do sucesso de RC nesta novela com a canção para Laerte e Helena, a versão brasileira para Love Letters – As Cartas de Amor, de RC, mal e mal foi tocada na trama. Helena não se tranca mais no quarto para olhar o teto e lembrar Laerte com Cartas de Amor ao fundo. Mas o casal CLARINA tem umas 4 ou 5 músicas, juntas.

    Só Vejo Vocês – Tânia Mara
    Born to Die – Lana del Rey
    L’Amour – Ana Cañas
    Lady Marmalade – Mary Nilson

    E ainda tem Coisa Linda com Caetano Veloso que toca com Cadu e Clara. Portanto, só elas, juntas, têm umas 5 músicas na trama. Mas obviamente Tânia Mara está no topo.

    E como eu disse, não esqueceram somente a música do RC,mas também o romance entre Laerte e Helena que precisa se definir. É muita conversinha na trama. O engraçado é que Maneco cobra a musiquinha da mulher do diretor, como se isso fosse o fracasso da trama. Mas é Maneco quem escreve a trama! É ELE quem está dando soníferos gratuitamente para o povo brasileiro. É flauta tocando… – mais de uma até! – … Piano, violão… Conversas familiares… Sandy cantando a insuportável cançãozinha Morada. É bonitinha, a letra, mas enche, quando é demais. E a vozinha da Sandy Leah, não dá!!

  • Larissa diz: 16 de abril de 2014

    Concordo sobre a música de Tânia Mara. Não aguento mais escutar essa música toda hora (e olha que até gosto de Clara e Marina). Ela nem boa intérprete é e o uso está mesmo excessivo desde a primeira semana que apareceu.

    E não gostei das novas chamadas, achei que grita “desespero”.

    Olha, eu até gosto dessa novela de um modo geral, só Laerte mesmo que me tira do sério. Só que até eu já estou torcendo para a novela acabar logo, porque estou vendo que está sendo um stress para todos os envolvidos.

  • Mariana diz: 16 de abril de 2014

    As novelas estão resumidas a sacanagem, mau caratismo , fico com vergonha de assistir a novela Em Família com a minha família,. Tenho saudade das antigas novelas, que tinha enredo,hoje as novelas só fazem apologia a vulgaridade.

  • SONIA GODOY ANDRADE diz: 16 de abril de 2014

    Acho que acabaram os estoques de apelações por audiência. Nem mulher com mulher agora ajuda mais. O público cansou de tanta desmoralização e falta de valores.

  • Bagual diz: 16 de abril de 2014

    Devia vir uma novela estilo Renascer, Pedra sobre pedra, O Rei do Gado, etc… novelas com mais histórias e menos viadagem. Agora toda novela tem que ter um casal gay.

  • Fabiana diz: 16 de abril de 2014

    A trilha sonora realmente é muito chata, lancem logo a trilha internacional pra dar uma animada.

  • joana santos diz: 16 de abril de 2014

    Concordo que a trilha sonora também não melhora em nada o ritmo parado da novela, para começar, a gravação da Ana Carolina, esticando a musica tema, Eu sei que vou te amar, já demonstra que a novela é arrastada. Globo acorda e dá uma acelerada!!!

  • SIMONE diz: 16 de abril de 2014

    Realmente o ponto alto é Clarina, o mais interessante, legal e que está valendo a pena assistir a novela, só acho que o autor tem que explorar mais este romance….

  • Simone diz: 16 de abril de 2014

    O ponto alto da novela é Clarina tem que investir mais neste romance…..

  • Rogéria Cristina diz: 16 de abril de 2014

    Falta contar a história de um grande amor. Helena e Laerte (eles têm química e são muito bons atores). A exemplo de obras comoventes como “Em Busca do Tempo Perdido” (Marcel Proust) e “O Amor nos Tempos do Cólera” (Gabriel Garcia Marques).

  • luis antonio diz: 16 de abril de 2014

    Galera, sabe o que acho de verdade? A Novela é maravilhosa, bem escrita e uma trama que me arrisco a dizer é exemplo de vida para quase todo mundo. Quem não passou por um problema que a novela aborda? Se não passou está pelo menos aprendendo para experiência. Infelizmente o povo quer tiro porrada e bomba, e não é esse o proposito da novela. Assim acredito que a historia é ótima mas infelizmente não para uma novela das nove da globo. Acho muito parecido com o seriado Parenthood que vi na Sony. Por isso acho que se passasse na HBO ou se fosse um livro viraria um Best-Seller, mas para o publico acostumado com Avenida Brasil, fica difícil alguém acompanhar, que pena.

    Maneco não merece passar por isso.

    Minha proposta é que a novela mudasse de horário e pudesse ficar mais quente, já que tipo 11hs a censura é bem menor.

  • kaka diz: 16 de abril de 2014

    essas novelas são ridiculas principalmente essa que apoia filha a ficar com o homem que a mãe gosta e que fez mal a sua familia safadesa total fora as outras imoralidades por isso não tem audiencia novelas da globo xeias de maus exemplos nem assisto mais .

  • Fabiana diz: 16 de abril de 2014

    Eles querem audiência?? Simples de resolver. Coloquem a Shirley fazendo maldade e não apenas alfinetando os outros como ela anda fazendo. Coloquem a Clara se envolvendo logo com a Marina ocasionando uma disputa de guarda do filho dela com o Cadu, Coloquem o Cadu se envolvendo com a médica gerando atritos entre ele e o Felipe. Coloquem a Helena disputando o Laerte com a filha, coloquem mais cenas da Branca já que ela tá fazendo mais maldades que a Shirley.

    Obs: Tirem a parte dos velhinhos que era pra ter humor e não tem humor nenhum, tirem aquelas conversas bobas daquela turma da faculdade e principalmente ‘TIREM A FLAUTA DO LAERTE!!!’ ..

    Pronto: Colocando algumas coisas e tirando outras, quero ver não funcionar.

  • Ana diz: 16 de abril de 2014

    A trilha sonora está péssima. E aquela música da Sandy?? Horrorosa e muito chata. Tinha uma época que tava tocando toda hora, agora diminuiu.
    Agora, essa novela é a que eu menos tô acompanhando desde Passione. A das 6 tbm não aguento ver. A que se salva é Além do Horizonte, quem diria.. kkkk. Ainda bem que Geração Brasil parece que vai ser boa.

  • Rose diz: 16 de abril de 2014

    O Manoel Carlos é um gênio e a novela é ótima, mas a questão é que os personagens não retratam o contexto sócio econômico do Brasil de hoje. Aquela classe média não existe mais, o país mudou muito e a maioria dos telespectadores não se identifica com os personagens.

  • Priscila diz: 16 de abril de 2014

    Bom, acho que a novela, ou seja, os acontecimentos estão muito lentos, por exemplo, o casal Clara & Marina, a aceitação do publico esta em todas as enquetes o envolvimento das duas começou lá no começo da novela, e hoje ainda temos a Clara no capitulo 62… Com tantas duvidas… Esta ficando cansativo esperar… Eu como publico quero ver ação… Não quero ver um beijo no ultimo capitulo da novela… Além das atrizes estarem dando um show de interpretação… Os olhares, o contentamento sentido por apenas um toque… É lindo de se ver… Por favor Maneco … Queremos ver um começo meio e fim para o casal… Não deixa isso para o final da novela, seja mais inovador… Mostre realmente como esse sentimento acontece… Muitas vezes de forma inesperada, surpreendente no caso da Clara… E da coragem que supera tudo no caso da Marina, que se arisca sem saber se vai ser realmente correspondida… . Sobre a Helena… Ou ela supera o que aconteceu e segue a vida com o Caubói, ou corre para os braços do Musico, não tem muito por aonde ir,… Espero que a personagem não fique parada no tempo… Pois ela é Helena… E as Helenas do Maneco, são espetaculares… .
    Quanto a musicas… Em relação à Clara & Marina acho que todas são lindas… . Em especial a da Tânia Mara… Esta sempre nos apresenta um momento mais intimo e pelo menos para Eu que sou publico, capta ainda mais minha atenção, pois é o momento que estamos esperando entre as personagens… As outras musicas completam os outros momentos do cotidiano da Clara & Marina.
    Sobre o tema da Helena, As Cartas de Amor, de RC, é uma musica linda… que deveria ser mais explorada pela produção da novela, … Eu particularmente adoro RC… .
    Para os outros personagens, eles estão caminhando bem… Com seus problemas, conquistas, realizações… Maneco, seus trabalhos são incríveis… adora suas novelas … Para esta novela melhorar ainda mais na audiência é dar mais vida a linda Helena e seu núcleo, e deixar acontecer o casal Clara & Marina.

    Grande Beijo.

  • Taiane diz: 16 de abril de 2014

    acho que Manoel tem que se aposentar…porque ñ estou vendo nada nesta novela.e isso é decepcionante pq eu sempre amei as novelas dele.

  • Luana diz: 16 de abril de 2014

    Até acho legal a novela abordar sobre casal lésbico, mas não gostei disso de ter que separar um casal de homem e mulher, porque a mulher gostou da outra. Mesmo que isso possa ser comum atualmente, achei que poderia ter formado o casal lésbico de outra maneira. Tem uns atores que poderiam melhorar MUITO, parecem que estão lendo texto, tipo a mãe do André, a Dulce. Tá tudo muito exagerado, mas por ser uma novela diferente, sem isso de vilão malvado, eu tô achando interessante, porém poderia ser bem melhor…

  • Clarissa diz: 16 de abril de 2014

    HAHAHAHAAHAHAHA
    Adorei Fabiana, concordo com tudo!

  • Ionara diz: 16 de abril de 2014

    Mariana,

    assista Meu Pedacinho de Chão, não sei se vc curte o estilo, mas a história é bacana, a novela preserva valores há muito perdidos, resgata algumas de nossas tradições, a cultura do povo do interior, a infância. E tem uma mensagem bem bacana sobre o valor da educação e do professor (coisa que não é valorizada hoje em dia) É a única novela que estou curtindo atualmente.

    Sobre Em família, olha, Maneco já fez novelas melhores, falta nessa novela uma trama mais forte, as Helenas costumavam ser mulheres fortes, decididas, que muitas vezes faziam grandes sacrifícios pelos filhos, como a Helena de Por Amor por exemplo. Eu torci por ela, torci para que ela fosse descoberta, mas compreendida e perdoada, eu torci pra Helena de Páginas da Vida ficar com a filha adotiva e por aí vai. Essa Helena, sei lá, não há pelo que torcer. O público precisa de algo pelo que torcer, algo pelo que esperar, essa é a graça da novela.

  • Fabio diz: 16 de abril de 2014

    Essas chamadas novas da novela gritam bem alto: “por favor, assista a novela. Ela é chata e previsível, mas nós atores somos razoáveis”.
    Desespero total.

  • Andy diz: 16 de abril de 2014

    Cecília, acho que na enquete ao lado sobre o Larte deveria constar a opção SOZINHO! Pq mulher nenhuma merece um escroto daquele.

  • Carina diz: 16 de abril de 2014

    Realmente acho que tem muitos assuntos mais importantes e relevantes para serem tratados do que colocar em todas as novelas das 9 um casal gay.

    Na novela não tem um único casal perfeito, apaixonado, como tinha na novela antecessora.
    Eu estava apostando em Clara e Cadu, que é um casal lindo, que no começo se davam bem e com beijos quentes, e os 2 atores já formaram outros casais em novelas e filme, mas pelo jeito esta novela vai acabar sem nenhum casal quente, de tirar o fôlego.

    Helena e seu marido não tem a mínima química e amor.. aliás nesta novela ninguém tem…

  • Claudia diz: 16 de abril de 2014

    O que Maneco precisa fazer se quer audiência é dar ao povo o que o povo quer. O que o povo quer não é papo furado de Laerte e Luiza, é a corência da história entre os dois protagonistas e andar as voltas nao ta ajudando em nada! Nao tem nada que ver com o romance homossexual retratado, tem que ver que o desejo central na trama (Laerte e Helena) nao está se concretizando e enquanto não o for, o povo não vai olhar pra novela não!

  • Vera Angela Pinto diz: 16 de abril de 2014

    A Novela Em Familia é otima. O que está faltando é o desenrolar dos sentimentos do Laerte com a Luiza e Helena, Acho que ele está se transformando em um galinha, isso não é bom para a imagem dele. O Laerte tem que deixar a Verônica e se decidir de quem ele realmente gosta, se é da Helena ou Luiza. E sobre o casal Marina e Clara eu gostaria que a Clara tb decidisse de quem ela gosta, porque o Cadu não merece sofrer assim.

  • Carmen Lima diz: 16 de abril de 2014

    Folhetim é folhetim, mas vamos combinar, que nem colocando os letreiros “mera coincidência com a vida real” esta “novela” está agradando ao publico. GLOBO, o povo brasileiro ACORDOU! Programas que deixem-nos com os pés no chão, SIM, mas respeitando os bons momentos que ainda temos EM FAMILIA! Tribulações acontecem sim mas nada comparado ao que é retratado nesta novela!

  • Leonor Iglésias diz: 16 de abril de 2014

    A novela está chata e tão previsível. Bem, ” a cota homossexual ” das últimas novelas, parece quase uma exigência da Globo, nada novo, e nessa novela, irritante até…Personagens apáticos..tramas enjoadinhas, blá blá blá inútil e sonolentos..Alguma expectativa nos esquecimentos da mãe do Laerte, “prá não dizer que não falei das flores…” Evoluirá para Alzheimer?
    No mais…nada!

  • Angel diz: 16 de abril de 2014

    É só o Maneco parar de tentar empurrar pela nossa goela abaixo a chatíssima Luíza com Laerte, e também parar de distorcer valores familiares tal qual a filha respeitar os sentimentos da mãe, e fazer a historia da fenix REALMENTE fazer sentido e colocar a historia da Helena em FOCO que com certeza a audiencia vai melhorar. TODOS estao carecas de saber que ninguem é a favor desse romance uó e de certa forma desconcertante dessa garota de 18 anos com um coroa que é o grande amor da vida da mae dela! Ahh por favor! Já deu né.

  • Nhyala diz: 16 de abril de 2014

    Fabiana, falou tudo…
    O problema não é a música (sim, há um exagero de algumas) mas o grande problema é a PREGUiÇA do Maneco em fazer as coisas acontecerem:

    1- Luiza e Laerte … só eu acho meio vulgar e nada romanântico esse envolvimento? Mas pronto, se o público gosta, gosta, investe, desde que deixe de lado aquela flauta que é chatérrima…ninguém aguenta!!
    2- Helena …. nada acontece à sua volta, cadé os conflitos?
    3- Clara & Marina – já está na hora de rolar o romance e mostrar o quotidiano, adaptação e os conflitos. A situação da Clara é complicada, mas já teve tempo de dúvida suficiente (quase 50% da novela). Que história de amor é essa em que as personagens ficam a novela toda até o penúltimo capítulo pra decidir e depois têm um final feliz??? Já começa a cansar até ao público fiel a elas, 30-40segundos de cenas diárias, sem continuidade, e nenhuma decisão… Maneco tenha coragem e deixe rolar, porque claramente este é o único ROMANCE mesmo nessa novela

    Eu sou fã desse casal, mas já estou cansada da indecisão da Clara: uma hora se declara apaixonada pela Marina, na cena seguinte, dá pra trás, e ama o Cadú, mas tudo nela soa a Marina. Nessa salada russa, o público acaba confuso…

    4-Juliana: a trama é interessante, mas começa a andar em circulos. Nando, Jairo e Juliana podem fazer um triangulo interessante.

    5-Shirley e Branca: cadê a ação? Está tudo no meio termo….

    6-Acabem com cenas longas dessa turma da faculdade, dos solos de guitarra, das músicas da namorada do filho do Laerte, dos velhos do azilo, com muita paisagem e ceninhas triviais sem motivo. Maneco, faça acontecer, já!!! Por mais que o seu ritmo seja lento, as coisas têm que se desenrolar…

  • Flavia Regina diz: 16 de abril de 2014

    Esta novela e uma vergonha pois so tem sacanagem, tenho vergonha de assistir com minha família gosto muito de novela mais ultimamente não da e so homem com homem mulher com mulher.

  • vanusa diz: 16 de abril de 2014

    Lendo alguns comentário …Gostaria de ressaltar….maneco envolve logo o LAERTE com a HELENA…e tira essa pirralha do caminho deles….Quanto a clara….já ta na hora dela morar com marina.

  • Andreia diz: 16 de abril de 2014

    OLHA ACHO A NOVELA BEM INTERESSANTE, MAS O QUE ESTÁ ÓTIMO E CLARA E MARINA PARABÉNS LINDO TUDO NELAS E POR VIVER UMA HISTÓRIA LINDA DE AMOR. MAS COMO UM TODO É UM BELO TRABALHO. SEMPRE GOSTEI DAS NOVELAS DO DAS 21 HORAS TRAZEM TEMAS INTERESSANTES SOBRE A VIDA, COMO ELA É. E ESSA NÃO É DIFERENTE.

  • Deia diz: 16 de abril de 2014

    Olha, eu gosto da novela e adoro o Manoel Carlos, mas o público (povao) curte novelas como Av Brasil, porrada, sequestro, tentativas de assassinatos, baixarias…enfim. Essa novela do Maneco é boa, mas a trama está lenta demais!
    A novela acaba em junho, já temos mais de 50% de novela e até agora a trama não esquentou em alguns pontos, como por exemplo a história de amor da Clara e Marina (melhor parte da novela). Poxa, já está ficando chato essa insegurança toda da Clara. Será que só vamos ver elas juntas no final da novela? Assim não dá!
    Goataria de vê-las juntas logo mostrando todos os obstáculos pelas quais elas irão passar e como vão superar isso! Quero vê-las logo como um casal!
    Essa novela está mto lenta!

  • Luiza diz: 16 de abril de 2014

    É só escrever mais cenas de Clara e Marina que o ibope sobe!
    #clarina!

  • Angel diz: 16 de abril de 2014

    Todos, digo TODOS os sites onde leio noticias dessa novela, a grande maioria das pessoas rejeita Luiza e Laerte, gente, até quando isso vai adiante? Que saco!

  • Simony diz: 16 de abril de 2014

    Na realidade, se pudesse voltar a primeira etapa da novela,,, poxa foi muito bomm. Acho que os personagens da segunda etapa também não estão ajudando.. Acredito que deverá sim investir em romance arrebatador entre Luiza e Laerte, além de focar outra istória intensa em outros personagens, como por exemplo o Vigilio!!! tem que começar a tomar interesse por outra mulher para helena parar de lembrar do laerte e esquecendo do marido, e também para não dá tanta culpa entre o envolvimento entre laerte e luiza…

  • Eduarda diz: 16 de abril de 2014

    Essa novela tem historias interessantes que nao sao exploradas, como deveria. Cito algumas: a cleptomania da Selma, o alcoolismo do Felipe, a obsessao da Juliana em ser mae, a rejeiçao da filha da Shirley (acho que ate pelo autor, pq a menina sumiu), o eztupro da Neidinha… Outra pisada na bola foi acabar com o unico suspense da historia: a paternidade da Luisa. Eu esperava mais da novela. Agora, vamos combinar: as chamadas apelativas a nivel de malhaçao é um estupro ao bom senso. Mas talvez ainda de para salvar. O Maneco é inteligente, nao acredito que ele perca a mao. Ele vai recuperar o publico sem precisar apelar para nudez e sexo. Lembro muito bem de Por amor. Mas, para o enredo central, devemos torcer pelo o que? Pelo amor da Helena e do Laerte nao pode ser, ja ele se apaixona pela Luisa e a Helena é casada com o Virgilio, uma das principais vitimas do Laerte, alias, a unica vitima de fato. Eu sei que Gabriel eotimo ator, mas nao podemos dizer que o Laerte é o bonzinho da historia.

  • Ricardo diz: 16 de abril de 2014

    Dedicaram um capitulo inteiro para Clara e Marina semana passada e o resultado? o ibope despencou e só depois de mta insistencia nas chamadas é q melhorou um pouco e nem tanto assim. Sera que essas enquetes realmente refletem a preferencia do publico? ou sao apenas reflexo de fãs que se unem em votacoes que duram horas? pq hoje pelo twitter ja tinha mutirao para assistir as cenas delas para que Luiza e laerte nao tivessem mais visualizacoes, alem de ofensas a este casal só pq estao tendo destaque. Ate ensinavam a como ver varias vezes o video de uma só vez. lamentavel isso.

  • Fernanda diz: 16 de abril de 2014

    A Fabiana disse tudo em em seu comentário, o que falta pra esta novela é ousadia, assuntos realmente polêmicos…as historias são boas mas falta mais emoção às cenas, tá tudo muito calminho. E sobre Clara e Marina (o que há de melhor na novela), já está mais do que na hora delas assumirem este romance e começarem o envolvimento que tanto esperamos pode até ter ex-namoradas da Marina idas e vindas mas desde que, como um casal mesmo e não com esta indecisão toda da Clara. Tem gente que diz ser contra mas vive dando uma espiada sobre elas. Põe o negocio pra ferver. E a trilha sonora coloca uma boa trilha internacional.

  • IVNA SANTOS diz: 16 de abril de 2014

    Adoro as novelas do Manoel Carlos. Ninguém como ele retrata tão bem o ser humano
    com todos os seus defeitos e qualidades, bem como os conflitos familiares.
    Com certeza as personagens Marina e Clara tem tudo para dar certo.
    Esse tema retrata a história de vários pessoas que já passaram ou passam por isso, ou seja, se apaixonar por alguém do mesmo sexo.
    O que importa é o amor, independente do sexo.
    Maneco está contando essa história de uma maneira delicada junto com todos os conflitos que cercam a questão.
    A Marina não é nenhuma “destruidora de lares”, muito menos a Clara é uma “bruxa má”.
    Ela será surpreendida pela vida por causa de um sentimento novo e inusitado e deve se entregar a esse amor.

  • LUCIAMAR ANGHEBEN diz: 16 de abril de 2014

    Nossa!! Que novela chata!!! Aquelas cenas cheias de olhares lânguidos daquelas lésbicas, são aborrecidas!!! A tal da Helena sempre chata, querendo controlar a vida de todos…. e a doida da Juliana casando-se com um marginal ao invés de seguir os trâmites de uma adoção normal, seria mais educativo para a população….. Nunca vi nada tão sem humor, tão monótono e esquisito. O autor decidiu criar somente personagens problemáticos, doentes,melodramáticos, estúpidos, egoístas….. ser uma família que supera obstáculos, se respeita e se ama está bbbeemmm fora de moda ao que parece…Ufffa!!

  • LUCIAMAR ANGHEBEN diz: 16 de abril de 2014

    Ahhh!!! Meu Deus…..a louca da Shirley é a única que uma luzinha para a história!!

  • Daniele Mendonça diz: 16 de abril de 2014

    Gente, muda de canal, assisti o Ratinho, é muito legal, dá pras crianças assistirem e não tem mulher se esfregando com mulher, historia de amor que nada é pura sacanagem, a globo quer bagunçar a cabeça dos nosso filhos, interferindo na opção sexual dos nossos filhos!!! não assisto mais e aqui em casa tá PROIBIDO assistir essa novela que é da que me lembro a pior que poderia assistir

  • Thais diz: 17 de abril de 2014

    Gente esquece um pouco Clara e Marina, nunca precisei fazer comentários em site mas não agüento mais dessa história de Laerte e Luiza.Tá ridículo!!!!Helena quem deveria ser a principal e está de coadjuvante na novela!!!o amor deles não era como a fênix?Que pomba é essa?? Manoel Carlos sempre da um jeito de colocar os personagens masculinos em vantagem. Eu por ser uma das que apostaram q a novela ia ser boa(com base na primeira fase) estou desapontada com o rumo q a trama tomou .

  • Tatiana diz: 17 de abril de 2014

    O pior da novela é o Laerte, já quando se trata do núcleo da Clarina (Clara e Marina), a novela acontece. Por mais que existam os falsos moralistas e preconceituosos, as atrizes estão demonstrando os conflitos de sentimentos e a “prestação de contas” com a sociedade. Continuem neste caminho com a Clara e Marina e deixa o amor acontecer… O tema da Tânia Mara foi feito e toca de uma forma maravilhosa.

  • lemuel diz: 17 de abril de 2014

    A novela ta entediante msm!
    Sdds de paloma e felix, nina e carminha, griselda e teresa cristina pq essas siim tinham historia para contar , era bebe em cacamba, crianća em lixao , cobra em carro , e cade q shyrley faz alguma coisa? Qero ve historia, maldade, mocinha sofrendo, tapa na cara, e mto , mtoo odio!
    Pq entre a shyrley e a cobra dela naao seei qal eé a mais em choque!

  • IMast diz: 17 de abril de 2014

    O que não está rolando é essa história ridicula da adolescente se metendo na historia da mãe e o “galã” cafajeste, assediando a menina depois de jurar amor eterno a mãe dela… Chato..chatissimo… Cadê o romance que faria jus a musica tema da novela? É uma novela ou é só “quebra de valores”? Não tenho coragem de deixar minha tv ligada nesse canal, aqui em casa. É mesmo Manoel Carlos que está escrevendo?

  • lele diz: 17 de abril de 2014

    a unica coisa q estáme prendendo na novela é o romance da clara e da marina. Acho que deviam dar mais espaço para elas. Giovanna é uma grande atriz merece mais destaque, o resto da novela é um xarope só.

  • IMast diz: 17 de abril de 2014

    Essa trama da clara e marina não tem lógica. Um marido lindo, apaixonado e tudo de bom e ela vai se interessar por uma mulher?…rs.. Não existe isso!

  • Clau diz: 17 de abril de 2014

    FABIANA!!! adorei teu comentário! é bem isso aí. Os velhinhos estão muito deprimentes neste núcleo. E Beth Goffman, coitada, que papel bobo está fazendo como a “temida” Miss Lauren.

    LUIS ANTONIO, eu já tinha uma ocasião comentado a mesma coisa. Os temas dessa novela não deveriam estar às 21 horas e sim depois das 23 horas. Pois teria mais liberdade de mostrar ousadia. Basta se ver as séries, como A TEIA e agora O CAÇADOR, como tem coisas fortes. Tiros e porradas como disseste, palavrões e as cenas sexuais. Apesar de a temática ser muito parecida entre as duas séries. Acho que até que os autores de séries estão perdendo a mão e se tornando repetitivos.

    BAGUAL! eeeeee Bagual! deves ser aqui do sul. hehe! Olha amigo, em relação aos “viados” que mencionaste, lembro que Pedra Sobre Pedra, havia um personagem, interpretado por Pedro Paulo Rangel, cujo nome era Adamastor e que comandava um bordel na pequena cidade onde a trama acontecia. Este personagem era perdidamente apaixonado pelo personagem interpretado por Paulo Betti, o Carlão. Carlão não era gay, mas Adamastor sim. A gente sabia por causa do jeito dele, dos olhares para o outro e até de algumas crises de ciúmes, quando Carlão se apaixonou por Vida, a cigana, interpretada por Luíza Tomé.

    Também em A Indomada, havia a personagem de Renata Sorrah, dona de um bordel (sempre tem um nas pequenas cidades), e que havia uma funcionária dela que não atendia os clientes. Era a CONTADORA, do bordel. Assim, Zenilda de Holanda (Renata Sorrah) a chamava. Na verdade, tal personagem se chamava VIEIRA (Catarina Abdalla) e Vieira sempre fazia a “contabilidade” com Zenilda nos finais das noites no bordel. Sabia-se que tinha algo oculto entre elas pela sonoplastia que era emitida toda vez que ambas faziam algum comentário capcioso. Até que um dia Zenilda se apaixonou por Pedro Afonso de Mendonça e Albuquerque (Claudio Marzo) que era casado com Maria Altiva Pedreira de Mendonça e Albuquerque (Eva Wilma). Pedro Afonso também se apaixonou por Zenilda. Já se conheciam pois Pedro frequentava o lugar, mas com o tempo foram se descobrindo. E Vieira ficou bem enciumada, por ver Zenilda completamente apaixonada por Pedro.

    Então, tanto Vieira quanto Adamastor eram gays, só que isso na década de 1990 não era algo pra ser demonstrado publicamente. Mas havia sim gays nas tramas de Aguinaldo Silva. Só sabia e entendia que de fato prestava muita atenção na trama e também lia a respeito.

  • Clau diz: 17 de abril de 2014

    “O Manoel Carlos é um gênio e a novela é ótima, mas a questão é que os personagens não retratam o contexto sócio econômico do Brasil de hoje. Aquela classe média não existe mais, o país mudou muito e a maioria dos telespectadores não se identifica com os personagens.” – ROSE

    Também acho. É muita ilusão!

  • Clau diz: 17 de abril de 2014

    “TODOS estao carecas de saber que ninguem é a favor desse romance uó e de certa forma desconcertante dessa garota de 18 anos com um coroa que é o grande amor da vida da mae dela! Ahh por favor! Já deu né.” – ANGEL

    Correto. O problema, Angel, é que Maneco tem uma espécie de TARA por questões envolvendo jovenzinhas e madurões. Basta ver PRESENÇA DE ANITA, a tal minissérie que ele escreveu onde Anita (Mel Lisboa) então com 18 aninhos, se envolve com o pai de sua melhor amiga. O madurão era interpretado poe José Mayer. Na trama ele era casado com a personagem de Helena Ranaldi. Essa atriz coitada, nunca tem sorte nas tramas de Maneco. É sempre a outra, a desiludida, é quem perde seu grande amor pra outra mulher… Helena Ranaldi é quem deveria ser a Helena de Em Família e não Julia Lemmertz. Mas enfim… homenagens à parte…

    Então, voltando ao fato de que Maneco adora uma LOLITA da vida, se ele pudesse a personagem teria uns 16 anos. Ele só não faz isso por ser contra lei menores de idade com cenas mais fortes.
    Sempre tem nas tramas dele, a jovem abusada, atrevida, que tem problemas com os pais ou com a mãe… Lembro de Íris em Laços de Família, interpretada por Deborah Secco… Teve também Lídia Brondi interpretando uma personagem atrevida em Baila Comigo. Em Viver a Vida tinha a Nanda Costa também… E a Adriana Birolli, cuja personagem tinha brigas homéricas com a mãe, interpretada por Lília Cabral. E assim vai…. Maneco adora isso! surras de cinto, gritarias, amores obsessivos.. Não sei a especialidade de Maneco, como médico. Mas se for um psiquiatra, então ele está no caminho certo quando escreve suas tramas.

  • Rita de cássia diz: 17 de abril de 2014

    Realmente,esta novela quer afrontar a família brasileira.Tantos filhos sem o menor respeito pelos pais.Separar um casal com um filho pequeno,que viviam bem,só para fazer apologia a homossexualidade?Manuel Carlos esqueceu o que valores familiares?Deus me livre de assistir com minha família.Pais que dão tudo material ao filho,sem que eles façam esforço para nada!Agora com este galpão,é que parece que a vida deles é só diversão.E os limites?Novela horrível!!

  • Thici diz: 18 de abril de 2014

    A única coisa que ainda me fazia assistir essa novela eram às cenas de Clara e Marina, lindo romance, mas já estão estragando essa história, não dá mais pra aguentar aquele mimimi da Clara que já dura quase 3 meses..a situação dela é complicada, mas não dá mais pra ficar acompanhando esse ‘chove, não molha’..uma hora se declara pra Marina, outra hora volta às boas com o Marido ZZZZZzzZZz..sinceramente, essa novela está dando passos para trás, nada acontece, é só cenas de paisagem, conversas triviais e bobas, vários personagens perdidos, sem rumo, e a trama completamente parada.

    IMast: Você não deve conhecer muitas pessoas, pois essa história é sim muito real, conheço não só uma, como várias mulheres que trocaram maridos bobões como esse Cadu, para viver um amor de verdade com outra mulher.

  • Edenia diz: 18 de abril de 2014

    A abordagem, principalmente a exaltação, ao homossexualismo não poderia, jamais, ser tratado no horário dessa novela, apenas ser cultivado o respeito pelos “diferentes”, sem o enfoque que estar sendo dado, levando-o ao centro do enredo; esse é o principal ponto. Qto. Aos demais, tá sendo conduzida de forma arrastada e sem graça, c/ a repetição de cenas já vivenciadas e vistas, passando a impressão q o Manuel Carlos não tá se empenhando em desenvolver novas situações. A escolha da Helena deveria ter recaído nas mãos da Giovana Antonelli q, além de bonita, convenceria e agradaria muito mais; a atriz escolhida, coitada,…., em nada tem a ver c/ a adolescente q a antecedeu.

  • Joane diz: 18 de abril de 2014

    Eu só assisto em familia por causa do casal Marina e Clara..mas já ta ficando chato uma semana mostra as duas dançando a outra quase se beijando e no dia seguinte clara ignorando almoço com marina..pra fazer supresinha pro cadu so pq teem uma noite visivelmente traquila e familiar..
    Tenho por mim que nesse momento passe pela cabeça de Clara tentar dá a tal 2ª chance pra o marido..mas que futuramente não aguentará de saudades de Marina..e como li em um resumo das próximas semanas ela consolará a fotografa que ficara pobre e acabarão tendo a tão esperada noite de amor..só resta saber até quando o Maneco vai segurar o desenrolar desse romance que começa a ficar uma chatisse..
    Eu adoro a clara mas ela ta um pé no saco..pq ela ja demonstrou um milhão de vezes que quer Marina e na hora gá sai de mansinho..
    Porem nessa historia toda fico com o pé atras com o papo que Vanessa teve com Marina essa semana sobre sentimentos..deu a entender que Marina é voluvel ou foi voluvel sei la e que talvez quizesse com clara so um momento de prazer..confesso que não gostei muito da atitude da marina e queria que ela fosse mais dura com vanessa em relação a clara..pois vanessa é uma ex presente e que dá muitos pitacos na vida da patroa que não lhe demonstra nenhum sentimento alem da amizade que ficou após o fim do relacionamento.
    Li hoje que Clara deve voltar as boas com o marido..acho que seja mais por medo …mas isso me faz querer não assistir a novela nós proximos 15 dias..pq sei que não terá nada de interessante que me prenda na frente da Tv.

    Torcendo aqui pra ver Marina e Clara juntas LOGO!

    sem mais.

  • Marcelo Brandão diz: 18 de abril de 2014

    A novela é ótima sim, tem conteúdo e narrativas muito boas. Depois de Felicidade é a melhor de Manoel Carlos. Novela chata era Amor a Vida, a qual viviam cultuando o Félix, um gay mau caráter, mesquinho, maldoso e dissimulado. E isso o público adorava. O problema é que o público quer coisas banais e ridículas, é papai e mamãe na cama e só. Por isso não gostam de Em Familia. Em Família é linda, novela linda. Não perco nenhum capítulo. Parabéns, Manoel Carlos!!

  • Cristina diz: 19 de abril de 2014

    Eu acho que essa novela,nao tem ação,fica nesse impasse,ente luiza e laerte,Clara e Marina,o autor “zela” pela moral e os “bons costumes” que nao existe há muito tempo.eu estou de saco cheio da campanha fundamentalista… e o pque é pior, a mulherada é tão ignorante quanto preconceituosa… esse tipo de mulher merece todo tipo de chifre, todo tipo de humilhação, toda a brutalidade e ignorância do mundo que elas mesmas fomentam. Mulheres assim não são nem dignas de pena… e como Deus sempre escreve certo por linhas tortas, essa galera que tem por trás principalmente a galera do outro canal fundamentalista e que vive colocando meia duzia de pessoas para dizer que são a igreja que vive roubando os outros, vai ter de volta, e em dobro, todo essa energia ruim que elas transmitem. e olha… isso não é praga. ´e constatação de um fato. elas mesmo estão dando as cordas para se enforcarem. a globo nem tem falado de beijo gay e pelo visto resolveu cozinhar o público de Marina em flashbacks com Clara e investindo na maior aproximação de Vanessa, enquanto Clara volta a brincar de casinha com Cadu e os adultérios ABSOLUTAMENTE HETEROSSEXUAIS E ABENÇOADOS PELAS FUNDAMENTALISTAS… .seguem de vento em popa!!!

  • vel diz: 19 de abril de 2014

    Esta novela desarticular o núcleo familiar, como um casal que não pode ter filhos e a solução é a separação levando a um casamento forjado para se ter um filho, a novela perde a oportunidade de demostrar o processo de adoção… uma mulher que deixará sua família por um amor com outra mulher. Pergunto eu quem esta a noite em csa assistindo novelas, são mulheres, a maioria, tradicionais e de quebra se tem a família ao lado crianças, vó, vô, tios e tias será que queremos colocar dentro de casa este valores que esta novela abordar? que gosta de musica houve radio.

  • Celina diz: 19 de abril de 2014

    Essa novela e um safadeza total, aonde já se viu uma mulher perder a cabeça por causa de outra, e a família? e o filho? De família não tem nada, só quem esta assistindo são os gays e simpatizantes ou gente atoa que não sabe o que e ter uma família de verdade. A globo esta perdendo audiência por causa dessas historias ridículas. Ai que saudades das novelas antigas com conteúdo e historias de amor. Essa porcaria que agente sabe que existe na realidade gente de caráter não quer ver. To fora!

  • Irene Galvão Paschoal diz: 20 de abril de 2014

    A Globo tem atores de sobra pra escalar,acontece que ela repete demais, quando começa com um é novela atrás de novela com o mesmo.Ninguém aguenta mais Cauã,Bruno Gagliasso,etc.

  • Half Medeiros diz: 22 de abril de 2014

    Esse autor não muda o disco. Vive em uma bolha, em um mudinho só dele.
    Tudo é Leblon, todos são ricos, não trabalham, viajam para todo que qualquer lugar com uma facilidade medonha, tudo ali é feito para burguês sem contar aquela musiquinha chata de fundo que acompanha todas as novelas dele.
    Um mundo que só deve despertar interesse à meia dúzia.
    Sem contar que são as mesmas caras e além disso a cronologia é uma piada.
    filha que pode ser mãe da mãe e não filha, é o caso da Júlia Lemmertz com a Natália do Vale e vai por aí.
    Sinceramente acho um nojo seu trabalho.
    Não reflete nem de longe a realidade do país.
    Acho que seria melhor a globo investir em novos talentos e formatos, esse já deu faz tempo.

  • Ana diz: 23 de abril de 2014

    Gostaria de saber onde está o grande amor de Helena e Laerte! Porque a Helena virou coadjuvante na novela.
    E não tem nada a ver a filha se relacionar com o grande amor da vida de sua mãe, pelo contrário, está se formando um ciclo chato sem graça e muito sem contexto porque a real história se perdeu.

  • Maria Laura diz: 23 de abril de 2014

    Tambem acho que deveria investir mais em Clarina,o que “sustenta”a novela sao elas,nem a Luiza ficando com um cara casado,nem brigas,etc estao prendendo a atençao do puplico mais.As cenas de Clarina sao as melhores e esta tendo muito pouco e outras nem tao boas e tem em exesso como Luiza e sua flauta,ninguem aguenta mais aquela flauta.Eu e muita gente agradeceria se tivesse mais Clarina

  • Kaila diz: 23 de abril de 2014

    Faz três meses que as histórias estão só na promessa e parece que a novela vai acabar e vão continuar só na promessa…Quando que a novela vai começar? O Laerte voltou para o Brasil a séculos e até agora tivemos um encontro com Helena (a relação deles não era a história principal?). A Shirley, toda atirada, até agora foi menos ativa do que a vilã de malhação. E a Clara que deveria se chamar Maria Clara, porque tá parecendo mocinha de novela mexicana com esse lenga lenga dela. Espero que ela vá morar logo com a Marina, afinal o que acrescentaria à história ela continuar com o Cadu. E o Cadu que tá quase morrendo no meio da rua e demora um tempão pra fazer exames, pra se ter um diagnóstico, pra dar em cima da médica, ou da verônica, pra fazer algo interessante. A Branca e a Juliana é que dão uma animadinha nessa novela sem protagonista, ou que reveza coadjuvantes como protagonistas. Tá parecendo aqueles jogos que você espera uma goleada e o time fica só tocando no meio do campo. QUEIMEM AS FLAUTAS e aqueçam Em Família!

  • luciana diz: 23 de abril de 2014

    Essa novela das nove está chatíssima, impossível de ver, primeira vez que não consigo ver uma novela das nove na globo, é hora das outras emissoras lançarem tramas como aquela que um grupo ganhava na loteria ou coisa parecida.

  • NINA diz: 28 de abril de 2014

    Uma reviravolta sem sentido, foi anunciado que Clara desistirá de seu amor platônico para apostar em seu casamento falido com Cadu (Reynaldo Giancchini). Pois é, é como se ela decidisse apostar em uma empresa falida. Um casamento sem nenhum sentido ,sem graça… Mudo até de canal quando passa essas cenas apeladoras…sem sentido, depois de tantas acusações e ameaças por parte do Cadu, eu nem clima tinha pra ir pra cama de novo com ele. Que coisa mais louca, a Clara ia muito segura e muito corajosa também respondendo as acusações de Cadu, com tanta firmeza e coragem, coisa que nenhuma mulher que passa por essa transformação tem coragem de fazer. Era bonito de ver, uma mulher tão decidida a fazer o que gosta e mergulhar no quer. Outro absurdo é Marina ficar pobre…ora! já chega a pindaíba de Clara com o Cadu, boa vida que nem a energia elétrica pagava… Deixa a Marina brilhar, é muito bom! ver luxo, viagens bom gosto, . .. Outra coisa cho que pra fazer ciúmes a Clara, só uma Paola Oliveira fazendo uma rápida passagem pelo estúdio da Marina e rolando uma paquera da parte da Paola (Personagem) pra Clara se ligar!

  • waldete rodrigues de sousa diz: 2 de maio de 2014

    O que verdadeiramente me deixa irritada é colocar a filha namorando com o ex namorado da mãe, ou talvez, quem sabe com o próprio pai, porque, na novela ainda não foi deixado claro que Laerte não é o pai daquela menina, que sem um centavo, não trabalha e somente estuda, ja tem apartamento…é assim mesmo, é premio…por não obedecer mae e ainda não respeitar a familia

  • Leandro diz: 2 de maio de 2014

    Sabe o que eu mais acho interessante nas novelas de Manoel Carlos? Independente de gostar ou não as pessoas escrevem na internet textos enormes sobre a trama e isso significa que assistem e se ENVOLVEM com a trama a tal ponto de discutir detalhes, fazendo inclusive uma análise PSICOLÒGICA dos personagens… somente um mestre da alma feminina e um cronista do nível de Manoel Carlos, consegue levar pra TV esse texto, esse estilo literário digno de um Machado de Assis ou Eça de Queiroz. Pena que os espectadores de Amor a Vida não compreendem… isso é o que dá lançar pérolas aos porcos.

  • ELIZETEBARBOSA DA ROCHA diz: 4 de maio de 2014

    OI pessoal da globo voces me desculpem mas essa novela Em Familia esta muito chata ,e esta servindo de pessimo exemplo para os adolescentes imagina tem filhos perguntando para suas mães , mãe eu posso namorar um ex namorado teu? Imagina só onde esta o respeito da familia ,então esta novela deveria se chamar A DESUNIÃO DA FAMILIA ,por que laços familiares não tem nada ,nem respeito pela familia se tem ,a Luisa e o Laerte estão dando mal exemplo que é isso essa Luisa não tem nenhum respeito pela familia dela é uma personagem sem rumo e sem um objetivo a unica coisa que quer é ficar com Laerte, fico decepcionadado com o rumo que esta novela esta indo é só mal exemplo ,ja deveria de terminar essa novela !!!!!

  • Ana Maria de A.Monteiro diz: 5 de maio de 2014

    Sem comentário, está novela é um LIXO.

  • jordao diz: 6 de maio de 2014

    Tenho certeza que todas as novelas da rede globo vêm perdendo muita audiência pq não existi mais um principal ! E as pessoas sentem falta disso pq todos ser humano quer viver uma grande historia de amor e sabemos que isso na vida real é muito difícil então as pessoas assistem novelas justamente sonhando que isso possa acontecer com elas na vida real ! Claro que em novela tem q existir outro pessonagens também . Mais o casal principal tem que existir e apacer pq isso sim da audiência ! As pessoas querem sim se endentificar com historia também mas sabem q por mais suas vidas se endentifiquem com situação de novela sabem também q isso tudo ali é ficção . E se sabem que é ficção então o publico prefere chegar em casa a assistir uma novela de de romance porque afinal todo ser humano procurar um verdadeiro amor em suas vidas ! E isso a muito tempo que a redeglobo já não sabe mais fazer ! E se outra emessora chegar a aprender fazer isso eu não tenho duvida alguma q ficar ar no tomo da audiência!!!!

  • Djenane diz: 6 de maio de 2014

    Mudo o canal na hora dessa novela pois não tem nada haver com familia e sinceramente não aguento mais as apelações da globo e as tentativas de destruir os lares sólidos brasileiros atualmente tem uma programação de baixo escalão: Big brother, pé na cova, as péssimas novelas, a grande familia perdeu o foco e tá muito chato entre outros.
    Solução: mudar o canal ou assistir um bom filme no canal fechado ou DVD.

  • ana paula diz: 8 de maio de 2014

    O que esse autor tem que entender é que quem assisti mesmo novela todos os dias são pessoas que gostam de romance e não pouca vergonha essa galera de clarina sao pessoas que nao liga pra familia, que não respeita os valores de uma familia, se ele quer audiencia tem que pensar na familia brasileira que assisti com filho, genros, netos, não um bando de gente que confundem paixão com amor… O autor tem que fazer Cadu e Clara superar os problemas e ficarem juntos pois o amor supera tudo ate uma paixao como a de Clara e Marina.

  • denise barra diz: 18 de maio de 2014

    Coisa mais triste e feia de se ver..esse tal Maneco ja esta caduco e fica colocando no ar uma novela que da NOJO nao pelo casal”clarina” nada contra mas como pode, uma filha esquecer o que um cara fez ao seu proprio pai e se apaixonar por ele?? sem noçao!! como diz o Faustão: uma verdadeira mercadoria!

  • rita lilia diz: 20 de maio de 2014

    a luiza jamais poderia ficar com o laerte isso e ridiculo cade a emocao no emcomtro da helena com o laerte o autor esta estragando os atores que so tem feras atuando coitados

  • Lucas diz: 20 de maio de 2014

    Lixo de novela, a pior que assistir.Sem nexo algum, muitas senas apelativas e a história é muito pobre.
    Torcendo para acabar logo…

  • joelma miranda diz: 22 de maio de 2014

    Nao gosto da novela, sempre gostei das novelas dele, mas essa nao tem coerencia uma filha que ama seus pais namorar aquele que quase matou seu pai e dizer que ele era criança , criança nada, ele o laerte sabia muito bem o que estava fazendo e o virgilio so nao morreu, poois seu cachorro o salvou , a clara e a marina nao tem graça, e os outros personagens tambem nao tem, o unico que eu gosto e do cadu, a novela tem uma historia chata e pra mim o vilao eo laerte e a luiza tem um jeito muito enojada, que nao tem um pingo de respeito pela dor de seus pais.

  • Rogeria coutinho diz: 23 de maio de 2014

    Acho que o diretor não tem culpa, a culpa e do autor que não foi feliz nesta novela, estou decepcionada com esta novela chata que acha que e normal uma mulher larga o marido por outra eu acho muito pelo contrario e triste ver uma família se desfazer .

  • Sãozinha diz: 24 de maio de 2014

    Só assiste novelas o público que infelizmente não tem opção e ainda
    são manipulados pelo sistema…

  • luana diz: 24 de maio de 2014

    pra melhorar, seria necessário: 1-clara e marina ficarem de vez com ajuda da Veronica para o Cadu ficar livre de vez pra ela,2- Cadu virar um mulherengo e pegar a medica e a Veronica , 3-acabar com o núcleo dos velhinhos 4-transformar o Laerte em um serial killer pq cara ele já tem (ele mataria as vitimas ou com flautada ou com longas sessões de tortura tocando a mesma música vários dias seguidos) 5-tirar o núcleo da faculdade 6-Luiza aceitar a sugestão do pai no inicio da novela e viajar para o exterior

  • CELIA SILVA diz: 25 de maio de 2014

    Acho essa novela um lixo,querem colocar um casal guey como se fosse natural
    sabemos que existe famílias q tem principio e deve ter o respeito
    uma filha q pega o ex da mãe um cara q marcou a cara do pai e enterrou o pai vivo
    que novela e essa q trazer discórdia na família q sabemos q a família hoje ta sendo muito perseguida pelos dias atuais,,,,acabem logo com essa novela

  • Rose diz: 28 de maio de 2014

    Que novela horrível! A NOVELA “EM FAMÍLIA” FAZ MAL À SAÚDE!
    Com exceção de poucos, a maioria dos personagens são histéricos e desequilibrados. Sem contar o super elenco mal escalado quanto à idade cronológica.
    Gosto muito do trabalho da atriz Júlia Lemmertz, mas ela está péssima. Em resumo, fico pensando se “isso” tem IBOPE. Lastimável para TV brasileira.

  • Rosangela diz: 2 de junho de 2014

    quando fiquei sabendo que era uma novela do manoel Carlos ,fiquei muito feliz pq adoro as novelas e mini serie.mas essa em Familia me decepcionou muito.o casal clara e ana forçou um pouco já tinhamos a cabado de sair de uma novela com o Felix . acho que o Maneco foi um pouco infeliz na composição da trama. foi uma pena.

  • michele diz: 3 de junho de 2014

    Essa novela é horrivel…em familia com essa falta de carater um com o outro
    outro..essa luiza e laertr nada a ver ridiculo….é filho q nao obedece…é a clara q abandona a familia pq descobriu q é gay…ta chato isso toda novela gay..nao tenho nada contra de verdade afinal o mundo é gay…mais agora ate os q nao sao viram? Que valores essa novela tem…nenhum….realmente amo novela mas essa nao da p perder tempo assistindo.

  • larissa diz: 13 de junho de 2014

    eu acho que a clara(giovanna antonelli) deve ficar com o cadu(reynaldo gianecchini) eu nao sou preconceituosa mas eles são perfeitos quem acha aii??? :)

  • claudia ferreira diz: 14 de junho de 2014

    gentee,eu concordo com a larissa e acho q clara deve ficar com o cadu,agora eles se separaram mas tinha q acontecer o beijo delas e a clara desistir de viver com ela e voltar pedindo perdão pro cadu! bj só acho,pense nisso manoel carlos!!!

  • maria adelina vieira cardoso e gomes diz: 20 de junho de 2014

    Essa novela é cheia de mal exemplo para moçada nova.
    Realmente acho que poderia voltar a novela A VIAGEM baseada nas obras de Chico Xavier.Afinal o mundo vive cheio de dramas.Melhor inserir temas reflexivos.O mundo precisa de reflexão,afinal viver é parte da eternidade…

  • Roberto diz: 23 de junho de 2014

    Precisamos educar sim. Precisamos deixar de ser preconceituosos sim. Mas encher a tv em horário nobre onde as crianças e adolescentes com tanto apelo sexual é de mais! Já escutei muitas mães dizendo que escutaram de seus filhos(a) que meninos e meninas na escola estão querendo fazer como na novela. meninos com meninos e meninas com meninas!
    Um Lixo! Quem vai parar isso? O que estão fazendo com as famílias?
    Concordo com a Mariana que diz:
    As novelas estão resumidas a sacanagem, mau caratismo , fico com vergonha de assistir a novela Em Família com a minha família,. Tenho saudade das antigas novelas, que tinha enredo,hoje as novelas só fazem apologia a vulgaridade!

  • Caroll diz: 25 de junho de 2014

    A novela em família é ridícula;;;

  • Caroll diz: 25 de junho de 2014

    Quando acaba esaa desgraça de novela das 9:00..Em família é ridícula..odiei…

  • Carla diz: 26 de junho de 2014

    nossa meu deus como esta novela e ruimmmm, quando acaba

  • Moacir diz: 28 de junho de 2014

    Acho que já basta de novelas que mostra o homossexualismo como a coisa mais normal do mundo, não sou nenhum homofóbico massa acho que a maioria das pessoas que vêem novelas já se cansaram disso.

  • Marciel diz: 15 de julho de 2014

    Não se fazem mais novelas como antigamente, que prendiam a atenção do público. Hoje as novelas são muito ruins. Se juntarmos as novelas, o enredo é o mesmo, não existe criatividade por parte dos autores. As novelas boas eram de Janete Clair, ela sim, tinha criatividade, tinha enredo, drama, suspense. As novelas de hoje estão denegrindo a família brasileira , sem falar também da programação aos Domingos estão horriveis. Estou cansado de Faustão, Regina Casé. Por que aos Domingos a Globo não passa uns filmes. Já não aguento mais estes programas de palco, sem falar no Caldeirão do Hulk. Quantos anos mais teremos que aguentar estes programas? MUDEM POR FAVOR! A FAMILIA BRASILEIRA JÁ NÃO AGUENTA MAIS!

Envie seu Comentário