Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

E a Marina? Na novela Em Família, Cadu e Clara renovam casamento e passam a noite juntos

20 de abril de 2014 112

Mais uma reviravolta na novela Em Família. Depois do quase beijo gay em Marina (Tainá Müller) Clara (Giovanna Antonelli)  vai novamente cair de amores pelo marido. Quem assistiu à novela na última sexta-feira viu a cena em que ela, Ivan (Vitor Figueiredo) e Cadu (Reynaldo Gianecchini) dormiram na mesma cama e tiveram um “momento família feliz”. Enquanto isso, Marina estava em casa com Vanessa (Maria Eduarda de Carvalho) em sua cama. Só conversando, claro, mas as duas cenas vieram carregadas de significados. Ficou o questionamento sobre o futuro do casal homossexual da trama. Esta relação tem como dar certo?

De acordo com o Notícia da TV, a irmã de Helena (Júlia Lemertz) renovará os votos matrimoniais com o marido e eles terão uma ardente noite de amor.

Divulgação

Divulgação

Tudo vai se desenrolar quando Cadu comprar uma nov aaliança para Clara. Ela ficará indecisa se aceita ou não a proposta de renovar o casamento, mas acabará aceitando. Os dois terão uma noite de amor e aparentemente irão se entender.

Obviamente que a história do casal Clarina não termina aqui, tão cedo. Tudo indica que o autor quer que Clara fique de bem com o marido. Pelo menos por enquanto.

Já dá pra perceber que este momento só love não vai durar muito. Pobre do Cadu.

Bookmark and Share

Comentários (112)

  • saki diz: 20 de abril de 2014

    Autor de Em Família escreve seis cenas de sexo em uma semana!!!

    O autor Manoel Carlos, que está fazendo alterações no rumo da trama para aumentar a audiência, apostará na “pegada selvagem” entre Juliana (Vanessa Gerbelli) e Jairo (Marcello Melo Jr.). Os personagens terão duas transas, sendo uma quase no meio de um jantar com visitas.

    Clara (Giovanna Antonelli) e Cadu (Reynaldo Gianecchini) serão convidados para jantar na casa de Juliana, mas Jairo se revoltará ao não conseguir comer usando hashis (pauzinhos que servem de talheres) e discutirá com a mulher, deixando a mesa. Juliana irá ao quarto para tentar fazer com que ele peça desculpas, mas não voltará mais para a sala de jantar. As visitas vão achar até que o malandro está batendo nela, mas ao chegarem perto da porta do dormitório do casal perceberão que os dois estão transando.

    O clima quente vai inspirar Clara e Cadu. Mais tarde, já no quarto deles, o aspirante a chef vai falar que está de olho em Jairo, que pode querer azarar sua mulher. O marido de Juliana ganhará até um apelido: “garanhão da periferia”. Ao responder que só tem olhos para Cadu, Clara acende uma chama no marido. “Não quero só os olhos. Quero a Clara por inteiro. A Clara que me enlouquece”, dirá ele, agarrando a mulher e se embolando com ela na cama.

    Laerte (Gabriel Braga Nunes) e Verônica (Helena Ranaldi) serão os primeiros da semana a protagonizar uma noite de amor.

    E por fim a grande surpresa da matéria, Marina e Vanessa a cena insinua que as duas passaram a noite juntas, porém não dará para ter certeza se as duas apenas dormiram juntas ou se fizeram amor. A cena escrita pelo autor pede que elas estejam abraçadas na cama, dormindo “numa pose bonita e de forte sensualidade”.

    Cenas de sexo podem ser passadas sem nenhum problema para alavancar a audiência, mas a cena do beijo gay não, por ferir a moral e os bons costumes. É a triste realidade da sociedade brasileira.

  • Rosimeire diz: 20 de abril de 2014

    O Cadu está doente no momento, a Clara ama muito a familia, ela é compreensiva, mas ela ja ama muito a Marina e a torcida por elas ficarem juntas é grande, se não der certo da Clara continuar casada com Cadu, ele vai ter que en tender, pelo menos serem amigos, ja que tem um filho juntos, a Clara não vai conseguir ficar muito tempo longe da Marina, uma hora esse amor pela Marina vai falar mais alto. torço sempre por Clarina.

  • jane diz: 20 de abril de 2014

    O autor parece machista em todas as novelas e meio equivocado.. Faz opções que inviabilizam a trama e a audiência. Ora! Se até eu sei que a sociedade brasileira é machista, com tendências a contemplar o macho de todas as formas de compreensões e perdões, ao pretender viabilizar um romance lésbico, nunca poderia colocar o macho do triângulo como uma pessoa doce, e, ainda por cima, doente.
    Veja o caso do Jairo: vagabundo, preguiçoso, violento e folgado, agora, a fim de aumentar a audiência, o autor desconsiderará tudo isso, e o colocará no lugar de protagonista de cenas de sexo com Juliana. Se tiver êxito, realmente a sociedade brasileira é muito torpe

  • Carla diz: 20 de abril de 2014

    pobre do Cadu??? Porque?? Um cara que até o surgimento da Marina era um bom vivan…não se preocupava em nada com familia,achava graça de tudo, até das preocupações da Clara com as contas de casa, agora resolveu ser o defensor da família e parará. Até usando o filho pra prender a mulher agora ele faz. Mesquinho, baixo, fraco. Tipico machista latino. Na maioria das vezes fracassados como grandes homens para suas mulheres. Marina ama Clara incondicionalmente. Deixa ela livre pra escolher ser feliz, fica do lado dela na dificuldade simplesmente por amá-la. Mas a sociedade é assim: quer mulheres infelizes em nome da moral e dos bons costumes. Ela até pode ficar com Cadu, mas quem está lhe ensinando o que é amor de verdade é Marina.

  • Clara diz: 20 de abril de 2014

    Pobre do Cadu nada! Ele tem mais é q para de ser machista e tbm para de ta ameaçando a clara. Essa história já ta virando palhaçada! Nem deviria ter reconciliação já q ta tão na cara q a Clara ama a marina e ta com cadu só pelo filho e pela família “tradicional” q n pode ser abalada. Já ta escroto! Eles dois são tão monótono! Só acho q tava lindo o romance das duas, tinha q continuar… A novela já é tão sem graça e ainda querem tirar a melhor parte, ai que o sonífero vai ser mais forte ;/

  • Ayla diz: 20 de abril de 2014

    Pobre da Marina isso sim.
    Ninguém merece amar e alguém e esse alguém não parar de falar no marido,
    no quanto o ama e bla bla.
    Tá na hora de aparecer alguém na vida da Marina também, Clara tá se achando a última
    coca-cola do deserto. u.u
    Amo Clarina mais Clara tá me irritando com essa indecisão, ou vai ou racha!!

  • Rose diz: 20 de abril de 2014

    Clara tem que ficar com Marina, o Cadu precisa aceitar o que a Clara decidir fazer, e seren bons amigos. a Marina e Clara se amam, merecem ser felizes!!!!!

  • Clarissa diz: 20 de abril de 2014

    Muito romântico Cadu, uma gracinha…dps de usar a doença para segurar a mulher, ameaçar tirar a guarda do filho, dar um “pitizinho” atrás do outro, jogar charme pra Sílvia (boca mais original e inovadora da novela)…Agora resolve fazer o Gentleman. Pode ter noite ardente, pode botar fogo nas paredes do Leblon. Ainda sim NADA VENCE O QUE NÃO FOI (não tem como ele competir com o que de fato não se consumou), Clara não vai tirar a Marina da cabeça…esse momento comercial de margarina é só pra ganhar tempo..Manoel Carlos vai abordar o transplante de coração e talz (Clara como boa esposa se manterá ao lado do futuro EX). O jogo só acaba quando termina e essa partida tá longe de findar.

  • Claudia Moreira diz: 20 de abril de 2014

    é lindo ver uma instituição tão abençoada como a família unida,papai,mamãe e filhinhos,agora é um absurdo ver esta mesma família destruída por um dos casal desistirem por alguém do mesmo sexo,se por alguém do sexo oposto já é triste aceitar,pior duas do mesmo sexo,se a Clara ficar com a Marina,nunca mais assisto novelas.Não só contra se a mulher ou o homem já nasceram gostando do mesmo sexo,agora trocar depois de construir uma linda família,é o fim,não concordo,que existe tudo bem,mas não deve ser divulgado assim às claras,é um incentivo a mais pra pouca vergonha.

  • silvana diz: 20 de abril de 2014

    Nao to acreditando que a clara e o cadu vao comesar tudo de novo!!!! Tha dificeu ve senas da clara e da marina essa historia nao vai pra frente, quanta enrolasao pelo amor fica junto logo marina e clara!.

  • Andreia diz: 20 de abril de 2014

    não concordo, clara não podia ter aceito essa aliança, pois a história dela é com Marina e não com cadu desconequitou tudo fica sem sentido isso. Não gostei. aCHO QUE O AUTOR ESTA BRINCANDO COM O PUBLICO. NÃO PERCEBEU O QUANTO A TORCIDA É GRANDE PARA CLARA E MARINA. DÁ UM TEMPO COM ESSA ENROLAÇÃO.

  • Andreia diz: 20 de abril de 2014

    OUTRA COISA A HISTÓRIA DE CLARA É MARINA É O QUE HA DE MAIS NOBRE NESSA NOVELA PORQUE FAZER TANTO MISTÉRIO PARA A HISTÓRIA ACONTECER. PORQUE FAZER A PERSONAGEM CLARA FICAR TÃO EM DÚVIDA POIS SE NA VERDADE DA VIDA AS PESSOAS NEM SE ENROLAM TANTO PARA TOMAR UMA DECISÃO. ESSE VAI E VEM CANSA. PARA NÓS QUE ESTAMOS ACOMPANHANDO A HISTÓRIA É IMPORTANTE VER A COISA FLUIR ACONTECER. FAZENDO UMA COMPARAÇÃO DA TRAMA ANTERIOR AMOR A VIDA ERA FANTÁSTICO POIS A COISAS FLUÍAM E O PUBLICO GOSTAVA A HISTÓRIA ACONTECIA E OLHA QUE FOI DE LONGA METRAGEM. POR QUE NÃO PODE SEGUIR UM MESMO RUMO PARA A COISA FLUIR. NÃO VEJO CLARA E MARINA COMO UM CASA GAY, MAS COMO DUAS PESSOAS QUE ENCONTRARAM O AMOR E QUE TEM TUDO PARA SER UMA HISTÓRIA PLENA PELO SENTIMENTO QUE AS ENVOLVE. POR QUE ESTÃO TENTANDO OFUSCAR O MELHOR.

  • Clau diz: 20 de abril de 2014

    Pois é… Eu já tinha colocado em outro post e agora vou tentar aqui de novo. Olha, é totalmente sem nexo isso. Clara, – ficou bem à mostra – que ela tem uma orientação gay. Pode até ser casada e mãe, mas se ela se sentiu atraída por Marina, a ponto de defendê-la veementemente em relação a Cadu quando ele fez um comentário sobre Marina, então Clara é sim bissexual no mínimo. A dança foi nada? os olhares???

    Agora… se tudo foi um encantamento… então Clara é uma anormal. Ela fez toda aquela cena e contou pra Helena que as duas (ela e Marina) só faltava sair faíscas, dava um arrepio na espinha e coisa e tal?? ué??? mudou???? Ou foi a maneira como Cadu tratou Clara e ela viu que ele era um machão e acabou gostando? Porque quando ela chegou em casa embaixo de chuva, Cadu se despediu do filho, pois iria dormir, e mal olhou pra Clara. Esta ainda, ofereceu seus lábios para ele beijar (quando estava ali ajoelhada com o filho, num abraço, quando chegou em casa) e ele nem deu bola.

    Ou MC está dando pra trás e com medo de mostrar o amor das duas ou quer fazer mais charminho e nos deixar esperando. Perdeu uma oportunidade de mostrar a disputa dos pais gays para terem a guarda dos filhos.
    Me lembro de um filme que vi e se tratava de um casal de lésbicas cuja ambas eram divorciadas. Elas moravam juntas embora ninguém adivinhasse que eram um casal. Até que o filho de uma delas na adolescência descobre que ambas dormem na mesma cama e daí ele se dá conta que sua mãe vive uma relação homossexual. O tal rapaz vai morar com o pai pois não perdoa a mãe. E o pai, entra na justiça pela guarda dos outros dois filhos que teve com a ex-mulher. O filme é muito bom! Mostra a dor da mãe, o apoio da outra mulher dela… Esta até quis se separar para que a mídia respeitasse a tal mãe, foi o caso teve repercussão. Mostra a vizinhança como passa a tratar as duas, a hipocrisia… E MC poderia ter feito o mesmo. Mostrar este lado da vida dos gays.

    Observo que na Globo as lésbicas não têm vez. Notem o sucesso que fez Niko e Félix. Ou ainda o Crô em Fina Estampa. Ou ainda os gays de Insensato Coração…. Ou ainda em Avenida Brasil. Mas por acaso algumas lésbica fez sucesso??? digo esse sucesso todo de haver muita simpatia pelos personagens? NÃO.
    Em Senhora do Destino havia o casal lésbico das duas jovens, mas apesar de ficarem juntas na trama, não foi muito divulgado, ampliado… Talvez por que Nazareh Tedesco chamou muito mais atenção e ambas não tinha a força de personagens principais como Clara e Marina têm. Mas fora essas dua jovens e aquelas duas de Mulheres Apaixonadas, não teve mais. Ali também, nem teve beijo e ficou no âmbito da AMIGA.
    As anteriores em outras novelas… Em Torre de Babel, quem morreria seria a personagem de Christiane Torloni e a de Sílvia Pfeirfer iria sobreviver e ter uma romance depois, com Glória Mezeses. Mas quando o público soube disso, quase mataram o Silvio de Abreu e ele teve que estourar o shopping com as duas dentro. Depois Sílvia voltou como uma irmã da falecida, mas esta era hetero. As outras na década de 1980, em Vale Tudo, ficou sutilmente entendido sobre o casal de lésbicas. E depois uma delas morre e somente no último capítulo, a que ficou, encontra outra mulher e subentende-se que ela ficou com tal mulher.

    Por isso e tudo isso me faz ter a convicção de que LÉSBICAS, o povo não gosta e até torce contra. Já gays têm mais torcida e por que, pergunto a razão. Qual é a diferença????

    Se Maneco quer estragar a novela dele, parece que já conseguiu. O que é Nando medindo forças com o canalha do Jairo???? ou Felipe bebum? ou a chatice do pessoal do Galpão e da faculdade? a chata de Luíza ou a neurótica da Helena? a retardada da Chica? a desmiolada da Juliana e a insana da Selma?

  • Victoria Alone diz: 20 de abril de 2014

    Se o Manoel Carlos continuar nesse compasse de indecisão a respeito do romance das meninas, vai acabar perdendo milhares de telespectadores. Pois uma coisa é certa, 50% da audiência só está assistindo essa trama por causa das duas!

  • Janaina diz: 20 de abril de 2014

    Boa noite, A Clara é Bi gente! Estou torcendo para ela ficar com a Marina as duas tem muita química!!!!!O casal é lindoo

  • Beatriz Loiola diz: 20 de abril de 2014

    Sacanagem o Cadu segurar a Clara por causa da doença, ninguém merece ficar com alguém por pena…. Manuel tem que ressaltar o amor nessa novela, não o sexo. A Clara está apaixonada pela Marina, torcendo pelo amor verdadeiro :)

  • Andreia diz: 20 de abril de 2014

    não amenta a audiência estragando uma história bonita como a de clara e marina, pois o trabalho das personagens é fantástico. Aumentar a audiência é melhora os núcleos que estão falhos, existe personagens que da pouca vida as cenas por isso nem comentados são. O ARTÍSTA TEM QUE PRENDER A ATENÇÃO DO PUBLICO, SE NÃO ELE NÃO SERVE PARA ESTÁ LÁ. E TEM ALGUNS QUE DEIXAM MUITO A DESEJAR POR ISSO QUE A ALDIENCIA EMPOBRECE. AGORA MEXER NO TIME QUE TÁ GANHANDO É PERIGOSO. E NESTE CASO O TIME DE FRENTE QUE TÁ BOTANDO TODOS OS DEMAIS NO BOLSO É CLARA E MARINA. É SÓ OLHAR A REPERCUSSÃO. QUANTO A REGEISSÃO POIS É UM TEMA POLEMICO COM OPINIÕES DIVERSAS. SE HAVIA MEDO PELA REGEISSÃO POR QUE COLOCARAM O CASA CLARA E MARINA? E SE COLOCARAM O DESAFIO AGORA É CONTAR A HISTÓRIA DAS DUAS. VAI HAVER REGEISSÃO VAI? MAS SE FOR COMO FOREM INTELIGENTES COMO FORAM ATÉ AGORA VAI SER MUITO MAIOR A TORCIDA E A ACOLHIDA. NO LUGAR DE MOSTRAR A CENA DE CADU E CLARA, POR QUE NÃO A MESMA CENA DE CLARA E MARINA. SE VIVEMOS NUMA SOCIEDADE ONDE PRECISA HAVER RESPEITO PELO DIFERENTE, ESSE DIFERENTE SERIA MUITO MAIS LINDO E APRECIADO PELA TORCIDA QUE ESTÁ EM TORNO. MANECO ABRE O OLHO TEM PERSONAGENS QUE ESTÃO APAGADOS DENTRO DA TRAMA E ALI ESTÁ O PROBLENA DA ALDIENCIA. VOU DÁ UMA DICA. QUANDO O PUBLICO NÃO FALA É PORQUE O INDIVIDUO NÃO APARECE, MATOU O TRABALHO. QUANDO O PUBLICO FALA É PORQUE O TRABALHO TA DANDO CERTO.

  • Ana Paula diz: 20 de abril de 2014

    Clara e Marina são as únicas que agitam a trama, o resto da novela é uma merda e o autor quer deixar elas de lado?

    Ish, a audiência vai a 0 então. Hahaha

    Não sou obrigada a ver Cla-du, quero CLARINA! hehehe

  • Marcela diz: 20 de abril de 2014

    Não acho que tenha partido do Maneco, mas sim da direção da Globo. Acredito que a história já estava mais ou menos construída, mas com a audiência no chão, muitas mudanças vieram e de uma maneira absurda, nada sutil. Como assim as duas se declaram numa semana e na outra a Clara volta feliz com o marido pra viver comercial de margarina com a família? não faz sentido! Foi radical a virada desse roteiro e me parece que foi pressão sofrida pelo autor.

    Ok, todos sabemos que a novela é fraquinha. Mas como já comentei, esse núcleo é o único que prende. Foi tudo bem construído até a semana passada. Como um encontro pode mudar as pessoas, como o amor transforma a gente. A Marina deixou de ser aquela chata e metida quando se viu apaixonada por alguém que não vivia no seu mundinho de artista e glamour. A bobona e acomodada da Clara foi aprendendo a ser independente, segura a medida que conhece Marina (mudanças no visual reafirmam o q tô falando). De repente boom! Como não amar os olhares e a cumplicidade das duas? A química entre elas agora tá apaixonante. No começo achava nada a ver, parecia muito melhor a Antonelli com o Giane… mas agora é inegável, é uma delícia vê-las juntas. Sou hétero, mas não deixo de admirar um casal bonito assim!

    Globo, libera isso aí! Não deixe que tantas mulheres se acomodem nas suas “vidinhas família feliz” pra manter as aparências quando as mesmas têm vontade de conhecer a felicidade de verdade… seja com quem for!

  • júlia diz: 20 de abril de 2014

    Ouvi dizer que vai haver um retrocesso na estória de Clara e Marina por pressão por mais audiência…talvez isso explique a cena descrita acima…..se isso for verdade, além da covardia da emissora em não seguir com o único enredo que estava caminhando na novela, além de ser injusta a tentativa de jogar nas costas das atrizes a falta de audiência, será de uma falta de respeito tão grande com ambas, isso sem comentar a falta de respeito com o público….o problema nunca foi esse núcleo, e apesar dos ignorantes de plantão, falo que em nenhuma cena de ambas me senti constrangida, pelo contrário, via ali dois seres humanos, não genero, que estavam descobrindo sentimentos e demostrando isso em cada olhar e fala….Sério, Globo, se assim for, respeite as suas atrizes, pois a Giovana continuaria com sua estória, mas a Tainá seria apenas figuração, e ela não merece ser queimada assim, pois é talentosa e está em inicio de carreira……agora se isso for uma estrategia para enrolar essa estória, poderá ser um tiro no pé, já que essa Clara indecisa já deu, se não tem coragem de se assumir, devia deixar a Marina livre, mas pelas suas atitudes parece até que ela quer manter essa afeição só para mostrar que pode, e Marina não merece isso, já que até onde vi e sei, não cobrou nada dela ou a obrigou a fazer algo que ela não quisesse…..Quanto ao personagem Cadu, ele só começou realmente a olhar de novo para a mulher pela disputa, para não perder para outra mulher o que ele acha que é seu, e quantos homens por ai não pensam o mesmo? dentro dessa realidade, parabéns para a interpretação de Gianechini……mas há também a hipótese de que a estória de Clara e Marina seja adiada para que se desenrole primeiro o romance Silvia e Cadu, e o próprio abra mão da esposa por esse novo romance….quem sabe…

  • Clau diz: 20 de abril de 2014

    SAKI… como é???? Jairo o GARANHÃO DA PERIFERIA!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.. Mas este velho MC tá bem gagá!!!! Velho safado! Já estou com nojo do Maneco com essa apelação toda. Quer dizer que a trama tem um casal como protagonistas, Helena e Laerte. Que até agora não se viram de fato, não se encontraram, nem se tocaram como antigamente. Ele está completamente doido pela filha de Helena e pelo jeito, vai ficar assim, pois Maneco agora vai investir no garanhão da periferia. O cara tem pegada manooooooooo…. ele pega a Juju legal, manoooooooooo…. PELO AMOR DE JESUS CRISTO!!!!! Que NOJO!!!! Mas duas mulheres lindas, elegantes, charmosas não podem dar um beijo ou se envolverem, pois uma delas é CASADA (òòhh !!! que l’horreur !!!!) e não pode nem dar uma “bitoquinha” nos lábios lindos e vermelhos da outra??? mas é povinho muito atrasado esse….
    Não me admira termos os governantes que temos neste país…

    “se a mulher ou o homem já nasceram gostando do mesmo sexo,agora trocar depois de construir uma linda família,é o fim,não concordo,que existe tudo bem,mas não deve ser divulgado assim às claras,é um incentivo a mais pra pouca vergonha.” – Claudia Moreira

    Respeito tua opinião Claudia, e tens todo direito de te manifestares aqui e assim. Só me tira uma dúvida… Tu achas o caso delas uma pouca vergonha? mas e quanto à Luíza e Laerte? não é pouca vergonha uma moça recém saindo da adolescência se pegar como um homem 20 anos mais velho que ela e pior! que foi e é ainda o grande amor da mãe dela… Isso não é um péssimo exemplo para essas meninas? tu não achas que NÃO deveria ser divulgado também?

    E quanto à Juliana? que pegou um vagabundo e malandro, metido com drogas? não é uma pouca vergonha para uma mulher de alta classe, que mora num prédio familiar e recém se divorciou de um cara que – bem ou mal – sempre lhe deu de tudo e lhe deu apoio e teve preocupação com ela? Não achas um péssimo exemplo Jairo ficar transando com Juliana e ainda dar porrada nela, ameaçá-la?

    O que este autor tarado por ninfetas e sexo com pegada quer, é dizer que lá no fundo toda mulher gosta de apanhar, de ser agarrada com força, com virilidade, até marcadas como gado, quem sabe? e que assim como todo vagabundo tem direito a viver na zona sul e no bem bom, às custas da mulher, também os quarentões e cinquentões tem todo direito de pegar jovenzinhas, de preferência as filhas das ex namoradas. Este é Manoel Carlos. Deu pra ti “véio”… deu pra ti.

  • Eveline Maciel diz: 20 de abril de 2014

    Concordo com a Jane.. acho que a forma como o Maneco conduziu a historia esta completamente equivocada, Fica dificil o publico comprar as duas sendo que Gio e o Giane sao os queridinhos do Brasil. Muita incompetencia do Maneco e da direcao da novela. Eu ja deixei de ver a novela pois esta sendo a maior propaganda enganosa e da raiva de ver uma personagem tao indecisa quanto a Clara. Tenho pena da Taina q nao merecia fazer parte da palhacada q esta novela se tornou.

  • Rosimeire diz: 20 de abril de 2014

    Da pra perceber que a maioria do publico torce por Marina e Clara juntas, Manoel Carlos junte elas elas se amam, é um amor verdadeiro, não vejo problema nenhum a Clara separar do Marido e ficar com a Marina, é um novo amor que nasceu. queremos Clara e Marina juntas, mesmo que seja no ultimo capitulo.

  • roberta diz: 20 de abril de 2014

    Adorei clara escolhe sua familia. Familia e tudo. Fica com o homem q te ama.

  • Clau diz: 20 de abril de 2014

    Para verem como as pessoas pensam em relação a LAERTE e LUÍZA juntos… Uma enquete na coluna de Kogut:

    Você aprova o romance de Luiza (Bruna Marquezine) e Laerte (Gabriel Braga Nunes) em “Em família”?

    Sim
    14%
    Não
    86%

    Já mostra que os mesmos mais de 80% que defendiam uma relação mais estável entre Marina e Clara, estavam certos. Aqui mostra que nem todos gostam de sacanagem, de pouca vergonha, de filha andando com ex da mãe e quase assassino do pai. Esta guria não tem vergonha na cara e este homem é um psicopata. Se MC queria ir fundo na desgraça humana, que faça Luíza não querer mais Laerte e ele louco de ciúme e desejo pela guria a pegue à força e a seduza, literalmente falando, mesmo que seja contra vontade dela. Pronto! aí sim teremos o que a sociedade gosta. Violência sexual. Laerte abusando de Luíza por culpa dela mesma que começou com a brincadeira. E será bem feito pra essa nojentinha.

  • Raphaella diz: 20 de abril de 2014

    Bom, não preciso falar nada pq a Clau ja disse TUDO!
    u.u se o autor esta brincando com as personagens esta sendo de uma forma muito idiota ja q esta colocando elas em posiçoes cada vez mais estranhas para um possivel termino da clara com o cadu.
    Enfim, to cansada da Marina ser alguem completamente desprezado e q nem tem nucleo realmente. A coitada so aparece p falar com a Clara.
    To cheia da luiza e cachorro no cio do laerte. Mas eles todo mundo acha lindo, neh? -.-” me polpe! Torço p Clarina, a unica coisa q me faz assistir essa novela sonifero.

  • Larissa diz: 20 de abril de 2014

    Clau,

    Estava me perguntando isso há pouco tempo atrás, o porquê de eu não ter ouvido tanta reclamação na época de Felix e Niko. Até então eu atribuia isso ao fato de Felix e Niko serem “gays engraçados”, o que, por algum motivo na cabeça das pessoas, no caso de Felix, o desculpava de todas as maldades que fez (e que não foram poucas, diga-se de passagem!). Já Niko era um SANTO, não tinha como torcer contra. A estória de Marina e Clara é mais complexa e com menos alívio cômico, o casamento da Clara estava indo bem, não tinha nada “faltando” ou “errado” aparentemente.

    Mas eu nunca tinha levado em conta esse “histórico” de lésbicas na Globo que você citou (e até desconhecia várias dessas, que não eram da minha época; lamentável a situação que você descreveu de Torre de Babel). Sendo assim, não sei o que pensar. Triste.

  • Janise Machado diz: 21 de abril de 2014

    Clau, a diferença é simples LÉSBICA não é cômica, não é palhaça e GAY afetado faz as pessoas rirem. Eu acho o fim da picada alguém achar que a afetação de um GAY é legal, engraçado, não somos palhaços e a TV não deveria ser picadeiro de “bicha afetada”. É só por isso que é mais aceito. Tente trocar Clara e Marina por dois homens que não são afetados fazendo a cena da dança por exemplo, tendo um tom mais sério. O público ia detestar. Resumindo GAY ou LÉSBICA só são legais quando fazem piada de si mesmo ou são muito engraçados, dos nossos dramas ninguém quer saber e ainda se acham no direito de chamar de aberração e algo mais. Gosto muito dos teus textos. Grande abraço! :)

  • Kssia diz: 21 de abril de 2014

    É engraçado,essas novelas da Rede Globo,faz muito tempo q não assisto,mas sempre de alguma forma,acabo sabendo,assuntos interessantes q é abordado,só que fico indignada, a cleptocracia comanda,a criminalidade,o “machismo”impera.
    Pq afeta tanto os brasileiros o fato de duas pessoas do mesmo sexo estarem juntas(os),
    Brasileiros costumam abaixarem para problemas bem piores,assistem a tudo sentados em seus sofas de braços cruzados.
    E quando diz q dois homens ou duas mulheres estão juntos,aff..é um desrespeito a familia e os bons costumes.
    Pensamento pequeno.
    Na verdade acho q o autor,não deveria fazer com que a familinha da Clara e do Cadu vigasse,mesmo pq,já foi dito até mesmo pela Clara,ele é um garotão irresponsável,do tipo q fica só no sonho,nunca na realização,e outra ele, usar o fato de estar mal,e usar o filho contra a propria esposa,é complicado,q tipo de amor é esse o q ele sente,ou é despeito,ou é covardia,ou é sinonimo de um fracassado.
    A novela em si esta fraca,não me chamou atenção (pode ter certeza q não é só eu q vejo isso),então pq perder pontos.
    Querendo amarrar uma história de amor,de força e de garra ( MARINA E CLARA) para expor,um casamento de fachada,um casamento onde o homem,fraco ainda recebe cafezinho na cama,e a mulherzinha é sempre a submissa.
    Aff esse tempo já passou faz tempo,e muito tempo.
    Sou a favor sim,da mulher mostrar pq veio,e outra tachar uma dona de casa como mulherzinha,afff foi de um mal tom terrivel,(zinhaaaa…mulherzinha)
    Desculpa ai,mas não engoli essa…

  • Julia diz: 21 de abril de 2014

    Mostrar cenas de sexo: maravilha, que lindo! Agora mostrar cenas carinhosas de um beijo lésbico, já vira assunto de outro mundo… Vejamos o caso da Clara e Marina, com apenas o contato visual das duas é possível ver o quão apaixonadas estão. O Cadu é tão sujo que precisa usar da doença e guarda do filho pra ter a Clara ao seu lado, sem contar que reconheço muito bem a pose me bom moço que ele está tentando passar, como a Carla disse em um dos comentários “Um cara que até o surgimento da Marina era um bom vivan…não se preocupava em nada com família, achava graça de tudo, até das preocupações da Clara com as contas de casa, agora resolveu ser o defensor da família e parará.” Meu pai agiu exatamente dessa forma antes da separação da minha mãe… Há quem defenda o Cadú ainda, típicos brasileiros que parecem cegos a questões machistas, gente que preza pela infelicidade feminina em nome da “moral e dos bons costumes”… Triste viu..

  • SIBELLY diz: 21 de abril de 2014

    Meu não estou acreditando que o MANECO vai fazer isso!! O único motivo que me faz assistir ainda essa novela tão sem graça, era justamente ‘elas’, MARINA (TAINÁ) é show, linda, arrasando, nossa ela passa uma naturalidade uma coisa tão linda em cena. Estou começando a ficar com raiva da CLARA, não sabe o que quer, TADINHA DA MARINA. MANECO tem problemas, só pode, justamente quando as coisa estão começando a esquentar entre elas, ele vai e da uma dessa, agora vai ser assim é ? 1 passo a frente e 10 para trás. Acho justo então que apareça alguém legal na vida da MARINA, ou ela vai passar o resto da novela vivendo um amor platônico pela CLARA…. Se o objetivo do MANECO era estragar uma novela que já não tava legal PARABÉNS conseguiu!!

  • ana santos diz: 21 de abril de 2014

    SAKI VC DISSE TUDO CENAS DE QUASE SEXO PODE SER EXIBIDA SEM NENHUM PUDOR POR CASAIS HÉTEROS DA NOVELA ,MAIS UMA CENA SIMPLESMENTE DE UM BEIJO ENTRE DUA MULHERES É REPRIMIDA PARA Ñ FERIR A MORAL DOS BONS COSTUMES. OBS;OS COSTUME DA PORNOGRAFIA HÉTERO DAS NOVELAS….SE IRIA CENSURAR AS CENAS DE CARINHO DE BEIJO PRA QUE CRIAR AS PERSONAGEM ,O BEIJO É A MELHOR CENA DE UM ROMANCE ENTRE DUAS PESSOAS ….CLARA E CADU REATAM E ELES VÃO EXIBIR AS CENAS PORNOGRÁFICA ,ENQUANTO VANESSA E MARINA VÃO DORMIR JUNTAS O AUTOR QUERENDO FAZER ENTENDER QUE ELAS TAMBÉM REATARAM SEM MOSTRAR NENHUM CENA DE CARINHO ENTRE AS DUAS…..SINCERAMENTE SE VAI CENSURAR Ñ CRIEM OS PERSONAGEM .PORQUE O PRECONCEITO CRIA A CENSURA….É MUITA HIPOCRISIA ME RESPEITEM OS TELESPECTADORES É MUITA ENGANAÇAO…….

  • liana diz: 21 de abril de 2014

    CONCORDO COM O COMENTARIO DA ANDREIA ACIMA!!!ELAS TEM QUEE FICAR JUNTAS E MANECO ESTA ENGANADO!!!!

  • Aline diz: 21 de abril de 2014

    Amei Clara e Cadu juntinhos e felizes de novo Adooooooro família unida é assim que têm que ser. Marina é uma destruidora de lares isso sim, tentou mas se Maneco quiser não vai conseguir kkkkkkkkk Ela que vá procurar a Vanessa dela que a ama tanto e deixe o casal em paz. É sério não assisto mais novelas desse senhor se o casal gay ficar juntos e pode ter a certeza a audiência começou a aumentar por que pararam as cenas ridiculas delas juntas. Amava Niko e Felix mas os dois eram livres! Conquistaram o público com o carisma, mas essas duas não colaram, detesto uma história desse fundamento onde uma família é destruída por uma destruidora de lares. Detesto! Aceitem a maioria da população torce pela família unida.

  • saki diz: 21 de abril de 2014

    Estou na torcida pelo casal clarina, entretanto a situação de clara esta muito confortável de um lado tem Cadu e o filho ( comodismo família convencional) que é para onde ela sempre volta, do outro lado tem marina totalmente apaixonada ( já declarou todo seu amor) a mesma está sendo muito compreensiva, atenciosa e apoia todas as decisões de clara, o que esta fazendo marina sofrer muito (clara tá fazendo marina de gato e sapato). MC na minando a historia do casal aos poucos e minando mais ainda o personagem clara (indecisão em pessoa), a mesma se tornou inconsistente, volúvel ou até bipolar, o publico passou a julgar muito todas as atitudes tomadas por clara ( Giovanna é que está com esse abacaxi pra descascar). A historia de marina estagnou, ela tá vivendo muito em função das idas e vindas de clara, tá mais que na hora do autor começar a desenvolver a historia, seja com aparecimento do pai dela (diogo mostrando a relação dos dois ou talvez o preconceito que o mesmo tem pela filha devido a opção sexual da mesma), os problemas financeiros, o rolo com vanessa ou até mesmo uma ex que tenha partido o coração dela (Lavínia vlasak). Porque acho que marina já sofreu demais, tá na hora de clara lutar pelo amor de marina, falta concorrência declarada (vanessa coitada não impõe nenhum medo a clara), a posição de clara escolher e ter todo tempo do mundo para fazer essa escolha cansou… MC tem que mudar essa situação. Torço de verdade por clarina, mas acima de tudo torço por marina e quero ver esse personagem crescer. Caso a clara queira algo com marina tem que mudar de atitude (depois do capitulo de sexta em que a mesma afirma que está se acertando tanto com cadu como com marina…). Estou ficando cada vez mais pessimista acerca da relação das 2, pois MC quer aborda a doença de cadu (transplante) clara terá que fica ao lado dele até o mesmo se recuperar, ou seja lá para o fim da novela é que elas talvez fiquem juntas (enquanto isso marina sofrendo o pão que o diabo amassou). A unica luz no fim do túnel foi uma matéria que li recentemente com Tainá em que ela afirma que “AINDA” não gravou o beijo gay, esse AINDA dela é o que dá um pouco de esperança.

  • jane diz: 21 de abril de 2014

    De fato,muito sem nexo esse retorno de Clara e Cadu. Maneco machista, sociedade brasileira torpe. A pressão nem era grande e o autor cedeu. E agora quem continuar assistindo vai ver a falsa estética de comercial de margarina em detrimento de uma estética que promovia os sentidos mais nobres representados pelos sentimentos de Marina e Clara: A HUMANIDADE, O AMOR QUE TRANSCENDE O ÓBVIO, QUE TRANSCENDE A ARTIFICIALIDADE DO DOGMÁTICO…

  • Nhyala diz: 21 de abril de 2014

    Clau,
    Isso é a mais pura verdade… Um casal de lésbicas, lindas, femininas e bem sucedidas é dificil de engolir. Todo mundo acha que falta-lhes alguma coisa – um homem. Porque será???

    Infelizmente a media ou os meios com condições de mostrarem as outras realidades dão pra trás. haja hipocrisia.

    Eu estou triste e decepcionada com esse retrocesso – soa até forçado e falso.
    A história da Clara e da Marina transcende o facto de serem duas mulheres, é uma história sobre a descoberta do amor, sobre o seu poder transformador.

    É lindo ver como esse sentimento foi crescendo gradualmente (depois da atração, das cantadas… Podiam ter ficado por aí) com amizade, companheirismo, tesão: nem Marina nem a Clara são as mesmas que eram antes de conhecerem.

    A partir daí, esperamos ver uma história se desenvolvendo, o romance se consolidando e os desdobramentos dessa nova vida ” a dois”. Como ele pretende contar uma historia de amor credível, sem envolvimento… as personagens flertam e se aproximam ao máximo e depois voltam as respectivas vidas pra talvez ficarem juntas no último capítulo???

    Depois das cenas passadas, essa reaproximação soa falsa. Maneco corre o risco sim de destruir as belas personagens que criou, incluindo o tal de Cadú.

    Pena porque as atrizes são um show a parte, juntas passam mais emoção em cenas de 30segundos, do que o elenco inteiro em cenas longas. A Tainá merece mais destaque e que a Marina tenha outros conflitos – outro erro do autor que parece não querer aprofundar a personagem – e assim ela vai perdendo função na trama.

  • Clarissa diz: 21 de abril de 2014

    O mundo está mesmo perdido,onde já se viu as pessoas torcerem por Clara e Marina,se nenhuma das 2 tivesse família,marido e filho,tudo bem,mas tendo,é um absurdo!!!Onde está a fé,o amor de vcs?o Deus de vocês?Que cada um gostá do que quer,tudo bem,mas destruir uma família,poxa,ta parecendo sodoma e gorroma,que mundo é este?vamos acordar pessoas e valorizar ao nosso Criador.Que novela,mas pervertida!!!!

  • Simone diz: 21 de abril de 2014

    Espero que Clara e Marina se entendam em breve, a história é para contar uma linda história de de amor entre as duas, sutil, leve e apaixonante…o Cadu que se acerte com a Silvia…para mim perdeu a graça da novela por enquanto…o melhor núcleo é Clarina…

  • Cacau diz: 21 de abril de 2014

    Horrorizada,como as pessoas estão achando tudo normal!!!!Por isso o mundo está do jeito que está,e outra tudo está ridiculo nessa novela!!!!Uma pouca vergonha,uma desvalorização total das famílias!!!!

  • saki diz: 21 de abril de 2014

    As duas matérias mais recentes referente a Clarina:

    Casal lésbico de Em Família divide público e novo beijo gay vira dúvida
    O casal Clara e Marina está dividindo o público, apontam as sondagens da Globo. Nos bastidores da emissora, já há quem duvide de que, depois de Félix e Niko , dificilmente haverá um novo beijo homossexual na atual novela das nove. O que mudou? Basicamente, Félix e Niko tinham torcida quase total do público, diferentemente de Clara e Marina. Elas têm um forte rival: Cadu (galã)

    Em pesquisa feita recentemente com grupos de telespectadoras para avaliar Em Família, a Globo detectou que há, sim, grande aceitação do casal lésbico, mas também é grande o número de pessoas que querem ver Clara com Cadu, não com Marina.

    O resultado da pesquisa, acredita-se na emissora, reflete a dúvida da personagem Clara, até agora dividida entre a estranheza de um novo amor de uma mulher e a relação estável de anos com o marido.

    A divisão do público levou o autor Manoel Carlos a promover uma reviravolta na trama. Depois de quase beijar Marina na última quinta-feira, nos próximos capítulos Clara irá se reconciliar com Cadu. Os dois terão uma noite tórrida de amor e renovarão os votos.

    A pesquisa com grupos de telespectadores repete movimentação que a Globo já detecta em sua Central de Atendimento ao Telespectador (CAT). Há uma mega torcida por Clarina (como o casal lésbico já foi batizado nas redes sociais). Mas uma parte rejeita a relação homossexual e outra quer ver Clara com Cadu.

    Nas redes sociais, Clara e Marina têm aprovação muito maior. O casal tem sido um dos assuntos mais comentados no Twitter. Na última sexta à noite, a hashtag #MarinaTemNossoApoio era a sexta mais comentada do Twitterno Brasil.

    Entre os dias 31 de março e 16 de abril, Em Família recebeu 44.756 citações no Twitter. Desse total, “Clara”, “Marina” e “Clarina” tiveram 10.751 referências, ou um quarto do total. A maioria era de torcedores do casal de mulheres. Algumas referências apareceram em hashtags como #ClaraSaiDoArmario, #QueremosBeijoClaraeMarina e ClaraeMarinaSemCensura. Fonte: noticias tv

    Rejeição do público pode ‘cancelar’ beijo gay de “Em Família”
    REVIRAVOLTA
    Mesmo apostando na homossexualidade com igual intensidade, “Em Família” pode não alcançar o mesmo êxito de “Amor à Vida”, marcada como palco do primeiro beijo gay das novelas da Globo.

    O principal fator é que, segundo o colunista Daniel Castro, ao contrário da imensa torcida por um final feliz entre Félix e Nico, o público ainda não conseguiu se “apaixonar” por Clara e Marina.

    Pesquisas e sondagens feitas pela emissora revelam que, embora o casal lésbico possua grande aceitação, uma respeitável parcela dos telespectadores ainda prefere que Clara se reconcilie com Cadu. A incerteza do público seria o reflexo da dúvida da própria personagem, cujos sentimentos costumam oscilar.

    Nesta semana, Clara e Cadu se reconciliarão com direito a uma tórrida noite de amor. Caso o comportamento do público se mantenha, o autor Manoel Carlos pode abandonar o plano inicial de promover um novo beijo gay, desta vez entre mulheres, e passar a apostar na restauração do casamento de Clara. Fonte: Rd1

    A novela “EM FAMÍLIA” se tornou uma piada!!!

  • Isa diz: 21 de abril de 2014

    Eu só queria saber o porquê desse povo que critica Clarina ainda assistir a novela. A verdade é que eu concordo com quem está defendendo a Marina, porque por mais que eu queira que ela fique com a Clara, a história da personagem não pode se resumir apenas a isso. Dentro de todo o elenco, a Tainá está se mostrando a mais talentosa, e a Marina tem mostrado um amor muito mais profundo do que apenas a atração, mas ela não pode correr atrás da Clara para sempre. Minha sugestão é que o pai da Marina apareça para levar ela embora ou que seja oferecido um trabalho para ela em um lugar muito longe, também acho que, como foi sugerido por outra pessoa, uma antiga paixão da Marina volte. Se qualquer uma das opções acontecer, a Clara vai perceber que a Marina não é dela, e que não pode segurá-la para sempre. Enfim, torço para que a Globo tenha um surto de inteligência e valorise o talento da Tainá, e para essa galera preconceituosa, eu realmente espero que um de vocês explique porque ainda assiste essa novela sem sal se não gosta do único núcleo que impede os telespectadores cometam suicídio devido ao desgosto provocado pelos outros personagens, como a nojentinha sem-noção da Luiza ou o pedófilo psicopata do Laerte

  • ARCANJO diz: 21 de abril de 2014

    OH MANECO PARA COM ISSO ALIANÇA DE REATAR A RELAÇÃO MESMO SABENDO QUE O CORAÇÃO DE CLARA NAO PERTENCE MAIS A CADU E SIM A MARINA, NA MAIS DO QUE NA CARA AS DUAS SE AMAM E COM CERTEZA DEVEM FICAR JUNTAS NESSE TRAMA SO EM VER AQUELAS CENAS DAS DUAS DA DANÇA ROMÂNTICAS, DA SUA SAIDA A NOITE PRA VISITAR E VARIAS OUTRAS E FORA COMO ELAS SE OLHAM. ARRUME CADU COM DR. SILVIA OU COM QUALQUER UMA AI ARRUMA ALGUEM TB PRA CHATA DA VENESSA QUE FICA SO ALFINETANDO A RELAÇÃO DE MARINA E CLARA. QUERO LOGO QUE A RELAÇÃO ANDE DE VERDADE PARA COM ESSE CHOVE NÃO MOLHA NO INICIO TUDO BEM FOI A FRASE DA CONQUISTA DA AFINIDADE MAIS AGORA E HORA DO ROMANCE MESMO CLARA E MARINA.

  • Marcela diz: 21 de abril de 2014

    Socorro, quando aparecem comentários falando de Sodoma e Gomorra, não sei se quero rir ou chorar. Em que ano vocês vivem? Esse Deus de vocês prega ódio por acado? Pois é o que me parece! Que valores de família essas pessoas tem? Família com papai, mamãe e filhinho vivendo felizes para sempre com o homem grande provedor do lar e a mulher uma empregada doméstica. Porque se for assim, nem juntar a família do Cadu serve, já que de provedor ele não tinha nada!

    Mas foi o que falaram, machismo vale, primo mais velho querendo a priminha filha do seu grande amor também, médico bêbado atendendo pacientes, filho que tem preconceito com a mãe por ser negra pode, mal tratar velhinhos, trair namorado, ser obcecada pelo ex, enfiar marginal em casa pra ficar com a filha dele é realmente muito bo ito. Se querem questionar valores, acho que tem uns muito piores do que a “sapata dando em cima de mulher casada, que por sinal dá muita abertura”.

  • Sofia diz: 21 de abril de 2014

    Oxee, mas que droga de renovaçao com aliança eh essa!!! Ta escrito na testa da Clara o que ela quer so falta ela mesma enchergar isso.. A unica coisa que me prende, e nao sou so eu, nessa novela eh o casal Clarina, o casal mais bonito, apaixonante e verdadeiro que tem na novela.. Pouca vergonha??? Onde??? As duas nem precisam se tocar direito para mostrar quanto sentimento envolve as duas, ao contrário de outros.. Elas se amam e nao ha nada de errado nisso.. a história delas tem que rolaaar..

  • Juliana diz: 21 de abril de 2014

    Estar em um casamento de fachada só para agradar o público é lindo.
    Ahhhh pobrezinho do Cadu. No começo da novela ele nem ligava para a Clara ou para o filho, só queria saber de cozinhar…
    A Marina não esta destruindo família nenhuma, ela é a chance da Clara viver um amor de verdade. É sério que vocês preferem verem mulheres presas a um casamento infeliz só porque vocês são héteros?
    E outra a Clara não esta virando lésbica. Ela sempre foi, só não havia conhecido uma mulher que a fizesse descobrir isso. Quantas mulheres se descobrem anos depois. Quantas outras não se reprimem a vida toda para fazer a sociedade feliz.
    Se ela fosse uma hétero curiosa, ela não estaria passando por esse conflito. Ela já teria matado a curiosidade e pronto.
    Falam que o Félix já era gay e livre, mas ele também teve um casamento de fachada para fazer o pai feliz, ele também largou mulher e filho. A diferença é que mostraram que ele já era um reprimido e a Clara esta se descobrindo agora.
    Agora essa demora para a Clara e Marina ficarem junta pode ser uma estratégia boa para os gays. O Maneco pode mostrar a tentativa dela manter os bons costumes, mas infeliz e louca para encontrar a Marina, mostre o fraco, covarde e machista que o Cadu é e mostre que o amor da Marina é verdadeiro capaz de esperar o tempo que for necessário e de respeitar a escolha que a Clara fizer. Quem sabe o público não se de conta de que existem várias mulheres infelizes que mantem o casamento só para que os héteros religiosos fiquem satisfeito na heterolandia!?
    Eu não sei vocês, mas para mim está óbvio que as duas vão ficar juntas. Mais cedo ou mais tarde.

  • Mel diz: 21 de abril de 2014

    Bom, como eu disse em outro post, O Felix foi amado pq era cômico e outros tb. Os gays são vistos assim, como pessoas folclóricas, só servem pra tirar sarro. Agora, que aparece um casal para mostrar um história de amor como qq outro casal, aí já não pode, não serve para o telespectador pq não são palhaços.
    Sigo acompanhando as notícias, só que desde quarta-feira, qdo as mudanças começaram, deixei de assistir. Afastar o único núcleo bom da novela (Clara e Marina) é um absurdo, não tem mais o pq assistir. Concordo que o momento não é bom para Clara se separar pois o Cadu precisa de apoio e de cuidados. Clara até poderia seguir mais um tempo casada pra ajudá-lo e sem se afastar da Marina, mantendo aproximação, gestos, olhares, clima de envolvimento. Isso claro, somente até o Cadu se recuperar. Agora parar Clara e Marina, é descabível, depois de tudo o que tem rolado entre elas nesses 2 meses, cair tudo por água abaixo é a maior falta de respeito com as atrizes que estão fazendo um excelente trabalho e tb com o público que até agora só tem assistido a novela por causa delas.
    Clara apoiar o Cadu é correto, agora voltar para os braços dele com toda a paixão que está demonstrando pela Marina chega a ser feio para a própria personagem. Um cara que até então, não se importava muito com a familia, fazia o tipo figurante pra receber a mesada, um cara que nunca despertou a admiração da esposa, agora fica todo cheio de ser dono da razão e ameaças?! É bizarro mesmo kkkkkkk
    Pode até ser que depois dessa noite com Cadu, Clara acorde arrependida e com mais certeza de querer estar com Marina. Pode ser que essa noite pra Clara nem seja boa, como nada foi consumado com Marina, o pensamento dela poderá mesmo ficar com a fotógrafa.
    Continuarei acompanhando as notícias e, se Clara e Cadu recuperarem o romance, se Marina e Vanessa sem química (Vanessa nem ama Marina, ama somente dar pitacos e se fazer de coitada) ficarem juntas, há bons filmes, séries, programas para se ver.

  • Ricardo diz: 21 de abril de 2014

    Acho que isso é só enrolação do autor, infelizmente ele nao vai investir no melhor casal que é Clara e Cadu e sim investir no casal que só agrada um publico especifico que em sua maioria nem é noveleiro.

  • gael couto diz: 21 de abril de 2014

    GALERA AGORA QUERO VER IBOPE DE 70 PONTOS.O GIANE VAI MOSTRAR A BUNDA NA TV.DEIXEM SEUS FILHOS NÃO SALA E MOSTREM PRA ELES O QUE É SER UM MACHÃO.E COMO É IMPORTANTE VIVER UMA VIDA DE APARÊNCIAS PARA ESSA SOCIEDADE MACHISTA E HOMOFÓBICA.TÔ AGUARDANDO SENTADA.

  • josilene t. de melo diz: 21 de abril de 2014

    Cada dia mais decepcionada com o rumo que Maneco está dando ao casal(Casal?) Clara e Marina. Com certeza ele deve estar esperando resultados de pesquisa e ibope pra seguir sua história, oque torna sua atitude ainda mais covarde,dele e da Globo. Se era para escrever uma história de amor entre duas mulheres,colocar uma delas casada com um homem que está doente, e a outra sendo descrita pela amiga como alguém que só se interessa até ter,depois que consegue perde o interesse…Cadê o amor? Apesar de todo preconceito que ainda existe,uma boa mãe não perde a guarda de um filho só por se separar e se relacionar com outra. E estar ao lado do marido, pai do seu filho num momento difícil é bem diferente de renovar votos de casamento. Depois de todas as cenas entre as duas,quase beijo, dança a duas, lembranças cosntantes…espero que Maneco não tenha baseado a história delas em Daniella Mercury, pois nunca achei que o amor dela e de Malu tivesse passado por esse tipo de “palhaçada” a que o autor está se atolando cada dia mais. E isso de família tradicional,as pessoas fazendo campanha contra…Até eu estou tendendo a fazer campanha contra,não pelo amor entre duas mulheres,mas pela forma como a novela está mostrando isso. Da personagem Marina alguém sabe algo? Quem é, oque sofreu,o que passou…? Sabemos que é rica(se bem que pelo andar da carruagem o autor é bem capaz de deixá-la na miséria),acostumada a ter as mulheres que quis,ou seja,bem volúvel,e pela descrição da melhor amiga(e ex namorada)incapaz de amar(apaixona-se,consegue,perde o interesse). E outra,família tradicional no Brasil? Ninguém assiste Brasil Urgente, Cidade Alerta,etc. Todo santo dia mulheres de “tradicionais” famílias brasileiras são assassinadas,brutalizadas, pelos seus respectivos maridos,companheiros,”tradicionais”. Com isso não digo que toda mulher vire lésbica ou todo homem gay,apenas que enquanto tivermos esse pensamento machista,tradicionalista da mulher, do casamento,nada vai mudar.Preconceito todo mundo tem, inclusive sou a favor de que cada pessoa tenha o direito de ser preconceituosa seja com oque for, seja sexo,cor,religião…pois devemos respeitar até aquilo com oque não concordamos. Mas nunca permitir que o preconceito se torne discriminação. Então,Manoel Carlos e Rede Globo,vocês tem a obrigação de levar informação,de mostrar uma postura e mante-la,pois se não tinham peito pra encarar um casal gay feminino no horário nobre,não começasse,respeitem os casais homoafetivos, os heteros favoráveis ao liberdade de cada um,e a todas as pessoas que acreditam nessa liberdade pessoal,seja ela qual for,pois se deixarem o preconceito prevalecer agora,estarão abrindo perigoso precedente num país onde a democracia ainda engatinha.

  • gael couto diz: 21 de abril de 2014

    TÔ QUERENDO SABER QUE PESQUISA É ESSA.PUBLICA AÍ REDE GLOBO PRA GENTE VER SE ACREDITA.QUE SONDAGEM É ESSA.FALAR QUE AS DUAS NÃO TEM APOIO.FALAR DE NIKO E FELIX ENGRAÇADO QUE UM ERA UM BANDIDO E VIROU PAIXÃO NACIONAL PAR AÍ NÉ.O VIADINHO QUE TRAÍA A MULHER COM UM AMANTE E ERA TRAÍDO TAMBÉM .EU TÔ ACHANDO QUE OU TÁ TODO MUNDO MALUCO OU TÃO FAZENDO A GENTE DE PALHAÇO.PRIMEIRO UM ESCRITOR QUE ESCREVE UM ROMANCE VIVIDO ENTRE UMA PACATA DONA DE CASA QUE SE APAIXONA DESDE O 1 OLHAR PELA FOTÓGRAFA LESBICA .AS DUAS TROCAM OLHARES E SE DEIXAM LEVAR POR ESSA PAIXÃO AI QUANDO CLARA E MARINA JÁ ESTÃO ENTREGUES O AUTOR MUDA A HISTÓRIA, É PRA RIR.QUEM TINHA DE SE APAIXONAR JÁ SE APAIXONOU A MUITO TEMPO .QUEM VCS ESTÃO QUERENDO ENGANAR.O PÚBLICO JÁ COMPROU A IDÉIA A MUITO TEMPO.ESSA SITUAÇÃO É PRA QUEBRAR TODOS OS TABUS DE UMA SOCIEDADE HOMOFÓBICA E PRECONCEITUOSA OU VCS ACHARAM QUE IRIAM AGRADAR A TODOS.NEM JESUS CRISTO AGRADOU A TODOS.DEIXA DE LEREIA A DEIXA A HISTÓRIA ACONTECER.

  • Sônia diz: 21 de abril de 2014

    Estou me sentindo como se tivesse sido enganada com uma propaganda enganosa. Todas as entrevistas que ví com a Giovanna Antonelli, tainá Muller, Gianechinni, todos diziam que seria uma linda história de amor entre duas mulheres. Uma mulher casada ( Clara ) se veria apaixonada avassaladoramente, por outra mulher ( Marina ) e que seria correspondida, e até agora não ví nada disso por parte da Clara. Pior, não verei mesmo, pois elas ficarão separadas, voltando a se apaixonar pelo marido ( Cadu ). Lamento muito. Essa virada na novela, não me agradou.Deixarei de ver, pois sem elas, não vale a pena assistir aquele monte de chatice dos outros personagens que não acrescentam nada ao enredo.

  • Ivaneide diz: 21 de abril de 2014

    Eu desejo que Clara decida ficar com Marina para mostrar que nada é eterno, a não ser a morte, enquanto a gente estiver viva tudo pode nos acontecer, inclusive um étero vover um AMOR puro e bonito com o mesmo sexo, este dilema de Clara acredito ser o dilema de muita gente. É o casal mais bonito e interessante da novela; Clara deve apoiar seu marido sim, não questiono isso, mas após seu problema de saúde passar, ela deve no meu entender, ficar com Marina par que as duas possam realizar seu sonhos de felicidade juntas, eu torço por isso. BEIJOS a todos que, assim como eu, torce por um final feliz entre Clara e Marine,”clarina”.

  • Krika diz: 21 de abril de 2014

    Gente não entendo. Clara e Marina é a parte interessante da novela. Aliás, a única. O que o Maneco está fazendo? Teriam tantos assuntos para explorar colocando elas juntas de vez. Assuntos que poderíamos discutir acerca de respeito às diferenças, de como nosso país trata isso…

  • Josi diz: 21 de abril de 2014

    Estou muito chateada com os rumos que a história de Clarina está tomando. Esse suposta divisão do público, que na verdade é mais preconceito do que qualquer outra coisa. Não entendo a razão pela qual a Globo e o Maneco prefeririam levar em consideração, nessa suposta divisão, a opinião dos conservadores. Nos, fãs de Clarinas, estamos nos mobilizando e lutando de todas as formas contra isso e sinceramente espero que você esteja certa em dizer que esse momento “família perfeita” da Clara e do Cadu não dure. Seria um grande desrespeito com o público. Aproveito para pedir, que se puder, faça uma matéria sobre a nossa mobilização em prol de Clarina.

  • Nhyala diz: 21 de abril de 2014

    “E outra a Clara não esta virando lésbica. Ela sempre foi, só não havia conhecido uma mulher que a fizesse descobrir isso. Quantas mulheres se descobrem anos depois. Quantas outras não se reprimem a vida toda para fazer a sociedade feliz. Se ela fosse uma hétero curiosa, ela não estaria passando por esse conflito. Ela já teria matado a curiosidade e pronto.” JULIANA

    Falou e disse Tudo!
    Eu fico estupefacta com certos comentários cujo argumento é que “gays nascem gays e pronto” ou então “essa história é umd esrespeito aos gays”.
    A história da Clara é mais comum do que se pensa, há muitas pessoas que se descobriram tardiamente, há inúmeros gays que já tiveram relacionamentos heteros. Porque é tão difícil para as pessoas olharem para além da sexualidade? Cadú é lindo e fofo, e daí…. Clara encontrou em Marina a sua alma gêmea.

    Alguém me explica uma coisa que não consigo entender

    Maneco cria a super complexa Marina! Tainá Muller dá um show de interpretação – tanto na fase sensual, devoradora de mulheres, como na transformação, amadurecimento da Marina, mostra-se doce, delicada, compreensiva, apaixonada (o que é aquele sorriso quando ela vê a Clara ou recebe um telefonema). A atriz humanizou a Marina, e tornou-a irresistível.

    No entanto, o autor parece receoso de desenvolver e aprofundar a personagem. Até agora, Marina é definida (em termos do texto) pela sua sexualidade, profissão (fotógrafa e de mulheres) e existe em função da Clara. Como se o facto de ser “a lésbica ” enviabilizasse qualquer outra função!

    Qdo as duas conversam, só se fala da Clara (e do Cadú), a ex-namorada só pinta um retrato dela como volúvel e inconstante (embora nesta fase ela seja bem mais constante do que a Clara);

    2 meses de novela e há muito pouca informação sobre o passado da personagem, há menção de um Pai mas ela nunca menciona a mãe, não se sabe mais nada. Não se sabe mto da relação com esse Pai, do que ela passou, viveu, etc.

    Sendo uma fotógrafa conceituada, e uma “agitadora cultural” como já foi definida no dia da festa da Clara, ela pouco interage com o resto do mundo cultural, vive quase reclusa no estúdio e só interage com 4 personagens (+ 1 cão que só ladrou 1 nez e ninguém vê kkk). Na festa da Clara o Nando falou de alguns contratos dela, e descreveu-a como “uma máquina de fazer dinheiro” , como é que agora a potencial falência do Pai afecta o seu estúdio?

    Tantas contradições e buracos mal explicados, espero que agora pelo menos ele desenvolva uma trama própria e outros dramas para a personagem. As vezes parece um auto-boicote a sua própria criação… bizarro isso! E um baita desrespeito pelo grande trabalho que a Tainá está a desenvolver.

  • Lucia Alves diz: 21 de abril de 2014

    A única coisa boa desta novela são a Clara e a Marina. A Clara voltando para o Cadu, nem compensa a gente assistir esta porcaria.

  • Janise Machado diz: 21 de abril de 2014

    Procurem por Ricardo Augusto no facebook. O nosso amado Ricardo que sempre publica coisas lindas aqui é TARADO no Giane… Muito loco isso! Mas eu ainda acho que ele é fake.

  • Apaixonada diz: 21 de abril de 2014

    O que me incomoda nesse relacionamento da Clara e da Marina não é o fato de ser um relacionamento homo-afetiva, mas o fato da Clara ser casada e diferente do que estão dizendo um casamento feliz. Porque não existe casamento sem problemas e eles se mostravam apaixonados um pelo outro e tem um filho na história.

    Sou a favor da família sempre. Acho que são duas atrizes maravilhosas fazendo duas personagens lindas e eu torceria muito por elas se a situação fosse outra se as duas fossem solteiras. Detesto traição.

  • Thici diz: 21 de abril de 2014

    Está havendo um grande retrocesso na história linda delas, sem condições da Clara ter recaída com o Cadu, onde todas as cenas só mostram ela pensando na Marina, e é muito óbvio que ela está apaixonadíssima pela Marina. Clara e Cadu é uma relação falida, desgastada e que só ainda existia porque ambos se acomodaram..não vejo paixão e faíscas ali. Não adianta o autor ficar forçando nesse triângulo com Cadu, pois isso só cheira a enrolação. Li uma nota que nos próximos capítulos o autor vai colocar um monte de cena de sexo na novela, incluindo cenas de ‘sexo selvagem’ entre Juliano e Jairo..e quem disse que eu quero ver cenas de sexo selvagem entre Juliana e Jairo?? me poupe!! Recadinho a todos os autores: Quando forem incluir romance homossexual na novela, procurem fazer bem feito, ou irão é contribuir para aumentar a ignorância de alguns por aí. Continuo na torcida pela personagem da Marina, torço para ela ser feliz, e já estou cansada de ver ela esperando pela decisão da Clara..a Clara que tem que correr atrás da Marina agora! Quero uma bela reviravolta nessa novela. Clara tem que sentir que irá perder a Marina..só assim para ela tomar uma atitude definitiva.

  • Eloisa Garcia diz: 21 de abril de 2014

    Eu estou torcendo para que tudo de certo entre a Clara e o Cadu. Eles formam um casal muito fofo. A marina tem que ficar com a Vanessa as duas combinan.

  • simone diz: 21 de abril de 2014

    Li quase todos os comentários e acho engraçado a critica, pois é sinal de que estão acompanhando a novela, vejo muita hipocrisia. A novela retrata a vida,mostra o que acontece dentro de quatro paredes. No mundo inteiro isso não é novidade e não é preciso ver novela para ver histórias de homossexuais. Dduvido se alguém não tem um amigo gay, ou se não conhece um! Porque a história não pode continuar?O que ninguém sabe ainda? Tudo bem, não precisava envolver crianças, mas isso acontece, coisas piores do que isso acontecem. Não estou dizendo que sou a favor de acabar com as famílias. Entre o certo e o errado, cada um tem sua escolha, assim como trocar o canal da TV(mas não para o SBT! porque poderá reprisar o beijo gay!).
    PS.: A Giovanna e a Tainá estão dando um show de interpretação. As duas encararam o desafio com muito profissionalismo, que pra mim são as protagonistas.
    PS.2: Concordo com Clau.

  • Andreia diz: 21 de abril de 2014

    concordo a Tainá (Marina) é a grande revelação dessa novela e precisa ser mais explorada na trama. o potencial da atriz é fora de seri junto com clara fica melhor ainda mais de volúvel ela não tem nada é determinada e busca com firmeza o que quer. a história de amor dela e de clara é muito lindo pena que está demorando muito a acontecer. Ta muito cansativo e ficando sem graça. Essa semana está bem sem graça. Vou ser ousada e dizer queremos ver as duas juntas em clima de romance, pois é melhor maneira de defini-las. Vamos Maneco equipe não deixe o melhor apagar.

  • Lorena2 diz: 22 de abril de 2014

    Que atitude mais equivocada! Vejo diariamente pessoas que se dizem tão religiosas publicando seu preconceito em rede mundial!Mas… Onde está o amor ao próximo? Onde está o respeito pelo AMOR em suas variadas formas de manifestação? ?? Gente, sejamos humanos de fato!!! Manoel Carlos, não dê motivos para a nossa sociedade se tornar ainda mais hipócrita! ! A Tainá Muller caiu numa cilada?? Quanto talento aquela moça possui e não merece uma falta de respeito para com toda sua interpretação até agora! Que o AMOR prevaleça! !

  • Clau diz: 22 de abril de 2014

    ISTO TUDO É CULPA DO RICARDO!!!! notaram que ele SUMIU daqui??? é.. deve ter ido ao Rio falar com MC e exigir que CLARINA acabe. RICARDO era o fã número UM do casal Clara e Cadu. Inclusive defendia o Cadu quando este era um descansado, sem interesse num trabalho e esbanjador de dinheiro da mulher. Lembram??? ONDE ESTÁ RICARDO AGORA??? CONFESSE RICARDO! FOSTE TU O CULPADO!!! (kkkkkkkkk)

    Falando sério agora:

    “…ou até mesmo uma ex que tenha partido o coração dela (Lavínia vlasak). Porque acho que marina já sofreu demais, tá na hora de clara lutar pelo amor de marina, falta concorrência declarada (vanessa coitada não impõe nenhum medo a clara), a posição de clara escolher e ter todo tempo do mundo para fazer essa escolha cansou… MC tem que mudar essa situação.” – SAKI

    Pois também acho Saki. Marina está muito submissa às crises de Clara. Nunca vi disso… Falta só implorar o amor de Clara. E esta está confortável, tendo o marido ao lado, para ela posar de boa mãe e esposa. E a MARINA na ESPERA, na PAUSA, no STAND BY, pra quando e SE Clara quiser ou puder, voltar pra Marina.

    Na boa! se fosse comigo, eu mesma pediria minhas contas, cairia fora do trabalho e nunca mais veria Marina, se acaso não posso ou não quisesse ficar com ela…porque pra Clara está muito bom. Ela trabalha num lugar que adora, deixa Marina se encantar mais e mais por ela e depois Clara volta pra casa e tem noites tórridas com seu marido. Mas temos que ter cuidado senão papai do céu vai ficar brabo porque é mulher com mulher e não homem com mulher. Até a turminha de Sodoma e Gomorra chegou. U-LÁ-LÁ!!!! Só falta o Jairo (“tamo nessa manoooooo!!!!”) ter um “rala-e-rola” com Juliana, a Juju-Baby. Ah! mas também temos Laerte!!!! o PSYCHO. E Luíza, mais conhecida como Lulu a ninfete. Isso tudo PODE!!!!! Porém, um SENTIMENTO VERDADEIRO não pode… Porque DEUSSSSSS, não vai gostar. Só falta alguém avisar a DEUS que esta novela existe porque acho que o CRIADOR tem coisa muito mais interessante para fazer e RESOLVER neste AMPLO MUNDO e até UNIVERSO. Aliás Ele ODEIA PRECONCEITO de qualquer espécie. Já o AMOR, Ele gosta e estimula. Porque não somos… Vou repetir… NÓS NÃO SOMOS homem e mulher. SOMOS ESPÍRITOS SEM SEXO, SEM RAÇA, SEM IDADE, SEM CPF, RG, TIPO SANGUINEO E NEM REGISTRO NO SUS. Simplesmente ESPÍRITOS. E o que conta NÃO É O SEXO e sim o AMOR. E dentre todos esses personagens aí na novela os ÚNICOS que têm (ou tinham… já nem sei mais agora) AMOR eram Clara e Marina.

    - CADU, marido machista. Usava o dinheiro da mulher pra abrir negócios que nunca deram certo. Depois ficava devendo pra meio mundo, consta até, dívidas com pessoas da família. Era irônico e descansado, quando Clara em desespero não conseguia pagar seu cartão de crédito. Sua frase mais conhecida era: “RELAXA AMOR!!”, e ele não deixava de comprar iguarias para fazer seus pratos como experiencias na cozinha. Nem ligava pra ela como mulher.Viviam mais como irmãos do que um casal. Certo estão os que dizem que ele só valorizou Clara depois que Marina buscou a mulher que estava adormecida dentro dela. Aí Cadu teve a chance de abrir seu ponto no Galpão do Laerte e se deu conta que poderia morrer devido à doença e que perderia sua mulher. Só que Cadu NUNCA tentou RECONQUISTAR sua mulher. Ele ao contrário, foi grosso com ela, brigou com Marina, com Clara, fez ameaças e chantagem emocional. Só com isso eu já daria um pé na bunda de um cara assim. Me quer? então me conquista. Não vi um movimento de Cadu em direção à Clara para reconquistá-la. Acho o Gianechini muito charmoso, muito lindo (principalmente quando sorri), mas aquele jeito dele de falar… por favor! que fique com a boca fechada. Toda vez que Giane fala, me lembro do personagem dele em Belíssima quando fez um mecânico ignorante que vivia se agarrando com a personagem de Cláudia Raia. Lembram? pois até hoje, quando ele fala, eu me lembro do personagem. Não gosto do jeito do Giane falar. Não sei o que é… acho que ele não sabe representar… não sei. Mas não importa. Ou que importa é que MC destruiu a única parte interessante da trama. PIOR! por falso moralismo ele tira um argumento bom que poderia gerar muitas discussões – Clara lutando pela guarda do filho e a convivência de crianças com um casal homossexual – e coloca argumentos chulos como o Jairo – o GARANHÃO DA PERIFERIA (que horror!!!) – se agarrando com Juliana SEM AMOR e por puro interesse de ambas as partes. O cara é violento, grosso, ameaçador, mas mesmo assim Juliana (Juju-Baby) sucumbe ao apelo sexual do vagabundo. E Laerte com Luíza??? também MC vai dar mais gás nisso. Claro! esse velho tarado adora colocar ninfeta de 18 aninhos (se pudesse colocaria até com 14) com VELHOS ou madurões nas tramas que cria. Pra mostrar que ‘bode velho quer cabrita nova’. Isso se Laerte ainda não pegar a Helena dele, a ‘CABRONA’, que tá na “seca” há 20 anos!!! … pois MC vai ter que dar um jeito nesse caso, afinal a trama giraria em torno do casal.

    E pra terminar (com grande indignação!! que fique registrado) vou deixar o que li hoje no site da UOL sobre a novela. Só um trecho, para termos uma ideia que todo mundo está reclamando dessa novela de MC. E que eu já havia desconfiado, sobre a direção das novelas do MC, desde 2006 com Páginas da Vida, pelas mãos de Jayme Monjardim. A partir daí foi o declínio total das novelas de MC. Monjardim é muito bom com paisagens e não com atores. Em América, novela de Glória Perez de 2005, Jayme era o diretor da trama. Pois nem no meio da trama ele logo estava de fora. Glória Perez o quis fora de sua trama e brigou com ele. Ela achava (e hoje lhe dou razão) que a trama estava muito parada, que Deborah Secco gemia demais e suspirava demais (como Clara de Giovanna faz atualmente na Em Família) e também havia o problema com as músicas. Mas ali ainda não havia um envolvimento de Jayme com Tânia Mara. Foi a partir dali que ambos se envolveram e depois se casaram.
    E quero dar em primeira mão (pra quem não sabe) a EM FAMÍLIA particular do Jayme Monjardim: Tânia Mara, a cantora – a canção de Clara e Marina e todos sabem – é IRMÃ de Rafael Almeida, ator (Páginas da Vida) e cantor (canta a canção Boogie Woogie, na trama, que é do personagem André). Ok? entenderam? E…E… Roberta Almeida, que também trabalha na trama, e faz a ex-namorada do Murilo, a Sandra (se não me engano) TAMBÉM faz parte da grande família. Tânia Mara + Rafael Almeida + Roberta Almeida, são IRMÃOS. A primeira é esposa do diretor e os outros dois são cunhados do mesmo. Tudo no seio familiar… e sem talento algum.

    TEXTO no Uol sobre as novelas de Manoel Carlos:

    “São dramas até corriqueiros para uma novela, mas conduzidos de forma magistral. Não tem como não vibrar ou torcer pelos personagens, que agem de forma humana, errando e metendo os pés pelas mãos, como todo mundo, sem maniqueísmos. Vale salientar aqui a direção de Ricardo Waddington, que imprime com maestria toda essa naturalidade que o texto de Manoel Carlos pede, mas com ritmo, agilidade. A novela não cansa nem é monótona. Essa mesma condução seria percebida nas tramas seguintes do autor dirigidas pelo diretor: “Por Amor” (1997-1998), “Laços de Família” (2000-2001) e “Mulheres Apaixonadas” (2003).

    Jayme Monjardim, o diretor de “Em Família”, conduz a novela de forma mais contemplativa. Só que, essa direção, aliada ao texto de Maneco, resulta preguiçosa na tela, quase blasé. Também já se percebeu isso nas novelas do autor dirigidas por Jayme que vieram depois de “Mulheres Apaixonadas”: “Páginas da Vida” (2006-2007) e “Viver a Vida” (2009-2010) – por acaso, com menos repercussão que as anteriores, dirigidas por Waddington. Ou, não por acaso.

    Falta carisma aos personagens de “Em Família”. Falta torcer pelos seus dramas. E falta uma mão firme para conduzir essa trama de forma mais vibrante, mais dinâmica. “Em Família” está insossa, sem graça. Fica difícil até torcer pela novela, quanto mais pelos personagens e suas histórias.” – Nilson Xavier (blog no Uol)

  • Pieri diz: 22 de abril de 2014

    Sociedade hipócrita e imunda essa Do Brasil,fazem coisas piores com matar crianças! Falcatrua,tem coisas mais banais que um Beijo gay e as pessoas se importam com isso!Veem a putaria no Big Brohter e ficam de mimi,Assistem filme porno entre duas mulheres na internet,quer pagar de bom,de respeitar “a moral e os bons costumes!

  • Clau diz: 22 de abril de 2014

    Ricardo diz:
    21 de abril de 2014
    Acho que isso é só enrolação do autor, infelizmente ele nao vai investir no melhor casal que é Clara e Cadu e sim investir no casal que só agrada um publico especifico que em sua maioria nem é noveleiro.

    DESCULPE RICARDO!!! Como fazia tempo que não lia um post teu, pensei que tivesses sumido. Mas aaahhh!!!!! está aqui novamente! Muito bem! não teria graça se nos posts referentes a Cadu-Clara-Marina não tivesse tua pessoa para dar opinião. hehehe… Imagina se irias perder essa?!

  • Marina Garfunkel diz: 22 de abril de 2014

    Ah entendi.. pra algumas pessoas que comentaram aqui, novela pode ter filho matando pai, irmão abandonando a própria sobrinha na caçamba, homem batendo em mulher, estupro coletivo, traição, viciados em drogas, alcoólatras etc etc etc que tudo bem! Ninguém precisa tirar as criancinhas da sala… Mas mostrar um amor “diferente” do tradicional de jeito nenhum! Quanto pecado, não é mesmo? Banco de hipócritas! Nessas horas penso que realmente há algo muito errado na sociedade brasileira, ainda mais quando esses comentários vêm de mulheres…

  • Vanessa Moda diz: 22 de abril de 2014

    Clara esta muito mexida por causa da doença de Cadu, se ele não tivesse doente ela ja estava com a Marina. E outra usar como chantagem a guarda do filho, foi muito golpe baixo dele. Ele esta segurando e amarrando a esposa, já Marina não. A Marina é compreensiva e deixa a Clara tomar as próprias decisões, ela abriria mão da Clara para ve-la feliz. Já o Cadu prefere a Clara infeliz mais ao lado dele e do filho. Ao meu ver o povo prefere que Clara tb seja infeliz para viver uma vida de mentiras e sem amor, tdo por conta do preconceito…. Marina e Clara tem que ficar juntas e ponto final

  • Aline diz: 22 de abril de 2014

    Absurdo!!! Essa é a palavra, para esse enredo maluco. Já está mais que claro que a torcida é para Clara e Marina. Desde o inicio foi claro que Cadu estava arruinando seu casamento com tanta irresponsabilidade e egoísmo. E que Clara com ” mulherzinha ” fazia que predominasse ainda mais o machismo da parte dele. Daí aparece Marina que inicialmente trouxe nos dúvidas quanto a suas intenções, mas que belissimamente Manoel Carlos aos poucos provou que realmente estava florescendo ali um amor, que se mostrou abnegado e altruísta da parte dela. Fazendo com a felicidade de Clara se mostrasse mais valiosa do que ser correspondida. Fez isso por se preocupar, apoia-la e mostrar para ela que ela podia ir além, obtendo a felicidade que lhe trouxesse Alegria como ela mesmo desejava. Clara passou a ser mais idepndente, se arrumar melhor, até passou a pensar em fazer curso de fotografia. E Cadu só pensando no tal bistro, negligenciando até Ivan, não indo na reunião da escola e ainda citando que Clara sempre o fez sozinha. Tudo bem, que Clara não deva o abandonar agora nesse momento delicado, de doença, afinal 10 anos de convivência. Porém RENOVAR FOTOS, francamente. Ela está assim demostrando a família brasileira, ser traidora, com seus próprios sentimentos. E desculpe- me mais ter noite de amor com Cadu alguém que olha para o horizonte pela manhã e pensa em Marina, por favor. É muita frieza.
    Só acho que ela deveria esclarecer para ele que estará do lado dele, mas que não forçara um sentimento que para ela está confuso, assim ganharia tempo. Não acho justo a trama ser tão leviana e fazer todo mundo transar com todo mundo( CaduxClara, Vanessax marina ) afim de adiar esse encontro das duas. Isso sim é ridículo e fora de conceito.

  • Clarissa diz: 22 de abril de 2014

    Janise hahahahahahaha
    Eu já tinha visto! Ele defende ele em vários sites…(é fiel)
    Por isso falei aki que ele é fã! rs…
    Achei hilário, ele louco no Reynaldo mesmo…comédia demais.

  • Nhyala diz: 22 de abril de 2014

    Kkkkkkkk o Ricardo Augusto é engraçado, só pode ser fake mesmo. Vi um comentário dele num post da uol , e a foto do face dele de perfil é o Giane.
    Mal sabe que o próprio Gianechini torçe pelo romance Clara e Marina kkkkkkkkkkkkkkkk.

  • Ionara diz: 22 de abril de 2014

    Eu não vejo a novela, acompanho meio que por tabela. E antes de alguém perguntar o que eu estou fazendo aqui, aí vai a resposta: Gosto de ler os comentários, ver as diferentes opiniões das pessoas. Enfim, para quem tocou no assunto, Félix e Niko: Eu torci para os dois, e não porque eram engraçados, eu torci para Thales e Julinho de Ti-ti-ti que era um casal sério. Eu torço pelo amor, seja entre casal homoafetivo ou não. Eu gosto de romance. Dito isso, vamos analisar:

    O público gostava do Félix, eu gostava do personagem tbm, mas jamais concordei com a redenção fácil que ele teve. Concordei com a redenção SIM, concordei com o final feliz, mas eu queria que ele fosse pra cadeia, mesmo que não saísse logo, ele tinha que amargar um tempo na cela, para pelo menos sentir o que a Paloma sentiu. Poxa, o cara fez o que fez e saiu ileso? Não concordei. Tinha que ser uma redenção mais dolorosa e difícil como foi a do Ernest de Joia Rara por exemplo (não curti essa novela, mas achei a redenção do vilão mais bem feita). Mas vamos ao casal, Félix era amado pelo público, estava se redimindo, então nada mais natural que encontrar um amor pra coroar isso. Niko por outro lado sofreu muito e merecia ser feliz. Os dois eram livres, um ajudou o outro a melhorar, o público adora redenção, adora qdo um vilão se apaixona por alguém. O povo gosta disso. Então, acho injusto dizer que o público só os aprovou por serem engraçados.

    No caso de Clara e Marina, não tenho torcida, porque simplesmente não vejo a novela, como já disse, acompanho por tabela, então não tomo partido nessa “briga”. Mas analisando a situação de fora, temos que considerar que existe um casamento, não importa se é com homem ou mulher. A sociedade brasileira ainda é conservadora em muitos aspectos, as pessoas não gostam de ver o fim de um casamento a não ser por motivos mais “sérios” (vamos colocar assim). Por exemplo, se Cadu fosse violento, mulherengo, se traísse a Clara, a maioria iria apoiar o fim do casamento.

    Muita gente diz: Ah, mas a Clara não tá feliz no casamento. Ok. Mas ela deve se envolver com a Marina apenas por isso? Não. Se a Clara AMA a Marina, aí sim, não tem jeito, larga o Cadu e fique com a Marina. Mas se for por uma aventura, não vale a pena, assim vai acabar fazendo todo mundo sofrer. Não devemos manter um casamento por manter, pra mostrar pra sociedade. Mas não devemos acabar com ele por causa de uma crise, de insegurança, e dúvidas, etc. Casamento é coisa séria, família é coisa séria (seja casamento formado por pessoas do mesmo sexo ou de pessoas do sexo oposto). Mas, enfim, volto a dizer, se não existe amor no casamento, não há motivo para continuar. É o que eu penso.

  • Nara diz: 22 de abril de 2014

    Nossa quantos comentários criticando quem é contra esse casalzinho gay da novela do Maneco. Desde quando torcer para uma família permanecer unida é errado? Eu Não gosto do personagem Marina, para mim ela é uma DESTRUIDORA DE LARES que usa o dinheiro para conquistar as pessoas. Começou comprando a Clara, primeiro oferecendo um book, depois aquela festa ridícula, depois ofereceu um emprego sem necessidade, pergunto se Marina não tivesse comprado a Clara de todas essas maneiras ela teria se interessado por ela que é uma mulher? Não lógico que não! E outra Clara e Cadu eram felizes sim, antes da tal Marina chegar, felizes do jeito deles. E outra, que caso forçado esse, eu NUNCA vi uma mulher vivida já experiente que jamais teve uma relação homossexual se interessar por uma pessoa do mesmo sexo assim do nada e deixar de gostar de homem que por sinal é um GATO. Eu também torci D+ por Niko e Felix mas os dois eram livres ambos eram carismáticos. Diferente da Clara que é casada, tem filho, e um marido doente. Estou amandooooo que Clara e Cadu vão voltar as boas com direito a aliança e tudo! Amei, estou louca para ver a cara da Marina espumando de ciúmes e raiva kkkkkkkkkk que essa destruidora de lares fique com a Vanessa que a ama é livre! Só digo uma coisa Maneco vai dar um tiro no pé se Clara deixar o marido doente para ficar com Marina, a maioria do público não aprova relacionamento assim que destrói uma família! Aceitem que dói menos! Por mais gays, lésbicas e simpatizantes que existam no Brasil a maioria torce pela união, valores de uma família. #PRONTO FALEI.

  • Mel diz: 22 de abril de 2014

    Tenho acompanhado os posts aqui e vou fazer mais alguns comentários:

    CLAU – concordo, o Giane é bonito e sorrindo fica mais belo, porém, nunca teve bom desempenho em TV e nem no teatro (já o assisti). Então, ele não faz a menor diferença no triangulo.

    Gente, primeiramente vamos ver o significada de FAMÍLIA:
    Designa-se por família o conjunto de pessoas que possuem grau de parentesco entre si e vivem na mesma casa formando um lar.

    Família tradicional é normalmente formada pelo pai e mãe, unidos por matrimônio ou união de fato, e por um ou mais filhos.
    Família monoparental: composta por apenas um dos progenitores: pai ou mãe. Os motivos que possibilitam essa estrutura são diversos. Englobam causas circunstanciais (morte, abandono ou divórcio) ou ainda, a decisão (na maior parte dos casos, uma decisão da mulher) de ter um filho de forma independente.
    Família comunitária: nesta estrutura, todos os membros adultos que constituem o agregado familiar são responsáveis pela educação da criança.
    Família arco-íris: é constituída por um casal homossexual (ou pessoa sozinha homossexual) que tenha uma ou mais crianças ao seu cargo.
    Família contemporânea: é caracterizada pela inversão dos papéis do homem e da mulher na estrutura familiar passando a ser a mulher a chefe de família. Abrange a família monoparental, constituída por mãe solteira ou divorciada.

    Após lerem acima, penso que ficará mais fácil para que “alguns” entendam que há vários tipos de família, tudo é família, não existe somente uma configuração.

    Se mesmo assim, alguns não entenderem, eu posso desenhar!

    AMOR – é um sentimento de carinho e demonstrações de afeto que se desenvolve entre seres que possuem a capacidade de o demonstrar. O amor motiva a necessidade de proteção e pode se manifestar de diferentes formas.

    Não se acanhem, para alguns que não entendam, eu posso desenhar!

    Capacidade de mostrar carinho e afeto, Clara e Marina mostram e muito.
    Amor pelo Cadu como pessoa, amigo, pai do filho, Clara sempre terá pq não houve uma relação de ódio, apenas houve um desgaste e um comodismo, comum em vários casais. Se Clara realmente amasse o Cadu na relação homem/mulher/casamento, com certeza ela não teria dado espaço pra Marina e nem pra ninguém, ela nem enxergaria a Marina, no máximo seria uma nova amizade.
    Marina pode ter tido várias paixões (Vanessa e outras), agora, pela construção da personagem, com Clara o sentimento é bem diferente, a ponto de fazê-las esperar por uma decisão da Clara.

    Não importa se é uma relação homo ou hétero, quando se ama, não se pode deixar escapar esse sentimento. É o tipo de sentimento que não aparece todos os dias, amor é coisa séria, é encontro de almas.
    Então, pq afastar Clara e Marina? Clara queria a felicidade que trouxesse alegria e Marina o amor. Está aí, aconteceu e com todos os olhares, gestos, envolvimento que vimos até agora, retroceder seria de uma irresponsabilidade sem dimensões com o sentimento que deve sempre acompanhar a humanidade.

    Só + 01 colocação: Acho que a emissora ainda não se deu conta do que significa ter Giovana Antonelli em uma interpretação e também ainda não se deu conta da grande revelação que é Tainá Muller. Agora, estou falando do presente e do futuro da dramaturgia, onde temos vistos rostinhos bonitos, corpinhos sarados e bem pouca capacidade artística. Tainá e Giovana não podem ser desrespeitadas, são excelentes.

  • Nhyala diz: 22 de abril de 2014

    Mel, muito bom e lúcido o seu comentário.

    Também tenho me perguntado se esse povo (emissora) ainda não percebeu a força que é essa performance da Giovanna e da Tainá!!! Ambas são um furacão em cena…

    Eu torço sempre pelo Amor, seja o casal hetero ou gay, mas a muito tempo que não vejo um par com tamanha entrega, química, intensidade e entrosamento em cena. Numa novela morna como esta e cheia de desempenhos canastrões, chega a ser comovente ver que elas sequer precisam de se tocar, para transbordar toda a emoção e intensidade dos sentimentos que Clara e Marina têm.

    Eu já vivi em vários países e vi muitas séries com romances que ficaram na boca do povo, etc… é comovente ver fãs até em países onde essa discussão (se o casal deve ou não continuar sequer se coloca) – pessoas que se encantaram pela historia e principalmente pelo realismo das interpretações – “Clarina” tem fãs na Holanda, Russia, USA, Venezuela, México, Portugal, entre outros.

    Anular todo esse trabalho não tem lógica – afinal foi tudo feito até agora para que a construção desse sentimento fosse mostrado e foi da maneira mais elegante possível – retroceder seria um desrespeito, entre outras coisas, não só ao público como tb com as atrizes, e com tudo o que esse romance representa.

  • alessandra diz: 22 de abril de 2014

    Impressionante a sociedade machista e hipócrita., tudo pode nesta novela…. pode o laerte trair a esposa com a prima 20 anos mais nova….pode ele trair a esposa com uma amiga mais de uma vez…. pode a namoradinha trair o namorado… pode a doutora estar noiva e enganar o Bobo do noivo beijando um colega e dando em cima de um paciente. .. pode jma louca casar com um marginal e els gigolar ela por causa da filha…. pode tudo….menos… é claro duas mulheres que se apaixonaram de verdade ficarem juntas…e o pior é que mulheres sainfo de relacionamento heterossexuais e entrando em relacionamentos homoafetibos tem aos montes… cada dia é algo mais comum do que se imagina… porem na terra da miscigenação. ..na terra de todas as tribos…. de todas as raças. ..do povo sem preconceitos. … isto nao pode… porque? Porque o Brasileiro é podre e hipocrita!!!! Moralistas!!!! Triste este país.

  • Diego diz: 22 de abril de 2014

    Palhaçada global. Uma trama impossivel de aceitaçao: mulher casada com filho e marido doente sendo assediada por uma lésbica! desde o início trama falida, sem beleza, romantismo e lealdade! Sr. Maneco deveria se aposentar com SUA FAMILIA, HELENAS e LUIZAS e deixar que a sociedade brasileira se livre do preconceito e aceite o amor de pesssoas seja do mesmo sexo, de sexos opostos ou de sexo trocados. Quando pensei que esta novela ajudaria a desmistificar o preconceito do amor entre mulheres, vem esta palhaçada que só reforça o estereótipo da lesbica louca que destrói lares…. haja paciência!!!! Este cara deveria ser processado por discriminação!!!!

  • Camila diz: 22 de abril de 2014

    A Clara eh uma idiota! Tou comecano a odia-la… ela ta fazendo a marina de gato e sapato! A clara ama a marina…poxaaa… moneco…desenrola o troço ahy…! ah duas merecem ficar juntass…….pq de tanto preconceito? a clara tem k ficar com a marina…se nao ficar eu nao assisto mais NENHUM capitulo dessa novela “em familia” que por sinal e mais k horrivel… so assisto por causa da Clarina <3 … eu como quase todos que assistem essa novela. A clara vai ter que sofrer pra reconquistar marina… ela merece! E o beijooo… gente fala serio, porque enrolar tanto pra um simples beijo acontecer? nessa novela ta parecendo filme porno e fazem todo esse trama pra acontecer um beijo! Desse geito vcs acabam sendo os preconceituosos (responsaveis pela novela e tal). E essa enrolaçao pra clara ficar logo com a marina, acho que tao usando a clarina pra mante a novela,ja que a audiencia ta muito baixa.Ou seja, decidao logo… porque ja tou perdendo a pasciencia com ssa novela por tanta enrolacao! nao qr ver o beijo SO no ultimo dia…porfavor! Tomem atitudeee….Bjsss…

  • Sofia diz: 22 de abril de 2014

    MAIS UM DIA DE EM FAMILIA E ME DIZ, QUANTOS SEGUNDOS DE CLARINA PASSOU???? AH, TENHA DÓ DE MIM, PERDE MAIS DE UMA HORA DA MINHA VIDA ASSISTINDO ESSA JOSSA PRA NAO PASSAR NADA DO CASAL MAIS DESEJADO E APROVADO PELOS VERDADEIROS NOVELEIROS GLOBAIS.. PQP.. JA PASSOU DA HORA DE FAZER ALGUMA COISA, CADA DIA MAIS AS DUAS ESTAO DISTANTES, O QUE SO DIMINUIRA A AUDIÊNCIA… PRIMEIRO MO CLIMA DE ROMANCE ENTRE AS DUAS, UM QUASE BEIJO E DO NADA SAO QUASE DUAS ESTRANHAS.. AH PELO AMOOOR.. NAO DA PRA AGUENTAR MAIS A CLARA MISTURANDO MARINA COM CADU E VICE VERSA, SE DECIDE LOGO CLARA..JA PASSOU DA HORA.. DUAS ATRIZES EXECPCIONAIS QUE TRABALHARAM MUUUITO PRO PUBLICO COMPRAR A HISTÓRIA, AGORA QUE COMPRAMOS, VOCES NOS DAO UM BANHO DE AGUA FRIA DESSES, HAJA PACIENCIA!!!!

  • nidi diz: 22 de abril de 2014

    torcer para uma família permanecer unida é errado? não . família é amor , amizade, companheirismo, paixao, tesão tudo faz parte , mas as vezes não se pode se manter mais juntas ,o que fazer ? se a amizade fica, o companheirismo fica , o carinho fica também , mas a paixao , o amor passional não fraternal, o tesão desaparecem e pinta alguém que mexe com todo esse lado que desapareceu , sufocar esse sentimento por este novo alguém em sua vida , a quem você também se tornou amigo(a), e também admira .
    pode ser que se afastando o casamento dure mais um pouco ,mais será que não aparecera outro para preencher o que falta .
    amizade, companheirismo é ótimo em um relacionamento mas podemos encontrar também em uma bela amizade, mas tesão, atração só quando estamos apaixonados , mas a paixao passa ai vem as afinidades, sonhos que ao meu ver a marina e clara estão mais afinadas e entrosadas que o cadu com a clara que se tornaram bons amigos, mais isso basta para se manterem casados , talvez baste para alguns e para outros não pois cada cabeça um mundo , mas precisamos não entender mais respeitar esse mundo que cada um tem dentro de si .

  • Denise diz: 23 de abril de 2014

    VOU PARAR DE ASSISTIR ESSA NOVELA.CADU TEM QUE MORRER NO TRANPLANTE PARA A CLARA VIVER UM ROMANCE LINDO COM MARINA.ESSE CADU É MTO INSUPORTAVEL GENTE,NINGUEM EMERECE ASSISTIR ESSE MALA.AUTOR MUDA AI A HISTORIA,REDE GLOBO VAI PERDER AUDIENCIA,SE A CLARA E MARINA NAO FICAR JUNTO LOGO.O QUE SEGURA A NOVELA É A CLARA E A MARINA.O CADU TEM QUE SAIR DE CAMPO LOGO.EU MESMA NAO VOU ASSISTIR MAIS.PELO AMOR DE DEUS NE MANOEL CADU DAR UMA ALIANÇA P CLARA E QUERER QUE ELA MOSTRE PARA MARINA ISSO É UMA PALHAÇADA.TA UMA PORCARIA A NOVELA POR CAUSA DESSE CADU CHATO.CLARA TEM QUE FICAR COM MARINA LOGO PQ A TENDENCIA É SO CAIR A AUDIENCIA.TODOS QUEREM AS DUAS JUNTAS LOGO NE.

  • Denise diz: 23 de abril de 2014

    MARINA PODIA TROCAR A VERONIA POR CLARA QUE A CLARA É MTO DEVAGAR.ACHO QUE A VERONICA SERIA MAIS ESPERTA QUE A CLARA. A CLARA NAO SABE O QUE QUER.ENTAO ELA QUE FIQUE COM O CADU MALA,E A MARINA DEVERIA ARRUMAR UMA OUTRA MULHER QUE SEJA MAIS ESPERTA E MAIS BONITA Q É A VERONICA.CLARA JA TA FICANDO MTO INSUPORTAVEL SO SABE JUDIAR DA MARINA ISSO NAO É JUSTO,VOU PARAR DE ASSISTIR ESSA PORCARIA DE NOVELA.CLARA MERECE O MALA DELA ISSO SIM QUE É DA LAIA DO CADU.MARINA TEM QUE SER FELIZ COM A VERONICA,SERIA MELHOR PQ CLARA NAO É DE NADA SONSA DEMAIS.CREDO QUE NOVELA CHATA.ELA SO SABE FAZER A MARINA SOFRER.SEO AUTOR NAO MELHORAR NINGUEM MAIS VAI ASSISTIR.EU MESMA QDO PASSA O CADU ATE TROCO DE CANAL.PREFIRO ASSISTIR O RATINHO.

  • saki diz: 23 de abril de 2014

    “EM FAMÍLIA” é um hospício só tem gente louca, principalmente os membros da família Fernandes.

    Assiste ao resumo de Clara e Marina referente ao episódio de terça no dailymotion fique feliz por marina ter mais cenas independente da presença de clara ou não presença e do comentário de Marina falando um pouco da sua mãe (disse que a mãe foi a pessoa que lhe deu sua primeira câmera e também que a mesma ama fotografia). Marina resolveu fazer uma festa em homenagem ao dia das mães, quando esta comemorando chega Clara (duvida em forma de gente, volúvel, estou começando a achar que clara tem amnesia, Alzheimer ou então ela gosta de pisar e de tripudiar sobre os sentimentos de Marina), Clara é uma verdadeira sádica só pode. Eu gostaria mesmo de saber qual é a necessidade de Clara quando esta próxima a Marina de sempre citar Cadu no meio da conversa, ontem não foi diferente quando todas estavam fazendo um brinde lá vem Clara dizendo: “Quero fazer um brinde também a essa fase maravilhosa do Cadu, tive um dia das mães tranquilo em harmonia. Acho que Clara só pode ter esquecido que Marina nutre sentimentos de Amor por ela, porque Clara dá cada bola fora, deve ser amnesia, Alzheimer ou é safadeza mesmo. Marina sempre compreensiva faz que nem escutou o comentário infeliz de Clara e pede que ela convide Chica e Ivan para a festa (Marina sai dessa vida de masoquista e dá um pé na bunda de Clara).

    Nesta quarta o capitulo que vai ao ar hoje foi reeditado e terá muitas cenas de Clara e Marina: Clara vê Marina e Vanessa no maior clima e fica com ciúmes. Climão! Clara enfrenta Vanessa ao sentir ciúme de Marina com a rival ( acho é pouco espero que Clara sofra, não sou fã de Vanessa mas adorei a situação, finalmente Clara sairá da zona de conforto dela). Fonte: Gshow

    Segundo Patricia Kogut e o extra.globo Clara dará fora em Marina: ‘Não posso abandonar Cadu’.
    Depois de se reconciliar com Cadu, Clara irá colocar um fim na relação platônica que mantém com Marina (Tainá Müller). Em sequência prevista para ir ao ar na semana que vem em Em Família, Clara irá contar a Marina que não pode “abandonar o Cadu”, que está doente e corre o risco ter que passar por transplante de coração.

    A conversa ocorrerá logo após Clara ter uma noite tórrida de amor com Cadu, que lhe proporá renovar os votos de união. A reviravolta de Em Família não significa o fim da história de amor para Clara e Marina, mas poderá funcionar como um teste. Pesquisa feita pela Globo mostrou que os telespectadores não repelem totalmente o casal lésbico, mas torcem para que a personagem de Clara fique com o marido e preserve a família.

    Na conversa com Marina, Clara irá expor sua preocupação com Cadu. A fotógrafa a acalma, dizendo que transplante ainda é a última opção dada pela médica Silvia. “Todo mundo me fala isso, mas não é fácil ouvir essa palavra sem sentir um frio na espinha. E o Cadu não está bem, isso está acabando comigo”, desabafará Clara.

    “Você gosta muito dele, né?”, perguntará Marina, dando a deixa para um sim e um fim: “Não quero que você pense que eu estou brincando com você, Marina. Tudo que a gente viveu até aqui foi verdadeiro e muito importante para mim. Fez eu me redescobrir como mulher. Quero que você entenda meus motivos. Eu não posso abandonar o Cadu”.

    Marina falará que não está cobrando nada e que não é uma pessoa “exclusivista. “Amor e posse são dois sentimentos que não combinam”, responderá. Clara achará graça e chamará a fotógrafa de “moderna”.

    Em seguida, Clara irá desabafar com Juliana. A sobrinha será aconselhada a ficar com Marina. “Se eu banquei o Jairo na minha vida, por que você não pode bancar o amor por outra mulher?”, questiona. “Ainda amo o Cadu. Pode até ser um sentimento diferente agora. Mas ainda é amor. E ele está assim, doente, precisando de mim… Fico tão comovida”, responde Clara (eu até entendo que Clara sinta respeito e afeto por Cadu devido a uma relação de convívio de 10 anos, mas acima de tudo, o sentimento que está sentindo é “PENA” do marido).

    Juliana, por fim, incentivará Clara a experimentar uma relação sexual com a fotógrafa. A assistente de fotografia repele a ideia: “Você quer que eu traia meu marido?”. Prática, Juliana sentencia: “Traiu mil vezes em pensamento. Já que fez com a cabeça, faz direito, de corpo inteiro. E uma coisa você pelo menos resolve: a dúvida” (estou começando a achar que Juliana é a unica pessoa sã dessa família kkkkkkkkkkkkkkk).

    MC seja esperto aproveite esse afastamento das duas, desenvolva e aprofunde a personagem Marina, mostrando as outras facetas da personagem, desmistifique essa ideia que Marina só pensa em dinheiro e que é uma predadora sexual kkkk ( acredito que dinheiro ajuda muito, mas não necessariamente traz felicidade, o caso de Marina ela tem dinheiro, bens matérias, porém acredito que a mesma esta em busca de amor, seja de Clara ou até do pai dela, acho que Marina é uma pessoa carente de amor). E nesse meio tempo espero que Clara sofra por amor estando longe de Marina para cuidar do marido e que Cadu coloque um belo par de chifres em Clara, pois ela tá merecendo. Acredito que até o final da novela elas ficaram juntas, vamos ver se MC acerta essa historia.

  • Naomy Oliveira diz: 23 de abril de 2014

    Gente, não assisto a novela, mas acompanho pela internet as notícias. Não tenho nada contra homossexuais, tenho até casos na família, mas acredito que essa história entre a Clara e Marina foi mal montada. Sou contra pelo fato que acredito que uma pessoa com um compromisso principalmente de casamento seja ele hétero ou gay está ”Fora de campo” e qualquer pessoa que tente se meter nisso está errado.
    Parem para pensar, a Marina está na mesma posição que a Amarilys e porque uma está certa e a outra errada?
    Amarilys entrou no meio de um casamento Gay e por ser mulher e parecer inofensiva para Niko e avançou no Eron e destruiu uma família, sim uma família assim como Clara e Cadu são casados e a Marina sabendo disso avançou na Clara desrespeitando o compromisso que a mesma tinha.
    Não tem nada haver em ser Homossexual ou Hétero eu acredito que uma pessoa gosta de alguém que já tem um compromisso te que desistir e partir pra outra e não tentar seduzir e destruir o relacionamento que a pessoa tem por pior que o mesmo esteja. Isso eu chamo de honestidade, pois do mesmo jeito que quero ter um relacionamento sólido as outras pessoas também podem ter , como vou construir algo destruindo o do outros? Está errado sempre sendo mulher ou homem.

  • Rafaela Xavier diz: 23 de abril de 2014

    Juro,que depois que li várias matérias em relação a “suposta” mudança na trama de Em Família não acreditei.Para mim o casal gay (Clara e Marina) é o que tem de mais belo nesta novela.E a história das duas estava se desenvolvendo de uma forma tão serena e bonita.Agora só porque a audiência não ta atingindo o esperado acham que o problema esta na Clarina.RIDICUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUULO ISSO!!!!!!Acompanho o site da novela e já notei as mudanças nos capítulos,uma vez que o site da Globo coloca os capítulos da semana!!!Eu realmente estou disposta a PARA DE VER essa novela por conta disso.Se as personagens realmente se separem vai ser mais uma prova que a Globo não tem pulso de encarar a SOCIEDADE MACHISTA BRASILEIRA!Toda intensidade que as cenas das atrizes Antonelli e Muller tiveram esta sendo ignorada.Não da para acreditar em tal postura.Já que ao realizar as mudanças o autor vai perder a chance de narrar uma história linda(como estava sendo contada) entre duas mulheres,uma vez que muito mais que o beijo(se acontecer) a essência da torcida FORTE POR CLARINA esta na troca de olhares que as atrizes passam para nós(telespectadores).Olhares estes narram uma história de amor!

  • Nhyala diz: 23 de abril de 2014

    Saki,
    Assino em baixo do que disse… Concordo com tudo!
    Não me importaria de ver a Clara com o cadú se por acaso ela não tivesse correspondido a Marina e ja se tivesse practicamente declarado a ela, e a meio mundo com quem conversou sobre as suas dúvidas. O que vejo entre os dois é uma amizade construída ao longo desse tempo e sim “pena” por ele estar doente… Então que o apoie nesse momento sim, mas daí a renovar votos, ter noites torridas (pensando na outra) é simplesmente ridículo…. Não dá!

    Acredito que o Cadú traia a Clara com a médica (e será bem feito!) talvez aí as pessoas concordem que ela o deixe: o homem tinha que lhe dar motivos pra se separar, ela, enquanto mulher não pode se separar para correr atrás da sua felicidade (pq senão está a ser leviana, a destruir a família)…

    Marina é muito mais mulher, e tendo a sua trama aprofundada e mais dramas, merece alguém que a faça feliz… Acho que a Clara ainda precisa de sofrer um pouco e correr atrás pra merecer a Marina!

  • Ionara diz: 23 de abril de 2014

    Naomy Oliveira, muito pertinente seu comentário, embora a Amarilys tenha agido de forma deliberada e cruel e pelo que vejo com a Marina não chega a ser assim. Tbm não vejo a novela, mas vi as primeiras cenas de Marina e Clara, NAQUELA ÉPOCA, a Marina foi pra cima com tudo MESMO SABENDO que Clara era casada. Mesmo que Clara já fosse casada com uma mulher, mesmo que no lugar da Marina fosse um homem, não acho bacana uma pessoa ficar investindo numa pessoa comprometida dessa forma. Se fosse de outra forma, Marina e Clara se conhecem, ficam amigas, DAÍ surge uma paixão entre elas, acho que seria mais bacana. Afinal, trata-se de uma novela, nem tudo tem que ser 100% realista, basta ser crível. Mas não posso dizer que apoio ou não o casal, pois desconheço a personalidade do Cadu, vi uma ou duas cenas dele, então não dá pra tomar partido. Só sei que não concordo com uma pessoa ficar dando em cima de alguém casado, seja casado com que for.

  • Sofia diz: 23 de abril de 2014

    Marina nao esta destruindo nada, se a Clara dissesse que nao queria nada com ela, ela ja tinha desencanado.. Mas nao eh assim, tá mais do que visivel que a Clara ama Marina e quer muito estar perto dela, so nao o faz por causa do Cadu! Ja vi e ouvi mais de uma vez que a maioria do publico nao esta aprovando o relacionamento das duas, pelo amor de Deus, onde estaao essas pessoas que nao se manifestam!!! Pqp, todo lugar que eu olho tem ate torcida pras duas, tem gente sim que nao concorda mas NAO EH A MAIORIA.. AGRADAR A TODOS EH HUMANAMENTE IMPOSSIVEL.. MANECO, ESSA EH UMA DAS HISTORIAS MAIS BONITAS JA FEITA EM NOVELA, DEIXA ACONTECER… Engracado, muito gente falando que a Marina quer destruir um casamento, mas ninguem comenta da Luiza se relacionando com Laerte que se relaciona com Veronica que deu uns pega na Shirlei.. a ainda a Dra. Sílvia noiva, beija o Felipe e da em cima de seu paciente, Cadu, que que isso genteee!!!! MARINA NAO TA OBRIGANDO A CLARA A FAZER NADA, PELO CONTRARIO, SAO SUPER COMPREENSIVAS UMA COM A OUTRA..VAMO FAZE ALGUMA COIISA, ESSA TREGUA QUE QUEREM DAR AO ROMANCE VAI ACABAR COM MINHA VONTADE E DE MUITA GENTE DE ASSISTIR ESSA NOVELAAA!

  • lilian diz: 23 de abril de 2014

    Serio mesmo que o autor não conseguiu perceber que a audiência fraca esta nos atores e alguns personagens e não na clara com a marina, que é o que realmente esta dando audiência, não é cena de sexo, briga, laerte com luiza, helena, e companhia que o povo quer ver, a maioria dos telespectadores estão vendo a novela por causa da clara com a marina essa é a historia e o fio da meada.

  • Isa diz: 23 de abril de 2014

    Este comentário é quase uma resposta a todos que estão falando que a Marina é uma ‘destruidora de lares’. Quero deixar claro que no início da novela até seria possível (apesar de extremamente grosseiro) chamá-la dessa forma, mas agora não é mais. A Marina já deixou claro que tudo o que ela quer é o bem da Clara, e, como ela mesma já disse, não se importa em perder a Clara desde que ela seja feliz. O Cadu, por outro lado, nunca fez uma única menção à felicidade da Clara, e tudo com o que ele parece se importar é se está perdendo a esposa para uma mulher. Sendo assim, vamos analisar. Cadu quer que a Clara fique com ele, independente dela estar feliz ou não, enquanto a Marina colocou a felicidade da Clara acima da própria. Nem preciso dizer qual é o amor nobre.

    Outra coisa que me intrigou foi a quantidade de notícias dizendo que o público está dividido entre a Marina e o Cadu, e até alguns dizendo que a maioria prefere o Cadu. A parte interessante nisso é que eu não sabia que 80%(Marina) e 20%(Cadu) eram estatísticas que mostram ‘divisão’. Aparentemente quem ficou dividida foi a produção da Globo, mas o que eu sei, não é mesmo?

    Para terminar, acho que é necessário repetir que a Marina está sofrendo demais por conta da Clara, e já está na hora de uma inversão de papéis. Concordo que já passou do momento de um aprofundamento da história da personagem, aproveitar o talento da Tainá para mostrar que a Marina não vive apenas pela Clara, e dar mais espaço para uma personagem tão gentil, delicada e compreensiva, e menos para as Luizas e os Laertes desse treco

  • Clarice diz: 23 de abril de 2014

    Acho muito graça algumas pessoas defenderem a Marina,que é uma filhinha mimada que vive as custas do dinheiro do pai misterioso para investimento de seu trabalho,falar mal do Cadu.Gente acorda,ñ é preconceito,é indignação mesmo,família é linda,e desde o começo com todo jeito de cara sem sorte para os negócios como Cadu,a Clara vivia feliz e sempre dizia que o amava muito,agora as pessoas ficam justificando e apoiando o romance das duas,por favor,né.Ah sem falar na Luísa que babaquice ela com o Laerte,essa novela estava linda na primeira fase,agora,não suporto mais assistí-la,nem to fazendo questão por causa das palhaçadas do enredo.Só to desabafando as coisas que li aqui.

  • S Mariana diz: 23 de abril de 2014

    ACABOU. Pelos resumos das próximas semanas, Clara volta para o Cadu e dá um fora na Marina. É isso aí, quando um autor ‘homem’ escreve roteiros sobre mulheres hetero que tem paixão ou sente amor por uma outra mulher sempre acaba assim. As mulheres que se aventuraram neste novo ‘tipo’ de amor sempre acabam voltando para o magnífico, encantador, irresistível , magnânimo , insuperável mundo masculino ( entenda-se aqui a volta para maridos e namorados). Agora sério, o mundo gay feminino não passa de um parque de diversões para casais hetero (e, pasmem, muitas mulheres acabam entrando nele a pedido dos próprios companheiros , que querem ter ‘ficadas’ a três e , de quebra , satisfazerem um fetiche masculino) . No caso aí da Clara e Marina, pensei que finalmente um autor tivesse coragem de mostrar, de fato, um grande amor entre duas mulheres- e ainda por cima no horário nobre, ‘peitando’ a polêmica sobre uma delas ser casada e ter um filho.Não foi desta vez. Aí, já que as mudanças no rumo da história foram colocadas como questões relacionadas aos moralistas do Ibope, Sr. Maneco – espero que sua audiência CAIA ladeira abaixo pela decepção que causou aos fãs do único núcleo que valia a pena na novela – Clara e Marina. Estou fora , não assisto mais. Proponho boicote total para esse enredo pobre que não saiu do lugar comum…Só mais do mesmo…

  • Isabella diz: 24 de abril de 2014

    Sem comentários pro rumo dessa história. Confesso o que me prende nesta novela é o romance de Clara e Marina. Realmente é uma reviravolta sem sentido ela reatar com o Cadu. Confesso também que quando vi o resumo da próxima semana no gshow, fiquei desapontada, pois esperava que o romance entre elas fosse desenvolver depois da cena da dança e a declaração das duas.
    Como o colocado por todos, está mais que evidente o rumo que a história deve tomar… E se esse tempo no romance delas for enrolação ou um novo rumo mesmo, certamente a história ficará desacreditada e a audiência que estão buscando, diminuirá ainda mais, porque eu mesma deixarei de ver a novela, assim como muitos que acompanham por causa desse núcleo.
    E sim, concordo com todos que disseram que o trabalho da Tainá está apagado, ela merece mais destaque. E pra história, a Marina merece que uma nova pessoa apareça e que possa fazer com que a Clara desperte para esse amor. Chega de ficar esperando essa decisão dela.
    Quanto aos moralistas, realmente tem muitas coisas podres nessa novela que mereciam acabar, do que um romance tão lindo, natural e verdadeiro .Pelo o que vejo, o bonito, é retratar SEXO, TRAIÇÃO E MORALISMO, tudo pelas famílias tradicionais e não pela realidade em pleno século XXI…

  • Alex diz: 24 de abril de 2014

    Sem noção essa virada na história da Clara e Marina.O Maneco cria as personagens perfeitas ( a Tainá está magnifica), imprime o clima perfeito de envolvimento, paixão, amor, sedução e, no fim, estraga o que poderia ser uma bela história de amor da teledramaturgia brasileira. Que decepção. Uma sugestão para o telespectador fã do casal e que gostou do que viu neste núcleo da novela .Assistam um filme despretensioso sueco de 2011 – Título Original- Kyss Mig. Título em Inglês – Kiss me ( disponível na net). O filme é simples e lindo, a diretora de uma sensibilidade ímpar e as duas atrizes atuam tão naturalmente que nem parece que estão representando. Fica a dica para vc também Maneco, ainda dá tempo de se profundar no tema, mudar tudo de novo e fazer valer a história de Clarina , como já são conhecidas, até no exterior, as suas duas personagens.

  • Cacau diz: 24 de abril de 2014

    Tá certissímo Maneco,com todo respeito,Clara tem que ficar com o Cadu e o filho,eles tem uma quimica perfeita.A médica com o Felipe sem dúvida,a Helena e o Laerte sozinhos,e o Virgílio com a amiga de infância e juventude,que me esqueci o nome agora,agora se Clara ficar com a Marina,eu prometo não assistir mais novelas do Sr,grata,se me atender,ah as outras ideias dos outros personagens,fica ao seu criterio.Sucesso!!!

  • Cacau diz: 24 de abril de 2014

    A Marina que fica com a Vanessa que por sinal já teve um caso com ela,e já segurou a barra dela todas as vezes que Marina se apaixonou por outra,Mais uma vez agradecida.

  • Thereza diz: 25 de abril de 2014

    Lamentável. É difícil ficar calada.Também acreditei que dessa vez tudo seria diferente. Desde “Torre de Babel” aguardo pela redenção, mas agora chego a duvidar. Semana passada enviei um e-mail à CAT da novela, elogiando a cena em que Marina pede para dançar com Clara. TUDO maravilhoso, a música, o romantismo, os dedos que se entrelaçam… a química das meninas, tanto de Clara e Marina quanto Tainá e Giovanna, arrepiante, suspirante! Nesse mesmo dia, Clara praticamente declara seu amor. O que Marina quer, Clara também, mas existe o medo. Parecendo bem com vida real retratada na novela das nove…”Qualquer um que não more debaixo de uma pedra, sabe disso”. E aí acontece um retrocesso. Parece que o autor esqueceu até onde foi. Ou estariam as personagens também com Alzheimer? Que pelo menos o autor respeite sua própria criação – Clara e Marina. E respeite as profissionais que encararam esse drama – Giovanna e Tainá, não fazendo com que tenham que interpretar algo tão ridículo, como uma noite “tórrida” de amor entre Clara e Cadu, que não teria o menor sentido nessa altura dos acontecimentos. Como na discussão entre Marina e Cadu: ‘Coerência ou Verdade?” Coerência E Verdade.

  • celia diz: 25 de abril de 2014

    Acho um absurdo esse papo de homofobia,que preconceito é esse parece que todo mundo é obrigado a ser gay agora! As pessoas estão deixando de ser homofobicas e virando “heterofóbicas” o que é tão ofensivo quanto o outro.Estamos perdendo o direito a democracia de dizer o que pensamos pq senão seremos acusados de preconceituosos gay tem direito e leis a favor deles enquanto homens e mulheres heterossexuais perderam o direito de opinar ou discordar. Acho sinceramente que Marina não ama Clara e vice-versa o que Marina lésbica assumida sente por clara é desejo , paixão e atração. Já Clara fica envaidecida pelo olhar,elogios e atenção que recebe de Marina.Que mulher que não queria ser vista e tratada desse jeito? Nisso mulheres são imbatíveis pq sabemos como queremos e devemos ser amadas e admiradas.Mas nada disso muda o fato que Cadú é o verdadeiro amor da vida de Clara, casamento é amor,respeito,família, segurança e intimidade.Sou mulher,esposa e mãe jamais trocaria o amor que tenho pelo meu esposo há anos por uma paixão momentânea de adolescente seja por um homem ou mulher.O amor é algo eterno paixão é passageira só serve para tirar seu juízo, e vamos concordar né! Clara não é nenhuma garotinha de 14 anos para ficar apaixonadinha pagando de adolescente.Acho a Marina linda e uma das personagens mais cativantes e apaixonante da novela mas é muito emotiva,mimada e inconstante.Como a Branca mesmo deixou claro em uma conversa com Vanessa, parece que Marina troca de paixão como quem troca a decoração de uma casa.

  • Nhyala diz: 26 de abril de 2014

    Gente torcidas a parte, sejamos coerentes….tudo o que as pessoas dizem existir entre a Clara e o cadú já não existe…. Amizade, companheirismo, amor até (como amigo) sim, mas o resto já não existe!!! Como dizer que o Cadú é o gd amor da vida dela, se ela mesma já não sente isso??? É só ver as expressões dela, o olhar (pra marina e pro cadú), as reacções!

    Agora, o que foi aquela cena da “noite tórrida”? Nem vi tudo mas foi rápida, sem paixão ou sensualidade… E no dia seguinte a Clara estava com ciúmes de ver a Vanessa na cama da Marina…. Ela ama tanto o Cadú que tem ciúmes é da Marina.

    É visível e lindo observar como esse sentimento entre elas, transforma as duas…. é óbvio que é Amor, e não só desejo, atração.

    Diga-se que nhuma dessas cenas de amor tórrido que o Maneco escreveu funcionaram, ou chegam aos pés da cena da dança das duas… Ail teve sentimento, carinho, sensualidade, amor…. deixem a Clara ser feliz com o seu grande amor, Marina.

  • Angel diz: 26 de abril de 2014

    Gente…QUE FOI AQUELE ABRAÇO nesta sexta-feira (25/04) entre Clara e Marina!! Que coisa mais linda.Alguns segundos de pura emoção. Parabéns ao autor , diretor e principalmente as as atrizes que estão conseguindo encantantar o público com esses personagens marcantes.

  • MariAna diz: 26 de abril de 2014

    Bem, quem viu o ‘tórrido’ momento de amor entre Cadu e Clara já tem uma idéia do que vai virar isso daqui pra frente. Fala sério, várias cenas de amor ( entenda-se aqui de sexo gratuito mesmo) esta semana e todas ruins.Aí em uma despretensiosa tomada, com Marina e Vanessa na cama , Clara e Marina apenas se olham , se abraçam , e roubam a cena. Infelizente, por mais que esse Manoel Carlos enrole já sabemos o fim disso. Não vai dar certo, pq como já rolou na boca de vários personagens : amor homo é coisa anormal, desvio de conduta, coisa de adolescente irresponsável , e para piorar a Clara é casada com um filho, e tem um parceiro doente. Seu destino é viver infeliz para sempre, como muitas mulheres por aí, que ficam junto a seus pares apenas por conveniência., em nome da moral, família e bons costumes. Eu chamo isso de comodismo mesmo. Acordem mulheres, vão ser feliz. Os homens nunca titubearam para trair ou dar um pé em romances falidos. Não entendo também essa coisa mudança de rumo por causa audiência em telenovelas. Descaracterizam as histórias e pior, quem dá o tom hj da audiência é a maioria tapada e burra. Por isso, tanta porcaria por aí. Quanto a Clara e Marina, o Maneco pode se despedir da teledramaturgia brasileira de duas formas : ou ousa e faz um final surpresa de arrepiar e entra para a história da TV, juntamente com as duas atrizes- Gio e Tainá – ou enterra tudo na vala do lugar comum…Quem viver verá…

  • Cacau diz: 27 de abril de 2014

    Clara amava sim o Cadu no começo da novela com todos os defeitos dele e eram felizes sim,que povo esquecido estes aqui,é lindo ver Giovana e Reinaldo na tela,uma química perfeita.Torço para que eles fiquem juntos.

  • newton diz: 28 de abril de 2014

    Como ser humano chegou ao fundi do poço. Então agora o verginhoso é a família, dádiva de Deus, ser manchada com a degradação da sociedade. Errado hoje é um casal, homem, mulher, filhos. Fim dos tempos mesmo

  • Adriana diz: 29 de abril de 2014

    Na verdade comecei a assitir essa novela para ver o casal Clara e Marina, achei muito interessante a forma como o autor estava conduzindo essa romance, de repente ele muda tudo, faz a Clara voltar a amar loucamente um marido chato que usa a doença e o filho para prender a mulher e só vive alfinetando a Marina, um tremendo fraco.
    Acho que a Clara merece viver uma paixão com uma pessoa intensa como a Marina, até eu viveria se fosse ela, porque aquele olhar da Marina derruba qualquer um. Rs!
    EStou aqui protestando para que o Senhor Manuel Carlos tenha peito e coloque em cena o que foi dito antes de começar a novela, ou seja, que havia um romance entre Clara e Marina. Desde que começou esse nhenhenhen de Clara com Kadu, nem assito mais a novela, o casal nem dá liga, não tem quimica. repense isso Sr. Autor.

  • Simone diz: 30 de abril de 2014

    Eu também parei de ver a novela por conta dessa chatice. A única coisa boa dessa novela era a possibilidade de vermos mais uma quebra de paradigma. O romance homoafetivo existe e, se procurar bem, na sua família encontrará uma irmã, prima ou tia que já passou ou passa por essa situação. Agora o autor quer vulgarizar como um simples desejo. Entendo o dúvida, mas não a perpetuação de uma situação torturante. Quer manter a ideia da “beleza americana”? Ok. Assuma. Encerre essa palhaçada e faça a Clara se decidir pela segurança, aceitação e ser feliz. Mas não fique tratando o espctador como uma palhaço!

  • Rosângela Alves diz: 4 de maio de 2014

    Acho um absurdo, o que está acontecendo com o casal. Acho uma palhaçada da Marina ficar atrás de uma mulher que diz a todo momento que ama o marido. Se faz desnecessário a insistência dela. O que a Marina teria a “oferecer a Clara?”. Ela já tem! O a felicidade de um amor recíproco do seu marido e filho, uma família linda.
    A todo momento querem destruir as famílias e o pior é achar tudo muito normal.

  • Filipa Duarte diz: 6 de maio de 2014

    Desde o inicio da novela que me identifico com Marina. Nada posso dizer a cerca da novela porque cá em Portugal ainda é cedo para falar em relação a marina e a Clara, mas obviamente que gostava que ficassem juntas, e pelos vistos não sou a única a torcer para que fiquem juntas. Não precisam de se tocar, nem beijar nem tão pouco de um “momento tórrido de amor” como vocês lhe chamam para sentir que se amam, esse sentimento sente-se quando o amor é verdadeiro e único. AMO ESSE AMOR…

  • antonia diz: 6 de maio de 2014

    Acho que Clara e Cadu não devem se separar pq eles formam um lindo casal, Marina está forçando a barra tentando separar os dois, pois ela já tem alguém que goste dela embora ela ame a Clara deve deixar ela em paz para viver com o marido e o filho dela.

  • liza diz: 14 de maio de 2014

    assisto a novela todos os dias e acho sim que a clara deve ficar com a marina sem medo de nada nem de nimguém,pois ela ama a marina.e com relação a guarda do ivan,deve ser compartilhada,pois não existe nada contra ela para que perca a guarda do filho.hoje a lei ja permite que casais homossexuais adotarem filhos,logo tirar a guarda do ivan da clara seria um retrocesso da lei e ato de descriminação pela opção sexual dela.,sendo que fora a opção sexual dela mais nada sera encontrado contra ela.o cadu pode entrar na justiça mas não ganhara a guarda,pois foi sempre a clara que sustentou a casa,e até o bistro dele foi adquirido com a grana dela,devem sim juntos dividir a guarda do filho,pois até o apartamento casa do ivan pertence a clara.
    o cadu deve ficar com a veronica e trabalharem todos no galpão,e se tornarem amigos,pois acaba o amor mas fica a amizade,e é o que esperamos da sociedade.

  • diana diz: 28 de maio de 2014

    a marina nunca sera feliz com a clara pois ela esta destruindo um lar,uma familia acho q acho q a clara tem q ficar com o cadu a final de contas foi com ele q ele q ela fez os votos a Deus na igreja….

  • Jayme BC Junior diz: 11 de junho de 2014

    Não sou contra o relacionamento de Marina e Clara,só acha que os personagens deveriam no mínimo serem desimpedidos ou seja creio que não e de bom tom o fato de separar uma família pra que esse relacionamento acontecer

Envie seu Comentário