Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Crise nos bastidores: Manoel Carlos teria parado de escrever Em Família

13 de junho de 2014 30
João Cotta, TV Globo

João Cotta, TV Globo

 

A crise na novela Em Família só piora a cada dia, tanto que nem o diretor Jayme Monjardim quis continuar nessa canoa furada e foi se dedicar a outro trabalho. E a coisa pode ser ainda mais grave, já que há rumores de que até mesmo o autor abandonou o barco.

Pois é, segundo o Uol, comenta-se nos bastidores que Manoel Carlos está há três semanas sem escrever uma linha. A trama teria sido assumida pela filha dele, Maria Carolina, que já trabalhava como colaboradora do pai. Maneco tem apenas supervisionado os textos e acatado todas as mudanças impostas pela Globo para tentar salvar a novela.

Realmente, os capítulos mais recentes não parecem ter sido escritos por Manoel Carlos. Quem ainda tem paciência de acompanhar Em Família deve ter percebido algumas mudanças nos últimos dias: cenas mais curtas, mais violência e cenas ousadas. E não é que melhorou um pouco?

Até mesmo Helena (Júlia Lemmertz) passou por uma mudança radical de comportamento. Ela deixou de choramingar pelos cantos, adotou uma pose de “mulher fatal” e partiu pra cima de Virgílio (Humberto Martins), disposta a tudo para reconquistar o marido.

Seja lá quem esteja escrevendo essa novela, espero que dê um final digno ou pelo menos coerente. Faltando exatos 36 capítulos para o final (sim, tô na contagem regressiva), Em Família não tem mais muito tempo para se recuperar. Mas sou brasileira e não desisto de acreditar em uma reviravolta nos últimos capítulos.

Bookmark and Share

Comentários (30)

  • Maria Helena diz: 13 de junho de 2014

    Sim deu uma reviravolta, mas apenas sacudiu o conteúdo e agilizou o tempo.
    A cena da separação de Cadu foi para abominar ainda mais o relacionamento da Clara com a Marina.
    Espero que o Ivan como toda criança normal que ama os pais rejeite prontamente a relação da mãe e assim traga naturalidade a novela, pois isto da Clara achar que ama duas pessoas e achar que ambos tem que aceitar a incapacidade dela em tomar decisões é conto da carochinha.

  • Cacau diz: 13 de junho de 2014

    É muito triste e lamentável ver a cena dos 3 e depois as cenas de amor das 2,absurdo!!!!!!!

  • Jotave diz: 13 de junho de 2014

    Esta novela(?) é o retrato da globo e do pt, ambos,acabando com tudo o que podemos admitir,com relação a ” família”…Os relacionamento são os mais vis, que pode-se imaginar…Quem escreve,pelo visto, olha-se no espelho…

  • Sandra da Silva diz: 13 de junho de 2014

    36 capítulos…puxa…tempo demais…é a pior novela que já aconteceu…digo isto, pois é impossível de assistir. É a primeira novela dos últimos dez anos que não consigo assim nem a metade, tento, mas é muito ruim. Em 90% do tempo, nem coloco mais no canal 12, coloco nas novelas da Record.
    Sandra

  • Roger diz: 13 de junho de 2014

    Tem maluco para tudo !!!
    Sr. ou sra JOTAVE, o que o PT tem a ver com a péssima qualidade das novelas da Globo?
    Elas sempre foram ruins. Tendem a baixar o nível com temas e cenas apelativas sempre que percebem quedas na audiência. Não é de agora que a televisão brasileira se nivela por baixo na briga entre 2 ou 3 grandes redes.
    A apelação vai ao encontro do gosto e interesses mais populares para competir com outros programas apelativos e sem qualidade dos concorrentes
    Se for para ter uma abordagem política, podemos também concluir que esta “popularização” dos programas reflete que classes mais baixas e sem instrução estão pesando mais na audiência. Ou seja, estão fazendo parte da população que tem acesso aos meios de comunicação e consumindo produtos, portanto influenciando nas decisões de marketing.
    Quer perceber um pouco mais da desigualdade social? Compare com os programas dos canais pagos, que são dirigidos para outra parcela da população com outra condição econômica.
    Mentes obcecadas, obscuras, paranóicas, que adoram teorias de conspiração, é que buscam culpados para tudo o que lhes desagrada e direcionam seus ataques para aqueles com quem não concordam.
    Além dos mal intencionados que se aproveitam de qualquer assunto para forjar opiniões e fazer campanha a favor de seus interesses.
    De qualquer forma, sua postura é lamentável. Falta de cultura, entendimento ou só maldade.

  • Karla diz: 13 de junho de 2014

    Não acho que seja a pior novela (nada será pior que Fina Estampa, eca!!), mas poderia ter sido MUITO melhor. Assim como a Michelle, espero que a novela tenha um final digno.
    Meu final:
    - Luiza pedindo perdão de joelhos para os pais por ter se envolvido com Laerte:
    - Laerte numa camisa de força (o que foi aquela cena dele insistindo pra fazer um pacto de sangue?? O cara continua o mesmo pirado de antes!);
    - Cadu e Verônica, um belo casal!
    - Barbara e André, idem; mas tmb quero ver o André pedindo desculpas à Dulce depois de descobrir que sua mãe biológica é a Branca;
    - TALVEZ o Virgilio voltar para a Helena (quem sabe agora que ela queimou aquelas tralhas velhas do Laerte ela finalmente consiga superar o passado e ser feliz com o marido);
    - Gostaria de ver a Juliana com o Nando, pois apesar de banana, é melhor que o machão brutamontes do Jairo. Pôxa, foi tão legal aquela cena em que o Jairo salvou as gestantes do bandido, mas tinha que estragar tudo voltando a ser o mesmo brucutu de sempre. Então eu prefiro que o Nando volte com a ex.
    - O resto tanto faz, os outros personagens não fedem nem cheiram.

  • Sergio Coelho diz: 13 de junho de 2014

    Gente, vão ler livros, assistir um bom teatro, um bom filme e parem de ver esta verdadeira manipulação dos valores. Sinceramente até entendo quem não tem um canal fechado p assistir, mas assistir estes produtos exibidos na Globo como novelas é se submeter aos interesses q não sabemos de quem. Estamos protestando pq o pais não tem educação para poder ter conhecimento, ai as pessoas assistem estas verdadeiras bobagens. Vamos protestar e assistir estas insanidades q nos apresentam? Não dá para entender.

  • Yasmin diz: 13 de junho de 2014

    Não entendo esses “pseudo intelectuais” comentando num site sobre novelas. Se não gostam, pq perdem tempo com esses comentários? Falta do que fazer define.

  • fabiane diz: 13 de junho de 2014

    Nossa esta novela e maravilhosa !!! “perto de fina estampa ” credo que novela lixo foi aquela socorro esta e boa …estão desmerecendo o trabalho do Maneco “

  • Aline de Oliveira diz: 13 de junho de 2014

    Tem gente que me faz rir, mas infelizmente um riso nervoso..o PT o que? Gente do céu, quanta ignorância, a gente precisa ser um pouquinho mais esclarecido, mais politizado, menos reacionário, temos que saber olhar para algo e ponderar, enxergar os dois lados da via. Os partidos políticos nada tem a ver com a péssima qualidade destas novelas de quinta categoria, nós é que temos, afinal nós que damos ibope, assistimos, enfim. As vezes eu fico bem aflita com alguns comentários que leio, fico pensando que o nosso país não vai pra frente mesmo com gente que não se dá ao trabalho de argumentar e discutir.. vem sempre com o mesmo papinho bitolado.. ah é tudo culpa da globo e do pt, da globo e do pv, do sbt e do pstu.. nossa senhora da bicicletinha, hein!

  • claudia diz: 13 de junho de 2014

    Sem dúvidas, uma das piores novelas dos últimos tempos. Agora que a Bruna Marquezine cresceu deu para ver que realmente é muito fraquinha, sem falar naquela amiga dela que divide apartamento muito fraca, e o Gabriel totalmente sem ação nas cenas.Todos muito fracos.Não consigo ver nem 5 minutos , prefiro ver a novela da Record(Vitória), isso que não gosto muito da Record.

  • Rosane diz: 13 de junho de 2014

    Gente !!!!! Quanta ignorância e hipocrisia junto,…..se não gostam da novela não assistam,simples , é falta de ter o que fazer ????? desliga a TV mas assistir a novela e ficar falando mal ??? é ridículo não é ??? e mais a novela é simplismente a vida como ela é isso tudo acontece muito perto de nós todos os dias, vcs não enxergam isso ????

  • Antonio Bernardes diz: 13 de junho de 2014

    A globo errou desde o princípio. A atriz que de deveria ser a “protagonista”, Julia Lemmertz, simplesmente não emplaca. Não tem carisma, não tem beleza, não tem sensualidade, não tem absolutamente nada. A Helena que ela representa está longe da Helena interpretada e mantida pela Marquezine. Se tivessem escolhido a Carolina Ferraz, talvez a Helena teria um pouco de vida. A novela também não tem um núcleo de humor.nem algum ator/personagem carismático. Salve Jorge tinha o “Pescoço” e a “Delzuite” , tinha o “Russo” e a vilã Claudia Raia. Amor à Vida tinha o “Félix” – que por si só – levava a novela. Em Família não tem nada. Não tem enredo, não tem carisma, não tem desenvolvimento. É uma trama arrastada e sem sentido, um drama kafkaniano onde não se chega a lugar nenhum.

  • Sil Matos diz: 13 de junho de 2014

    Não gostam? Façam como eu: Não assistam.

  • irení diz: 13 de junho de 2014

    sinceramente,essa novela já começou que era uma porcaria,a 1ª coisa que achei sem graça,foi quando aquela outra menina deu um mergulho e virou Bruna Marquezine(sou fã da Bruna)mas achei muito sem graça,e agora estão apelando muito.E depois da novela do Felix,para o autor segurar a audiência tem que ser muito boa a novela,o que eu sei sobre a novela é o que as pessoas me falam,porque eu nem olho mais.

  • Eliane diz: 13 de junho de 2014

    Esta novela é o ÓHHHHH!!!! Muito Ruim!!! Eu mudo o canal assim que acaba o Jornal Nacional!!!

  • Cristina diz: 13 de junho de 2014

    Nada foi pior que aquela noval Além do Horizonte…

  • Rodolfo Augusto diz: 13 de junho de 2014

    “mais violência e cenas ousadas. E não é que melhorou um pouco?” Ou seja, pra ser bom tem que ter baixaria e violência…

  • IVOLNEI diz: 13 de junho de 2014

    SIMPLES, TROQUEM DE CANAL, BOICOTEM, ESTA NA HORA DE ACABAR PELO MENOS COM UM POUCO DESSAS NOVELAS, TA DEMAIS, E MUITA PORCARIA, CHEGA DE NOVELAS.FORA GLOBO JÁ.

  • Claudia diz: 13 de junho de 2014

    Acredito nesses boatos porque repentinamente a novela começou a ter movimento. Helena foi cuidar da própria vida porque aquele ser que ela pariu não se pode chamar de filha. Que menina egoísta e má que só pensa em casar com o macho que engravidou a mãe e tentou matar o pai no passado e ainda quer a bênção deles e diz que os ama.
    Já Cadu enfim deu um oé na esposa sem vergonha que vivia de abraços e declarações com outra mulher enquanto o marido se recuperava de uma cirurgia cardíaca e ainda dizia que estava sendo honesta com ele e também queria compreensão. Queria ver se a mulher tivesse doente e o cara arrumasse uma amante se não iam crucificar ele.
    Pra mim os mocinhos dessa novela não tem caráter. Não sei a que famílias o autor quis se referir porque respeito e amor não tem nessas famílias, é cada um querendo viver sua vida e os outros que se danem.

  • FLAVIO FAGUNDES DA SILVEIRA diz: 13 de junho de 2014

    Aline, com todo respeito, em parte você tem razão, mas os partidos políticos, todos, e os governos também todos, são responsáveis pela qualidade da TV Brasileira, primeiro como legisladores e o segundo como executivo que nada fazem para melhorar a qualidade das programações das emissoras, não estou falando em censura, e sim com normas e diretrizes que orientem todos aqueles envolvidos na produção dos programas de TV, exigindo um pouco de qualidade cultural e não essa baixaria que existe hoje.

  • ANDREA diz: 13 de junho de 2014

    A única coisa boa da novela é o Jairo, um personagem que mudou bastante. Ele é espontâneo e engraçado com aquele jeitão machista. Outra coisa que gosto na novela são os vestidos e looks da Juliana (Vanessa Gerbelli). A voz da Bruna M. é insuportável e aquele Gabriel (Laerte) é um louco chato.

  • Jussara Fontes diz: 13 de junho de 2014

    Chatice maior do que ver a novela é ler comentários de gente metida a inteligente. Porre!
    Assumam que são noveleiros inteligentes, e pronto! Digam que estão tristes, sofrendo muito porque não desejam ver a novela, mas abre-se um buraco em suas vidas todas as noites, às 21h. Assistir novela não é crime, não emburrece ninguém. Novela é novela, leitura é leitura, cinema é cinema, e por aí vai… Há tempo pra tudo. Amo tudo isso! Somos brasileiros, aficionados por esse tipo de entretenimento desde sempre; as nossas novelas ganham o mundo. Ocorre que a cada dia estamos mais críticos, mais exigentes, tendenciosos até. Há muita gente que se deixa levar por quaisquer bobagens agressivas que escutam. Temos a opção de assistir a outros programas; ainda mais quem se sente inteligente, não pertencente às camadas mais desfavorecidas e pode assinar tv fechada (se acham…). Acho terrível ouvir alguém chamar de alienado quem assiste novela, quem assiste a Globo. Lembrem-se de que enquanto alguns têm tv fechada, outros agradecem pelo sinal cheio de chuviscos das grandes emissoras. Esquecemos que a novela é uma obra de ficção, traz histórias verossímeis ou não, saídas da imaginação de uma criatura e mais alguns colaboradores. Qualquer emissora compra ou não a história. A tal Globo se tornou, para muitos, a maior destruidora de lares, mesmo sendo uma emissora cheia de mimimis pra mostrar bitocas gays. Entretanto, já houve emissora tida como perfeita porque exibe novelinhas infantis, que mostrou beijo cinematográfico entre mulheres com minutos de duração. Ninguém viu nem comentou porque quase ninguém assistiu. Pois é… Se Maneco deixou de escrever, aplausos pra ele! Imagino como deve ser chato ter de modificar a sua história todos os dias, às pressas, porque seu enredo pode prejudicar o lucro da emissora, porque as Clarinas estão em polvorosa, porque os preconceituosos ou desgostosos querem isso ou aquilo. Não queria estar na pele dele nem de qualquer outro escritor desse nosso tempo.

  • Jussara Fontes diz: 13 de junho de 2014

    Corrigindo: Há muita gente que se deixa levar por quaisquer bobagens agressivas que escuta.

  • Clau diz: 13 de junho de 2014

    KARLA! concordo com tudo o que disseste e os finais também. Só discordo do final Juliana com Nando. Por mim ela merece e MUITO o Jairo. Juliana é uma demente mimada. O que foi aquilo dela ameaçando a monitora da escolinha da Bia?? mulher doida! Grita com as pessoas, é grossa, autoritária… Já destratou a assistente de Helena na Casa de Leilões, pois esta não se entendia como Macho-Jairo, dela. A mulher não vale o que come….. Nem se sabe se matou Gorete mas mesmo não matando, já mostra a neurosa dela, a psicopata que é. Não gostei e não goste de ver Nando atrás dele o tempo todo, sem conseguir se desvencilhar da família, vivendo de favor na casa alheia e quem sabe é capaz de criar os filhos de Jairo, pois com certeza o autor – ou autora ou sabe-se quem está escrevendo – vai matar Jairo para que Nando termine ao lado de Juliana. Ela se esfrega no Jairo, casou por interesse e ainda é autoritária com o ex-marido impedindo este de defender Iolanda no convívio com Bia. Atitudes dela como invadindo a sala de Nando no escritório deste, mandando nele, ofendendo e ameaçando as pessoas…. Preferia mil vezes que ela perdesse a criança que espera e acabasse a novela apanhando do Jairo, pois ela gosta disso e ele já comentou entre os familiares dela. Putz! uma mulher que gosta de pegada de malandro, gosta de apanhar no sexo também… É ser muito nojenta! E Nando é o personagem mais asqueroso também. Nunca respeitou o alcoolismo de Felipe (pelo menos este está se curando), bebendo com ele na frente dele. Depois que o cara surtou aí vem Nando se culpando por ter bebido na frente do outro.. ah por favor! É um banana mesmo!

  • Clau diz: 13 de junho de 2014

    ANDREA, concordo. Jairo deu uma boa melhorada. Agora, minha bronca é com Juliana que a única coisa que tem são os modelitos que usa. Mas ela tirou o cara do habitat dele. No início ELA insistiu e se atirou sobre ele, pois queria ficar coma menina. A doente mental, se casou por causa da menina. Ou seja, se depois do casamento ela não se interessasse pela pegada do infeliz do Jairo, e ele ficasse em um canto, por ela estaria tudo bem. Mostra um total egoísmo. O mesmo egoismo de Luíza. Outra (Bruna Marquezine) que além da voz e dicção PÉSSIMA, sua personagem não pensou na dor da mãe e na quase morte do pai, e se atirou no psicopata do Laerte. Gostaria que Laerte tentasse matar Luíza, pois somente assim ele vai convencer as pessoas a seu redor – como SELMA por exemplo – de que ele não se curou. Mas também… o que esperar de Selma? Gente! essa família é completamente insana! só se salva o IVAN.

  • Clau diz: 13 de junho de 2014

    ANTONIO BERNARDES. Também concordo com tuas palavras. Aliás, algo que me intriga muito em relação à Helena. Quando era Bruna Marquezine, Helena tinha um nariz, que se modificou 20 anos depois. Sua testa também ficou maior. Concordo que de repente Helena não gostasse de seu nariz um pouco adunco e resolveu transformá-lo em um nariz pequeno e arrebitado. Mas e a testa???
    Também não tem nenhuma sensualidade, nem beleza, nem carisma. Tens toda razão!

    Neidinha é outra que antes tinha a altura de Helena, mas 20 anos depois, Neidinha não só diminuiu de tamanho mas também afinou seus lábios. Interessante isso…

    Bruna Marquezine não tem boa dicção, é uma atriz fraca e a Janusa (não sei do que) a Alice, é outra que fala com língua travada e mal se entende o que diz.

    Elenco fraco, de fato. Gabriel Braga Nunes já esteve melhor, como em Insensato Coração. Agora, pra salvar essas novela, só mesmo fazendo dele um doido, pois jeito ela já tem. E quando fica de olhos arregalados, é imbatível no quesito psicopata.

  • Eduardo diz: 13 de junho de 2014

    Creio que o problema é que ninguém mais tem paciência para ficar vendo essas novelas da Globo. São sempre a mesma coisa, não muda absolutamente nada de uma para outra, aliás, talvez fosse uma boa ideia, ao invés de ficar mudando as novelas, poderiam continuar sempre a mesma, sem fim, igual fizeram com Malhação que de malhação só tem o nome. Falta criatividade, acho que esses autores estão bem defasados, são excelentes autores, mas chega, precisam inovar e talvez, até pensar em aposentar as novelas ou fazer apenas uma…

  • Brisa De Verão diz: 13 de junho de 2014

    Será que se ela tivesse começado a escrever no lugar dele antes, as coisas seriam melhores? Só Deus!!! Mas eu torço para que venham novelas melhores. Sinto falta de ver novela, não existe mais novelas. Existe é o mesmo do mesmo, sempre no mesmo! Fazer o que?

  • Martha Medeiros diz: 15 de junho de 2014

    MANOEL CARLOS ou Maria Carolina (filha) por favor SEPAREM LUIZA E LAERTE, esse casal é um absurdo, fora que não haverá lógica em final feliz com eles juntos.

Envie seu Comentário