Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Manoel Carlos volta a rebater críticas a sua novela: "As pessoas têm o direito de não gostar"

07 de julho de 2014 18
Divulgação

Divulgação

Que Em Família é uma canoa furada desde o início, todo mundo já sabe. Ou melhor, só quem não sabe é Manoel Carlos, que pouco fez para salvar sua trama do fracasso total.

Chegando à reta final, Em Família dificilmente vai deixar saudades. Apesar do bom elenco, dos dramas sociais mostrados e outros elementos em comum com novelas anteriores de Maneco (e que tiveram mais sucesso), a atual trama das 21h não decolou na audiência e deixou muita gente com sono no horário nobre.

Manoel Carlos, do alto de seus 81 anos, já não se importa mais com os críticos de plantão. Afinal, ele já deixou um legado importante para a TV brasileira. O que vier a partir de agora, é lucro. Aliás, chegou a hora da aposentadoria, não acredito que ele vá insistir em escrever novelas tão cedo. No máximo, teremos minisséries, histórias mais curtas e com menos chances de erro.

Em entrevista ao colunista Léo Dias, o criador de tantas “Helenas”, algumas inesquecíveis, outras nem tanto, reforçou que não se importa que falem mal de sua atual novela:

- As pessoas têm o direito de não gostar.

Ignorando o ibope, a crítica especializada e o público, ele vê Em Família de forma positiva:

- É uma boa novela. Bem dentro do padrão de todos os meus trabalhos anteriores: textos longos, conflitos familiares, principalmente entre pais e filhos.

Difícil dizer o que deu errado, talvez Manoel Carlos tenha errado mesmo na fórmula, ou os telespectadores não sejam mais os mesmos e se entediam com esse tipo de história. O ritmo lento das tramas de Maneco já não funcionam em tempos de internet, quando os assuntos do momento bombam nas redes sociais e ficam velhos em segundos.

O jeito é torcer para que o autor dê um final digno à novela, sem grandes invenções e apostando no que o público espera ver nos últimos capítulos. Se o Laerte (Gabriel Braga Nunes) não morrer, por exemplo, eu perco totalmente a fé na humanidade.

Bookmark and Share

Comentários (18)

  • Carlos diz: 7 de julho de 2014

    Erro clássico (não conhecer o seu publico) quem vê novela hoje em dia? como diz o texto em época de internet e instantaneidade, são as famílias, as pessoas de mais idade, agora pergunto? será que as famílias que estão com suas crianças na sala estão gostando dessa história de beijos gays? cada vez conheço mais famílias que estão trocando de canal na hora da novela.

  • Laura diz: 7 de julho de 2014

    eU GOSTO DETA NOVELA, TEM CENAS REAIS DE UM COTIDIANO MAIS NORMAL. Pior é a novela da Carminh, do Félix, nada haver pra mim.

  • Patricia diz: 7 de julho de 2014

    Acho que o Laerte não deve morrer, não podemos resolver os problemas pensando desta forma. Ele acabar em um sanatório já estaria bom. Em relação aos beijos gays na novela não vejo problema, nos outros programas rola solto e ninguém comenta.

  • celso diz: 7 de julho de 2014

    A casa caiu!!!!
    Achou que a liberalidade garantiria audiência e se deu mal!!!!!
    kkkkkkkkk

  • Roberto diz: 7 de julho de 2014

    A maior babaquice essa novela. É só ter um pouco de cérebro pra raciocinar que este é o horário q a família pode sentar e conversar e assistir a um bom programa de tv. Agora se vc coloca na globo, não tem como neh, querem que as pessoas engulam guela a baixo q ser gay é ser normal, pelo amor de deus!! Respeitar a opinião dos outros tudo bem, agora ficar se expondo e dizendo q é lindo ver duas mulheres se beijando ou dois homens se beijando. Pelo amor de deus!!

  • cris diz: 8 de julho de 2014

    Esta novela nao ficou legal, primeiro, nao tenho nada com gays, porem liberdade e uma coisa outra e querer enfiar uma ideia goela abaixo como fazem nas novelas. Segundo, a novela incentiva muita coisa errada. Traição, o bom homem apaixonado traiu sua mulher com a empregada… e no final vao ver isso com bons olhos pois a criança. Vai ficar com a juliana. A outra menina foi investigar por contra propria o estupro de sua mae, correu perigo, esse incentivo de justiça. Com as proprias mãos, ja aconteceu na vida real e viram o que aconteceu no final. Enfim, coisas que nao precisavam forçar ao publico.

  • Ionara diz: 8 de julho de 2014

    Carlos, independente de beijo gay, novela das nove não é pra criança, pois tem vários elementos que não são recomendáveis para elas.

  • Ionara diz: 8 de julho de 2014

    Acho que o maior erro dessa novela é falta de um objetivo, algo para o público esperar e torcer para que aconteça. Não há como torcer para os protagonistas. Vc não pode torcer por Helena e Virgílio pois eles já estão juntos. Ninguém em sã consciência torce por Helena e Laerte ou Luiza e Laerte. Nada contra os conflitos familiares, mas toda boa novela precisa de ter alguém por quem você torça e um vilão pra aprontar todas.

  • Nine diz: 8 de julho de 2014

    Acho bem engraçada essa hipocrisia atual das pessoas, ver sexo é normal, ver beijo gay não é, eu não sou gay, mas fico puta com essas pessoas que provavelmente passam dentro de igreja, ensinando seus filhos a serem uns chatos enrustidos do futuro. Ser gay é normal a muitas décadas, só que antigamente os homens fingiam que não. Transavam, beijavam com outros caras, nas costas de suas esposas e depois passavam doenças para as suas mulheres, se vcs não ouviam sobre isso, é porque não existia internet e vcs são um bando de alienados. Espero que o dia que seus filhos entrarem na faculdade e perceberem o quão normal isso é, eles tenham os pensamentos bem desvencilhados dos seus pais. Essa moral de cueca já tá chata demais.

  • Deka diz: 8 de julho de 2014

    Graças a Deus não sofro desse mal..assistir novela nunca foi minha praia! E as da Globo então afff!! Em casa era uma briga, ( pasmem) meu esposo curtia assistir novela, então eu ia pro quarto assistir futebol, jogar víde-game ou reprise de alguma luta..lá em casa é tudo ao contrário hehehhe!! é sério mesmo viu gente..Mas agora de tanto que aloprei ele por causa desses lixos de novelas, ele acabou ficando anojado,pois conteúdo não existe nessas novelas, e principalmente, pra fazer sucesso ou ter ibope. precisa sempre ter um casal homosexual..não sou homofóbica antes que alguém diga,mas acho desnecessário querer enfiar guela abaixo do público sobre relacionamnetos homo! Não sou contra,mas já está d++ essa apelação

  • Luís diz: 8 de julho de 2014

    Novela totalmente fora da casinha.

  • B diz: 9 de julho de 2014

    Eu não entendo o que essas pessoas que reclamam da globo fazem nesse blog voltado para NOVELAS DA GLOBO!!!! Não gosta? não assiste. Fim de papo.

  • B diz: 9 de julho de 2014

    Outra coisa, voces se preocupam tanto com os gays que aparecem na novela por que criança assiste, mas nessa hora as crianças ja deveriam estar dormindo não? e elas vem tanta coisa pior nos filmes, mas um romance só pelo fato de ser entre duas pessoas do mesmo sexo não pode, vai estragar a criança… mas uma pessoa assassinando outra não estraga… eu agradeço muito por terem me criado como uma pessoa que sabe respeitar a diversidade

  • Marlene Fraga diz: 10 de julho de 2014

    Eu não tenho nada contra os assuntos que são abordados na novela, como por exemplo, a homossexualidade, só que, em minha opinião, a trama perdeu um pouco da sua essência inicial e está ficando um pouco difícil de entender qual será o final dado pelo autor.

  • Alberto diz: 11 de julho de 2014

    Faltou nessa novela mais ESTÓRIA E INOVAÇÃO, como o foco principal é a família e nesta encontramos acertos e desenganos, enaltecer mais o lado ruim da família, faz o público se entediar. Novela é o retrato da vida, pessoas que assistem querem vibrar com vilões e mocinhos, mas sempre torcendo pra que o bem vença o mal. Já que essa novela é quase desprovida de protagonista e antagonista, restava ao autor criar dentro do enredo outros temas interessantes que despertassem a atenção do público, porque a estória da protagonista principal é chata demais, não dá pra torcer por nenhum deles é tão enjoativa que chega a enfraquecer os supostos antagonistas, porque estes em vez de odiados acabam despertando mais empatia do público. Tinha tudo pra dar certo, mas houve falha no trama e em diversos personagens. O AUTOR É BOM, MAS COMO TODO SER HUMANO É PASSÍVEL DE FALHAS, NESSA ELE FALHOU, PENA.

  • Clau diz: 11 de julho de 2014

    Vou por partes:

    - Tem gente que afirma odiar novelas, mas entra num blog de novelas pra xingar as tramas. Oi??? alguém entendeu a lógica??? há alguma lógica nisso???

    - Tem gente que jura de pés juntos que não odeia gays, não é homofóbico, não tem nada contra.. MAAAASSSS…. É interessante ver a hipocrisia humana. Se assustam com cenas pueris – SIM! PUERIS!! – de duas mulheres dançando juntas, se olhando, se admirando, conversando, caminhando de mãos dadas e dando beijo-selinho. A grande maioria das pessoas que aqui estão postando mensagens desde o dia em que tal novela começou, há 5 meses atrás, NÃO PARA DE FALAR MAL DE CLARINA. Se ofendem se espantam, se horrorizam! Invocam Deus, Jesus, Espirito Santo… Levidco!!! Mas deixam passar batido cenas de uma dona de casa surtada da zona sul do Rio, se envolver com um malandro do morro, só pra ficar com a filha dele. É suspeita de ter matado sua empregada para ficar com a filha dela e seu marido. Tudo arquitetado, planejado por tal mulher surtada. A mesma mulher que já brigou com vários personagens na base da ameça de morte, da chave de fenda, da garrafa quebrada… E parece que ISSO é normal. A mesmo dona de casa que mantém uma relação doentia com o ex-marido fazendo deste um capacho ou na melhor da hipóteses um cachorrinho. Quando ela quer, ela o chama e ele vai até ela abanando o rabo. Quando ela se enche dele o enxota porta fora feito um cão sarnento. E isso tudo é normal?
    Cenas dela, Juliana, nua com Jairo. Cenas dela o seduzindo… Luíza de pegação com Laerte sabendo do histórico do cara e ainda quer a família em seu casamento… Isso tudo é normal??? Ninguém se espanta???

    - Este senhor de fato, não deve querer dar a o braço a torcer e assumir a porcaria que criou. Geralmente os piscianos, como ele, JAMAIS assumem seu serros publicamente. Eles enxergam uma coisa e o mundo enxerga outra coisa. Em contrapartida, quando eles cismam com alguém ou algo, o mundo não enxerga tal teoria da conspiração. Coisas de pessoas do signo de Peixes como é este senhor.

    - O diretor da trama já pulou fora. Gabriel Braga Nunes cria caso entre colegas, dando pitis nas gravações. Trama lenta demais, diálogos demais… Fora da realidade total! Portas destrancadas no prédio, um mero porteiro para dar segurança. Porteiro aliás que poucas vezes ali esteve na portaria.
    Empregadas sem vida própria e só servindo patrões…. O mundo mudou, mas somente MC continua no mesmo mundinho do Leblon.

    - Faltou pique, faltou enredo, o pessoal da casa de repouso esteve ali pra quê???
    Conversinhas nos sofás, nas mesas, nos bares, nos restaurantes… Clara nos últimos capítulos encheu com seu discurso politicamente correto…. Chica encheu com seus pulinhos, gritinhos, beijinhos com Ricardinho.

    - Faltaram vilões de verdade. Gabriel, Branca e Shirley estão longe a anos luz de serem vilões.

    - Os jovens desta trama são alienados, mimados, retardados…

    - Bruna Marquezine deveria se mudar pra Espanha e viver com Neymar. Assim nos poupa da PÉSSIMA interpretação que tem. Não se entende NADA que esta guria fala. Um sotaque muito carregado que outros jovens na trama não tem.

    - Helena, por exemplo, perdeu o nariz adunco que possuía no início da trama. Bruna tem um o focinho mais grandinho e Júlia Lemmertz tem um focinho arrebitado e pequeno. Helena fez plástica????

    - Neidinha diminuiu a altura que tinha. Ficou baixinha sabe-se lá como! E também afinou seus lábios. Como??? se ela é humilde e sem muita vaidade???

    - Chica deve ter feito muitas plásticas pois ao lado de Helena, parece uma irmã. O mesmo se refere à Juliana que é TIA de Helena.

    - A única que fizeram questão de ENVELHECER foi Selma. Coitada da Ana Beatriz Nogueira… Já é segundo novela que ela faz de uma mulher surtada, obsessiva por um filho… Alguém lembra de A VIDA DA GENTE?? de Lícia Manzo?

    É Maneco..ManéVelho… MC…. Fica só nas minisséries que TALVEZ sejas mais feliz.

  • Martha diz: 12 de julho de 2014

    Compartilho com tudo que falou Clau. Também acho que FALTOU ENREDO nesta novela, também não entendi até hoje como foi feita a escalação desses personagens que envolvem a protagonista principal, alguém na internet falou que deve ter sido colocado nomes de atores no Globo e sorteado os papeis que desempenhariam na novela, acho que foi assim mesmo, porque até hoje não entendi esses disparates da mãe, da tia mais velha………etc……realmente a única que foi fantasiada de velha foi a ANA, ainda assim ficou ridículo, fica difícil as pessoas se envolver na estória. Acho que o autor fez a novela pra ele, pra deleite dele. O romance da Clara e da fotógrafa é algo de bom na novela, pois está tentando quebrar esse preconceito na sociedade. Acho a Júlia uma talentosa atriz , mas tem uma fisionomia séria e não parece ter 40 anos, se o autor queria tanto prestigiá-la, porque não criou outro enredo e colocou outras atrizes como mãe e tia mais velha da mesma, ou colocaria a Natália como tia e outra atriz como mãe, ficaria mais convencível . Apesar da Natália, ser uma excelente atriz, infelizmente, não convence como mãe da Júlia, fica estranho, A Júlia tem uma fisionomia séria por natureza. A Vanessa Gerbelli, também não convence como tia dez anos mais velha…parece bem mais jovem….Tudo bem que novela é ficção, mas essa é um disparate atrás do outro, Sinceramente, parece que o autor estava tão ansioso pra homenagear a JÚLIA que acabou não raciocinando direito. EU SOU NOVELEIRA E ATÉ GOSTEI DE VÁRIAS NOVELAS DELE, MAS ESSA ME DEIXA IRRITADA COM TANTO DISPARATE. DEIXEI DE ASSISTIR, NÃO CONSIGO ME ENVOLVER COM O TRAMA E FICO IRRITADA COM OS DISPARATES. ENREDO PÉSSIMO, ESCALAÇÃO CATASTRÓFICA

  • Marina diz: 17 de julho de 2014

    Acredito que o sr.Manoel Carlos deveria ter se aposentado há muito tempo e se retirado de cena com suas “Helenas” chatas, patéticas e repetitivas.PÉSSIMA NOVELA!!! Atuações insuportáveis de Bruna Marquezine e Julia Lemmertz (não são atrizes) além da imensa afetação de Natália do Valle e Giovanna Antonelli, simplesmente ridiculas!!!É impressionante o nível da Rede Globo, uma trama sem sentido para péssimos atores.

Envie seu Comentário