Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.

Você concorda? Em Império, cenas de sexo são cortadas para não chocar o público

08 de agosto de 2014 41
Pedro Curi/ TV Globo/Divulgação

Pedro Curi/ TV Globo/Divulgação

Depois do beijo entre o casal de gays na novela Império ser cortado, chegou a vez das cenas picantes de sexo passarem  por restrições.

De acordo com a coluna Telinha, todas as cenas mais quentes passaram por edição minuciosa da novela. Cenas de Maria Isis (Marina Ruy Barbosa) com José Alfredo (Alexandre Nero) e de Tuane (Nanda Costa) com Reginaldo (Flávio Galvão) foram cortadas no intuito de não chocar o telespectador, nem afasta-lo para não correr o risco de perder audiência, como aconteceu na novela Em Família.

A ordem é que todas as cenas consideradas ‘desnecessárias’ sejam cortadas do produto final. Para evitar muitos cortes, o diretor da trama, Papinha, já está pedindo que os atores façam as cenas com roupas, quando eles deveriam estar nus, como foi o caso de uma cena entre os personagens de Marina Ruy Barbosa e Alexandre Nero. A cena em que Érika (Letícia Birkheuer) pegaria Claudio (José Mayer) e Léo (Klebber Toledo) se beijando também teria sido modificada, dessa forma ele teria mais controle das cenas que vão ao ar.

Não sabemos se é por causa desse método ou a completa decepção com Em Família, que faz qualquer coisa ser muito melhor, mas a novela tem tido uma boa aceitação do público e alcançado bons índices de audiência.

E vocês, acreditam que essa estratégia está mantendo a qualidade da novela, ou elas fazem falta para a trama ser um sucesso?

Bookmark and Share

Comentários (41)

  • cristina diz: 8 de agosto de 2014

    Acho que o Autor faz um bom texto de novela e escolhe o seu elenco de primeira categoria, fica dispensado este apelo sexual. Assim agrada a todos.

  • Fabio diz: 8 de agosto de 2014

    Cenas de sexo são absolutamente desnecessárias em novelas. Não há qualquer novidade nelas, além de serem simplesmente vulgares e mal montadas. Deixa subentendido que tá perfeito.

  • Bruna Barcarolo diz: 8 de agosto de 2014

    Eu acho q, é de muito bom gosto sim, manter a novela com a historia forte q ela traz, sem tanta nudez e sexo…Não acho q isso fidelize o telespectador. Como a novel nao é um filme pornô, nao tem como colocar cenas quentes em todos os capitulos, entao, quando nao tiver como colocar isso, oq ue vai ser feito? Ninguém vai olhar neste dia???

  • Marcelo diz: 8 de agosto de 2014

    Devem ser os “bate palmas” pregando que seus fiéis não olhem homem e mulher transando que é coisa do diabo….daí cai a audiência!

  • Pedro diz: 8 de agosto de 2014

    É um erro. Queremos ver a Marina Ruy Barbosa! Ela é d+

  • Jussara Fontes diz: 8 de agosto de 2014

    Acredito que a audiência de uma novela não aumente ou diminua por conta de cenas de sexo. Algumas pessoas podem ficar constrangidas com alguma cena quente, enquanto outros telespectadores podem ficar esperando um pouquinho mais de atrevimento. Cenas de sexo sempre aconteceram, e vão continuar acontecendo. Queixas isoladas sempre existiram e continuará sendo assim. Se a novela é boa, o povo assiste, com ou sem sexo.

    Um alarde se iniciou com as cenas de relacionamento homossexual faz um tempo. Cenas de beijos e carinhos gays fazem o povo enlouquecer e protestar veementemente. Campanhas são feitas, dramas incontáveis surgem de toda parte porque a homossexualidade tem sido mostrada como algo natural e belo de se ver. No caso da última novela das nove, mesmo tendo uma história fraquíssima, os danos na audiência estavam sendo creditados ao casal gay. Depois se verificou o contrário, quando houve recordes de audiência com cenas importantes do relacionamento das moças. Sinal de que mesmo cenas mais ousadas entre gays não diminuem a audiência.

    A Globo, assim como qualquer emissora, vive do lucro com publicidade. Se a audiência vai bem, mais empresários querem anunciar; se vai mal… Mas com tantas opções de canais fechados, e com a possibilidade de assistirmos às novelas pela internet, será que dá pra comparar os níveis de audiência das novelas atuais com os números do passado, ainda mais com novelas muitas vezes ruins? A cada dia diminui o número de pessoas que podem ficar em casa pra ver novela. No dia em que a emissora aceitar essa nova realidade, vai criar menos expectativas no mercado e colocar no ar aquilo que tiver sido planejado pelo autor, evidenciando, é claro, cenas condizentes com a classificação etária da obra.

  • rosangela f. dias diz: 8 de agosto de 2014

    acho que não precisa cenas tão fortes de sexo,não acrescenta nada,pior faz a audiencia cair,por exemplo na record tem uma programação ótima nesse mesmo horario,se a novela ficar desnecessaria,mudo de canal.

  • Altair diz: 8 de agosto de 2014

    Qual a necessidade de cenas com “apelo” sexual?
    Vai aumentar o ibope? duvido!
    As cenas chegarão aos finalmente? o horário não permite
    A novela apesar de estar em um horário cada vez mais tarde e de ter uma chamada de impróprio para tantos anos, sempre acabamos assistindo em família ai fica complicado a cada vez que percebermos que uma cena destas vaia ao ar tirar as crianças da sala.
    É bem mais fácil não assistir a novela e não dar ibope mesmo.

  • Fraga diz: 8 de agosto de 2014

    Não vejo necessidade em cenas “quentes”…assim como não vejo necessidade de ver beijo gay. Mas se é para ter um, que tenha o outro.

  • Henrique diz: 8 de agosto de 2014

    Ridículo! Lá vem a Globo querer pregar moral de cueca novamente. A temática do sexo e a exposição de corpos seminus ou nus sempre ocorreu até nas novelas das 19h. Penso que as cenas de sexo, desde que feitas com naturalidade, sem forçação de barra, devem ser as mais reais possíveis. Não entendo como alguém transa e acorda de cueca ou calcinha e sutiã. É só em novela mesmo!

  • Mário diz: 8 de agosto de 2014

    Cortaram o que? No capítulo de ontem (o pior de todos) o personagem do Nero
    ficou o tempo todo na cama com a sem sal. E outras cenas, no mesmo dia.
    Então, nao entendo o que cortaram. O que vocês viram?

  • susana diz: 8 de agosto de 2014

    É óbvio que concordo, há crianças, idosos, famílias em frente à TV, por favor, bom senso. Para assistir cenas calientes, há os canais fechados, nos quais os pais podem bloquear horários e programas caso os filhos tenham TV no quarto.
    A Globo é contraditória, faz campanhas a favor das crianças e da educação e se comporta totalmente ao contrário da sua “política de programação”.

  • susana diz: 8 de agosto de 2014

    Para completar: não assisto novelas, mas quem acha que é hipocrisia, transe na frente dos seus filhos. Prove suas idéias com seus atos.

  • Novelinha de sempre… diz: 8 de agosto de 2014

    Pior que agora a novela esta virando a mesmice de todas, com cenas quentes, brigas familiares. Não acho que o que está sendo mostrado é saudável à crianças assistirem. Imagina se fosse mais quente ainda. Até agora teve história. Já acabou. Podemos parar de assistir e olhar só mais um capitulo no meio e o final que entenderemos tudo. Sem novidades. Já começou a enrolação e o apelo sexual, bem como a apologia ao homossexualismo. Isto ninguém precisa incentivar, principalmente meios de comunicação. Cada um que fique por si. Lá em casa iremos para os canais pagos.

  • Rafael diz: 8 de agosto de 2014

    Concordo! Existem programas e horários (e especialmente sites!) específicos pra quem pretende ver cenas de sexo. Cenas mais leves agradam a todos e evitam constrangimentos na sala, quando se está vendo a novela com a avó, por exemplo.

  • Paulo diz: 8 de agosto de 2014

    Poderia aparecer só as mulheres na cena de sexo.

  • Gustavo diz: 8 de agosto de 2014

    Cenas de sexo não pode porque choca o telespectador.
    Pode é mostrar assassinato, espancamento, traição, golpe, estelionato…

  • Mariana diz: 8 de agosto de 2014

    Cenas de sexo são desnecessárias, agora cenas de beijo gay são tao essenciais quanto cenas de beijo hétero. Acredito que com a desmitificação do beijo gay, mostrando em novelas com naturalidade, as pessoas aprendam a conviver mais com isso e deixar de tanto preconceito.

  • Milton Junior diz: 8 de agosto de 2014

    Impossível você assistir uma novela da globo com uma filha de sete anos ao lado.Tudo bem, é para maiores de 14, então faça tua filha dormir as oito. Ipocresia! isto não existe.
    Sei la, apenas dois ou tres escrevam as novelas e são uns pervertidos, que os dias deles são regados a sexo e outras “cositas mas”, mas com certeza eles não tem filhos pequenos.
    A vida é bem mais legal quando você vai descobrindo com o passar dos dias, e não imposta como as pessoas dizem que ela tem que ser.
    Vamos ser felizes, a vida é bela, deixa acontecer!!!!!

  • Osmar Sand diz: 8 de agosto de 2014

    Tudo tem hora e momento… As crianças, hoje, não dormem tão cedo… Para que estas cenas de sexo fora de qualquer contexto? Isto não acrescenta nada para a novela… e nem para o telespectador.

  • Gabriel diz: 8 de agosto de 2014

    Se não são cenas de sexo explícito (e evidentemente que não são, pois a novela é antes da meia-noite, e nos canais abertos do Brasil “não pode”), não há o que chocar!!
    As crianças que tratem de ver Castelo Ratimbum, Ratimbum, Mundo de Beackman, desenhos japoneses, etc, que são alguns dos poucos programas que me lembro que tratam de ajudar na educação e construção do cárater de uma pessoa (quanto ao cárater, um destaque especial aos desenhos japoneses, os famosos Animes, são excelentes, aprendi muito mais com eles do que com qualquer novela ou seriado da Rede Globo, e não é só isso, tem cultura em geral, melhor que muita aula de história e geografia é só saber escolher! E isso era de se esperar pq os orientais realmente são fodas!)

  • Maria Helena diz: 9 de agosto de 2014

    Um bom enredo não necessita de nudez ou sexo explicito.
    No caso do Império, a ultima cena que vi foi primada pelo carinho do JA com a MI, achei lindo.
    Parabéns, esta perfeito o casal

  • Cláudio MB-POA diz: 9 de agosto de 2014

    Chega de podridão moral na tv aberta que atinge o núcleo familiar brasileiro! Que a TV Globo perceba tal fato enquanto há tempo!
    As relações “abertas” e a apologia das relações homossexuais não representam e nem encontram boa recepção entre as famílias brasileiras de modo majoritário. A não ser como gracejo lateral e sem imposições de uma minoria ativa e influente localizada na chamada “classe artística” que deseja passar e vender o anormal como normal…Goela abaixo… Não dará certo! Nunca!
    A novela Império recupera a boa novela, a boa trama que o brasileiro gosta de assistir
    sem apelações para o vulgar explicito.
    Quem quiser assistir “mer” que busque a televisão por assinatura! Lá existe de tudo. Toda a porcaria. PARA OS QUE GOSTAM…

  • Marcelo dourado diz: 9 de agosto de 2014

    Ridiculo essas apelações sexuais nas novelas, se a novela começa a expor cenas desse tipo é pq a novela não tem enredo, sinal que a novela é ruim, tenho filhos pequenos e prefiro uma boa historia que essas cenas de apelação sexual.

  • Luís Ferreira diz: 9 de agosto de 2014

    Concordo com os cortes, porém acho que a trama deveria respeitar o que o autor escreveu. Quanto as cenas de sexo e nudez, em geral são apelativas e desnecessárias. Tenho filhos pequenos e hoje com a correria e o dia-a-dia, eles acabam dormindo cada vez mais tarde. Pessoalmente o que me prende a assistir essa novela é a história. Pelo menos até o momento considero uma das melhores surgidas nos últimos anos. O clima de aventura, romance, ação juntando ao jeito fantástico que a globo tem de fazer novelas. A qualidade das cenas, dentro e fora do Brasil é algo que vale muito mais que cenas picantes.

  • Luís Ferreira diz: 9 de agosto de 2014

    Outro ponto que em geral pouco comentado, é o sentimento de insatisfação e desconforto dos atores. Já foi noticiado alguns protestos de atores, dentro e fora do Brasil, quanto o abuso de diretores e cia ltda, de exigir que se faça cenas de nudez. `Muitas vezes essas cenas não estão nem na sinopse da historia, são inseridas no decorrer da trama. E os atores por força de contrato são obrigados a fazê-las. Tem cenas que segue um roteiro natural. Porém a maioria são inseridas por simples capricho de diretores e produtores de tv e cinema.

  • Rodrigo diz: 9 de agosto de 2014

    A novela nada mais é uma forma de manipular o povo ignorante.

  • silvana diz: 9 de agosto de 2014

    criança não pode ver cena de sexo em novela, mas pode ver assassinato, traição, pancadaria etc.? Por favor gente criança não deve assistir novela de jeito nenhum, a não ser que seja Meu pedacinho de chão que tinha conteúdo apropriado. Acho que as cenas de sexo fazem parte do conteúdo de uma novela principalmente das 21:00, e não são a falta ou excesso dels que garantem o ibope, o ibope é garantido pelas tramas bem contadas, bem interpretadas e interessantes e as cenas picantes fazem parte muitas vezes do enredo. Por exemplo, Maria Isis é amante do comendador vai ficar tomando sorvetinho na pracinha? tenha dó aí sim é forçação de barra. Abaixo o carte das cenas quentes.

  • Arlindo Borba Filho diz: 9 de agosto de 2014

    Olha amigos eu acredito sim, que o respeito tanto faz ser em uma sena de novela como na vida pessoal de cada um,,agora, você querer em uma sena de novela colocar Sexo explicito ! Ai paciência né, porque na sala brasileira não só tem adultos não, tem as Criançadas também, Como também pessoas Idosas que se deve respeitar também, isso é o que se deve fazer, atuar de outras formas, não colocando coisas nas senas de novela que quase todo Telespectador fica sem ter onde colocar a cara dentro de uma sala junto com seu Familiares, E creio que vai chegar a hora que essa doença que está sendo transmitida como um Câncer, Gays e as Lésbica ! vão ser curadas. em nome de Deus, pra não está essa falta de respeito nos meios de Comunicação, ou seja nas redes de TV. Boa tarde.

  • Carlos diz: 9 de agosto de 2014

    Eu acho que se for importante para trama deve ser mostrado , agora se não for acrescentar em nada é melhor não mostrar. Sinceramente não entendo o problema que muitas pessoas tem em ver esse tipo de cena.

  • Roberta diz: 9 de agosto de 2014

    Apoio o corte de cenas “quentes” deixar no subentendido é melhor. E quem quizer ver cenas de sexo que assista a um filme pornô.

  • Rosângela diz: 10 de agosto de 2014

    Concordo e reforço o que já foi dito acima:
    1- Acho que novela é o tipo de entretenimento que a familia toda gosta de assistir e é muito constrangedor ver cenas mais intimas (hetero ou homo) ou palavrões na frente de crianças, adolescentes, idosos, pais, filhos, tios…
    2- Hoje em dia existem vários recursos que podem ser acessados por públicos específicos, hetero ou homo: Tv por assinatura e site de filmes com sugestões ao gosto do assinante.
    3- Algumas coisas ficam mais bonitas e delicadas quando são apenas insinuadas e não escancaradas
    4- Acredito que para o público é mais importante uma novela bem escrita, com uma história legal e que nos prenda, com bons atores e personagens interessantes.

  • Clau diz: 11 de agosto de 2014

    Também concordo com MARIA HELENA de que se o enredo é bom e não há necessidade de mostrar sexo ou beijos quentes demais, mesmo entre pessoas do mesmo sexo. Não tem porque estar no contexto se o caso não é este.
    Percebi na cena entre os personagens Claudio e Leonardo que cortaram a cena. Ficou bem como fizeram. Ali era Claudio em desespero rompendo com o amante por medo de ser descoberto. Claro que depois que ele se afastou do rapaz e os cabelos de ambos estava em desalinho, para um bom entendedor, era óbvio que ele haviam se abraçado, se beijado, se escabelado. Mas não apareceu. E nem precisou mesmo. TODOS entenderam. O mesmo se deve a Zé Alfredo e Maria Ísis. Poderiam estar sob os lençóis e nus; o que seria mais real. Assim como o beijo entre o casal homossexual também seria mais real. Mas não é este o caso. Não é este o pano de fundo na trama. E sim o que está em pauta na trama são os DRAMAS de cada um.

    Aguinaldo está fazendo o certo e Papinha também. O resultado é que há palavrões. De ‘merda’ a ‘cacete’. Mas visto que atualmente meio mundo fala assim – basta passar em uma pracinha pra se ver crianças falando palavrões – acredito que entre cenas quentes de sexo entre gays ou heteros ou ainda “singelos” palavões, a Globo optou pelos palavrões. SHIT!!! parafraseando o Comendador. kkkkkkkkkkkkkkk

    A novela está muito boa! Não há violência excessiva e menos ainda acho que a novela já caiu no marasmo. AO CONTRÁRIO! Se Em Família era um SONÍFERO, agora basta eu piscar meus olhos e já aparece outra cena, e mais ação, e mais movimento, e mais intriga… OBA!!!!!
    Drica Moares está maravilhosa e Lília Cabral atuando com Alexandre Nero dispensa qualquer comentário. Já são O espetáculo!

    Como a Globo resolveu nos brindar (graças ao Senhor… até que um dia!!) com ÓTIMAS novelas, agora estou com insônia. Deve chamar Monoel Carlos??? kkkkkkk

    Boogie Oogie, Império e O Rebu, não perco de jeito nenhum os capítulos. Só esperar para ver se próxima das 19 horas será boa. A atual eu não assisto. Não gostei.

  • Clau diz: 11 de agosto de 2014

    CARLOS, eu já cansei de dar minha opinião aqui comentando o MEDO de algumas pessoas em ver certas cenas. Já mostraram coisas piores em outras novelas. Mas tudo bem, se não prejudicar a trama, o enredo, a estória, então não precisa mostrar mesmo. Mas SEMPRE vai ter alguém que vem aqui, faz discurso moralista, fala que não assiste novela, que só vê TV a cabo, mas CONTINUA DANDO PALPITE AQUI no blog sobre novelas. É INCRÍVEL a incoerência.

    Ou ainda virão outros que reclama de TUDO. Da suposta violência na trama, dos palavrões, das brigas, dos beijos, do isso, do aquilo.. Que tipo de trama querem? a horrorosa do Manoel Carlos com papinho-cabeça no café da manhã, fofoca no almoço e discussão de relação no jantar??? Ou ainda uma dona de casa da zona sul casada com com o malandro da comunidade e sendo ameaçada por este com facão? ou ainda um quarentão surtado e psicopata se envolvendo com sua prima em segundo grau de apenas 18 aninhos… AH VÃO SE CATAR!!!!

    Ergam as mãos aos céus que PELO MENOS a safra de boas novelas está no ar. Depois de belas porcarias que nos brindaram, como um champanhe azedo. Pelos menos agora podemos assistir. E quem não gosta não vê, mas PELO AMOR DE DEUS!!! não venham aqui dar palpite do que DIZEM não assistir. Nem discurso moralista. É muita incoerência. Quem está ligado em TV a cabo NEM SABE qual novela está passando. Como tem gente incoerente neste mundo…Cristo!

  • JENNY L♥VE diz: 11 de agosto de 2014

    BOM É TER TV A CABO, ONED VC PODE ASSISTIR QQ COISA, ATÉ MESMO TRUE BLOOD QUE É UMA POOTARYA E CHEIO DE HOMEM PELADO HAHAHAHAHA

  • claudio diz: 11 de agosto de 2014

    deixa rolar….já tem tanta coisa que homem com mulher tá faltando e digo mais MULHER É TÃO BOM QUE: HOMEM GOSTA . TEM MULHER PEGANDO MULHER, E HOMEM QUERENDO SER MULHER ….

  • silvio diz: 12 de agosto de 2014

    Acho que apelo sexual é uma falta de respeito com a familia
    Brasileira. Ninguém merece ter q ver essas cenas. Principalmente
    Quando se assiste com os filhos. Não ter q está mudando de
    Canal nessa novela por causa de imoralidades já é uma
    Mudança muito boa da rede globo.
    Parabéns!

  • joão tomaz diz: 13 de agosto de 2014

    Eu concordo.Cenas de sexo para ver em família não é legal além de desnecessárias!

  • Marcelo Machado diz: 13 de agosto de 2014

    Novela boa não precisa de cenas de sexo para dar audiência, querem ver sexo; aluguem um filme do gênero. kkkkk

  • Fernanda Mattoso diz: 13 de agosto de 2014

    Mais chocante do que cenas de sexo, pra mim, é o fato dos milionários da Globo desconhecerem um exame banal chamado DNA. Depois de ontem, quando uma imperatriz ávida por poder e dinheiro ofereceu um cheque em branco para uma ilustre desconhecida que bateu em sua porta alegando ser filha do seu marido. Realmente! Desanimador. Fala sério, gente, qual a possibilidade daquilo? Sem exigir uma única prova, a mulher se expõe, desce do salto e se sujeita a chantagem barata de pessoas estranhas que lhe batem na porta. Pior: pessoas pobres, sem a menor chance de brigar por qualquer direito que seja. Mesmo se a moça fosse filha legítima, provar isso levaria anos na justiça, que pode ser bem lenta quando lhe convém. Depois dessa, pode tirar a roupa o tanto que quiser que vai ser normal. Pornográfica é a falta de recurso que vê-se repetir novela após novela, nos últimos anos.

  • Fernanda Mattoso diz: 13 de agosto de 2014

    Apesar deste pequeno deslize, eu diria, a novela é legal, o elenco ótimo, a direção bacana. Não vi nada que possa ferir a moral e os bons costumes de ninguém. Gostei disso. Agora, quanto as crianças, os pais que me perdoem mas novela é um programa adulto. Sempre foi e vai continuar sendo. O erro, neste caso, é deixar menino acordado ate 22h da noite.

Envie seu Comentário