Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Afastado das novelas, Lima Duarte desabafa: "Diretores e autores têm medo de mim"

19 de outubro de 2014 12
Divulgação, TV Globo

Divulgação, TV Globo

Longe da telinha desde Araguaia, em 2010, Lima Duarte espera por um bom convite para voltar a atuar. Aos 84 anos, ele revelou em entrevista ao Uol por que não apareceu mais na televisão.

O ator conta que sua experiência acaba assustando os colegas:

- É muito difícil para eu trabalhar. Acho que os diretores e autores têm muito medo de mim, porque sei muita coisa. Vi muita coisa, fiz muita coisa. Quando estou dentro do estúdio, fico fingindo que não sei.

Lima Duarte faz parte da história da televisão brasileira, já que esteve presente na inauguração da primeira emissora, em 1950. É um dos poucos que sobrou para contar tudo o que viu naquela época.

Entendo que são outras demandas, outros interesses… E os meus interesses também mudaram, me interesso por outras coisas. Só querem números, experiência não conta - desabafa.

Nos últimos anos, Lima chegou a ser cogitado para participar de Salve Jorge e Meu Pedacinho de Chão, mas as negociações não foram adiante. Ele deveria estar no elenco de Boogie Oogie ao lado de Regina Duarte, mas com a recusa da amiga, também optou por não fazer a novela. No lugar deles, foram escalados Francisco Cuoco e Betty Faria, outro par romântico clássico da teledramaturgia brasileira.

Sábio, Lima Duarte deixa bem claro que não pretende aceitar qualquer papel:

- Tudo que faço agora dá impressão que é a última coisa que vou fazer na vida, então quero que seja algo especial. Não vou fazer o galã da Isis Valverde, da Bruna Marquezine. Não dá.

É uma pena que nomes como Lima Duarte fiquem esquecidos e sem bons papéis na televisão. O talento deve ser valorizado enquanto é tempo, depois não adianta fazer homenagem póstuma…

Bookmark and Share

Comentários (12)

  • Carlos diz: 19 de outubro de 2014

    Ele falou nesse mesmo texto ter recusado alguns personagens então não pode reclamar tanto assim. A verdade é que são poucos os personagens que realmente valem apena nas novelas atuais isso não tem nada relacionado com a idade. A Giulia Gam disse em um entrevista que na sua época não tinha tantos personagens para mulheres maduras só para as jovens, creio que deve ser um grande avanço. Ela veio de uma safra que envelheceu com o público e os autores que devem querer sempre te-las em suas novelas principalmente porque a grande maioria só faz melhorar a cada trabalho. Concordo quando ele diz diz que a figura do idoso geralmente é retratada como uma figura cômica e não mostram o outro lado ,imagino que os escritores querem preparar as pessoas para envelhecer bem já que não é nada fácil até para os jovens. Se vcs observarem ele recusou bons personagens só que ele quer com o elenco que deseja, isso fica complicado.

  • aldisseia rodrigues diz: 19 de outubro de 2014

    ACho que deveriam usar seu talento e experiência para ajudar esses artistas novato sem talento algum.só um rostinho bonito apenas

  • Alexandre diz: 20 de outubro de 2014

    Lima Duarte é um ícone da dramaturgia brasileira, na verdade era para ser feita uma novela contando a vida de pessoas como ele, Fernanda Montenegro, etc. Para que ele (Lima Duarte) e os outros atores antigos e, inquestionavelmente, ótimos pudessem atuar e mostrar todo o seu talento.

  • holmes wanderley diz: 20 de outubro de 2014

    So posso lamentar pelo Lima Duarte não esta fazendo nenhum trabalho. Os artistas e publico so tem a perder!

  • Carla diz: 20 de outubro de 2014

    Um excelente actor, que desperdício de talento! Como é medíocre a sociedade dos nossos dias: só dão destaque e importância para carinhas larocas sem competência (a maioria..)

  • Carla diz: 20 de outubro de 2014

    Um excelente actor, que desperdício de talento! Como é medíocre a sociedade dos nossos dias: só dão destaque e importância para carinhas larocas sem competência (a maioria..).
    Eu já disse isto que está acima mas usei outras palavras! Não se pode manter a mesma ideia usando palavras diferentes? E agora vão repetir que: “ups parece que você já disse isso..”??

  • Michaela diz: 21 de outubro de 2014

    Lima Duarte é o melhor ator da geração antiga. Como ele já tem mais de 80 anos e já viveu tudo o que poderia fazer, acho que agora pode escolher os papéis que quer fazer, a dedo. Porque ele já deu muito para a Globo. Grandes interpretações e grandes personagens. Eu, nos meus 23 anos, nunca o vi fazer papéis ruins. E, enquanto se dá destaque para atores que só dão beleza e não talento, acho que deveriam fazer com que as crianças de hoje, possam saber quem foram os ícones dos pais e dos avós porque, amanhã, só restarão belos rostos sem talento e vamos ser obrigados a mostrar que, algum dia, existiram, sim, pessoas com talento incrível.

  • sara diz: 7 de novembro de 2014

    Lima Duarte quis se fazer de muito importante.. pior pra ele. Francisco Cuoco está excelente como Vicente.. e Betty Faria certamente está fazendo muito melhor o papel de Madalena do que a chata da Regina Duarte

  • edimicio diz: 5 de dezembro de 2014

    Meus queridos, Lima Duarte, Armando Bógus, Ari Fontoura, Paulo Gracindo, José Wilker, Tarcisio Meira e ¨Gloria¨, Claudio Cavalcante, Antonio Fagundes, Claudio Correa e Castro, Osmar Prado, Paulo Betti, Regina Duarte, Fernanda Montenegro, Gloria Pires, Eva Vilma, Bety Faria, Renata Sorrah entre outros, esse pessoal deveria serem imortais.
    Agora, falar em especial de Lima Duarte, eu não tenho palavras, como eu gostaria de conhecer esse cara, pra mim ele é incomparável, insubistituível, pra mim acima dele só Deus, que Deus te abençoe Lima e te de muitos anos de vida.

  • José Freitas diz: 28 de agosto de 2015

    Tarcisio Meira, com o devido respeito, é o melhor ator brasileiro de todos os tempos e está esquecido. lamento muito que o “Tarcisão” esteja na jarra. A globo só perde

  • Geovane diz: 15 de outubro de 2015

    Envelhecer é inevitável. Acho que os atores em geral tem crises existenciais quando não estão mais na mídia. Infelizmente para todos nós humanos isso vai acontecer em qualquer profissão, ou seja, ir reduzindo o trabalho até não dar mais. Uma das dificuldades que vejo de pessoas idosas é que elas têm dificuldade de lidar com o novo. É inviável querer que as coisas sejam do jeito que foram no passado. O segredo é sempre adaptar-se. É lei da natureza. É melhor do que rejeitar tudo e todos e se isolar. Desejo a todos essa capacidade de “adaptar-se” inclusive para o Lima Duarte de quem tenho admiração.

  • lourdes diz: 15 de outubro de 2015

    Aos 85 anos Lima Lima Duarte pode falar o que ele quiser e deve interpretar grandes personagens de grande relevância(Quem sabe ele mesmo) .Ele merece ser muito mais valorizado agora, por sua história , pela experiência talento , profissionalismo e respeito que dedica a profissão de ator. É um professor e as novas gerações tem muito que aprender com ele.

Envie seu Comentário