Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Império: as surpresas do último capítulo

06 de março de 2015 196
Foto: Reprodução / Tv Globo

Foto: Reprodução / Tv Globo

Os telespectadores de Império vão ter que assistir ao último capítulo da novela, que termina no dia 13, com um lenço nas mãos. Segundo o jornal Extra, do Rio, José Alfredo (Alexandre Nero), um dos personagens mais populares das novelas mais recentes, morre assassinado pelo próprio filho José Pedro (Caio Blat), que é Fabrício Melgaço.

O duelo em família acontece quando Zé Pedro sequestra Cristina (Leandra Leal) e leva-a para um galpão abandonado. O Comendador descobre onde é o cativeiro e segue para lá com Josué (Roberto Birindelli).

Zé Alfredo mata Maurílio (Carmo Dalla Vecchia), e seu fiel escudeiro acaba com a vida de Silviano (Othon Bastos). Quando José Pedro está pronto para atirar no próprio pai, Cristina faz o irmão se desequilibrar.

José Alfredo pula em cima dele, tira a arma de sua mão e dá uma coronhada na cabeça do filho, que desmaia. Quando os três estão saindo, José Pedro abre os olhos, saca uma arma presa à perna e dá um único tiro nas costas do pai, que cai morto.

A polícia leva o primogênito preso, e o Comendador é cremado.

Confira os outros finais uma semana antes do final da trama:


Viúva com herança

Maria Ísis (Marina Ruy Barbosa) torna-se sócia da Império. Antes de socorrer Cristina, sequestrada, Zé Alfredo entrega um envelope a ela e pede que a moça só abra se algo acontecer com ele.

O Comendador deixa um documento dando a Ísis parte da sua herança. A jovem, no entanto, termina a história sem um novo amor, assim como Marta (Lilia Cabral): eternas viúvas do Comendador.


Cinzas

Depois que José Alfredo é cremado, Maria Marta decide jogar as cinzas no Monte Roraima, como ele sempre quis. Ela reúne, então, as mulheres da vida de Zé.

Além da Imperatriz, vão ao local Maria Ísis, Clara (Andréia Horta) e Cristina. A viúva promete voltar sempre ao Monte para “falar” com o marido.


Lucas será o novo imperador

João Lucas fica revoltadíssimo com a decisão da mãe e resolve ir ao Monte Roraima por conta própria. Ele acha o masbaha (objeto similar ao rosário) do pai, que Zé Alfredo perdeu no dia em que descobriu que tinham levado seu diamante cor-de-rosa.

Lucas passa a desfiar o masbaha do Comendador, como o pai, e vira o sucessor dele na Império.


Jornalista sério

Téo Pereira (Paulo Betti) termina com o tão sonhado prestígio de jornalista sério ao lado de Érika (Letícia Birkheuer), gravidíssima de Robertão (Rômulo Neto). Téo lança o livro O Inesquecível Homem de Preto! em uma livraria com todo o elenco presente.

Ao entregar a publicação a João Lucas (Daniel Rocha), o caçula do Comendador lê a dedicatória:

– Que o filho seja tal como o pai…

Inesquecível mesmo!


Para calar a boca!

O preconceituoso Enrico (Joaquim Lopes) aparece casado com uma mulher negra. Ele volta ao Brasil para apresentar a beldade aos pais, Cláudio (José Mayer) e Beatriz (Suzy Rêgo).

Já Clara fica sem par no fim. Ela participa da tradicional foto de família ao lado de Cristina e Vicente (Rafael Cardoso), que terminam juntinhos.


Emoção no fim

Severo (Tato Gabus Mendes) é diagnosticado com Alzheimer e é cuidado por Magnólia (Zezé Polessa), com quem sempre dividiu as falcatruas.

Bookmark and Share

Comentários (196)

  • Thiago diz: 6 de março de 2015

    Achei esse final bem interessante, mas vamos ver se nos últimos capítulos o autor mudará tudo.

  • Eberson diz: 6 de março de 2015

    Pelo que assisti, Enrico (Joaquim Lopes) era homofóbico, não racista! Tem diferenças, apesar de serem duas abominações.

  • Sandra diz: 6 de março de 2015

    Na minha opinião não deveria ser assim o final com filho matando o próprio Pai, vejamos que a sociedade já está cheia de coisas ruins, e a novela vai colaborar para mais um exemplo de filho matando o pai. Pai ,Mãe e filhos é sinônimo de respeito e amor, que mude esse final…

  • ana beatriz diz: 6 de março de 2015

    acho que clara poderia terminar com alguém

  • Alice Almeida diz: 6 de março de 2015

    Eu não quero que meu comendador morre, ele tem que recuperar sua herança tadinho

  • Ester Caetano diz: 6 de março de 2015

    péssima ideia do comendador morrer no final desta novela que è um sucesso, poderia sim o João lucas substitui-lo mas o comendador vivo e muito feliz com a Ísis, mulher do seu sonho,
    pq tudo q ele construiu e enfrentou agora a morte vai atrapalhar a felicidade dele , logo ele q dizia q nunk ia morrer
    muito sem logiaca issso.

  • Margareth de Alvarenga diz: 6 de março de 2015

    Achei o final muito triste, o homem de preto não deveria morrer,acho que Maria Marta deveria dar o divórcio para ele, e ele finalmente poder casar com Maria Isis,mais enfim não sou a autora né. Bom é novela das Marias né?

  • SIBELY diz: 6 de março de 2015

    Pelo que assisti, Enrico (Joaquim Lopes) era homofóbico, não racista!
    E o final do Comendador muito ESCROTO

  • Yvette Turco diz: 6 de março de 2015

    Que porquería, que final tan horrible! Afffff

  • Adriana Amaral diz: 6 de março de 2015

    O final assim até que está interessante, mas só que o comendador não pode morrer se não a novela vai perder a emoção da vitória dele justo no último dia.

  • daniel diz: 6 de março de 2015

    Não gostei da morte do comendador

  • fabio diz: 6 de março de 2015

    não gostei o comendador não pode ser morto,muito menos pelo próprio filho….

  • robson ferreira diz: 6 de março de 2015

    Péssimo exemplo, final de novela em que filho mata o pai por dinheiro e poder. Espero que esse autor tenha bom senso e mude esse horrível final.

  • Simone Freitas diz: 6 de março de 2015

    Rídiculo o comendador morrer no final e mais ridículo ainda é ele terminar com aquela ninfeta. A imperatriz sempre esteve ao lado dele, nada mais justo que terminem juntos.A Clara deveria viajar para Milão e encontrar com Enrico para que ficassem juntos, ele sempre gostou dela , mas estava perdido. E tem mais, nada a ver o Claudio Bulgari ficar com o Léo. O Léo deveria ficar com o namoradinho atual ou até mesmo com a Amanda. Estes finais estão nada a ver.

  • liviane diz: 6 de março de 2015

    N gostei do final pq enrico deveria acabar com.um gay.o imperador n devia morrer ele deva casar com isis marta devia ficar com o motorista clara um novo amor vicente com cristina,xana vira homem e casar com nana

    Surpreenda aginaldo o telespectador

  • maria betania ferreira diz: 6 de março de 2015

    o autor não deve deixar o imperador morrer,ficará muito triste

  • FRANCISCO CARLOS RIBEIRO diz: 6 de março de 2015

    OLÁ SABE GOSTARIA QUE MOSTRA-SE COMO FICARIA UNS TEMPOS DEPOIS E TBM NÃO A MORTE DO COMENDADOR

  • Joana fonseca diz: 6 de março de 2015

    Não gostei do comendador morrer!!!!! Vai ser uma final muito triste e a novela vai ficar sem sentido

  • Roseli Mizael diz: 6 de março de 2015

    Não gostei do final,o comendador não deveria morrer,salvar cristina sim,o Jose Pedro deveria ,morrer num acidente,fugindo dos policiais.

  • Dagmar Pimentel diz: 6 de março de 2015

    O escritor está se perdendo na reta final da novela. Cuidado com o desfeche final, pois o público que assiste fiel à esta novela, maravilhosa, não vai gostar nada de o comendador morrer no final, principalmente pelo próprio filho. Seria muito terrível, pois não seria nada interessante um tipo de atitude dessas que se deva apresentar para tantos telespectadores. O comendador morrer não tá com nada.

  • Alberto santos diz: 6 de março de 2015

    Durante toda a novela, torcidas implacáveis para que o comendador reconquiste tudo, a morte dele acaba com o sucesso alcançado, filho tem que ser preso, comendador fica com Isis, Marta encontra outro amor, Império entregue pelo próprio pai ao filho, final no Monte Roraima somente o comendador e as lembranças do seu grande amor

  • Marlusi diz: 6 de março de 2015

    Não gostei de saber que o comendador vai morrer pelo propio filho, tem que viver e o filho ser preso.
    A nossa realidade já está sendo dura demais pai mata filho, filho mata pai seria bem melhor o comendador viver e o filho ser preso para pagar pelos maus feitos.

  • rosilma Lopes diz: 6 de março de 2015

    Nao da pra acreditar que Aguinaldo silva fez essa novela tao boa desde o início pra terminar tao besta o comendador n deve morrer,afff so parando de assistir essas novelas cada dia pior,o comendador tinha q ficar vivo e casar com Maria Ísis se isso acontecer essa seria a melhor novela de todas

  • jessika diz: 6 de março de 2015

    Achei isso final muito triste pro Comendador no começo da novela ele foi impedido de ficar com a mulher q ele amava ..e depois d ter encontrado outro amor na vida dele simplesmente ele não tem paz na vida e quando esta tudo se encaixando pra da tudo certo .. Ele morre… Acho q deveria ter um final de emoções boas e não um final triste sem graça e deixando assim o comendador morto.. Detestei..

  • ana diz: 6 de março de 2015

    Nao gostei da parte onde o comendador morre, acho que ele deveria ficar vivo para poder colocar atras das grades seu maior inimigo que fabricio melgaco, acabando a novela com ele morto vai acaba estragando com o restante da novela! A novela e super boa e na hora em e que ele descobre quem ta atras de tudo ele acaba morto, final seriasem graca e a trama da novela ficaria “sem graca”

  • ana diz: 6 de março de 2015

    Final totalmente ruiim … o comendador tem que estar vivo pra poder ver seu inimigo atraz das grades, ele batalho para salvar seu imperio das maos de um bandido e agora q a reta final da novela ta no fim acaba assim, acabando assim o desfecho da historia fica totalmente sem logica.

  • Adriana Calio diz: 6 de março de 2015

    não tem nada a ver a morte do comendador, odiei.
    o José Pedro ser o tal do Fabrício não tem lógica com o q já aconteceu.
    Na época q roubaram o dinheiro do comendador ele estava no Brasil com a família e desesperado como os outros pra salvar a Império, outra é q quando o comendador e Ismael foram procurar o tal Fabrício em seu endereço o dono da casa disse q não era ele, e q esse tal de Fabrício não prestava, q vivia aprontando com muita gente a muito tempo.
    Como o José Pedro poderia fazer tantos crimes se vivia enfiado na império com medo q um dos irmãos lhe passasse a perna ou longe do pai esperando eternamente q o pai lhe passasse o comando da Império.
    estragou a novela.
    perdi a vontade de assistir hoje, nem vou ver

  • Marilene Almeida diz: 6 de março de 2015

    Boa tarde Arnaldo silva.
    A novela estava muito interessante e acredito que muitas pessoas como eu estava loucas pra ver o fabticio Melgaço na cadeia. Agora qye final triste e sem graça matar o comendador. Não. Não gostei. Como é que o comendador morre e fabricio Melgaço fica vivo?ccom esse final vc vai decepcionar muito o público. Por favor peço que repense e mude esse final tão sem graça.

  • maria diz: 6 de março de 2015

    O comendador não deve morrer,arma-se um cerco policial que acaba com a prisão de zé pedro, Maurilio e Silviano,nada de morte isso só incentiva mais violência!José Alfredo deveria ficar com Marta afinal ela esteve sempre ao lado dele,e Isis encontrar um novo amor!

  • Fabio diz: 6 de março de 2015

    Final condizente com a novela. Uma bobageira do início ao fim.

  • Luciene diz: 6 de março de 2015

    Ridiculo o Comendador morrer. Se isso de fato for ao ar, NUNCA MAIS ASSISTO PORCARIA DE NOVELA, principalmente se for deste autor. Esta novela foi espetacular deste o inicio, e a força de um personagem como o Jose Alfredo é marcante. As novelas deveriam reforçar ações decentes, mesmo dentro da dura realidade da vida. A historia de Jose Pedro com o sentimento de rejeição, pode sim trazer um excelente final de comoção de um pai entender a responsabilidade de seu tratamento com seus filhos, as marcas q isso deixa e acima de tudo ensinar à população a praticar atos corretos de educação. Deixar o filho matar o pai, deixar o personagem mais encantador morrer, é como desrespeitar cada telespectador q torceu por ele e aprendeu a ama-lo. Os finais de novela devem ser marcantes, assim como a imagem de carminha e nina, felix e o pai. Destes q te deixam lembrando emocionados pela alegria e não pela tristeza.

  • MARCIA diz: 6 de março de 2015

    no final se homem de preto morrer vai ser sem graça pois ele precisa ver seu inimigo preso acho que tem que rever este final

  • Marcia Prado diz: 6 de março de 2015

    Não acredito que o autor vá cometer um absurdo desse matando o comendador no final…. palhaçada se isso acontecer. Vai fazer muita gente desistir de assistir novelas.

  • Daiana carla diz: 6 de março de 2015

    Nada ver o comendador morrer, ele sofreu tanto pra nada..ha não… Deveria muda essa parte da morte do comendador.. Nada a ver..sofrer tanto e morrer no final

  • ana carla ferreira diz: 6 de março de 2015

    Fala sério né José Alfredo mirrer no final não tem graça nenhuma porque a graça da novela é ele, ele deveria terminar com marta q está ao lado dele a todos os momentos ela passou por cima do orgulho pra ficar ao lado desse homem ela merece ficar com ele no final.

  • Ana Rodrigues diz: 6 de março de 2015

    Definitivamente não concordo com pai matando filho!!!! Autor não pode instigar isso em pleno horário nobre. Muitas atitudes são copiadas da televisão. Cade o bom senso? A tv é um meio de comunicação onde leva tendencias ao publico. Deve a familia e o bom relacionamento serem exaltados e não a violência e ganancia. Não concordo. NÃO CONCORDO. POR FAVOR ALGUEM FAÇA ALGUMA COISA. ALGUEM FALE COM AUTOR PARA MUDAR ISSO.

  • Joane diz: 6 de março de 2015

    Final péssimo…esperava ser um final melhor pela audiência que a novela ta tendo…

  • Janice Nagy diz: 6 de março de 2015

    Um escritor tão espetacular como Aguinaldo Silva jamais terminaria essa novela com um final tão sem sentido deste jeito. O comendador não deveria morrer, o Fabricio Melgaço, deveria ser uma das mulheres que vive ao lado do comendador de preferencia a Clara a filha do comendador onde na novela jamais desconfiaríamos dela. Marta deveria ficar com ele, e Isis com o chefe do restaurante. José Pedro sozinho por tanta maldade que tem no coração.

  • Clau diz: 6 de março de 2015

    Morrer sim; morto pelo filho, não. Que morra mesmo. A morte existe pra TODOS. Até para os poderosos. Bom final. Coerente e verdadeiro. Mas Michele Vaz Pradella, esqueceste de contar que Amanda parindo, dará à Marta, o neto que esta sempre sonhou. Marta vai mimar tal neto e o classificará como preferido; assim como fez com o filho, José Pedro.

    E Clara, pelo oque já li, ela terá um filho, mas não terá um par. Seria tal filho fruto da relação dela com Vicente? de onde viria esse filho. Ela vai pra Berlim e depois engravida ou engravida por lá ou já vai grávida… Mas terá um filho.

    José Pedro vai pra prisão e lá ficará pensando por anos ou até um bom advogado tirá-lo de lá. Não me admira que se a trama continuasse, ele retornaria pra casa e viveria feliz com sua família.

    Xana e Naná vão viver junto com Antônio. O mais do mesmo. Aguinaldo fez isso também em Duas Caras. Um trio; dois homens e uma mulher.

    E Ísis? vai ficar bem de vida. Mas será a eterna viuvinha… Milionária! Que tal? FERNANDA MATTOSO? Pode isso???

  • Sidinéia diz: 6 de março de 2015

    Espero que sejam apenas boatos o comendador morrer, ou que ainda dê tempo do autor alterar isso, porque não seria justo com ele que lutou tanto para recuperar seus bens, para desmascarar tanta gente. Não tem graça ele morrer, acredito que para todos os telespectadores ele é o motivo de tanto sucesso e tanta audiência eu não perco um capítulo por causa dele, ele dá a graça a todas a cenas. Parabéns ao ator Alexandre Nero.

  • Marly Torres diz: 6 de março de 2015

    Só não gostei do Zé Alfredo ser morto. Muito ruim se for isso sei que não vou gostar. Queria ele terminando com sua esposa Maria Marta.ai sim seria um final justo e lindo.

  • Lillia leão diz: 6 de março de 2015

    se zé alfredo morrer a novela vai ficar sem sentido e não vai ter graça espero q o agnaldo silva mude esse final.

  • sIMONE diz: 6 de março de 2015

    Eu queria que mudasse o fim o zé alfredo não deveria morrer, ele deveria ser o que sempre diz, INABALAVEL E SETE VIDAS

  • Eli diz: 6 de março de 2015

    Nossa! Que final sem nexo. O Comendador deveria ficar feliz ao lado da Isis ou da Imperatriz. Ele não merecia morrer.
    Gostei muito da história, mas acho que se perderam. O Silviano era o marido da imperatriz e o filho dele teve um caso com a madrasta? (Isso pq o Silviano disse que amava a ex mulher). Além de tudo,acho o papel do Alexandre Nero maravilhoso, um homem forte e persistente, devia terminar feliz, seria uma lição de vida.

  • gian lucas diz: 6 de março de 2015

    O final da novela de império, tendo como principal a morte do comendador, causou muita oposicao dos fãs à essa reta final, e colocou o trabalho de Aguinaldo silva como um dos piores até agora. Niguem gostou do final de imperio, principalmente a morte de José alfredo Medeiros, um homem de uma vida simples e sofrida que lutou a vida toda pra construir seu império, e que a pesar disso isis e marta ficam viúva, e Enrico! Que casa com uma negra, e agora eu pergunto? O que uma negra tem haver com preconceito de homossexualismo. No entanto, a minha opinião é 0 para o autor da novela.

  • davi diz: 6 de março de 2015

    nao tem grasa neuma matar o comendador depos de muita luta para consigir descobrir o seu pior inimigo que esta sempre junto dele

  • ubiratan rodrigues de moraes diz: 6 de março de 2015

    É estressante ter que assistir mais um pai sendo assassinado pelo próprio filho, pelo amor de Deus. Tenha bom senso mude esse final, niguém merece….

  • Renata diz: 6 de março de 2015

    Pelo amor de Deus! Que final é esse? O Comendador tinha que terminar sozinho,Maria Isis e Maria Marta tinha que conhecer outro ou entao ele tinha que terminar nas mãos de Maria Marta. Péssimo exemplo para o Brasil que já está do jeito que está, a falta de respeito do comendador com a Mãe dos seus próprios filhos, teria que ter um final como manda a lei divina, levar um par de chifres de Isis e padecer nas Mãos de Maria Marta

  • larissa diz: 6 de março de 2015

    Final horrível!!!! Por que matar o Comendador, se ele é um homem do bem, querido e respeitado por muitos? O autor vai desagradar a todos que assistiram a novela.

  • amanda calvaqui diz: 6 de março de 2015

    Ridículo ele morrer. Ridículo. Novela era boa.

  • Andra diz: 6 de março de 2015

    não concordo com a morte do meu querido COMENDADOR dps de tudo que passou não merece morrer, já Marta apesar de tudo merece ficar com ele pois construiram tudo juntos é fofo ficar com isis mas não é justo, zé Pedro poderia acabar preso e sofrer por tudo pagando pelo que fez, João Lucas como sucessor é top clara é indiferente Vicente com Cristina muito sentido xana merece ficar com nana
    Obrigada

  • izabel diz: 6 de março de 2015

    Nossa porque matar o comendador que fim horrivel, teria que ser um final diferente chega de tanta violencia doméstica os brasileiros ja estao farto disso!!!!:-(

  • Sônia Pipolo diz: 6 de março de 2015

    Não gostei desse final previsto de Império. Queria que o comendador ficasse com a Marta. Acho que a maioria do público também. Mas quem sabe o autor resolver mudar o final e nos fazer um suspresa.

  • Rosa Siqueira diz: 6 de março de 2015

    Uma novela sem noção, o imperador foi um bandido exportando diamantes, não foi santinho, muito grosso com a esposa, uma falta de respeito com os outros. Deveria morrer mesmo. Não gostei da interpretação do Nero. Silviano não gostava do Maurílio. Depois aparece como pai dele. Acho que J A deve morrer mesmo. A ninfeta da Isis arrumar outro velho rico. E a Marta sozinha mesmo.

  • Carlos Antonio Paixão Silva diz: 6 de março de 2015

    Eu não gostei desse final porque o comendador morrer final triste sem graça

  • regina andrade diz: 6 de março de 2015

    Não gosto do final q o comendador morre,pqele passou a novela toda dizendo q não morreria,pq ele tem q morrer para fazer justiça a M.Marta q o ajudou nos momentos difíceis…..
    M.Marta só estava defendendo o que é seu e justifica ajudar o marido e reerguer seu império.
    Porque M.Isis não pode ficar com o comendador ,q a ajudou e a te mesmo ter filhos ,para desmistificar a “novinha com o mais velho”

  • Nai diz: 6 de março de 2015

    Final péssimo, com a morte do Comendador. O diretor deveria da uma melhorada aí, o público que acompanha já está odiando a ideia. Ainda a tempo.

  • naldo diz: 6 de março de 2015

    Final muito ruim. espero q o autor mude. filho matar o pai não dar.

  • Joana diz: 6 de março de 2015

    Finalzinho sem graça, estragou a novela. O Comendador que sempre lutou não pode morrer, não seria ético, isso significa que os bandidos irão se dar bem. Outro ponto que não concordo é tornar a Isis sócia da Imperio, nada a ver, a família não irá aceitar.

  • cleidmar diz: 6 de março de 2015

    É uma decepção esse fim de novela, acompanhei todos os capítulos os que não dava pra assistir no dia eu gravava pra ver no outro dia, acompanhei cada capítulo com ansiedade para saber quem seria o grande inimigo do comedador, para acabar nisso, que coisa mais sem graça já parei de assistir a novela. Não sei pq eu insisto, pensei que essa seria diferente.

  • Patrícia Alves diz: 6 de março de 2015

    A não o comendador não pode morrer!
    Que final mais sem graça!!!!!!!

  • Cláudio Reyz diz: 6 de março de 2015

    O sr. Aguinaldo Silva e um ótimo escritor, e está para ser o PIOR, pois nós que todos dias ficamos em frente a TV, não temos o direito de fazer uma sugestão, não somos nada para os escritores, pois se ele realmente matar o comendador, não terá graça nenhuma, tanto tempo para nada! Que final horrível, nós brasileiros que gostamos das novelas, temos que unir e deixar de assistir,pois, não existe um site de sugestão, pois se o povo não assistir; a Globo vai vender para quem!!! Acorda escritor, já não basta termos tantas decepções na vida real, pela situação do nosso país, temos que nos decepcionar na situação de uma novela, por causa de não sermos nada para o escritor!!! Dá uma alegria para o povo,; muda este final,; assim esperamos!

  • Paulo Reis diz: 6 de março de 2015

    O sr. Aguinaldo Silva e um ótimo escritor, e está para ser o PIOR, pois nós que todos dias ficamos em frente a TV, não temos o direito de fazer uma sugestão, não somos nada para os escritores, pois se ele realmente matar o comendador, não terá graça nenhuma, tanto tempo para nada! Que final horrível, nós brasileiros que gostamos das novelas, temos que unir e deixar de assistir,pois, não existe um site de sugestão, pois se o povo não assistir; a Globo vai vender para quem!!! Acorda escritor, já não basta termos tantas decepções na vida real, pela situação do nosso país, temos que nos decepcionar na situação de uma novela, por causa de não sermos nada para o escritor!!! Dá uma alegria para o povo,; muda este final,; assim esperamos!

  • Ana Cristina diz: 6 de março de 2015

    O autor está totalmente perdido. Que exemplo é este filho matar o próprio pai? Ridículo! Espero que o Aguinaldo mude este final, não acredito que o comendador terá esse final horrível. O ideal era ele terminar com a Marta.

  • junior diz: 6 de março de 2015

    filho safado matar o pai…nao gostei…vai terminar muito mau….muda isso…

  • Fátima diz: 6 de março de 2015

    Meu se eu já pensava que esse autor era ridículo, agora eu tenho certeza. Colocar o próprio filho para matar o pai… é pq ele não tem quem colocar como culpado…. e a morte do comendador? É ridículo. ..e a Clara pq não fica com Enrico? Meu Deus! Coitado desse autor se perdeu completamente.

  • Everton diz: 6 de março de 2015

    A morte do Comendador jamais deve ocorrer, estragaria todo o sucesso do Personagem. O Autor deve matar ou prender os vilões, até como uma forma de dar o exemplo.

  • rubia maciel diz: 6 de março de 2015

    Nao acredito num final tao triste ja basta as tristezar do dia a dia.

  • Na diz: 6 de março de 2015

    Muito bom se for assim. E alias o comendador nem eh tão mocinho assim. Humilhava a Marta, desrespeitava a casa dos seus filhos, tratava a isis como bonequinha e usava suas preferencias pra causar intriga entre os filhos. Deixa o cara morrer gente. Desapega. Eh um final justo. Bonito até.

  • Marilia Carvalho diz: 6 de março de 2015

    Ñ quero Zé Alfredo morra com próprio filho quero Isis ficar sócia da império quero Zé Alfredo terminasse com Marta no final quero casar com comendador na real tu queria casar comigo Alexandre nero quero te conhecer teus amigos da imperio e sua namorada

  • Ellen Ramos diz: 6 de março de 2015

    Nao gostei do final onde o comendador morre, e ainda mais morto pelo proprio filho. Nosso mundo esta muito violento, muita ambiçao, filho matar o pai ou mae ou quaisquer pessoas pra sobressair e pelo poder, enfim dinheiro. Nao gostei nenhum pouco deste final, mostra a insensatez do autor e falta de respeito pela familia e insentivo a violencia familiar.

  • katiane diz: 6 de março de 2015

    Esse fim tá muito sem lógica, acho q fabrício Melgaço tinha que ser outra pessoa,pois ele ja perguntou a ze pedro se era ele,acho que deveria ser alguém inesperado,e nada a ver o comendador morrer

  • Julia diz: 6 de março de 2015

    As novelas das 9 sempre relata a humanidade ultimamente, o filho ter matado o pai por questão de fortuna é quase que não surpreso. O Jose Pedro além de ficar preso, ele irá pagar pelas dores emocionais e pelo arrependImento. Ouve sim, casos de filhos matarem os pais por dinheiro aqui no Brasil.
    EUU NAO QUERIAA QE O COMENDADOR MORRESSE. FICOU MUITO TRISTE. MAS O ARGUINALDO SOMENTE QUIS RELATAR O MUNDO DE HOJE EM DIA.

  • Rosa Abdala diz: 6 de março de 2015

    A minha opinião, é que ja existe
    muita desgraça
    no mundo . Uma novela que prendeu a atenção
    de muitos telespectadores acabar desse jeito;
    FILHO MATANDO PAI. Zé Alfredo não deve morrer.
    c
    Colocar outro Fabrico Melgas só no lugar de
    Zé Pedro.
    Afinal adolescentes tb assistem novela.

  • Sandra diz: 7 de março de 2015

    Eu também não concordo com o Zé Alfredo morrer ele lutou tanto na vida o filho e Q deveria morrer e o Zé devia ficar com Marta ela sempre tive ao seu lado e os dois se amam temos Q acreditar em amor Isis devia ficar com o Antônio e clara com Enrico xana com Nana

  • mayara diz: 7 de março de 2015

    O comendador nao pode morrer pq ele eo principal. dessa novela e vai ficar sem graça quem tinha que morrer era José pedro

  • Janaina Ferreira da Costa diz: 7 de março de 2015

    Acho que o escritor não deveria matar o homem de preto gente depois que ele sofreu tanto para chegar a onde chegou, não acredito que um escritor tão sábio iria dar uma gafia desta.
    Ele tinha que ser feliz era com a Maria Marta Medeiros de Albuquerque porque ela sim sempre esteve ao seu lado entre trancos e barrancos
    Por favor escritor mude este final de novela !
    O Povo Agradece.

  • Ricia diniz diz: 7 de março de 2015

    Não quero mesmo que o comendador morra!!!! Não vai ter graça ele lutou tanto pra conseguir seu objetivo. Quem deveria morrer era jose Pedro já que sempre foi um nojentinho….

  • Zilmara Borges diz: 7 de março de 2015

    Fala sério né o comendador morre no final que chato pow
    ele tem que ficar vivo afinal ele fala que nunca vai morre ele tem que ter um final feliz
    com maria izis marta tem que encontra uma pessoa tmb e Enrico tinha q fica com clara tadinha amooooo comendador com maria izis

  • Norma diz: 7 de março de 2015

    Puxa! Uma novela tão boa com um final tão ridículo: maluquice o comendador morrer. Cláudio depois defender a família voltar para Leo. Para mim a verdadeira companheira do comendador é Marta. Isis é aquela mulher só para horas prazerosas, sexo (assim foi toda a novela). Outra coisa como o filho permite que sua mãe seja humilhada de todas as formas inclusive suxualmente. Agnaldo reveja essa situação.

  • Ana Maria diz: 7 de março de 2015

    A morte do comendador tira a graça da novela. Afinal, ficamos torcendo durante todo esse tempo, vibrando com as atitudes do Comendador, e depois de tanto nadar, ele morre na praia? Ora, ora, Aguinaldo, o público gosta mesmo é de final feliz. A novela toda, o personagem demonstrou sua força; não deixou nada por resolver, para no final morrer? Essa não dá pra engolir! Vida longa ao Comendador! Cadeia, pobreza, humilhação e desprezo para o filho inescrupuloso, José Pedro!

  • rodrigo malaquias diz: 7 de março de 2015

    outra novela deste autor nao assisto mas por que ele nao esta sabemdo por o fim que o povo brasileiroquer ver o povo quer uma emosao boa

  • Cristina diz: 7 de março de 2015

    nãooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo matem o comendador. Passar quase um ano assistindo essa novela pra nada. Péssima ideia diretorzinho de ……..

  • Luciana diz: 7 de março de 2015

    Desgraça eu já vejo todos os dias nos telejornais… Eu gostaria de um final feliz. Não acho nada bonito ter um final com o filho matando o pai, isso será apenas para dar mau exemplo pra esse “bando de gente ruim da vida real”… Deixa a vida real para o telejornal. Nós queremos é um final feliz!

  • Grasiela Rocha diz: 7 de março de 2015

    É merecido que a Clara fique sozinha!

  • vera amaral campos diz: 7 de março de 2015

    eu amo tanto o ze e queria que ele morrese,pois ele deve ficar com a Marta,pois foi ela que lutou tanto por ele,nao chega a besteria de colocar a cora mais nova, agora querem matar o meu ze,se for nao vou assir mais novelas ,a da seis era uma porcaria;a da sete pior ainda, a das nove que era boa vai ficar horrivel com tanta violencia.por favor nao mata o meu comendador eu amo muito ele.

  • DINHO diz: 7 de março de 2015

    O FINAL VAI SER ASSIM…
    O COMENDADOR FICA COM A MARTA A ISIS E DE QUEBRA A CORA AINDA VOLTA DO MUNDO DOS MORTOS PRA TIRAR UMA CASQUINHA TB.
    A CLAUDETE HÉTERA FICA COM O ESPOSA E O LEONARDO… A NANA FICA COM A XANA (AS DUAS) E COM O ANTONIO… O VICENTE FICA COM A CLARA E A CRISTINA, A LORRAINE FICA COM O MARIDO E O PINGUIM, O ENRICO FICA COM O FELIPE E O ETEVALDO, O ROBERTÃO FICA COM O LOIRÃO E O THÉO, SEVERO FICA COM A MAGUI E A NOELY, E EU FICO COM A ISIS, A JUJU E COM O DINHEIRO DO COMENDADOR… ISSO QUE É FINAL FELIZ PRA TODO MUNDO.

  • Helena Duarte diz: 7 de março de 2015

    O homem de preto não pode morrer

  • Norma diz: 7 de março de 2015

    Acho ridículo o comendador morrer no final depois de tudo Oq ele viveu na novela pra conquistar e agr recuperar Oq é seu, muita gente não ta gostando desse final e se a novela é pra agradar aos telespectadores, acho que deveria ter um final do comendador feliz … Super ridiculo, nota 0

  • Anna diz: 7 de março de 2015

    Nem pensar o comendador morrer. Ele tem que ficar com a Marta que sempre foi a parceira dele
    Ela é forte e mulher para ficar ao lado do comendador

  • Naiara Herleany diz: 7 de março de 2015

    Não gostei da parte que o imortal Comendador morre, já que ele dizia que a morte nunca chegaria a ele, não deveria chegar mesmo.
    Aguinaldo Silva acabou com a novela por esse fim sem graça… Seria legal se o Comendador voltasse á Pernambuco com sua família e continuasse morando lá em uma casinha bem simples, mas continuando milionário. Com a tal “morte” do Comendador, a novela desandou completamente.
    Aguinaldo, concerte apenas a parte que Zé Alfredo morre que você mudará a novela completamente

  • Mara Lúcia diz: 7 de março de 2015

    O comendador não pode morrer, muito menos pelas mãos do próprio filho.por favor vamos preservar a família. Gostaria de um final feliz e emocionante como a do” Felix com o pai” que lembro até hoje. Essas atrocidades já acontecem na vida real.

  • tati diz: 7 de março de 2015

    Nossa que fim chato o comendador devia ficar vivo recuperar tudo e se casar com a Ísis e mandar o filho pra cadeia a marta ir embora para outra casa deles e arrumar um namorado esse era o FIM legar

  • Thayná Rodrigues diz: 7 de março de 2015

    Péssima idéia de o filho matar o próprio pai. Espero que o autor mude esse fim sem noção alguma.

  • patricia diz: 7 de março de 2015

    Se o comendador morrer não vai ter graça…já não gostei…

  • cleila diz: 7 de março de 2015

    E ridículo mil vezes o filho enganou o pai o tempo todo e acabar vitorioso matando o próprio pai, o comendador depois de tudo, morrer no final , isso pra mi e pra muitas pessoas e falta de criatividade do autor da novela! Um monte tem que ter o imperador real vivo e com a empresa bombando riquíssima !

  • cleila diz: 7 de março de 2015

    O vilão das novelas da globo todos morre, isso e falta de inspiração pra escrever uma novela, desculpa se não gostou , mais e ridiculo o proprio filho matar o pai e ainda o imperador depois de tudo ainda morrer, a empresa depois de tanta dificuldade e na mãos dos outros e ainda fica na maos dos filhos e demais

  • Marcelo Mateus de Souza diz: 7 de março de 2015

    O comendador nao pode morrer no final a novela perde a emocao

  • Nayara diz: 7 de março de 2015

    Não quero que meu lindo comendador morre ,final mt bobo

  • luma eduarda diz: 7 de março de 2015

    Horrível esse final , agente perde tanto tempo na frente da novela pra acabar com o final tão triste e feio , o principal artista o que chamou mais atenção na novela José Alfredo nãopoderia morrer…sem lógica isso

  • Veronica santos diz: 7 de março de 2015

    É mt triste uma história boa que poderia dar bons exemplos e deixa no final só exemplos negativos sobre família. A Marta que depois de te que sofreu deveria ficar com José Alfredo e morar em Petrópolis curtindo netos, e o Cláudio valorizando a esposa que tbm aceitou td por amor seria o momento do autor mostrar a renúncia de um pai em nome do amor pela família. Mas é melhor dar exemplos negativos, que pena!

  • Cecília diz: 7 de março de 2015

    Péssima ideia matar o Comendador, ele deveria terminar ao lado de Ísis e como ele falou para ela casar no Monte Roraima e ela ter um filho dele, Marta achar um novo amor, q n o Merival. Não matem o Comendador e deixe ele com a Isis

  • Angela diz: 7 de março de 2015

    Por favor Aguinaldo, que final mais sem moral e sem emocao! Filho mata pai, o mal vive o bom morre, a esposa e companheira é deixada de lado (Beatriz e Marta), porque o pobre do Leo não pode ter um amor por inteiro com esse novo namoro? fica bem melhor o casal. A Clara que vá pro analista aquela grossa.
    Não destrua a obra fazendo um final medíocre. Vc deve estar cansadindo né? Mas falta pouco, vamos lá, não deixe seu talento dormir antes do final.

  • leilma diz: 7 de março de 2015

    ate q fim o comendador morre

  • debora diz: 7 de março de 2015

    Achei uma porcaria o final do comendador…eu particulamento nem tou mas assistindo e quando tiver novela desse autor nen vou assistir ele se perde no final

  • noemia diz: 7 de março de 2015

    a novela desde o começo foi maravilhosa com o homem de preto, e o final sera uma merda como sempre foi com muitas novelas da globo, acho que o comendador jamais poderia morrer e sim ser feliz com maria isis, esse é o final que tds espera, não vo nem assistir ja sei que vai ser uma porcaria..globo não sabe dar final em novelas a gente sempre espera final feliz e termina sempre em tragédia e com o final horrivel….muito triste não vo nem ver o ultimo capitolo de uma porcaria…

  • neta prates diz: 7 de março de 2015

    Odiei esse final,a gente assiste a novela torcendo por um final feliz,o comendador morrendo não tem graça,já achei apelativo demais o que a novela retratou,o homosexualimo explícito,a falta de respeito entre os casais em levarem amantes para o convívio com a família e agora no final o incentivo a garota fazer programa ( prostituição).

  • Nene diz: 7 de março de 2015

    Na minha opiniao, o comendador nao devia morrer depois de ter lutado tanto para reaver a sua fortuna pela qual trabalhou muito. O Ze Pedro ja tinha uma morte as costas quando atropelou o irmao da Lorraine, entao que pague por isso. Pode ate ter dado um tiro ao pai pelas costas, mas que o comendador sobreviva. E mais ele deve ficar com a Marta. Afinal sempre foram cumplices e juntos resolveram os problemas da imperio. A sweet child e jovem, logo logo encontrara um novo amor. Aguinaldo Silva nao nos decepcione!!!!!

  • Sandra mara de lima porto diz: 7 de março de 2015

    Sem noção o autor, matar o ator principal, nada a ver, quem tem que morrer é Silviano e Maurílio, o comendador ficar com a marta, o vicente com a Cristina, o enrico com Maria clara, o Cláudio com a Beatriz, o leo com a amanda e o José Pedro preso. Esse sim seria um final justo. Se liga seu Aguinaldo para não decepcionar o publico, caso contrario a sua próxima novela vai ter pouca audiência.

  • NEIDE NUNES diz: 7 de março de 2015

    QUE DROGA,VEJO A NOVELA POR MESES E TORÇO PRO JOSE ALFREDO RECUPERA TUDO O QUE E DELE E SER FELIZ COM A ISIS.E ELE MORRE QUE COISA FEIA,AINDA PELA MAO DO FILHO,NEM NAS NOVELAS TEM MAIS FINAL FELIZ,POR ISSO QUE MUITA GENTE NEM VER MAIS AS NOVELAS,CREIO QUE SE O FINAL FOR ESSE MESMO NAO VOU VER MAIS NOVELA.VOU FICA MUITO INDIGNADA SE O FINAL FOR ESSE.

  • VILMA BRAGA diz: 8 de março de 2015

    Assisto a Novela desde o inicio até agora, para, não sei quem, vim e fazer um final onde o principal da Novela morre…vai caçar o que fazer rapaz…eu não vou assistir essa porcaria mais….porque no final o filho da mãe faz o final que ele quer. fica a minha revolta….O COMENDADOR NÃO PODE MORRER….. POR FAVOR.

  • Nê de Abreu diz: 8 de março de 2015

    Detestável o final da novela se o Comendador José Alfredo ..morrer! Parando de assisti-la desde já… além do péssimo exemplo, filho matando pai, por causa de grana (lembra o caso Richthofen – desnecessário, repetir na novela também). Realmente não se faz mais novelas como antigamente, nem autores. Antes, era um bom entretenimento, para sairmos da rotina, do cotidiano, pois violência, atualmente, já tem o suficiente no “Jornal Nacional” .. Lastimável!!

  • Josenilton diz: 8 de março de 2015

    Gostei muito de assistir Imperio. mas depois de saber que José Alfredo vai morrer, e ainda mais assasinado pelo proprio filho que é um péssimo exemplo para o nosso país, não dar para assistir este péssimo final. (Ouh seu Diretor pense nos telespectadores e mude este bruto final !!!!!!!!!!! )

  • samide souza diz: 8 de março de 2015

    Nao gostei de saber q o comendador vai morrer,.quem devia morrer era o Joao Pedro.

  • renata diz: 8 de março de 2015

    pra mim so acho uma sacanagem,jose alfredo,o comendador morrer no final,e tanta coisa ruim na vida real e o proprio filho matando o pai,eu hem e alem do mais todo siet que aparece ja conta o final,q horror!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • jaqueline melo diz: 8 de março de 2015

    Nada ve ,esse final do comendador morrer e tbm o leonardo acabar com claudio ,leonaro devia acabar com a amanda q ajudou ele o tempo todo quando ele mais precisou e outra claudio ñ deveria se separar da esposa pq ela ficou o tempo todo do lafo dele nocomeço o leonardo ficou mal por causa de claudio ,q rejeitou ele p ficar socom a esposa agora q ele edts bem com ajuda da amanda ,claudio quer voltar com ele haa me poupe de sse final ridiculo #leonardo com amanda e #Comendador vivo agnaldo siva espero q tenha bom senso nesse final

  • AMM diz: 8 de março de 2015

    Péssimo exemplo social o Zé Pedro matar o pai. O Brasil é um poço de violência e aqui impera o desrespeito entre pais filho. O desfecho da Império deve minimizar isso. É de bom tom que o mau caráter do Zé Pedro acabe preso e o Comendador viva sua vida. ACORDA Aguinaldo.

  • karin diz: 8 de março de 2015

    Fabrício Melgaço poderia ser o irmão de José Alfredo, que de fato não morreu e se ressentiu pela traição (Cristina) e por não ter conseguido sucesso na vida.
    José Pedro matar o pai não tem sentido, mesmo ele sendo esse frouxo.

  • andreia souza silva diz: 8 de março de 2015

    Não ,não ta erradissimo o COMENDADOR DEVE FICA VIVO PRA SABER Q TIPO DE FILHO ELE TEM. POR FAVOR NÃO FAÇA ISSO ELE NÃO PODE MORRER.

  • Marilda diz: 8 de março de 2015

    Aguinaldo não pode matar o comendar. A novela vai perder graça. Todo mundo tor u para o comendador o tempo todo. Vai decepcionar e estragar a trama.

  • Fatima diz: 8 de março de 2015

    Ninguém gostou do final da novela

  • ubiratan rodrigues de moraes diz: 8 de março de 2015

    Será que o autor dessa novela não lê as opiniões do público em geral ? Uma novela que pulou várias sequências de tempo entre os fatos e personagens. Acabar de forma cruel, alguém que lutou a vida inteira pelo sucesso, muito desanimador retrata a politica de hoje muita corrupção, favoritismo, injustiças e desamor. Se não mudar esse final, somente lamento a falta da lógica.

  • Paulo crizostomo diz: 8 de março de 2015

    Pela primeira Vaz iremos ver o ator principal morre, isso não pode acontecer pois o cara lutou a novela toda contra esse pessoal e agora morre assim é vai deixar de mão beijada pra dona marta e companhia ontem de até o José pedro ponderar ser souto rapidamente e triste você ver varia meses a novela e acaba de uma forma grotesca

  • maria helena diz: 8 de março de 2015

    assiste desde o primeiro capitulo,tava não perdia 1 capitulo novela mt bem escrita
    FINAL UMA MERDA COMENDADOR NÃO DEVE MORRER.
    ESTRAGOU O FINAL DA NOVELA SE O COMENDADOR MORRER
    BRASIL TODO CONTRA MORTE DO COMENDADOR
    DECEPÇÃO TOTAL SE FOR ESTE O FINAL

  • Rafael diz: 8 de março de 2015

    Achei perfeito o final. Apesar de todos gostarem do Comendador, não podemos esquecer que ele foi um cara mal e conseguiu fortuna com contrabando, portanto, não seria justo ele terminar bem não. Parabéns a todos da novela.

  • Raquel Gatcia diz: 8 de março de 2015

    Eu gostaria que o o comendador terminasse com a esposa dele a verdadeira em todos esses anos do lado dele, pois se não fosse ele ele não seria quem é, estou cansada de ver famílias serem destruídas por essas mocinhas que não tem mais nada a oferece do que cama, tenho certeza que que se o comendador fosse um chefe de cozinha ela não estaria com ele…e que se essa mocinha não tivesse esse corpinho e esse rostinho ele também não estaria com ela…fica tudo muito fácil
    assim, o tempo passa , não é justo a mulher ter filhos, envelhecer porque é natura..e os maridos trocarem as esposa por mulher bem mais novas.

  • luis alfredo diz: 8 de março de 2015

    acho horrivel esse final, primeiro nao tem logica nenhuma o zé pedro ser o fabricio melgaço, ele era criança nao tem motivos para querer matar o pai, alias ele foi preso tentando vender o diamante rosa pra se livrar da daniele, dizer que foi uma farsa dele contra ele mesmo pro ze alfredo aparecer qdo tava morto é forçar demais pq dai ele acredita que por amor a um filho o pai faria tudo mesmo ele sendo meio errado entao pq o odio contra o pai se tem certeza que ele o ama???? totalmente furado é tentativa de criar fato novo e sem nexo, o correto mesmo é o fabricio melgaço ser o silviano mesmo que tem todos os motivos passionais para isso, o enrico tem que ficar com a clara depois dela tomar algum tipo de liçao de humildade como ele tomou, ficar com negra? ele nao era racista tudo errado, a isis tem que ficar com ze alfredo gosto da ideia que deram da marta ficar com o chofer, a ou o xana com a nana e o antonio que arrume algum outro final pra ele, quem sabe ele indo trabalhar com o enrico e ele sim ficar com uma negra. o leonardo com a amanda, dizendo que vai fazer o filho dela com o ze pedro ser um bom homem, a daniele deixar a filha dela com o ze pedro pra ele cuidar que ela nao tem como e pedir se ele lhe daria algum tipo de pensao ou ajuda, talvez ate retomando o casamento pq enquanto estava com ele ela dava todo apoio ao marido como a marta faz com o ze alfredo mas dai tb é uma vitoria da ganancia o que nao é bom, vicente e cristina juntos obviamente se bem que acho que se nao ficarem juntos da no mesmo, o amor deles foi bem sem graça qdo estiveram juntos, sem quimica nenhuma na interpretação de grande amor, diferente do ze alfredo com a isis e com a marta que morre de amor pelo comendador mas como gosta mais de dinheiro nao da pra ficar com ele no final, e uma boa explicação de como o maurilio é filho de silviano pq isso ta nada a ver parecendo so uma enxertada sem nexo. tua mais um filho com o maridao, antoninho recuperando o imovel invadido que simplesmente sumiu o tema da novela, o filho da jurema tendo algum destaque pq so se ferrou, o orvile retomar seu casamento com a juju pq com o personal trainer uam bosta, ismael separando da lorraine e talvez um possivel retorno…, joao lucas o sucessor derradeiro com cristina braço direito, josue recompensado por tantos anos ao lado do comendador e nao o catador de latinhas nada a ver tambem, uma ajuda ok pode ate ser mas herdeiro????? Merival sendo preso por tanta eficiencia com subornos em habeas corpus… ou ficar com a marta pela espera…. salvador sendo condecorado em brasilia pela representaçao da arte que relevou o nome do pais no mundo das artes e se tornando palestrante para os com problemas parecidos com o dele sendo que ele esta quase normal graças a ajuda da mulher e do orvile algo assim. magnolia conseguindo fazer severo nao agenciar a noely um pessimo exemplo ou a noely ficar com o severo e faze-lo ser um homem trabalhador deixando a vida errada de lado e magnolia que ja esta mudada ir trabalhar no vicenti no lugar da filha que virou imperadora.

  • Aline Christian diz: 8 de março de 2015

    Assistir essa novela pra no final o Homem de preto morrer,palhaçada tudo que ele passou não é justo um final assim, diretor nos surpreendente com um outro final pro homem de preto ele merece e nós tbm…

  • solange diz: 8 de março de 2015

    Olha sempre vi novelas e o final nunca era divulgado,sempre era uma surpresa na sexta feira,aquele tensão quem matou?quem era?agora ja não concordo de jeito nenhum do Zé Pedro ser Felipe Melgaço,quanto mais já ser divulgado a tanto tempo,perdeu o encanto do final e pior ainda o comendador morrer no final.Ele nadou e morreu na praia.Eu tenho ainda a esperança do autor mudar de ideia até sexta feira senão o Brasil todo vai ficar decepcionado.Assim espero!

  • Renata diz: 8 de março de 2015

    Se isso for verdade, já não vou mais assistir esta novela e nenhuma mais deste Autor. Se o Fabricio Melgaço é o José Pedro, quem tentou matar ele na Sauna? Acho que o Fbrício deveria ser, realmente o irmão dele ou o próprio Sebastião Ferreira.

  • marcia diz: 8 de março de 2015

    Jose alfredo nao deveria morrer pois se morrer vai ser a pior novela que ja assistir.sera que agora e o mal que vence no final

  • Celso Gaspar diz: 8 de março de 2015

    Mudem esse final, Quem assistiu até agora quer um final feliz. Chega de desgraça. O Zé Alfredo tem que estar vivo e muito feliz.Zé Pedro deve se ferir sózinho e pagar pelo que fez ficar deficiente num asilo. O mordomo assassino, tem que morrer, Mauriilo também .Apresentem o final com o casamento de Isis e Zé Alfredo. Cristina e o Vicente. Os demais deixo a critério.

  • maria iolanda diz: 8 de março de 2015

    Sem lógica nenhuma essa morte do comendador no fim da novela,para nós que acompanhamos a novela desde o inicio,o final esperado era que o comendador descobrisse e derrotasse o seu inimigo,recuperasse todo o seu dinheiro e terminasse com uma das suas mulheres ou até mesmo com as duas.desde já arrependida por ter perdido tanto tempo assistindo essa porcaria

  • Lucia Monteiro diz: 8 de março de 2015

    Coisa mais ridícula essa tal Isis ter direito a fortuna ou ficar com o comendador. Economizaram a novela quase inteira quanto ao figurino já que só aparecia em trajes menores. Meses e meses e essa jovem nunca frequentou um banco escolar o que deixa claro que basta ser bonitinha, fazer o gênero humilde e desinteresseira, conseguir ser rapariga de empresário que não precisa mais nada.
    Em pleno século XXI quando as mulheres lutam por seus ideais e por respeito vem uma rapariga de 20 anos se dar bem em novela. Que exemplo horroroso!!!

  • rosa diz: 8 de março de 2015

    QUE HORROR , A MORTE DO COMENDADOR PARECE SER UM FILME DE TERROR
    TUDO BEM, QUEM NÃO GOSTOU DA NOVELA PODE ACHAR RAZOÁVEL PARA UMA SEXTA FEIRA 13 . MAS , PARA QUEM ASSISTIU, PARTICIPOU E TORCEU PELO CASAL ALFREDISIS ESTE FINAL É NA REALIDADE UM DESRESPEITO PARA A ESTORIA QUE FOI NARRADA

  • wanessa diz: 8 de março de 2015

    o comentador não poder morrer por que ele é o imperador
    vai ficar sem noção , como que acaba com principal morrendo se joão pedro e e melgaço quem tentou matar ele ? e a novela é perfeita mas vai estraga no final , passa o ano todo assistir par ver um final feliz ,e acaba final triste .

  • claudia diz: 8 de março de 2015

    Cada final que não tem nada haver, Marta pode ate ser ambiciosa, ms é a mulher que esta sempre ao lado dele.Ela merece ter um final feliz.mulher forte, gguerreira.mulher admirável, que defende seus filhos.a final o comendador não é flor que se cheiracheira.ele é o diabo em vida

  • mara diz: 8 de março de 2015

    Comendador tem que morre mesmo, ele se que d qachadiz nuca vai morre.tem que morre pra deixa Isis seguir a vida dela com homem mais novo nao com um velho que se acha so porque tem dindinheiro.e deixa marta seguir, afinal mulher coma a Marta é dificil encontra.mulher Admirável. Tta certo ninguem e perfeito mais ela tem mais qualidade doque defeitos

  • julia diz: 9 de março de 2015

    que final hein,odiei o comendador morrer nao pode muda o final aguinaldo!!!! o enrico nao era racista e sim homofobico,!!!!!! hunfff!!!!!!:(

  • EDY diz: 9 de março de 2015

    ACHO QUE AGNALDO DEVERIA LER TODOS ESSES COMENTÁRIOS… PARA VER QUE O PÚBLICO TEM RAZÃO…. COMENDADOR VIVO SIM

  • Janete diz: 9 de março de 2015

    Estou muito descipciomada com esse final,em o comendador é morto pelo próprio filho
    Não gostaria de ver uma cena desse em uma novela. Acho que nossa realidade já é bastante cruel vemos as familia se destruindo dia por dia.

  • izabel macario fabricio diz: 9 de março de 2015

    pela primeira vez a novela império que eu gostava de assistir pra mim poderia termirar por aqui mesmo sem ter final porque filho matando o pai isto ja basta , na vida real que porcaria de novela não quero mas nem ver o final espero que a proxima novela seja melhor coisa ruim ja temos o suficienteeeeeee ………….

  • isabel macario diz: 9 de março de 2015

    oooooo GLORIA PÉRES saudades das suas novelas , olha para o autor e diretor da império que começou tão bonita se quando ver que é vc quem esta escrevendo e for sua a novela não vou nem perder o meu tempo de assistir o falta de acriatividade

  • tamires alexsandra da silva diz: 9 de março de 2015

    Nossa se o comendador morre vaiii acaba horrivel essa novela veyyy

  • vanessa diz: 9 de março de 2015

    O homem de preto deveria ter um final diferente,pois o mesmo protagonizou um espetáculo ao público que a ele assistiu e que a elê vem assistindo pois o comendo,imperador arrastou um grande público de audiência.Pois então diretor pensa num final a altura do” homem de preto “ele merece.

  • Aldi Gallindo diz: 9 de março de 2015

    Terrível Zé Alfredo ser assassinado pelo filho Zé Pedro, Tudo pelo dinheiro e pelo poder.

  • anonimo diz: 9 de março de 2015

    Estou muito decepcionada de saber que o homem de preto vai morrer no fim da novela. Vou deixar de assistir os últimos capitulos. Porque não é justo ele lutar tanto, depois morrer.

  • Marilia diz: 9 de março de 2015

    Discordo com a morte do Comendador, tudo bem que elabore cena de filme, filho atirar no pai revidando tudo bem também, mas, para que seja mais atraente, o comendador deve dar se como morto, retirar a bala, e depois voltar a viver e desertar o filho que a essas altura se encontra preso. Dar um filhinho a Isis e construir uma mansão para eles, sair da outra mansão onde vive, pois, naquela só tem conflitos. Dai vão Viver Felizes para sempre.

  • Nilde diz: 10 de março de 2015

    Acho péssimo este final trágico do Comendador. Todo este enredo, esta trama, p/ chegar no final e o Protagonista morrer, e pior, pelo próprio filho. Que péssima lição que este Escritor está dando a Sociedade. Não que não tenha existido ou exista relações péssimas entre pais e filhos, mas o fundamento, o propósito dos valores morais, éticos e religiosos é justamente o contrário. Seja mais sensato, ESCRITOR, e mude este final ridículo e que irá piorar um pouco mais a Novela que deixou muito a desejar; diversas falhas na produção e de situações surreais. Melhore o seu crédito com o público alvo, o telespectador, E NÃO MATE O PERSONAGEM PRINCIPAL DA TRAMA, seja mais sensato e atenda o pedido do todos!!!

  • Rose Souza diz: 10 de março de 2015

    Por favor olhei está novela sem perder nem um capitulo, pra ficar sabendo que no final o imperador morre. desde que me conheço por gente sempre soube que novelas seria um final feliz e não uma tristeza para o público.senhor diretor se possível mude este final, estou pedindo não só por mim mas por todos noveleiros, tenho certeza que não fará sentido algum o principal da trama ser morto no último capitulo da novela império. desde já agradeço!

  • miriam diz: 10 de março de 2015

    SE p final dessa novela for o comendador morto vai ser uma bosta esse final pq acho q o comendador tinha q casar com isis e ter filhos

  • deise diz: 10 de março de 2015

    Acho um absurdo a morte do comendador um mal exemplo filho matando pai,o Brasil ja ta sofrendo bastante com tantos escândalos a única alegria são as novelas e agora querem mais um exemplo tao triste assim.Por favor autor mude este final.Obrigado.

  • Ana diz: 10 de março de 2015

    O povo já anda desiludido com o rumo que as coisas estão tomando no BRASIL. Ai,vem um novela, com um elenco maravilhoso e um enredo de prender qualquer telespectador.Perdemos noites e noites, torcendo por cada personagem,choramos com cada encontro e desencontro de ísis e do nosso Comendador.Ai, já na reta final vem o autor transformar uma novela que tinha tudo pra ser uma das melhores de todos os tempos, numa verdadeira SHIT. Zé jamais deveria morrer, muito menos pelas mãos do filho.quanta violência, um absurdo.Pra novela não entrar em contradição com cada capítulo que assistir, o unico final descente é ele ficar com Ísis e Maria Marta como imperatriz, apenas nos negócios, como sempre foi.Não existe amor entre ele e Marta e sim cumplicidade nos negócios.Casamento vai muito além.Acorda Aguinaldo Silva!!

  • Maria Valéria diz: 10 de março de 2015

    Uma porcaria esse final! Marta tinha que ficar sozinha porque ela foi muito ruim pro Zé Alfredo e ele tem que ficar junto de quem ama que é a Isis. Esse autor não tá com nada! A gente já sofre tanto nessa vida aqui, será que nem na novela não podia ter um final melhor? Nunca mais assisto novela desse autor que não leva em conta o desejo dos espectadores que deram um ibope enorme prá novela dele. Babaca!

  • Lucas SChmoeler diz: 10 de março de 2015

    O final pra mim, o comendador não de veria morrer.. A novelas da globo são sempre assim.. No caneco da novela morre varias pessoas e no final morre o ator principal.. Comendador deve ficar vivo.. Ou senão morrer os dois Fabrício e o comendador.. Nada a ver o José Pedro ficar vivo e matar o próprio pai ND a ver mesmo!!!!

  • Sarah diz: 10 de março de 2015

    Acho esse final típico de filme de terror. É totalmente descabida a pretensão de colocar o filho para matar o pai, isso é incitação à violência nos lares. Se o autor resolver prevalecer este final, é doido! Ele galga o reconhecimento de milhares de brasileiros e até estrangeiros pela forma que a conduziu até então, e no final quer mostrar um fiasco? Por outro lado eu considero que mostrar uma cena horrível dessa é uma ação psicopata.

  • Heloisa diz: 10 de março de 2015

    Nossa que final ridículo, o comendador morrer??? Nunca imaginei, assistir uma novela inteira para chegar no final o homem de preto morrer, ridículo…

  • leticia pires silva diz: 10 de março de 2015

    nossa que final em más nunca pensei que o precoseituoso fosse casar com uma mulher negra

  • Laninha diz: 10 de março de 2015

    Final super sem noção, o autor perdeu a linha de raciocínio só pode! Se acabar assim nunca mais assisto qualquer novela dele.

  • jaqueline diz: 10 de março de 2015

    Nao queria q o encomendador.morresse vai ser um fim mto tristr

  • elizabeth castro diz: 10 de março de 2015

    Nao gostei desse suposto final. Filho matar o pai? A morte do comendador nao faz sentido.

  • leandro Duarte diz: 10 de março de 2015

    boa noite senhores,
    Na minha opinião este final é ridículo pois assistimos uma novela tanto tempo para ver o protagonista ou seja o principal morrer no final , será falta de imaginação do autor para dar um desfecho descente para o personagem …. horrível.

  • edna diz: 10 de março de 2015

    palhaçada nada haver jose pedro ser fabricio melgaço o jose alfredo nao deveria morrer depois de ter escapado de tantas tentativas contra sua vidadeveria ter um final feliz de preferencia com a maria marta e a maria clara ficar com alguem

  • danielle diz: 10 de março de 2015

    novela tem que ser como antigamente o principal nao deve morrer

  • vanessa g diz: 11 de março de 2015

    se o comendador jose alfredo morrer a novela nao tera sentido ele tem que viver e casa com isis
    maria clara tem se casar com enrico e ser feliz
    claudio tem voltar para esposa e leo casar com a sobrinha da maria marta e seres felizes
    maria marta tem ter novo amor
    se nao for assim, a novela nao valera de nada ai nao assisto mais novela da rede globo ate o dia de hoje esta muito boa a novela nao estrague.

  • francisco diz: 11 de março de 2015

    se o comendador jose alfredo morrer a novela nao tera sentido ele tem que viver e casa com isis
    maria clara tem se casar com enrico e ser feliz
    claudio tem voltar para esposa e leo casar com a sobrinha da maria marta e seres felizes
    maria marta tem ter novo amor
    se nao for assim, a novela nao valera de nada ai nao assisto mais novela da rede globo ate o dia de hoje esta muito boa a novela nao estrague.

  • Renata diz: 11 de março de 2015

    Pelo amor de Deus, não! José Alfredo não pode morrer e sim o filho dele.

  • Rosimayre diz: 11 de março de 2015

    Se o Comendador morrer,nem vou assistir o final e nem mais novela!As novelas das nove sempre foram as melhores,quando a Teresa Cristina da novela Fina Estampa voltou viva no final,teve muitas criticas!Essa foi uma das novelas que eu mais gostei,não deixava de assistir um capitulo,por favor,não a estrague

  • Rosangela diz: 11 de março de 2015

    não vai ter graça o Final da novela se o comendador morrer. Ele precisa ficar com Isis, a quem prometeu uma vida maravilhosa desde o começo. Marta precisa encontrar um novo amor. Já achei ruim o filho ser o tal Fabricio Megaço mas tudo bem, Ficaria melhor com o Silviano, pois tem motivos de inveja do sucesso do comendador. Ele precisa ir preso e ponto final. esta todo mundo comentando, tem gente até dizendo que não vai assistir. tenho certeza que não vai fazer isso né? estragar tudo no final?

  • Fábio José Folena Silva diz: 11 de março de 2015

    Sinceramente, o protagonista da novela morrer no final não faz sentido nenhum….., nem vou assistir o fim…..o autor da novela está pegando uma parte do filme do ” Gladiador” e transferindo para novela….podia ser mais criativo e mudar o roteiro da morte….mas, ele já estava dando sinais que o comendador ia morrer. Sem graça esse fim!!!! Mostra que houve um empate entre o mal e o bem.

  • sueli moreira diz: 11 de março de 2015

    nao acredito que o comendador morrera no final.(sinceramente).sera que perdi meu tempo vendo essa novela?espero que nao. claro que o comendador nao pode morrer. se isso acontecer so vem a incentivar ainda mas o crime(nao sao punidos).IMPUNIDADE GARANTIDA EM NOSSO PAIS.

  • André diz: 11 de março de 2015

    Não perdi um capitulo, espero que não estraguem o final, o comendador não pode morrer.

  • edna diz: 11 de março de 2015

    O comendador não poderia morrer ele tem que fica vivo

  • edna diz: 11 de março de 2015

    Se o comendador morrer eu não assisto mais novela não ele tem que fica vivo pra fica com Maria Ísis e com seu império milhares de pessoas estão esperando assim mais ele não por de morrer não não estrague por favor mudar deixa ele fica vivo por favor

  • Geni diz: 11 de março de 2015

    Se o comendador vai morrer nunca mais assisto novela das nove, vou assistir os 10 mandamentos

  • eneas carlos diz: 12 de março de 2015

    Se o comendador morrer será um total desrreispeito com os telespectadores.

  • Ana Carolina diz: 12 de março de 2015

    Acho ridículo a morte de Zé Alfredo. O autor está contribuindo p/ mais desgraças neste país, onde não tem limites, filho matando pai. O comentador deve ficar ísis, dar um pouco sua fortuna para seus fiéis amigos. A Marta perder o trono, pois ela foi tbém uma das causadoras das desgraças do Imperador, levando o Maurício p/ sua casa p/ confrontar com o Comentador. Ainda tem tempo do autor mudar esta besteira toda.

  • Isabella diz: 12 de março de 2015

    Errado se a personagem principal é o comendado por que ele vai morre? PEnse nisso

  • douglas diz: 12 de março de 2015

    cara estou odiando o autor pó comendador passo a novela inteira lutando para não perde o seu império para que acaba morto pelo próprio filho disparati palhaçada pó revoltei

  • sandra cristina haleplian diz: 12 de março de 2015

    Que final mais besta da novela imperio o ator principal morrer final idiota,ai mostra q o mal prevalece pra q sr uma pessoa boa se o a maldade sempre q prevalece mto ruim ninguem esta gostando desse final.

  • Elaine Lino Alves diz: 12 de março de 2015

    Não gostei nada desse final ,só prova que não estão sabendo mais fazer finais de novela, uma novela tão boa começo,meio e final uma porcaria .Muda este final sem logicaaaa

  • CARLOS diz: 12 de março de 2015

    SERIA BOM JOSÉ PEDRO SE ENCONTRAR NOVAMENTE NA PRISÃO COM AQUELES PRESOS QUE ELE DESDENHOU AO SAIR QUANDO FOI PEGO TRAFICANDO DIAMANTE, ESSE SIM SERIA UM CASTIGO BACANA.

  • Rita diz: 12 de março de 2015

    Ridículo se o Imperador José Alfredo morrer. O mal vai vencer o bem??? Não é este final que a maioria dos telespectadores gostariam de assistir.

  • Vitória diz: 13 de março de 2015

    Aguinaldo Silva, nem vem trazer o ator que fez o comendador novo o tal de Shai Suede no final da novela que não vai adiantar de nada diante da raiva e revolta de todos fans do comendador se você matar o comendador você e a rede globo vâo perder milhares de noveleiros. NEM ADIANTA TRAZER O Shai Suede ACHANDO QUE VAI SUPRIR A FALTA DO COMENDADOR VOCÊ ESTA REDONDAMENTE ENGANADO. PONHA-SE NO LUGAR DO NOVELEIRO QUE FICOU A NOVELA INTEIRA TORCENDO PARA O PROTAGONISTA SE DAR BEM NO FINAL AI VOCÊ VEM E MATA O CARA NO FINAL DA NOVELA PARA COM ISSO…UMA IMENSA DECEPÇÃO PARA TODOOOOOOOOOOSSSSSSS.

  • Luana Luna diz: 13 de março de 2015

    Comendador não deveria morrer
    Clara deveria voltar com o Enrico
    Claudio deveria continuar com a Beatriz que sempre esteve ao lado dele.
    Léo deveria continuar com o namoradinho atual
    Isis deveria morrer para o comendador voltar com Marta e ser feliz
    Magnólia e Severo deveriam morrer pq são insuportáveis
    José Pedro deveria ser um bom filho e se casar com a prima

    … E pra começo de conversa, Eliane (mãe de Cristina) nunca deveria ter morrido na novela e sim ser o único e verdadeiro amor de José Alfredo Medeiros.

  • Rafaela diz: 13 de março de 2015

    Agnaldo Silva surtou, ou está enganando direitinho seus telespectadores. Desde de que me conheço noveleira, protagonistas têm seu final feliz, sonhamos com isso, já que na vida nem sempre é assim.
    Concordo plenamente com todos os comentários anteriores, onde deveríamos prezar pelo amor de pais e filhos já que temos que viver com tal realidade, ao menos não incentivar esse desafeto. Ridículo o final se este for. Espero que tenha mudado.

  • Cláudio Reyz diz: 13 de março de 2015

    Aguinaldo Silva, vc e o pior escritor de novela da época, porcaria, a próxima que vc escrever veja vc com sua família dentro de sua casa, , e não leva para o povo!!! Nunca mais ninguém vai ver novela sua, pode trocar novela por filme de mera! !!@

  • Ludiomar@hotmail.com diz: 13 de março de 2015

    Que decepcao espera tanto que final mais ridiculo…detestei chaterrimom

  • Maria do Carmo costa gonzaga diz: 13 de março de 2015

    Péssimo final, horrível temos que conviver com violência todos os dias aí vem o Agnaldo Silva com um choque de realidade, ninguém merece .

  • Divino Helio diz: 14 de março de 2015

    olha a gente assiste novela, é pra ver um final feliz agora com a morte do comendador o altor Aginaldo estragou tudo, nao era esse o final que a populaçao de imperio esperava,se fosse para assistir a realidade das coisas, assistiria os jornais, eu pessoalmente nao assisto mais novela desse Altor.

  • Eudes Henrique Carvalho de Souza diz: 14 de março de 2015

    O final da novela IMPÉRIO foi o pior todas as novelas já passadas, o auto foi muito infeliz em continuar insistindo na morte de JOSE ALFREDO MEDEIROS, personagem já querido pelos noveleiros e também os que não gostam, não se fecha uma das maiores novelas já passadas na rede globo com a morte do principal e querido personagem JOSÉ ALFREDO MEDEIROS, interpretado pelo monstro ALEXANDRE NERO.

  • CINTIA GONZAGA diz: 14 de março de 2015

    ODIEI O FINAL DA IMPÉRIO!COMO O DINHEIRO E O PODER ACABAM COM AS PESSOAS!HORRÍVEL;MESMO!

  • Renata G. diz: 14 de março de 2015

    Achei o final péssimo,Sr. Agnaldo! As novelas brasileiras já estão sem censura, mostrando tudo que não se deve,homosexualismo por exemplo são coisas que fica para a intimidade de cada um e não para ser mostrado com toda essa liberalidade, para os nossos filhos verem. Para completar o Senhor escreve o final mostrando filho matando Pai. meu filho ficou horrorizado em ver a cena, acredito que outras crianças também.

  • DANIELA CORREA BORGES diz: 14 de março de 2015

    Não gostei do final. Me arrependi de ter perdido tanto tempo olhando essa novela. Péssimo exemplo para nossos filhos.

  • sueli diz: 15 de março de 2015

    O final, simplesmente ridículo…

  • rosa diz: 20 de março de 2015

    É EVIDENTE QUE DEU TUDO ERRADO COM A NOVELA IMPÉRIO !!!!!!!!!!!
    A BEM DA VERDADE, NO FINAL FICOU A SENSAÇÃO DA EXISTÊNCIA DE DOIS TEXTOS: UM QUE FICOU NA CABEÇA DO AUTOR OU NA CABECEIRA DE SUA CAMA, E OUTRO QUE FOI EDITADO PELA REDE GLOBO. FICOU DIFÍCIL DE ENTENDER OS PERSONAGENS MARIA MARTHA, SILVIANO, XANA, MAGNÓLIA///SEVERO,BEATRIZ/CLAUDIO. EM QUE PESE AS BRILHANTES INTERPRETAÇÕES DESSES ATORES. NESSE CONTEXTO, FICOU VISÍVEL A FORÇAÇAO PARA O CRESCIMENTO, DE ÚLTIMA HORA, DOS PERSONAGENS MARIA MARTHA E SILVIANO, E A DERROCADA DO PERSONAGEM MARIA ISIS. SEM EM CONTAR QUE DURANTE A NOVELA FORAM 11 MORTES, SENDO QUE SOMENTE NO ÚLTIMO OCORRERAM 04.
    APESAR DAS DEFESAS, COMO: FINAL ÉPICO; NÃO SE PODE AGRADAR A TODOS, ETC. FATO É QUE NENHUMA DELAS CONVENCEU, MAS DEVERIA, POIS A NOVELA VIVE DE IBOPE, DEPENDE DA APRECIAÇÃO DO TELESPECTADOR E PARA EXISTIR E A REDE GLOBO VIVE DE LUCRO.
    NESSE EMBARALHADO DE INTERESSES QUE ENVOLVEM UMA OBRA ABERTA, COMO A NOVELA, FICOU SUPERADO O REINADO ABSOLUTO DOS AUTORES DE TELENOVELA, POIS A OBRA PRECISA DELINEAR-SE DE ACORDO COM A ACEITAÇÃO DO PÚBLICO. É UM TRABALHO DE ALTA COMPLEXIDADE, QUE HÁ DE EXIGIR, PRINCIPALMENTE, DESAPEGO.
    TAMBÉM, NÃO SE PODE NEGAR QUE, O AUTOR NÃO DEVE ESCREVER UMA NOVELA COM AQUILO QUE O PUBLICO TEM NA CABEÇA. CONTUDO, É FATO QUE A PRINCIPAL ESTRUTURA NARRATIVA DA NOVELA IMPÉRIO, COMO FOI EDITADA PELA REDE GLOBO, GIROU EM TORNO DA DECISÃO ABESTALHADA DO COMENDADOR ESCOLHER ENTRE MARIA MARTHA OU MARIA ISIS, SEGUINDO O CRITÉRIO ADOTADO PELO AUTOR.

    INEGAVELMENTE, DECISÃO ABESTALHADA OU NÃO, FOI ESTE O TRAMA QUE MOBILIZOU OS TELESPECTADORES, GARANTINDO EM VÁRIOS MOMENTOS A ALTA AUDIÊNCIA DA NOVELA.
    SEJA COM FOR, SUPERADO O IMPACTO DO DESFECHO DA OBRA, AUTOR, EMISSORA E TELESPECTADORES SAEM COM EXPERIÊNCIAS DIFERENTES. TODAVIA, O PUBLICO FRUSTRADO PELO FINAL DA NOVELA DEVERÁ RESPONDER: HAVERÁ ESQUECIMENTO E PERDÃO?

Envie seu Comentário