Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Aguinaldo Silva fala sobre a morte do Comendador: "Não mudaria uma vírgula"

16 de março de 2015 9
Léo Marinho, AgNews

Léo Marinho, AgNews

O final de Império revoltou os telespectadores, apesar de já ter sido divulgado que o Comendador iria morrer no último capítulo. Até os minutos finais da trama, ainda havia uma esperança de que José Alfredo (Alexandre Nero) escaparia ileso, mas o público teve que se contentar com a aparição do “fantasma” do Homem de Preto.

17285189

Depois de muitas críticas, o “culpado” resolveu se manifestar. Aguinaldo Silva explicou em seu site oficial que já havia decidido matar o protagonista há muito tempo. Segundo ele, qualquer outro desfecho seria uma forma de “diminuir” um personagem tão grandioso:

- O que eu tenho a dizer é que não mudaria uma vírgula sequer do final de “Império”. Diminuir este personagem que foi durante a novela inteira maior que a vida, torná-lo um abestalhado cujo único conflito, no final, seria com que mulher ele iria ficar,  seria torná-lo pequeno, roubar dele o tom épico no qual foi forjado durante esses 203 capítulos.

O autor de Império chegou a comparar José Alfredo a Getúlio Vargas, que “saiu da vida para entrar na história”. O Homem de Preto pode não ter tido um final feliz, mas talvez por isso mesmo seja lembrado por muito tempo.

17273505

Uma coisa é certa: Aguinaldo Silva foi corajoso ao matar o personagem tão popular. E se analisarmos friamente, foi o final mais coerente que poderia existir para o Comendador. Pode ser considerado um belo castigo para alguém que, do alto de sua arrogância e narcisismo, jurava que não iria morrer nunca. E quem disse que ele morreu? No coração e na memória do público ele está mais vivo do que nunca…

Bookmark and Share

Comentários (9)

  • Régis diz: 16 de março de 2015

    Que explicação bem idiota. Aliás, de acordo com o autor da novela, que se perdeu todo no final e só escreveu porcarias.

  • FERNANDA MATTOSO diz: 16 de março de 2015

    Lamentável o fim de Império! A novela deixou um rastro de mau exemplos, injustiças, subversão de valores, diálogos ilógicos, informações truncadas e conceitos passados ao público de forma equivocada. Um belo exemplar de porcaria literária, produzida para ganhar dinheiro às custas de quem não tem nenhum senso crítico. Não vi as últimas semanas (nem mesmo o último capítulo), porque as cenas passaram a me embrulhar o estômago, mas fiquei sabendo pelas notícias do blog e comentários gerais. Enfim, livres do IMPERADOR e seu legado INFELIZ. Vamos ver qual vai ser a próxima investida da Globo. Não é à toa que está perdendo a audiência a pssos largos nos últimos anos…

  • Mariah diz: 16 de março de 2015

    Não mudaria uma virgula.
    Todo idiota é uma mula empacada mesmo.
    Para conseguir audiência este infeliz deixou no ar que haveria uma reviravolta no final, onde foi apenas mais surreal ainda.
    Precisa se aposentar.
    Foi o pior final de novela que já vi.
    Um filho atirar no pai pelas costa, deveria era se envergonhar.

  • marcos abreu diz: 16 de março de 2015

    Assim como compramos um produto e com não nos agrada trocamos de fornecedor, o mesmo se dá na novela. Se o autor enreda a trama e faz um final medíocre, na sua próxima novela eu e com certeza muitos telespectadores trocaremos de canal. Simples assim, Esse é o recado que mando a Téo Pereira o personagem clone do autor.

  • LARISSA diz: 16 de março de 2015

    Não acho que o que tenha estragado o fim da novela foi ter matado o Comendador.
    E sim o desfecho depois da morte dele, pois não apareceu eles abrindo o testamento.
    Pois por exemplo apareceu o Ismael se mudando com a Lorraine para casa que ele comprou com o dinheiro que o Comendador deixou pra ele. Mas e o resto? como ele distribuiu? e o Josué braço direito dele ele deu alguma coisa?
    Faltou também uma conversa entre Maria Marta e José Pedro, pois nem apareceu ele sendo preso, como os irmãos lidaram com isso, e principalmente a Maria Marta, pois se passaram 8 anos e só mostrou que ela passou o amor que ela tinha pelo filho preferido para o neto.
    Essas foram as principais coisas que eu achei que faltou na final.

  • Daniel diz: 16 de março de 2015

    A novela se perdeu na história. Fabricio Melgaço sendo o José Pedro??? Maurilio sendo submisso ao mesmo, então expliquem porque o mesmo denunciou José Pedro quando ele foi vender o diamante? Entre outras falhas, perdeu a coerência.
    Aguinaldo Silva e Manoel Carlos ja estão fazendo hora extra na carreira. Que se aposentem, pois estão caducos.

  • Pedro Paulo Eidelwein Fonseca diz: 16 de março de 2015

    Só tenho uma coisa a dizer, nunca mais olho novela

  • Clau diz: 17 de março de 2015

    Com todo respeito aos comentários, esse papo de que mudarão de canal e não assistirão mais novelas, não me convence. Daqui algum tempo o pessoal estará comentando sobre Babilônia e outra qualquer, mesmo que venha e este blog com outros codinomes e nomes.
    Pela primeira vez concordo com Aguinalo “Naldinho” Silva. Também acho que a única saída foi a morte (nem tanto) do comendador. Não havia mais o que fazer. Afinal santo ele nunca foi. Não iria largar Marta de jeito algum, mas também não iria querê-la com outro outro. No caso MACHO pois pessoas como o Comendador, se enxergam assim: MACHO REPRODUTOR E PEGADOR.
    A relação dele com Ísis foi ridícula! Aquela personagem (e também atriz) é uma pamonha. Até no último capítulo fica com cara de criancinha chorosa. Credo! Onde está a ninfeta sedutora que outras novelas já mostraram?? Aguinaldo quis atingir Walcyr Carrasco por conta de Amor à Vida e a careca que não aconteceu e resolveu colocar esta atriz em um patamar de grande sedutora. Só atingiu as mocinhas românticas que sonham com um painho pra mantê-las em uma relação.
    Concordo com FERNANDA MATTOSO quando disse que tal trama só deu péssimos exemplos. Nunca vi adorarem tanto um homem que nunca respeitou a família, um LADRÃO, SONEGADOR DE IMPOSTOS, MENTIROSO e TRAFICANTE de pedras preciosas… e depois o povo vai às ruas gritar contra mentiras, sonegações, corrupções… roubos de dinheiro público… Que moral é esta????????? Ah por favor! Hipocrisia, isso sim!
    Comendador morreu e bem morrido mesmo. Não prestava pra nada. Que viva como espírito errante vagando pela empresa e casa. Aliás Naldinho deveria fazer a continuação de Império e aí sim, Comendador como fantasma teria suas noites quentes com chatinha ruiva.

    Império teve tanta energia ruim que casais de atores se separaram: Marina Ruy Barbosa de Klebber Toledo; Caio Blat de Maria Ribeiro; Joaquim Lopes de Paolla Oliveira; Andrea Horta de um diretor de novelas (não lembro o nome)… Até aqui foram 4 casais, mas será que faltou algum? Se compararmos com Alto Astral, ali os casais se uniram. Vide dois deles como casal protagonista, Nathalia Dill com Sérgio Guizé, também Sophia Abrahão com Sério Malheiros. Estes dos casais estão juntos por causa desta novela das 19 horas.
    Energias são energias. E pelo jeito Alexandre Nero precisará tomar muitos banhos de descarrego pra tirar a nhaca espiritual negativa do personagem. Ainda mais que vivia de preto. Por esta razão não achei bom ele retornar na próxima trama das 21 horas. Poderia ter esperado mais. O personagem do Comendador está e ficará ainda muito presente para aqueles que se envolveram demais na trama, a ponto de chorarem a morte de tal personagem de caráter duvidoso nas redes sociais.

    Concordo com DANIEL que disse que Aguinaldo se perdeu no final, pois se Maurílio foi como foi, como fica o miolo da trama? O caso da sauna por exemplo? A denúncia de que Pedro estaria com a pedra e coisa e tal… Acredito que Aguinaldo se perdeu mesmo do meio para o final da trama. Deveria ter colocado Drica Morais no final como a grande vilã da trama. Comandando a todos, e até, quem sabe, o próprio José Pedro. Afinal. ela aparecendo no final da trama, não estaria prejudicando a saída da atriz. E tem mais! Na minha opinião, Aguinaldo PUNIU Drica Morais, por esta ter se afastado obrigatoriamente da trama. Todo aquele “escândalo” de Aguinaldo em seu blog, que ficou horas e dias sem dormir e sem saber o que escrever, achei que foi uma BOFETADA na cara de Drica. Afinal ela coitada, deveria estar se sentido muito constrangida com todo esse problema na trama. Aí Aguinaldo chamou Marjoire. Observem bem como ele fala dela… COMO ele fala de Marjorie. De que ela foi guerreira, leoa, que SEMPRE vai escalá-la para suas próximas tramas. O que vem ser isso??? não foi um TABEFE na cara de Drica Morais? Claro que foi! E o próprio Aguinaldo agora no final da trama, veio com papo de que Marina Ruy Barbosa o abraçou e o agradeceu pela personagem Ísis. Aguinaldo aproveitou e falou que foi uma maldade o que fizeram com a guria. Obviamente acusando veladamente a Walcyr Carrasco. E ele? Aguinaldo??? não fez maldade também pra DRICA MORAIS? Se ela estava bem a ponto de visitar os colegas no último dia de gravação, por que Aguinaldo não a chamou para a trama? Drica apareceu pra MOSTRAR aos mundo que ela poderia ter participado do final. Ela mesma falou isso várias vezes de que queria retornar à trama. O palhaço do Aguinaldo foi que não deixou.

    Então é o seguinte: AGUINALDO CALA A BOCA!!! Fizeste IGUAL ao Walcyr, cara! Não vem com futriquinha de comadre agora no teu blog. Tu tens DUAS CARAS (inspiração de uma de tuas novelas). Na frente do ator (atriz) adulas. Mas basta um problema, um deslize e já atacas. FALSO!

    LARISSA, perfeito teu comentário! Assino embaixo.

  • ROSA diz: 17 de março de 2015

    NÃO DEVERIA TER MUDADO SOMENTE VIRGULA, DEVERIA TER MUDADO O FINAL , POIS NÃO AGRADOU NEM UM POUCO AO SEU PUBLICO..
    FOI TUDO TÃO LINDO NO COMEÇO, NO MEIO, E NO FIM ACABOU EM PIZZA!!!!!!!!HORA DE REFLETIR !!!!!!!!A MINORIA DEVE SER RESPEITADA, MAS SEM O APOIO DA MAIORIA NÃO HÁ IBOPE, AUDIÊNCIA , CAIXA BAIXO NA EMISSORA, ETC!!!!!!!!AFINAL, OS TELESPECTADORES ESTÃO EXIGENTES COM BOAS OBRAS.

Envie seu Comentário