Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Bertoli realizava ações sociais

07 de março de 2014 1

Lumar Valmor BertoliNa tarde do dia 25 de fevereiro, no Jardim de Paz, em Florianópolis, amigos e familiares deram adeus ao bioquímico Lumar Valmor Bertoli. Ele morreu aos 71 anos, vítima de um câncer que combatia havia sete.

Nascido em Blumenau, no dia 16 de agosto de 1942, mudou-se para Florianópolis ainda pequeno para estudar. Teve um desempenho escolar brilhante, resultando em um histórico de excelentes notas. Foi interno no Colégio Catarinense, onde concluiu o segundo grau e posteriormente se formou em Bioquímica na Universidade Federal de Florianópolis (UFSC).

Em 1973 e 1974, foi presidente do Conselho Regional de Farmácia de SC, além de atuar como conselheiro do Conselho Federal de Farmácia. De 1992 até 1998 exerceu a função de professor titular e diretor do Centro de Ciências da Saúde da UFSC. Também foi fundador e primeiro chefe do laboratório de análises clínicas do Hospital Celso Ramos, em Florianópolis.

Da união com Eunice Santos Bertoli nasceram três filhos, que lhe deram seis netos, constituindo uma família sólida e unida. Um dos maiores prazeres que tinha era viajar com a mulher, parentes e amigos. Proprietário de um motor-home, conheceu grande parte do território brasileiro e países vizinhos. Gostava de participar dos encontros promovidos pelo grupo Roda Mundo, de amigos proprietários de motor-homes. Apreciava esportes e não deixava de fazer exercícios físicos. Limitado aos 50 anos por problemas no joelho, começou a fazer natação. Caminhava do Clube 12 no bairro Jurerê Internacional até Canasvieiras e voltava o percurso nadando.

Católico fervoroso, serviu muitas vezes de coroinha quando adolescente. Tornou-se adventista do sétimo dia após casar, acompanhando a mulher nos cultos religiosos na igreja central de Florianópolis, próxima ao Corpo de Bombeiros. A vida cristã dele foi exemplo para amigos e admiradores.

Homem correto, fiel e temente a Deus, trabalhou na causa do Senhor incansavelmente. Foi primeiro ancião por longo período, tempo em que administrou as obras de reforma do prédio da igreja que frequentava. Preocupado com o próximo, realizava palestras e organizava cursos gratuitos para fumantes largarem o vício e montou um SPA de vida saudável para levar qualidade de vida ao próximo. Otimista e bem-humorado, não se deixou abater com a descoberta da doença.

Comentários (1)

  • Luiz Silva diz: 11 de março de 2014

    Nota: Finado Dr. Lumar Valmor Bertoli – Falecimento em 24/02/2014

    O Estado de Santa Catarina, as diversas áreas da Saúde, perdem um grande homem de extremo e respeitado valor como pessoa, esposo, pai, avô, Cristão e Católico Religioso fervoroso; amigo e um grande profissional nas áreas de Farmácia e Bioquímica, e com quem pude ter a oportunidade de conviver profissionalmente e ter tido a oportunidade da sua amizade durante os anos de convivência quando ainda Eu morava em Florianópolis até a década de 1.990, muitas vezes chegamos a nos encontrarmos casualmente pelas estradas quando ele dirigindo seu Motor Home em momentos de pleno lazer; nos deixa um grande legado por esta vida, que muitos haverão em se lembrar eternamente pelos seus feitos nas áreas da Saúde do Governo do Estado de Santa Catarina, UFSC, CRF, e outras inúmeras instituições das quais diretamente e indiretamente fez parte dando a sua grande parcela de contribuição. Fica aqui registrado o meu pesar e sentimentos à Familia Enlutada do saudoso Dr. Lumar Valmor Bertoli.
    Ass. Luiz Silva
    11/03/2014

Envie seu Comentário