Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Tudo pronto para a Volta Ciclística Internacional de Gravataí prova terá mais de 100 ciclistas e cinco equipes estrangeiras

12 de abril de 2010 0



Faltam dois dias para o início da sétima edição da Volta Ciclística Internacional de Gravataí. A corrida é organizada desde 2001 na cidade de Gravataí, a 22 km de Porto Alegre. Em 2008, a prova ganhou o status internacional e passou a contar pontos para o ranking da UCI (União Ciclística Internacional).

O evento começa na próxima quarta-feira, dia 14 de abril, com uma etapa de 180 km que vai de Gravataí a Torres. Esse ano serão aproximadamente 750 km de percurso divididos em cinco etapas.

A prova tem nível 2.2 da UCI e será realizada com um sólido apoio financeiro da CBC (Confederação Brasileira de Ciclismo) por meio de um patrocínio firmado com o Banco do Brasil. A arbitragem será do colombiano César Augsto Sanches.

A Volta de Gravataí conta com as principais equipes e atletas do ciclismo nacional e vai reunir mais de 100 atletas, incluindo ciclistas de três equipes argentinas, uma do Uruguai e outra da Colômbia. A rádio uruguaia “Rádio Cristal” terá um veículo que vai acompanhar a caravana e fará a transmissão ao vivo de todas as etapas para uma rede de rádios daquele país.

O uruguaio Ramiro Cabrera, campeão do ano passado, que é radicado no interior de Santa Catarina e defende a equipe Avaí de Florianópolis, confirmou presença no evento.

“Este evento insere Gravataí no cenário internacional do ciclismo”, definiu Marcos Lorenz, presidente da Federação Gaúcha de Ciclismo.

A Volta tem também o importante apoio da Prefeitura Municipal de Gravataí.

“A administração busca fomentar diferentes tipos de esportes na cidade, exemplo disto é a diversidade de modalidades oferecidas por meio dos núcleos esportivos”, afirmou a prefeita de Gravataí, Rita Sanco.

DUAS ETAPAS DE MONTANHA

A Volta Ciclística Internacional de Gravataí é famosa pela dureza de suas etapas, com muitas subidas de serra. Todas as etapas terão início às 9 horas.


Após os 180 km da primeira etapa na quarta-feira, entre Gravataí e Torres, os ciclistas encaram no segundo dia a Serra Gaúcha. Serão 140 km saindo de Torres, a altitude de 50 metros, para alcançar 1.050 metros de altitude na cidade de Cambará do Sul.


A terceira etapa na sexta-feira também será muito exigente, com 160 km e início em Cambará do Sul, passando por São Francisco de Paula, de onde descem a serra até Taquara, via Igrejinha e Três Coroas, para subir a serra de Gramado até chegarem em Canela.


No sábado, os atletas terão uma etapa mais tranqüila, com 110 km entre Canela e Gravataí.


O último dia de disputa começa em Gravataí e terá 150 km de percurso misto, com subidas, descidas e trechos planos. Os atletas vão passar por Taquara, Rolante, Santo Antonio da Patrulha, Glorinha e fazem a última chegada em Gravataí onde serão conhecidos os campeões.

ETAPAS

14/04 – 1ª – Gravataí-Torres – 180 km
15/04 – 2ª – Torres-Cambará do Sul – 150 km
16/04 – 3ª – Cambará do Sul-Canela – 160 km
17/04 – 4ª – Canela-Gravataí – 110 km

18/04 – 5ª – Gravataí-Taquara-Rolante-Sto Antônio-Glorinha-Gravataí – 150 km

SELEÇÃO GAÚCHA DEFINIDA

A seleção gaúcha, comandada por Darmes Labatut, terá seis atletas e já está definida. O time será formado por Cleiton Fadaneli (Caxias do Sul – equipe  Squadra Santé), Leonardo Poletto (Bento Gonçalves - equipe ABC Concresul), Eduardo Quadrado (Porto Alegre – equipe GNG), Lucas Barcellos (Porto Alegre – equipe Elipse Software), Everson de Assis Camilo – (Carazinho – equipe Acivas Beto’s Bike) e Roberto L. Rodrigues Jr (Novo Hamburgo – equipe Acivas Beto’s Bike). Os reservas são Jair Farias, Lincoln Belegardes e Marcelo de Castro.

A sétima edição da Volta Ciclística Internacional de Gravataí é uma realização da Federação Gaúcha de Ciclismo, Confederação Brasileira de Ciclismo e da União Ciclística Internacional com o apoio da Brigada Militar Comando Rodoviário, DAER, Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Prefeitura Municipal de Cambará do Sul, Prefeitura Municipal de Torres e Prefeitura Municipal de Canela, com a promoção da Prefeitura Municipal de Gravataí. O patrocínio é do Banco do Brasil com o apoio do Ministério dos Esportes.

Por Marcos Adami

Mais informações no site oficial do evento: http://voltainternacional.wordpress.com

Envie seu Comentário