Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Rio do Rastro espera o campeão entre 19 ciclistas

24 de abril de 2010 1


Hoje a camisa amarela está com Guevara, e amanhã, estará com que??

É no cartão postal de Santa Catarina, a Serra do Rio do Rastro em Bom Jardim da Serra, que termina a 23ª edição do Tour de Santa Catarina. Após 619 quilômetros de competição amanhã conheceremos o campeão da competição. A largada acontece a 18 metros de altitude, na cidade de Forquilhinha, Sul do estado, às 10 horas da manhã. Serão 94 quilômetros até o Mirante da Serra.

A etapa é o palco dos escaladores, não é uma das mais duras da competição, mas é decisiva, é na Rio do Rastro que os candidatos ao título ganham muito tempo sobre os demais ciclistas do pelotão. Alguns conseguem melhorar o tempo na classificação geral. 

Os favoritos a vencer esta edição do Tour são os ciclistas colombianos da equipe EPM-UNE/Colômbia, isto se deve ao estilo da competição com inúmeras subidas e a temida Rio do Rastro os favorece. E porque os treinos e corridas na altitude de Medellín, capacitam o organismo a transportar mais oxigênio, com isso os “chicos” ficam menos ofegante e demoram para sentir o desgaste. Mas eles negam o favoritismo e a superioridade.

È no inicio do concreto, a 7,5 km da chegada, que a corrida começa a ser definida. É ali que, o grupo de favoritos, normalmente sempre ataca. Quem estiver bem que acompanhe. Além de leveza, agilidade e força, para subir a Rio do Rastro, os ciclistas precisam mudar as engrenagens da magrela. Trocam por uma que possibilite pedaladas mais leves, permitindo que a velocidade aumente com o constante giro dos pedais. Atualmente para subir a Rio do Rastro eles usam uma coroa de 34 ou 39 “dentes”, e uma catraca que vai de 12 a 27 “dentes”. O vencedor deve usar 39 x 25. Na década de 90 a engrenagem mais leve era 42 x 21, como faziam força. 

É a 1.464 metros de altitude que campeão será conhecido, ali poderá posar para fotos vestindo a camisa amarela, símbolo da liderança, e com umas das mais belas paisagens de Santa Catarina, no segundo plano. 

Para ver os que tem chances, clique aqui

Comentários (1)

  • rogerio maesm diz: 24 de abril de 2010

    Boas Cleber,

    Que show as fotos, Rio do Rastro é uma Clássica pode não ser imponente mas se impõe por ser a dama das serras de nossa região, e as poucos ela te cobra ou pelo cansaço das provas ou pelo desconhecimento dela, nós temos uma vantagem, pequena mas temos. parabéns pelas fotos e nos manter informado sobre o que acontece neste mundo fantastico do ciclismo.
    Que amanhã vença o melhor e que Deus proteja a todos.

    Se possivel mande um grande abraço para o pessoal da equipe de Joinville, quem sabe o Fabio Nery mostra todo o potencial que tem.
    Um grande abraço Cleber e parabéns.

    Bom descanço.

Envie seu Comentário