Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Colombianos confirmam favoritismo e vencem o Tour de SC

25 de abril de 2010 2

O charme da subida da Serra do Rio do Rastro é retratada com dureza pelos ciclistas. E nesta sinuosa subida foi decidida a 23ª edição do Tour de Santa Catarina. O ciclista Stiver Ortiz  da equipe EPM/UNE colombia sagrou-se campeão da competição. Stiver completou os 619,3 quilômetros da competição em15 horas 17 minutos e 02 segundos. A competição que iniciou no dia 21 em Joinville, norte de Santa Catarina, teve seu término neste domingo. A 5ª e última etapa largou em Forquilhinha e chegou no alto de um dos cartões postais do Brasil, a Serra do Rio do Rastro, em Bom Jardim da Serra, sul do estado.  

A equipe colombiana reinou na última etapa da competição. Três colombianos ocuparam as primeiras colocações. O vencedor foi Giovanni Baez, ele percorreu os 118,4 quilometros da jornada em 02horas 49 minutos e 50 segundos. Em seguida chegaram, respectivamente, Juan Soares e Stiver Ortiz. O melhor brasileiro na etapa foi Renato Seabra, da euipe DataRo, que chegou 18 segundos após o vencedor.

O ciclista da equipe joinvilense Felej/HSK Renan da Silva, andou escapado do pelotão, junto com mas três ciclistas durante 80 quilômetros. Eles foram alcançados no inicio da Serra. Um pequeno pelotão andou junto até a marca de 8 quilômetros antes da chegada. Foi quando o colombiano Juan Soares atacou e subiu, sozinho, boa parte do trecho mais duro. Quando um grupo ainda mais restrito chegou Soares, foi Baez quem atacou para vencer.  “Foi uma etapa muito dura, tivemos de controlar a corrida desde o ínicio” disse Baez.

“Foi uma competição disputada, vários líderes, mas estou muito contente com o trabalho realizado pela equipe”, disse o campeão desta edição do Tour. Para a arbitrá geral, Carmem Jaimes de Machado, ” O Tour de Santa Catarina evoluiu muito. Há uma harmonia entre os envolvidos. O nível dos ciclistas está muito bom”. Carmem pode opinar porque há 12 anos arbitrou a 11ª edição do Tour. João Carlos de Andrade, diretor do Tour, pretendente ainda neste ano realizar uma edição que está atrasada, por conta das fortes chuvas que castigaram o estado em 2008, ano em que a competição foi suspensa.

Confira as classificações:

4_etapa_stage_41

4_etapa_geral_stage_4_general3

4_etapa_equipes_stage_4_teams2

4_etapa_montanha_stage_4_climbs1

4_etapa_pontos_stage_4_points1

Comentários (2)

  • FAB1000 diz: 25 de abril de 2010

    Chefe, excelente cobertura. Vc poderia entrar em contato com o pessoal do Cyclingnews e passar um release da prova nos próximos anos, não só da Volta de SC como das demais provas UCI que estiver cobrindo.
    É o 2o ano que acompanho a prova pelo seu blog por dica do Zaka do MagliaRosa.

    Já fiz quase todo o roteiro da volta quando fui do Rio ao Chuí e pude constatar não somente a beleza da região como a dureza das estradas. Mas pretendo fazer só um comentário extra de quem acompanha a competição de fora do estado, no caso sou do Rio de Janeiro. Porque os organizadores não tentam fazer um prólogo, proibindo as bikes de CR pra facilitar a logística, em Florianópolis? A visibilidade aumentaria muito não só pra quem pratica o esporte como para os demais cidadãos. Talvez desse até pra fazer a cobertura televisiva visto o tempo ser pequeno. Imagina ali na Av. Beira Mar com a ponte Hercílio Luz ao fundo?

    Obs.: Vc publicou o resultado da 4a etapa 2X e faltou a 5a e o resultado final.

    Abraço e bom trabalho,
    Fabricio.

  • Vinicius Hernandes – Joinville diz: 26 de abril de 2010

    Olá Pokemon!

    Parabéns pela cobertura da Volta. Pudemos acompanhar mais de perto por meio dos seus posts.

    Um abraço.

Envie seu Comentário