Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Jérome Pineau consagra fugitivos na 5ª etapa do Giro

13 de maio de 2010 0






O francês Jérome Pineau forneceu à formação belga da Quick Step a segunda vitória das cinco etapas disputadas na Giro D’ Itália ao bater os companheiros de fuga, Julien Fouchard (Cofidis) e Yukiya Arashiro (Bouygues Telecom) na chegada em Novi Ligure após 168 quilômetros.

Pineau foi o mais rápido na chegada, explorando ao máximo, nos metros finais, a roda de Arashiro, o primeiro dos três fugitivos a tentar a sua sorte à entrada do último quilômetro quando o pelotão, sucessivamente liderado pelas equipes com sprinters – coube à Team SKY e à Lampre o trabalho na parte final, que ameaçava neutralizar a fuga.

Na geral do Giro, a quinta etapa, que celebrava algumas figuras históricas do ciclismo italiano, não provocou mudança na liderança, tendo Vincenzo Nibali (Liquigas) permanecido de camisa rosa sem grandes sobressaltos.

A vitória da fuga foi construida ainda na primeira hora de corrida, 46 km/h de média, quando Pineau (Quick Step), Fouchard (Cofidis), Voss (Milram) escaparam do pelotão após 40 quilômetros e se juntaram a Arashiro (Bouygues). A diferença entre fugitivos e pelotão foi gradualmente aumentado graças à boa colaboração dos aventureiros que, além dos interesses conjuntos, obedeciam a objetivos diferenciados dado que Voss, portador da camisola da montanha, interessava-lhe, antes de mais, somar pontos nesta classificação. O esforço do corredor germânico funcionou, pois ganhou duas contagens do dia, no entanto, as forças escassearam ao homem da Milram que sobrou perante os companheiros de fuga a 25 quilômetros da chegada quando os seus antigos colegas de escapada somavam cerca de 2m30s diante da perseguição.

Garmin-Transitions, Lampre e HTC-Columbia foram, nesta fase, as mais ativas diminuindo uma diferença que na entrada dos últimos cinco quilômetros estava em meio minuto. Com uma sucessão de curvas a aumentar o ritmo da “caçada”, Arashiro queimou primeiro as suas munições bastando a Pineau o sangue frio que daria à sua equipe a segunda vitória na prova italiana.

Por João Santos, jornalciclismo

CLASSIFICAÇÕES

5ª etapa: Novara – Novi Ligure 162km
Média de 43,211 km/h

1 Jerome Pineau (Fra) Quick Step 3:45:59
2 Julien Fouchard (Fra) Cofidis, le Credit en Ligne
3 Yukiya Arashiro (Jpn) Bbox Bouygues Telecom
4 Tyler Farrar (USA) Garmin – Transitions 0:00:04
5 Gregory Henderson (NZl) Sky Professional Cycling Team
6 Alessandro Petacchi (Ita) Lampre-Farnese Vini
7 Graeme Brown (Aus) Rabobank
8 Andre Greipel (Ger) Team HTC – Columbia
9 Lucas Sebastian Haedo (Arg) Team Saxo Bank
10 William Bonnet (Fra) Bbox Bouygues Telecom
135 Murilo Antonio Fischer (Bra) Garmin – Transitions 

Geral individual

1 Vincenzo Nibali (Ita) Liquigas-Doimo 14:30:03
2 Ivan Basso (Ita) Liquigas-Doimo 0:00:13
3 Valerio Agnoli (Ita) Liquigas-Doimo 0:00:20
4 Matthew Goss (Aus) Team HTC – Columbia 0:00:26
5 Andre Greipel (Ger) Team HTC – Columbia
6 Alexandre Vinokourov (Kaz) Astana 0:00:33
7 Vladimir Karpets (Rus) Team Katusha 0:00:39
8 Richie Porte (Aus) Team Saxo Bank 0:00:45
9 David Millar (GBr) Garmin – Transitions
10 Paolo Tiralongo (Ita) Astana 0:00:59 
158 Murilo Antonio Fischer (Bra) Garmin – Transitions 0:14:33

Envie seu Comentário