Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

William Alexi nos Jogos Olímpicos da Juventude Cingapura 2010

05 de agosto de 2010 0

 

O mountain biker William Alexi (Coyotes/Norte Fomento Mercantil/Race Pace/Atlas) embarca no dia 08 de agosto para Cingapura, onde disputará a medalha do “revezamento do ciclismo” nos Jogos Olímpicos da Juventude.

 

Numa iniciativa do COI – Comitê Olímpico Internacional – será realizado de 14 a 26 de agosto em Cingapura, os primeiros Jogos Olímpicos da Juventude. A competição terá a presença de 3.600 atletas entre 14 e 18 anos de idade e ainda 1400 técnicos e dirigentes de 205 países, buscando medalhas em 26 diferentes esportes.

Os Jogos Olímpicos da Juventude são divididos em três faixas etárias de acordo com a modalidade. Serão 27 provas para atletas entre 15 e 16 anos, 111 provas para atletas de 16 a 17 anos, e 63 provas para atletas entre 17 e 18 anos, faixa que se aplica ao ciclismo. As novidades também estarão nos esportes, como no basquete 3 x 3, no revezamento do ciclismo, e nas equipes mistas de homens e mulheres e países diferentes.

A delegação brasileira (Time Brasil) contará com 81 atletas disputando 21 modalidades.

A modalidade ciclismo tem a equipe formada por 3 homens e 1 mulher;

Cada homem participa de uma prova específica e a mulher precisa participar de 3 corridas, ainda no último dia têm a prova de ciclismo de estrada com a participação dos 3 garotos. Concorrem a medalha do ciclismo 32 países, que foram classificados por critérios de performance e universalidade. Detalhe importante do “revezamento do ciclismo” é que não existe medalhas por provas, apenas por equipes, na soma de todos os resultados.

 

Masculino

 

17/08 – 32 participantes – Mountain Bike Cross Country Olímpico – William Alexi

18/08 – 32 participantes – Ciclismo Contra-relógio – Guilherme Pinerua

19/08 – 32 participantes – BMX – Leandro Miranda

22/08 – 96 participantes – Ciclismo estrada – os três brasileiros participam

 

Feminino

 

17/08 – 32 participantes – Mountain Bike Cross Country Olímpico – Mayara Perez

19/08 – 32 participantes – BMX – Mayara Perez

22/08 – 32 participantes – Ciclismo Contra-relógio – Mayara Perez

 

O jovem atleta William da Alexi da equipe Coyotes/Norte Fomento Mercantil/Race Pace/Atlas, recebeu a convocação da Confederação Brasileira de Ciclismo no mês de abril, desde lá tramitou todo o processo de inscrição e exames médicos, até que no dia 15 de julho foi oficializado sua ida para Cingapura. Nos dias 30 e 31 de julho, William participou do seminário do COB na cidade de São Paulo; o evento contou com grande parte dos 81 atletas que compõe o “Time Brasil”, e lá foram abordados todos os assuntos referentes aos Jogos Olímpicos da Juventude e a viagem da delegação. Os atletas também receberam o material oficial da “Olympikus” com mais de setenta itens incluindo uniformes de competição e de treino. Nesta semana William está preparando o equipamento que utilizará em Cingapura:

Para a prova de XCO será utilizado a bike Zenith modelo SAGA Expert, com freios Formula RX;

Para prova de estrada utilizará a bike Zenith modelo INNUENDO.

William utiliza também óculos e capacetes da marca Alpina.

 

O Embarque é agora no domingo dia 08, serão mais de 20 horas de vôo, chegando lá têm o fuso horário 11 horas a nossa frente. Dia 14 participa da cerimônia de abertura dos primeiros Jogos Olímpicos da Juventude, dias 17 e 22 são suas corridas, dia 26 cerimônia de encerramento, e o retorno ao Brasil é dia 28.

 

Com esta viagem, William terá de abrir mão de disputar o título na categoria Junior da Copa Internacional Levorin em Minas Gerais, competição da qual assumiu a liderança após a vitória na 2ª etapa no mês de junho. Também não vai aos Joguinhos Abertos de Santa Catarina de 22 a 25 de agosto. E ainda ficará de fora do Campeonato Mundial de Mountain Bike de 1º a 5 de setembro no Canadá. William estava pré-selecionado para o Canadá, mas devido ao seu retorno tardio de Cingapura, o técnico da seleção brasileira de mountain bike considerou que sua reabilitação devido ao fuso horário não seria suficiente para encarar a prova Junior dia 02/09.

 

Além das disputas esportivas, os Jogos da Juventude terão intensa programação cultural e educativa, que pretende introduzir de forma lúdica os jovens atletas no Olimpismo e os valores olímpicos, além de sensibilização para questões importantes, tais como os benefícios de um estilo de vida saudável e a luta contra o doping.

 

Os Jogos Olímpicos da Juventude Cingapura 2010 serão transmitidos pela rede Record de televisão.

 

Mais informações nos sites oficiais:

 

www.cob.org.br

www.singapore2010.sg

www.olympic.org

www.uci.ch

 

Atenciosamente,

 

Roger Bergmann

Dirigente da Equipe Coyotes/Norte Fomento Mercantil/Race Pace/Atlas

Envie seu Comentário