Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Giro Internacional do Interior de SP começa nessa terça-feira, serão 462km até domingo

14 de março de 2011 0

Está tudo pronto para o início da quarta edição do Giro Internacional do Interior de São Paulo. O evento começa oficialmente às 19 horas dessa terça-feira, dia 15 de março, e abre a temporada brasileira das provas de ciclismo de estrada disputadas em etapas.

A competição tem como sede a Estância Turística de Barra Bonita, a 278 km de São Paulo, e será disputada em um prólogo e mais quatro etapas, com um total de 462 quilômetros de percurso. A etapa final será no próximo domingo, dia 20 de março.

O primeiro desafio dos 121 ciclistas das 22 equipes (formadas por quatro ou seis ciclistas) será um prólogo individual disputado num trajeto de 1.100 metros montado na Avenida Pedro Ometto, que margeia o Rio Tietê, no centro da Estância Turística de Barra Bonita. A concentração de largada e chegada será na antiga rodoviária a partir das 18 horas.

O Giro Internacional do Interior de São Paulo é uma realização da Prefeitura da Estância Turística de Barra Bonita, com supervisão da Federação Paulista de Ciclismo, da Confederação Brasileira de Ciclismo e da UCI (União Ciclística Internacional), com graduação 2.2 UCI e pela segunda vez consecutiva a prova conta pontos no ranking internacional.

Além das principais equipes do Brasil, o Giro do Interior tem também a presença de cinco equipes estrangeiras, sendo três da Argentina, uma seleção do Paraguai e outra dos Estados Unidos.

AS EQUIPES

Clube DataRo de Ciclismo
Memorial/Prefeitura de Santos/Giant
Funvic/Sundown/Pidamonhangaba
Avaí/Florianópolis/APGF
PZ Racing/Rafactor/DKS Bikes/SEJEL/Ribeirão Pires
ALC/Lençóis Paulista
Associação Desportiva Barra Bonita-ADEBB
Selam Piracicaba/Espaço Bike
ADF Liners, Pro-Event/Seleção de Marília
FW Engenharia/Amazonas Bike/Três Rios/Trotz
Velo/Seme/Rio Claro
Padaria Real/Caloi/Céu Alimentos
São Lucas/Giant/Cicloravena/Americana
Associação Batataense de Ciclismo/Pasion Bike
São Francisco Saúde/KHS/Ribeirão Preto
Altolim/Assis
Start Cycling (ARG)
ERT Start Sub-23 (ARG)
Hatch/Ingeosat (ARG)
Seleção dos Estados Unidos
Seleção do Paraguai

DESTAQUES DA COMPETIÇÃO

O paulista Renato Seabra, atual campeão do Giro do Interior, está confirmado na prova e vai competir ao lado de Eduardo Pereira, Cristian Rosa, Rodrigo Araújo de Melo, Felipe Delai Silva e Gregory Panizo, sob o comando do experiente Hernandes Quadri Júnior.

Equipe da casa

Barra Bonita estará representada pela primeira vez no Giro do Interior de SP com a equipe local formada por  Rodrigo Pullini, Fabio Garcia Belavitta, Alexandre dos Santos, Dogmar Albuquerque, Carlos Augusto Resta e Mário Stanguerlin, sob a direção técnica de Dinarte Duarte  e com Marcos Levoratto como auxiliar técnico. O time tem o patrocínio da ADEBB (Associação Desportiva Barra Bonita) e o apoio da Serepeças, Ferros Gallo, Academia Unidade Ativa e Sped Form Suplementos.

A idéia de uma equipe da casa surgiu em uma das  reuniões com o Secretário de Esportes José Carlos Vorós (o Alemão), o vereador Niles Zambelo e os ciclistas da cidade.

“Nosso objetivo é simplesmente completar todo o trajeto, pois estaremos competindo contra os melhores ciclistas do País e alguns estrangeiros”, resume Rodrigo Pullini. A prova vai servir de preparação para os Jogos Regionais para os ciclistas da ADEBB.

André Pulini, ciclista e organizador

Uma equipe que promete surpreender os favoritos é o time da cidade de Americana, que tem os patrocínios da UAC, São Lucas, Giant e CicloRavena. A equipe está renovada e traz no seu elenco André Pullini, o ciclista e organizador do evento que terminou em quarto na geral do Giro do Interior de SP na edição de 2010. A equipe foi reforçada também com Eduardo Pinheiro (Wolverine), oitavo colocado na Copa América.

Completam a equipe de Americana os experientes Rafael Serpa (vencedor de uma etapa no Torneio de Verão 2011), Geraldo Silva (campeão da Copa América 2010), Jean Marciel e Wilian Solera.

Ribeirão Preto

Outra equipe que vem forte para o Giro do Interior é Ribeirão Preto, que traz na escalação o paulistano Luis Amorin, o Luisão, atleta que venceu a competição em 2009. O time ribeirão-pretano tem o patrocínio da São Francisco Saúde, KHS e da Secretaria Municipal de Esportes de Ribeirão Preto.

“Estou me sentindo muito bem. Fiz uma boa preparação e vou buscar o melhor resultado para a equipe de ciclismo de Ribeirão Preto”, disse Luisão, que também foi vice-campeão da prova em 2008. No ano passado, o atleta ficou de fora da competição porque estava com a seleção brasileira.

“Não me considero favorito porque o regulamento da prova foi alterado e não tem mais a etapa de contra-relógio. Com isso, ficou mais complicado para mim e a prova ficou mais aberta. Agora todos os atletas aparecem como candidatos ao título”, acrescentou.
Além de Luisão, a equipe de Ribeirão Preto ainda estará representada na competição por Thiago Damasceno, Carlos França, Michel Fernandez, Thiago Nardin, Felipe Nardin, Bruno Dornelles e Wagner Alves.

ETAPAS

15/03 – 19h – Prólogo – Contrarrelógio – 1.100 metros
16/03 – 9h – Etapa 1 – Barra Bonita-Macatuba-Mineiros-Barra Bonita – 122km
17/03 – 9h – Etapa 2 – Bocaina-Itapuí-Garapuã-Bocaina – 118km
18/03 – 9h – Etapa 3 – Igaraçu do Tietê –Agudos-Igaraçu do Tietê – 152km
19/03 – 9h – Etapa 4 – Barra-Macatuba–Barra-Macatuba–Barra Bonita – 69km

SOBRE BARRA BONITA

Desde 1964, a cidade ostenta o título de “Cidade Simpatia” e atualmente conta com pouco mais de 35 mil habitantes (Censo IBGE 2005).
Rodeada por gigantescas plantações de cana-de-açúcar, a Estância Turística de Barra Bonita foi fundada em 1883 e fica a 278 km da capital São Paulo.

Entre os principais atrativos turísticos da cidade está a Eclusa de Barra Bonita, que foi a primeira da América do Sul a ser explorada turisticamente. Eclusa é uma espécie de elevador para grandes embarcações. A de Barra Bonita tem 142 metros de comprimento, 12 metros de largura e 25 metros de desnível.

A quarta edição do Giro Internacional do Interior de São Paulo tem os patrocínio do Banco do Brasil, o banco do ciclismo brasileiro, e da Estância Turística de Barra Bonita, com o apoio da Policia Militar e Rodoviária do Estado de São Paulo, DER (Departamento de Estradas e Rodagem de São Paulo), Prefeitura Municipal de Bocaina, Prefeitura Municipal de Itapuí, Prefeitura Municipal de Macatuba, Prefeitura Municipal de Igaraçu do Tietê, Prefeitura Municipal de Borebi, Prefeitura Municipal de Agudos, Prefeitura Municipal de Mineiros do Tietê e Classificados Bikemagazine. A realização é da Prefeitura da Estância Turística de Barra Bonita, com supervisão da Federação Paulista de Ciclismo, da Confederação Brasileira de Ciclismo e da UCI (União Ciclística Internacional).

Envie seu Comentário