Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

MULTISPORT BRASIL ESPALHOU 90KM DE EMOÇÃO PELA ILHA DE FLORIANÓPOLIS

21 de março de 2011 0


Atletas de todos os cantos do Brasil enfrentaram 90 km de corrida, mountain bike e canoagem, cruzando a ilha de Sul a Norte, no sábado (19).

Catarinense Daniel Meyer foi o campeão geral e Camila Nicolau, de São Paulo, foi a mulher mais rápida


Suor, superação, adrenalina, coleguismo, emoção, diversão e paisagens exuberantes e desafiadoras foram o tempero do Multisport Brasil – o triatlo das montanhas – que cruzou a ilha de Florianópolis de Sul a Norte no último sábado (19). Cerca de 160 aventureiros de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Brasília, Goiás e até da Argentina espalharam alegria e muita disposição por um percurso de 90 km dividido em oito etapas de corrida em trilhas, mountain bike e canoagem.

Contrariando a previsão de chuva do dia anterior, até o sol colaborou e deixou o dia ainda mais colorido. No final da tarde, durante a chegada dos atletas e a premiação, em Jurerê Internacional, quem deu um show foi a

lua: o céu limpo fez da “super lua”, fenômeno que só acontece a cada 18 anos, um presente da natureza para os atletas cansados, mas com a sensação de missão cumprida. “A quinta edição da prova foi um sucesso, pois conseguimos reunir atletas profissionais e amadores de variados níveis de condicionamento e promover uma grande confraternização que contagiou a ilha de Sul a Norte”, comemora o professor de educação física Anderson Roos, idealizador da prova no Brasil.

PERCURSO – Os 90km, que podiam ser cumpridos individualmente ou em equipes de até dez atletas, eram repletos de  trilhas, dunas, praias, morros, costões, estradas de terra, rio, mar e lagoa. A prova iniciou na praia da Armação com duas largadas: às 6h45 e às 7h45. Os atletas iniciaram o desafio correndo em direção à praia do Matadeiro, pegaram uma trilha até a Lagoinha do Leste e terminaram a primeira etapa no Pântano do Sul. Lá subiram nas mountain bikes para enfrentar o Morro do Sertão, passar pelo Ribeirão da Ilha e ir até o Campeche. No trecho seguinte, correram pelas dunas da Joaquina até a Avenida das Rendeiras, na Lagoa da Conceição, onde pegaram os caiaques e remaram até o Rio Vermelho.

Na segunda etapa de mountain bike era preciso percorrer trilhas arenosas dentro do Parque do Rio Vermelho. Depois os atletas correram por uma trilha com subidas e cerca de 320m de desnível que terminava em Ratones, onde iniciaram a segunda etapa de canoagem. Depois de remar até a praia da Daniela, os aventureiros ainda correram por trilhas e pela Praia do Forte até chegar a Jurerê Internacional.

RESULTADOS – Daniel Meyer (Força Vegana/Família Meyer), de Bombinhas (SC), foi o atleta mais rápido da prova. Ele completou o desafio individualmente em 8h19min17seg. “Esta é uma das provas que mais gosto de fazer”, conta.

Já o título de mulher mais rápida ficou com Camila Araújo Nicolau, de São Paulo (SP), que venceu o percurso em 9h10min12seg, conquistando o tricampeonato da prova. A atleta de 25 anos, que passou uma temporada de três meses na Nova Zelândia, onde participou da Coast to Coast,– a principal prova do gênero no Mundo – sofreu um pouco por conta do calor brasileiro, mas isso não a impediu de ser a campeã geral feminina.

“Um dos trechos mais complicados foi a corrida nas dunas. Para fazer a canoagem, que é o meu forte, trouxe dois caiaques, um mais estável e outro menos. Acabei optando pelo mais estável, já que o vento na Lagoa da Conceição estava forte, e foi uma boa estratégia”, explica a tricampeã.

Daniel e Camila garantiram uma vaga no 25º desafio Tetra del Chapelco, uma prova multiesportiva que inclui esqui realizada em San Martin de Los Andes, na Argentina.

Os melhores tempos da prova, porém, foram os dos trios. A equipe Cicles Hoffmann, de Florianópolis, foi a primeira a cruzar a linha de chegada com apenas 7h25min05seg de prova. “A equipe trabalhou unida, os três tiveram um desempenho bom, as transições foram rápidas e vencemos por conta de todo esse conjunto, da força de cada um”, avalia o atleta Pedro Pinheiro.

O segundo melhor tempo do Multisport ficou com a equipe Summershop, com atletas de Florianópolis e de Brasília, e o terceiro lugar entre os trios foi da equipe gaúcha Lagartixa/Run4Life/Ótica Vênus, de Porto Alegre, Canoas e Canela.

INTERNACIONAL – O advogado argentino Andrés Griffero aproveitou a participação no Multisport Brasil para trazer a família e conhecer Florianópolis de um jeito diferente. “É uma bela prova. O percurso é muito bonito, certamente voltarei outras vezes”, revela o atleta, que vai levar para a cidade de Cipoletti o troféu de primeiro colocado na categoria Individual Masculino Máster.

CORRIDA EM TRILHAS – Uma das novidades desta edição do Multisport Brasil foi o TRAIL RUNNING, uma corrida em trilhas de 9km. O desafio inédito, paralelo ao Multisport, reuniu cerca de 60 apaixonados por corrida e natureza. Após largar às 16h30 em Jurerê Internacional, os atletas passaram por trilhas, um morro de onde se tem uma visão de 360° das paisagens da região e pelas praias do Forte e Daniela. A chegada e a premiação também foram realizadas em Jurerê Internacional, onde o fim de tarde na praia ganhou clima de festa.

A competição foi disputada nas categorias masculina e feminina divididas por idade. Com 42min06seg de prova, o primeiro colocado geral da corrida foi o auxiliar de inspeção de Blumenau (SC) Gilberto Luiz Schmitt, de 22 anos. “Vim fazer apoio para meus amigos que fizeram o Multisport, decidi correr e acabei ganhando o primeiro lugar do Trail Running”, comemora o atleta, que já planeja fazer o Multisport no ano que vem.

Multisport: o que é? – “Inicialmente, as provas multiesportivas podem ser definidas como competições que reúnem mais de uma modalidade esportiva, como triatlo, duatlo e corrida de aventura. Porém, o que se convencionou denominar Multisport pelo mundo são as provas que envolvem corrida, canoagem e ciclismo, ou ainda, que incluam natação ou esqui”, explica Anderson Roos. O Multisport Brasil foi lançado em 2007 e inspirado na Coast to Coast, principal competição do gênero no mundo, realizada na Nova Zelândia, que cruza a ilha sul do país de costa a costa por 240km. “Achei que Florianópolis tinha esse espírito aventureiro e que já era hora de o Brasil ter uma prova nesse formato”, lembra Anderson.

As categorias do Multisport Brasil permitem a participação de atletas de elite, amadores e até dos especialistas em uma modalidade, que disputam a prova em trio reunindo os melhores da corrida, da canoagem e do ciclismo.

“O formato da prova propicia a participação de grupos com níveis diferentes de preparo físico. Além de correr com atletas de nível mundial, é possível competir na companhia de amigos pelo simples prazer de praticar esportes em meio à natureza. Quem corre 4km já é capaz de participar de uma equipe de revezamento”, explica Anderson Roos.

O Multisport Brasil e o Trail Running são promovidos pela Associação de Esportes na Natureza (Naturesporte) com apoio das polícias Militar, Militar Rodoviária e Guarda Municipal, além de caiaques Sipre, Banana Power, revista Go Outside, Bike Tech Floripa e camisetas X3.


RESULTADOS MULTISPORT BRASIL


INDIVIDUAL MASCULINO ELITE

1º Jonas Junckes – Restaurante Junckes – Gaspar (SC) – 8:47:17 2º Alexandre Carrijo Franco – Brasília Multisport – Brasília (DF) –

8:57:31 3º Thiago Felipe Viensci – Cateto Fantástico Desgarrado – Curitiba

(PR) – 9:56:54


INDIVIDUAL MASCULINO OPEN

1º Daniel Meyer – Força Vegana/Família Meyer – Bombinhas (SC)  – 8:19:17 2º Donga Rodriguez de Sousa – BikeFan/3Sports/Sport&Saúde – Campinhas (SP)  – 9:00:23 3º Flávio de Marco Garcia – Koru – Florianópolis (SC) – 9:16:18


INDIVIDUAL MASCULINO MASTER

1º Andres Griffero – Cipoletti (Argentina) – 9:12:58 2º Carlos César Schmitt da Luz – Florianópolis (SC) – 10:13:21 3º Maurício Pamplona – Drawtec Bela Vista – Gaspar (SC) – 11:46:37


INDIVIDUAL MASCULINO MASTER ELITE

1º Telesmagno Neves Teles – Trifit – Florianópolis (SC) – 9:25:32 2º Rolf Hilmann – Clínica Prontomed – Florianópolis (SC) – 9:31:38


INDIVIDUAL FEMININO ELITE

1º Camila Araújo Nicolau – Sâo Paulo (SP) – 9:10:12 2º Tatiana Queiroz – Pedacinho/Só Saúde – Brasilia (DF) – 9:49:31


INDIVIDUAL FEMININO OPEN

1º Andréia Cristina Coelho – Koru – Florianópolis (SC) – 10:08:46


REVEZAMENTO DUPLA

1º SME Apiúna/Renegados Team: Alexandro Cerutti e Maiquel Romani – Apiúna e Blumenau (SC) – 9:11:43 2º Canela Pro Adventure Dubbel – Rafael Polezi Lucas e Ronan Max Prochnow – Florianópolis (SC) – 9:14:43 3º Sonaraça/Estúdio Equilíbrio – Marcio Tomasi e Ricardo Pichler Jr. – Joaçaba (SC) – 9:16:22


REVEZAMENTO TRIO

1º  Cicles Hoffmann – Ramiro Isotton, Gean Ricardo Hoffmann e Pedro Pinheiro – Florianópolis (SC) – 7:25:05 2º Summershop – Fernandop Japiassu, Célio Borges e Cláudio Carranca – Brasília (DF) e Florianópolis (SC) – 7:45:18 3º Lagartixa/Run4Life/Ótica  Vênus – Charles Pierre da Silva, Marcio Scotti, Paulo Borges Jr. – Porto Alegre, Canoas, Canela (RS) – 7:54:30


REVEZAMENTO LIVRE

1º Na pista adventure – Daniel Brasil, Dieison dos Santos, Nivaldo Tomazi, Alessandro de Souza – Florianópolis (SC) – 9:14:31 2º PoaNoas – Júlio Zibetti, Vinícius Anderle, Gustavo Arruda, Cristiano Finkler – Canoas (RS) – 9:16:39 3º Team Bikenamidia.com – André Piva, Gustavo Carriço de Oliveira, Normando Vinícius Pereira, Alex Sneider Labrude, Fernando Bernardo, George Kusterko, Marcelo Kowalcsok – Florianópolis (SC) – 9:17:24


RESULTADOS TRAIL RUNNING


F1 – FEMININO ATÉ 40 ANOS

1º Valeria Carosanti

2º Patricia Scopel

3º Maria Angélica Lucca


F2 – FEMININO ACIMA DE 41 ANOS

1º Cláudia Morador Dias

2º Marise Eppinger


M1 – MASCULINO ATÉ 20 ANOS

1º Carlos Eduardo Meira


M2 – MASCULINO 21 A 30 ANOS

1º Gilberto Luiz Schmitt

2º Igor Gareca

3º Diego Marques


M3 – MASCULINO 31 A 40 ANOS

1º Fabio Jardim Vieira

2º José Adelino Correia

3º Julis Costa


M4 – MASCULINO 41 A 50 ANOS

1º Aderaldo Ramos do Nascimento

2º Gilson João de Oliveira

3º João Adolfo Czernay


M5 – MASCULINO ACIMA DE 51 ANOS

1º Marino Casagrande

2º Alcedir do Espírito Santo

3º José Maioral Junior

Envie seu Comentário