Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Artigo| Rumo à sustentabilidade

31 de julho de 2012 0

Estamos
construindo
uma estratégia
de crescimento
sob os pilares
econômico,
ambiental
e social

TULIO ZAMIN*

Vivemos numa sociedade onde os riscos com o consumo desenfreado dos recursos naturais precisam ser considerados por todos. As consequências desse descontrole exigem das sociedades modernas mudança profunda no comportamento e na forma de se relacionar com o planeta não apenas nas atitudes individuais, mas também nas práticas corporativas. Cada vez mais as empresas estão adotando novos procedimentos na prestação dos seus serviços.
O Banrisul fortalece este movimento ao aderir ao Relatório de Sustentabilidade vinculado à organização Global Reporting Initiative (GRI). Somos a primeira instituição pública gaúcha e a terceira empresa no Rio Grande do Sul a aderir a tal prática. Com esta medida valorizamos nossa marca no mercado financeiro mundial, pois cada vez mais o mundo está atento às boas práticas. Incorporamos em nosso Planejamento Estratégico (de 2011 a 2015) o desafio de caminhar rumo a uma política sustentável que oriente e fortaleça o conjunto das ações econômicas do banco numa perspectiva social e ambientalmente responsável.
Criada em 1997, a GRI disponibiliza uma importante ferramenta de gestão com indicadores de padrão mundial de acompanhamento na atuação de uma empresa. Tal procedimento torna as informações mais transparentes, permitindo observar anualmente a evolução de nossas posições e iniciativas tanto por analistas de mercado, como pelos órgãos de controle e a sociedade.
Alguns destes resultados apresentamos no último dia 19 de julho ao demonstrar os investimentos em acessibilidade, a redução no consumo de papel, energia e água, e incluir estes compromissos nas metas a serem atingidas pelo banco ao longo do ano. Desenvolvemos ações de apoio a iniciativas comunitárias onde atuamos em parceria com entidades educacionais na doação de computadores ou no incentivo a programas de educação ambiental. Investimos numa política de inserção do Banrisul em pequenos municípios, beneficiando comunidades que estavam excluídas do sistema financeiro. Instituímos uma política de tarifas reduzidas para clientes que não utilizam papel para a realização de serviços bancários ou buscam financiamento habitacional para empreendimentos sustentáveis no consumo de energia, saneamento e abastecimento de água.
Queremos ampliar o espaço para práticas sustentáveis ao disponibilizar, por exemplo, linhas de financiamento às prefeituras voltadas para obras em saneamento básico. No mesmo contexto está o crédito a projetos públicos ou privados voltados para geração e transmissão de energia limpa, como a construção de parques eólicos ou o incentivo à produção bioenergética. Além disso, o banco vem estimulando a geração de renda através de programas como o de Microcrédito, em parceria com o governo do Estado. O incentivo às agroindústrias familiares, feiras agropecuárias e à compra de equipamentos para qualificar as propriedades com o Pronaf _ Mais Alimentos faz parte de uma percepção sustentável para os negócios. Por meio destas linhas de crédito fomentamos e diversificamos a atividade produtiva regional, diminuindo desigualdades econômicas, melhorando a renda e promovendo o desenvolvimento em todo o Estado.
Com o Relatório de Sustentabilidade estamos construindo uma estratégia de crescimento sob os pilares econômico, ambiental e social para o Banrisul. Aspectos que entendemos fundamentais para uma empresa atenta às exigências do novo contexto mundial, comprometida com uma economia em equilíbrio e com a sociedade onde vive.
* Presidente do Banrisul

Envie seu Comentário