Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Artigo| OS DESAFIOS DA AGENDA 2020

28 de maio de 2014 0

RONALD KRUMMENAUER
Diretor executivo da Agenda 2020

Pode-se afirmar que os imensos obstáculos que o Rio Grande do Sul enfrenta para garantir às futuras gerações um lugar melhor para se viver e trabalhar são semelhantes aos que a Agenda 2020 têm diante de si: falta de uma integração genuína entre o poder público, a sociedade, universidades e trabalhadores; nem sempre o Rio Grande é a causa maior; a enorme resistência a mudanças por muitas categorias profissionais; a negação a reformas estruturais; a falta de participação e entendimento por todos _ principalmente lideranças _ que a força política é essencial na superação desses desafios.
Felizmente, diversas entidades, associações e mesmo grupos empresariais, como é o caso da RBS _ que tem dedicado especial atenção à educação _, realizam muitas ações de apoio para os mais variados projetos na tentativa de superar esses desafios. Entretanto, falta ainda uma união de esforços e de, principalmente, um maior número de lideranças comprometidas com esses objetivos e que persistam com esses projetos.
Graças ao apoio de centenas de voluntários e da sociedade, a curta linha do tempo da Agenda 2020 até agora _ 2006-2014 _ mostra que o movimento tem posto na pauta de discussões dezenas de temas fundamentais, como saneamento, previdência e também aprofundado a análise e colocado inúmeras propostas para o poder público na saúde, educação, segurança, infraestrutura  e ainda atingindo metas em áreas como inovação e tecnologia.
Planejamento de longo prazo de uma cidade ou região como tema de casa em muitos lugares do interior gaúcho é outra conquista da linha do tempo da Agenda 2020. O movimento colabora para mudar atitudes, comportamentos e estimula novos planos de conduta.
Na tarde desta quinta-feira, na Fiergs, centenas de gaúchos estarão discutindo esses desafios, voluntários do Interior pensando em desenvolvimento regional, e grupos focados em como melhorar a gestão pública. Todos buscando soluções, ajudando a Agenda 2020 a superar esses obstáculos e juntos sonhando com um Rio Grande do Sul melhor para se viver e trabalhar.

Envie seu Comentário