Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Artigo| DROGA NÃO É REMÉDIO

05 de junho de 2014 2

OSMAR TERRA
Deputado federal

 

Defensores da liberação da maconha dizem haver uma molécula na droga com efeito medicinal, e por isso a droga é remédio e deveria ser liberada. Nada mais enganador!
No cigarro de maconha existem mais de 400 substâncias que causam danos à saúde. Uma, o THC, causa transtornos mentais, desencadeia a esquizofrenia, incurável, e transtornos de humor como a depressão, com risco maior de suicídio. É causa importante de interdição de adultos jovens. Reduz reflexos, memória, inteligência, e capacidade de trabalho. Seus usuários têm mais dificuldade de conseguir emprego e chegar ao curso superior. Quando conseguem, ficam entre os mais baixos salários (Ferguson, DM, 2013 _ Ferguson DM & Broden JM, 2008).
Pesquisa do HC de Porto Alegre mostra que ela é a droga mais envolvida em acidentes de trânsito com vítimas fatais, o álcool fica em segundo lugar. Causa dependência química, e, quanto mais jovem o usuário, maior o risco (Inpad, 2012). A maconha usada hoje é uma variedade 10 a 20 vezes mais potente do que aquela de 15 anos atrás. Segundo a Undoc, órgão da ONU, 83% dos dependentes de crack e heroína começaram nas drogas ilícitas como a maconha. Estudos da Fundação Britânica de Pneumologia mostram que a erva causa mais câncer de pulmão nos seus usuários do que o tabaco.
Achar que fumar maconha pode ser tratamento é um completo absurdo. Nada impede, porém, que uma molécula da planta, como o canabidiol, tenha efeito benéfico em alguma doença rara. Se comprovado, deverá ser isolada e utilizada para aquela finalidade específica. É muito diferente de fumar maconha.
A morfina é uma substância derivada da papoula, a planta que produz a heroína. Porém, é utilizada em casos específicos de dor intensa. A bradicinina é uma substância com excelentes resultados em hipertensão arterial, vem do veneno da jararaca. Ninguém receita injeção de heroína para tratar dor, nem picada de jararaca para “pressão alta”.
Uma coisa é usar determinada molécula de uma planta para fins medicinais, outra é usar isso como desculpa para se drogar. Usar drogas nunca foi nem será tratamento para qualquer doença, muito pelo contrário!

Comentários (2)

  • João Meirelles diz: 8 de junho de 2014

    Meu Deus, sempre me enganaram….sempre pensei que Tylenol fosse droga, Buscopan, Diasepan, Paracetamol, Rivotril, Ritalina….nossa, me enganaram a vida inteira.

  • Francisco Alves diz: 12 de junho de 2014

    Espero que esse texto seja datado de meados de 1950, porque essas informaçôes me parecem bem desatualizadas, 40% das pessoas que estão em hospitais hoje é por causa do tabaco, bora proibir? Sai pra lá com esse teu preconceito, você não me representa. Torço pelo fim do seu mandato, abraço

Envie seu Comentário