Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Coldplay plagiou ou não Satriani? Tire a prova

09 de dezembro de 2008 3

O Coldplay corre o risco de não parecer mais tão brilhante assim/Divulgação

Esse negócio de o Coldplay ter plagiado trechos de “If I Could Fly”, do guitar hero Joe Satriani, na música “Viva la Vida” pode acabar mal – pra banda inglesa. Um sujeito pegou as faixas, mixou as duas juntas, jogou no Youtube e o resultado, se não for plágio, se configura como o maior caso de coincidência na história da composição pop. A melodia e a progressão de acordes são idênticas. Satriani, claro, ficou uma arara e botou Chris Martin e cia. na Justiça. O vídeo está aí pra você tirar suas próprias conclusões. Ah, antes que esqueça: este ano mesmo Chris Martin já tinha sido acusado de plágio. Andrew Hoepfner, vocalista da desconhecida banda americana Creacky Boards, disse que “Viva La Vida” é idêntica a sua “The Songs I Didn`t Write”. Fui lá conferir, e realmente há semelhanças, mas bem menores do que com as de Satriani. Postei o desabafo de Hoepfner logo em seguida.

Postado por rubensherbst

Comentários (3)

  • pablo diz: 9 de dezembro de 2008

    sim… é claro… o cara plagiou e ainda colocou na música que dá nome ao disco!!!! quantas músicas você já ouviu e pensou? poxa. acho que já ouvi isso em algum lugar!!! é comum e não acredito em plágio. engraçado é o cara entrar com o processo bem quando a banda recebe 7 indicações para o grammy. hummmmmm….

  • Parffit diz: 9 de dezembro de 2008

    Sem querer defender nem acusar ninguém, mas ao compor uma música sou obrigado a conhecer todas as músicas compostas no universo?
    Claro que existem casos de plágio, pois o ser humano curte uma falcatrua mesmo, mas também acredito na possibilidade de ocorrerem coincidências.

  • Marzio diz: 9 de dezembro de 2008

    Olha, ao contrário do que a maioria está dizendo, acredito que pode ser uma coincidência sim, por que esta progressão de acordes e a melodia não tem nada de genial, exótico ou…, enfim é boa, mas não diferente, é bem comum. Pra mim esse som, essa melodia, é perfeita para um jingle de propaganda de cosméticos femininos tipo…Loreaaaalll…Monange ou algo do gênero. Feche os olhos e imagine.
    Abraço

Envie seu Comentário