Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Posts de abril 2009

Abram alas pro Depeche Mode

30 de abril de 2009 4


Meu camarada Pablo Geratti já está em polvorosa, ensaiando a plenos pulmões “Just Cant` Get Enough” e assistindo a cada 15 minutos o perturbador clipe de “Wrong” (esse aí debaixo), primeiro single do recém-lançado “Sounds of the Universe”. Tudo por causa do anúncio da vinda do Depeche Mode ao Brasil em outubro: dia 22 no Rio e dia 24 em São Paulo. Os locais dos shows e o preço dos ingressos – que começam a ser vendidos em 25 de julho – ainda não foram divulgados. Mas isso é o de menos. Ou não?

Postado por rubensherbst

Escuridão solar

30 de abril de 2009 1

O melhor título pro terceiro disco do Kratera não é Vista pro Caos, mas sim Sol em Tabletes, a faixa de abertura. É a sensação que o ouvinte tem diante do álbum, a de estar absorvendo rajadas solares em doses homeopaticamente intensas, que vão derretendo nossas defesas aos poucos e exalando um cheiro de queimado assim que o laser pára de rodar. São os ouvidos incinerados.

Mais uma vez, a banda ilhoa emite uma luz incandescente nesse cada vez mais efervescente cenário barriga-verde. São apenas oito faixas (e uma delas é apenas uma vinheta), mas é o suficiente pra ter a certeza de que o quarteto acertou em cheio ao dar outras cores – talvez um azul escuro, um roxo - ao seu stoner manezinho. Os riffs pesadíssimos continuam dando o direcionamento, como na faixa-título, em As Mesmas Botas, Sol em Tablete e na matadora road song Cacos de um Franco Atirador.

Já em Semideusa, a banda tasca um violão no meio da fúria sônica, não pra interromper o fluxo, mas pra ressaltar a dubiedade de climas e sensações da canção. Na acústica Os Olhos da Cidade são Meus, é a guitarra que surge pra contaminar a calmaria, acelerando as distorções da realidade refletidas na letra. Aliás, é preciso dizer que Roberta Kieffer está cantando melhor do que nunca.

Tenho pra mim que muita dessa eficácia vem de Márcio Galináceo e Gastão Moreira, dois sujeitos com larga experiência nas costas, de um bom gosto a toda prova e os olhos fixos num tipo de som específico, e nele centram fogo. Pois é flutuando na órbita dos sons pesados setentistas que o Kratera se dá o direito de arriscar. Só pra quem conhece mesmo.

E sabem do melhor? Tá facinho pra baixar, basta clicar aqui.

Postado por rubensherbst

Esses vão no Tempestt

30 de abril de 2009 0

Olha aí a relação dos que vão por conta do Orelhada no Tempestt, nesta quinta (30), no Don Rock:

Arildo Barcelar

Aline Broch

Guilherme Heiber

Juliana Maul

Douglas Torraca

Desta vez, nada de passar aqui no AN. Toquem direto pro Don Rock, na hora do show, com um documento à mão, porque seus nomes vão estar na portaria. E podem agradecer o Gustavo pela gentileza.

Postado por rubensherbst

Pré-feriadão etílico e sedento

30 de abril de 2009 1


Não sei se alguém vai lembrar, mas a banda Etílicos & Sedentos, de Brusque, estava com passagem marcada pra tocar em Joinville em novembro, junto com o Black Huxley. Mas aí caiu ela tormenta horrorosa sobre o Estado e o grupo nem pôde sair de casa. Nesta quinta (30), o quinteto pode finalmente cumprir seu compromisso e estrear a contento em palcos joinvilenses: bate ponto a partir das 23h30 no Liverpool, ao lado d`Os Curingas, banda competentíssima do camarada Fábio Rivero. E já que sexta é feriado, pode chover canivete que a turma vai varar a madrugada.

Postado por rubensherbst

A tour da barbárie em imagens

29 de abril de 2009 1

Cassim & Barbárie soltou um vídeo de quase dez minutos com cenas da perna canadense de sua tour pela América do Norte, entre março e abril. As imagens mostram a banda na estrada até Montreal e Toronto, encarando neve, passando o som, visitando Niagara Falls e, claro, no palco. Ah, e não faltam as pérolas proferidas por mr. Zimmer. Acredito que muito desse material estará no DVD da excursão que a banda da Capital está preparando, e que será lançado com o selo do governo estadual. Mal posso esperar.

Postado por rubensherbst

Tempestt na faixa. Vai querer?

29 de abril de 2009 9


Promoção vapt-vupt aqui no Orelhada: cinco ingressos pra assistir a banda paulista Tempestt nesta quinta (30) no Don Rock. O esquema é aquele já conhecido: os cinco que postarem primeiro nos coments vão entrar na faixa.

O quarteto pode ser considerado um filé pra quem gosta de hard rock, já que é sério candidato à primeira divisão do gtênero no Brasil. Os caras tocaram com Billy Sheehan (ex-Mr. Big) e Jeff Scott Soto, tem qualidade técnica de sobra e estão prestes a partir numa nova turnê européia pra mostrar as músicas do disco de estréia, “Bring `Em On” (2007).

Postado por rubensherbst

A hora dos vampiros a laser

29 de abril de 2009 1

Tô com uma necessidade monstro de compartilhar com vocês uma bela descoberta que fiz nas ferinhas. Trata-se do trio Damn Laser Vampires, agremiação vinda do Rio Grande do Sul mas que foge completamente de qualquer tentativa de encaixe no que se costuma chamar de “rock gaúcho”. A banda tem lá o seu senso de humor próprio, herdado das preferências pela cultura trash, mas prefere caminhar pelos becos escuros de Porto Alegre em vez de frequentar as festinhas mod que existem aos montes na capital.

Com esse invólucro dark, os vampiros a laser cruzam o punk com o rock gótico e o psychobilly, e o resultado lembra algo como se Andrew Eldritch (Sisters of Mercy) e Steve Jones (Sex Pistols) entrassem pros Cramps. Na faixa Gaveyard Polka, os caras ainda dão um jeitinho a popular música/dança européia na mistura. Enfim, um rock cavernoso de (duas!!) guitarras avassaladoras cuspindo boas melodias, humor negro e historinhas assustadoras.

O Damn Laser Vampires soltou um Ep em 2005 e o disco Gotham Beggars Syndicate em 2006, que foi relançado no ano passado nos EUA, Canadá e Argentina com 13 faixas e um novo projeto gráfico. A imprensa gringa abriu o olho e alguns festivais brasileiros (com o Goiânia Noise) também. Quero crer que no Rio Grande eles já sejam grandes. Falta o resto do Brasil descobrir essa pérola. Comece por você, visitando o MySpace da banda e correndo pra baixar o material.

Postado por rubensherbst

Em maio, o bicho pega no Don Rock

28 de abril de 2009 12

Prendam a respiração: Alva lança o disco de estréia no dia 23

A quem possa interessar (e eu sei que interessa a muita gente), a programação de maio do Don Rock. E reparem que a presença de bandas com material próprio cresceu consideravelmente. Duas delas (eu disse DUAS), joinvilenses, vão aproveitar os shows pra lançar seus respectivos discos. Céus, será a gripe suína? A crise mundial? As mudanças atmosféricas? A Playboy da Josie?

 

1/5 – Riff Raff V8 AC/DC (Tributo ao Bon Scott, de Curitiba)

2/5 – Sexy Pearl (Joinville)

8/5 – Os Depira (Joinville)

9/5 – The Elder (banda de Curitiba formada por ex-membros do Angra, Gypsy Dream e Pearl Jam Cover)

15/5 – Lenzi Brothers (Baln. Camboriú) e Etílicos & Sedentos (Brusque)

16/5 – Led Zeppelin Cover – Banda The Nob`s (Curitiba, a mesma que tocava no Cais 90)

22/5 – Cultura Monstro (lançando disco) e Fevereiro da Silva (Joinville)

23/5 – Alva (lançando disco) e Blasè (Joinville)

29/5 – Metrópoles (Joinville)

30/5 – Metallica Inc. (Curitiba)

PS: Galera do Ursulla fechou o dia 5 de junho no Don Rock pra lançar seu disco de estréia. A noite é duplamente especial, porque a banda recebe Pärächämäs e Calvin, a dobradinha da Invasão Barba Ruiva, cuja presença em Joinville Orelhada cobrou um tempo atrás. Viu como deu certo?

Postado por rubensherbst

Numa certa noite, em LA...

28 de abril de 2009 2

Como, aparentemente, a ideia de ressuscitar o The Faces foi pro espaço, Rod Stewart deu um jeito reviver, por alguns minutos, outra banda que integrou nos velhos tempos. No dia 21 de abril, estava ele na platéia de um show do camarada Jeff Beck em Los Angeles quando resolveu dar uma palhinha. Subiu ao palco de surpresa – pelo menos é o que indica a cara do guitarrista – e mandou dois clássicos, People Get Ready e I Ain`t Superstitious, esta, uma pérola do repertório do Jeff Beck Group, que tinha Rod no vocal e Ron Wood no baixo. Juntos, eles gravaram o clássico Truth (67), discoteca básica total. Uma pena que a colaboração não tenha ido além do disco seguinte, Beck-Ola (69) Mas ainda bem que a vida é cheia de reencontros - e que a internet tem o YouTube.

Postado por rubensherbst

Quem vai no Magick Rock

28 de abril de 2009 10

Pelo que se desenha, dessa vez a coisa vai. Depois de definir Blues Etílicos e Patrulha do Espaço como headliners, o Magick Rock divulgou os coadjuvantes de luxo do festival deste ano, marcado pros dias 5, 6 e 7 de junho no Recanto Davet, zona rural de Joinville. Os nomes são esses aí no cartaz (dá pra ver, né?), formando uma escalação homogênea – claro que os sons setentistas e blueseiros foram privilegiados -, mas de lugares tão diversos como Joinville, Itajaí, Floripa, Blumenau e Curitiba. Quem toca em qual dia ainda não foi definido, mas por hora dá pra ir comprando o ingresso e dando um trato na barraca.

Ah, e uma sugestão pra organização: organizem um blog do evento, com a programação, informações sobre as bandas, ingressos e mapa do lugar. Vai facilitar, e muito, a vida do pessoal.

Postado por rubensherbst