Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de fevereiro 2012

Medialunas ruma pra SC

29 de fevereiro de 2012 3

No final de dezembro, comentei AQUI sobre uma das minhas apostas no cenário do rock nacional em 2012, o ensurdecedor duo gaúcho Medialunas. Pois eis que poderemos vê-lo ao vivo mais cedo do que o esperado, já que a banda desembarca em Santa Catarina pra três compromissos em março. No dia 9, ela toca no Curupira, em Guaramirim; no dia 10, sobe pra Criciúma; e no dia 16, a parada é no Grito Rock de Joinville, que rolará no Plug Bar e contará ainda com os cuiabanos do Macaco Bong e os trios locais Miopia e Sylverdale. O grupo paulista INI, tido como atração do Grito Rock num cartaz postado no blog há alguns dias, mudou seu itinerário e não tocará mais no Estado (por enquanto).

Coração pulsante

29 de fevereiro de 2012 1

Músicas com a força desta Parted Ways, da banda americana Heartless Bastards, são raridade hoje em dia. Sem contar a voz peculiar de Erika Wennerstrom, capaz de ofuscar até Florence Welch. No mais, Arrow, o quarto disco do grupo (e chapa do Black Keys), lançado no dia 14 de fevereiro, é digno de ser ouvido repetidamente, especialmente por quem gosta de rock clássico enraizado no country e no blues.

Dona Chica no varal

28 de fevereiro de 2012 2

O  blog orgulhosamente apresenta, em primeira mão, a capa do disco de estreia da banda Dona Chica, assinada por Igor Tiago e Caren Negrelli. Artesanal, pé no chão, simples e brasileiríssima como a própria música do quinteto joinvilense liderado pela voz de sereia de Rafaela Wentz. Absorto em ritmos e moreno de tanto sol, o trabalho é um início com o pé direito, não só pelas qualidades dos integrantes do grupo, mas pelo endosso do produtor Jota Moraes – que já trabalhou com nomes de peso como Caetano Veloso, Maria Rita e Ivan Lins – à forte marca autoral das dez faixas. Compositores locais como Mari Rebelo, Tonny Araújo, Serginho Almeida e Fábio Rivero entregam de mão beijada canções graciosas e pulsantes, da MPB mais tradicional ao blues e ao samba rock, pra receberem arranjos igualmente sedutores. Entre os muitos achados desta trilha tupiniquim sem casa fixa, destacam-se Canto para Aurora, Do Lado Oposto, Te Esperei pra Dançar e Sereia, capazes de transformar em salão de baile o teatro do Sesc de Joinville, onde o disco será lançado na sexta (2) e no sábado (3), às 20 horas, com entrada gratuita.

Batida amaciada

28 de fevereiro de 2012 1

Crash foi uma das músicas que mais ouvi no final dos anos 80 e a que me transformou em fã do The Primitives, um das tantas bandas que promoviam o revival sessentista na saideira daquela década. O empolgante cartão de visitas do quarteto inglês ganhou uma versão bem mais fofa do Belle & Sebastian, recém-lançada como single do novo volume da série de coletâneas Last Night Tales. Não é bacana como o original, mas é uma leitura interessante e reforça o poder melódico da canção. Logo depois, os Primitives com sua cria.


Arctic Monkeys - R U Mine?

28 de fevereiro de 2012 1

Quem o Alex Turner pensa que é pra deixar um musicão como R U Mine? de fora do último disco do Arctic Monkeys (Suck it and See, 2011) e sem qualquer previsão de lançamento, a não ser pra venda “solo” no ITunes? Ao menos a banda teve o bom senso de fazer um clipe pra faixa, superestiloso, em preto e branco e plano único.

Vem que tem

28 de fevereiro de 2012 0

Eles merecem a generosidade

27 de fevereiro de 2012 0

“A música pode ser grande quando é feita pelos grandes. Os Sex Pistols são os melhores. (A gravadora) Universal tem agora uma sala de troféus, a música é a imitação da natureza, os Sex Pistols são a natureza, então, por favor, nos dê generosidade. Obrigado.”
John Lydon (ou Johnny Rotten, se você preferir) não poupa elogios à lendária banda punk da qual foi vocalista. Ele voltou ao assunto por causa dos 35 anos do disco Nevermind the Bollocks, um marco do rock, cujo relançamento puxará outras novidades dos Pistols ao longo deste 2012.



Moz não esquece o passado

27 de fevereiro de 2012 0

Mesmo sem a confirmação oficial de que o repertório será o mesmo, é bem provável que os fãs de Morrissey tenham convulsões e crises de choro durante os shows que o cantor fará no País, na semana que vem. Cinco canções dos Smiths foram inseridas no set list da apresentação de sexta-feira (25) passada no Festival de Viña del Mar, no Chile, que deverá ser repetido – ou, pelo menos, bem parecido – nos concertos de Moz em Belo Horizonte (dia 7), Rio de Janeiro (dia 9) e São Paulo (dia 11). Os ingrissos custam entre R$ 140 e R$ 340, à venda no www.chevrolethallbh.com.br (pra capital mineira) e www.livepass.com (pra Rio e São Paulo).

I Want the One I Can’t Have
(The Smiths)
First of the Gang to Die
You’re the One For Me, Fatty
When Last I Spoke to Carol
Black Cloud
Speedway
There is a Light that Never Goes out
(The Smiths)
Everyday is Like Sunday
I Know it’s Over
(The Smiths)
Let Me Kiss You”
People Are the Same Everywhere
I’m Throwing my Arms Around Paris
Meat is Murder
(The Smiths)
Ouija Board, Ouija Board
I Will See You in Far off Places
Scandinavia
You Have Killed Me
How Soon is Now?
(The Smiths)


Os 90 dos 90

24 de fevereiro de 2012 0

Há algumas semanas, repliquei aqui a lista feita pela revista Paste dos 80 melhores discos dos anos 80 (leia AQUI). Pois agora agora a publicação reeditou a ideia escalando os 90 melhores álbuns dos anos 90. Deixo vocês com os dez primeiros colocados, pra ver se vale saber quem são os demais AQUI. Eu digo que vale, até no caso de vir a (re)descobrir alguma pérola deste rico período do rock e do pop.

10º The Flaming Lips – The Soft Bulletin (1999)
9º Weezer – Blue Album (1994)
8º My Bloody Valentine – Loveless (1991)
7º R.E.M. – Automatic for the People (1992)
6º Beck – Odelay (1996)
5º U2 – Achtung Baby (1991)
4º Jeff Buckley – Grace (1994)
3º Nirvana – Nevermind (1991)
2º Neutral Milk Hotel – In the Aeroplane Over the Sea (1998)
1º Radiohead – OK Computer (1997)

Bendiga - Basta Crer

24 de fevereiro de 2012 5

A banda joinvilense de rap/rock/reggae gospel Bendiga reafirma sua classe musical e preocupação visual – além, claro, da mensagem engajada e cristã – com outro videoclipe de qualidade. Basta Crer, gravado em dezembro e dirigido por Guto Gonçalves, chegou nesta sexta-feira (24) à grande rede e já tá aqui no blog.