Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Posts de dezembro 2013

Em 2013, todos resolveram aparecer

31 de dezembro de 2013 1

marcelo camachoNão sei se foi um alinhamento planetário bizarro ou alguma articulação maquiavélica dos deuses da música, mas o fato é que 2013 foi um ano de lançamentos colossais. Parecia que a cada semana, um gigante do pop ou do rock largava um novo trabalho e atraía para si a frase “um dos destaques da temporada”. Só faltou U2 e Madonna engrossarem um coro que teve até David Bowie – desentocando após dez anos de silêncio – e 75% da formação clássica do Black Sabbath. Isso sem contar as fileiras de trás, com zilhões de títulos capazes de brigar por um lugarzinho em listas de melhores pelo mundo afora, esta que você tem em mãos inclusa.
Ora, é o que Orelhada faz todo ano: convida alguns jornalistas atuantes na cena cultural catarinense e lhes reserva o direito de apontar seus álbuns preferidos nos 12 meses que se passaram. Num primeiro levantamento, o campeão de 2013 é o Queens of the Stone Age, que aparece em quatro das seis relações com seu vigoroso … Like Clockwork. Já os gringos deram moral para os novos trabalhos de Vampire Weekend, Arctic Monkeys, Daft Punk, Kanye West e do próprio Bowie.
Agora, o leitor bem sabe que listas assim nasceram para serem desmentidas, portanto, sinta-se à vontade para depositar nos comentários o que julga ser o melhor de 2013.

* Léo Telles Motta, site Válvula Rock

Queens of the Stone Age – …Like Clockwork
Adam e Juliette – Tutatis/Belenos
Arctic Monkeys – AM
Darkside – Psychic
Foals – Holy Fire
Garotas Suecas – Feras Míticas
Audac – Audac
Arcade Fire – Reflektor
Cacique Reveng e- Cacique Revenge
Red Fang – Whales and Leeches

* Marcos Espíndola, Diário Catarinense

Nick Cave & The Bad Sees – Push the Sky Way
David Bowie – The Next Day
Los Campesinos – No Blues
Jagwar Ma – Howlin
Black Joe Lewis – Electric Slave
Elvis Costello & The Roots – Wise up Ghost
Audac – Audac
Cacique Revenge – Cacique Revenge
Boogarins – As Plantas que Curam
Emicida – O Glorioso Retorno de Quem Nunca Esteve Aqui

* Vinicius Batista, Jornal de Santa Catarina

Wild Belle – Isles
Haim – Days Are Gone
Janelle Monae – Electric Lady
Devendra Banhart – Mala
Kurt Vile – Wakin on a Pretty Daze
Vanguart – Muito Mais que o Amor
Rubel – Pearl
Lady – Lady
The Head and the Heart – Let’s Be Still
Johnny Flynn – Country Mile

* Fábio Raposo, Rádio Joinville Cultural

White Denim – Corsicana Lemonade
Valerie June – Pushin’ Against a Stone
Daft Punk – Random Acces Memories
Queens of the Stone Age – …Like Clockwork
Arctic Monkeys – AM
Apanhador Só – Antes que Tu Conte Outra
Boogarins – As Plantas que Curam
Charles Barkley – Victim of Love
Edwin Collins – Understated
The Baggios – Sina

* Rubens Herbst, A Notícia

David Bowie – the Next Day
Queens of the Stone Age – …Like Clockwork
The Fratellis – We Need Medicine
Telekinesis – Dormarion
Brendan Benson – You Were Right
Sebadoh – Defend Yourself
Depeche Mode – Delta Machine
Jake Bugg – Shangri-la
Parquet Courts – Light up Gold
Primal Scream – More Light

* Tiago Monte, Rádio Atlântida

Black Sabbath – 13
Pearl Jam – Lightning Bolt
Queens of the Stone Age – …Like Clockwork
Bad Religion – True North
Sepultura – The Mediator Between Head and Hands Must Be the Heart
Justin Timberlake – The 20/20 Experience
Eminem – The Marshall Matters LP 2
Alice In Chains – The Devil Put Dinosaurs Here
Megadeth – Super Collider
Abel – Sai Fora, Caim

Autobiografia terapêutica

30 de dezembro de 2013 0

divulgaçãoThe Who é o que é – uma das maiores bandas da história, que elevou o rock a níveis artísticos notáveis nos anos 60 e 70 – por causa de Pete Townshend. Ou melhor, por causa de seu insano talento para captar os sentimentos de sua geração e moldar música extraordinária a partir de suas próprias confusões emocionais. A profundidade sonora e literária atingida por ele em estúdios e palcos segue em A Autobiografia (Globo Livros), quase 500 páginas de confissões escritas com pena de fina cepa. O artesanato musical e as aventuras cabeludas do Who estão todas relatadas, saciando plenamente o fã interessado nas motivações por trás de Tommy e Quadrophenia (por exemplo) e nas encrencas em que o quarteto vivia se metendo. Porém, é com um quase senso de expiação que Pete abre o peito para além da profissão: revela as rusgas com os colegas – causadas, em geral, pelas ideias conflitantes de Roger Daltrey e os excessos de John Entwistle e Keith Moon -, o alcoolismo e o conflito interno entre ser um rock star clichê e um pai de família zeloso. Townshend o faz de modo de tão articulado e emocional que é difícil não identificar nele um escritor de mão cheia, além de músico fora de série.

O ano do morcego

30 de dezembro de 2013 0

divulgação
Senhoras e senhores, esta é a imagem da volta de Frank Miller ao universo do Batman, de quem é autor de histórias memoráveis, como O Cavaleiros das Trevas. Miller assina a capa do número 27 da Detective Comics, uma edição graúda e especial que chega no dia 8 de janeiro às bancas americanas, mas não se sabe se a sua colaboração na revista vai além disso. Por falar no Batman, esperem uma enxurrada de novidades e relançamentos relacionados ao herói de Gotham, afinal, 2014 marcará os 75 anos da primeira aparição do personagem nos gibis. As comemorações, que iniciam com Detectives Comics 27, incluirão um novo gibi e um novo game da franquia Batman Arkham.

A verdade de uma palhaça

30 de dezembro de 2013 1

luciana piovan costa, divulgação
Esse aí é o “lado B” de Bia Alvarez, atriz da Cia. Joinvilense de Teatro e do Ospália, coletivo de palhaços de Itajaí. Ela o exerce enquanto prepara um espetáculo solo sobre Everline Flores, uma palhaça deslocada em busca da própria verdade, trabalho esse que chegará ao galpão da Ajote em março, provavelmente. O caminho até lá se mostrará mais fácil com a adesão do público teatreiro ao projeto inscrito no Catarse.me, onde Bia busca recursos para pagar cachês, figurinos, cenários e outras despesas. Enquanto a ajuda vai pingando no site colaborativo, Bia passa janeiro e fevereiro no Rio de Janeiro, desenvolvendo a peça com Karla Concá, atriz e fundadora do Grupo de Mulheres Palhaças As Marias da Graça.

SC terá Offspring em fevereiro

29 de dezembro de 2013 0

divulgação
Tudo bem que os últimos dois discos do Offspring (Rise and Fall…, de 2008, e Days Go By, de 2012) tiveram uma recepção bem distante daquelas que a banda estava costumava nos anos 90 e que o show no Rock in Rio foi estranho, mas isso não diminui o fato de que os californianos ainda são grandes. Nem que sua vinda a Santa Catarina – um dia antes de tocar no Planeta Atlântica do RS – não seja digna de festejos, afinal, eis aí um grupo que tem uma história relevante e sabe fazer um show divertido. O Devassa on Stage, em Florianópolis, confirmou o show do grupo para 7 de fevereiro, com todos aqueles sucessos que transportaram do reduto hardcore para as rádios FM e megafestivais. Os ingressos já estão à venda no Blueticket.

High Hopes - Bruce Springsteen

29 de dezembro de 2013 0

High Hopes, o novo disco de Bruce Springsteen, desponta no horizonte como o primeiro lançamento de magnitude de 2014 (sai oficialmente no dia 14 de janeiro), algo festejado pelo clima cerimonioso do clipe da faixa-título.

Invasão de ratos em Joinville

27 de dezembro de 2013 1

Foi em 1993 a última que Joinville viu um show do Ratos de Porão, no Ginásio Ivan Rodrigues. De lá para cá, João Gordo emagreceu, virou pop e encarnou o apresentador de TV, enquanto a banda continuava desferindo pauladas sonoras pelos palcos do Estado, mas voltar à cidade… necas. Isso mudará no dia 14 de fevereiro, segundo a produtora Metal Scream, que confirmou o show para essa data. O local ainda não está 100% certo, mas é provável que seja a Expoville. Nesse clima de volta from hell, quem também reaparecerá é a banda joinvilense Flesh Grinder, que não toca em casa há um bom par de anos e está escalada para abrir para os reis do crossover nacional.

Chegando aos cinemas... 27/12

26 de dezembro de 2013 0

Até que a Sorte nos Separe 2 – Sequência óbvia do sucesso do ano passado, novamente com Leandro Hassum puxando o barco como milionário esbanjador e desmedido. Mas, dessa vez, o orçamento deve ter ido lá em cima, já que a história se passa em Las Vegas e conta com várias participações especiais, entre elas, do lutador Anderson Silva e da lenda do humor Jerry Lewis.

Frozen – uma Aventura Congelante – Nessa nova animação da Disney, uma jovem e mais alguns aventureiros partem numa jornada pelas montanhas para encontrar uma lendária divindade capaz de acabar com a maldição que transformou sua terra num inverno sem fim. A dublagem brasileira conta com o onipresente Fábio Porchat.

Confissões de Adolescente - Depois de fazer sucesso no teatro e na TV nos anos 90, a história vai parar na telona com Cássio Gabus Mendes como o pai de quatro adolescentes, todas vivendo os dilemas típicos da idade – namoro, a primeira vez, emprego, escola e relações familiares.



O Exorcista, 40 anos de puro medo

26 de dezembro de 2013 1

divulgação
Vieram Jason,Freddy, Chucky, a família canibal de O Massacre da Serra Elétrica, os demônios de Sam Raimi e os serial killers do tipo Pânico, mas ninguém conseguiu botar mais medo nas pessoas do que as tentativas dos padres Karran e Merrin de livrar a pobre Regan da possessão. Fico imaginando o que as plateias dos anos 70 devem ter sentido ao ver na telona a jovem Linda Blair girando a cabeça, expelindo gosma e blasfemando com voz dos infernos. Mais do que escatologia, O Exorcista é dark e oferece a mais pura experiência de medo e incapacidade diante do sobrenatural desconhecido. Neste 26 de dezembro, 40 anos depois de lançado nos cinema, o filme de William Friedkin ainda assusta pra caramba.

Christmas time

26 de dezembro de 2013 0

Ho-ho-ho atrasado, amiguinhos.