A lista de projetos aprovados no Edital de Apoio a Cultura do Simdec não sairá nesta quarta (16), como previsto. A avaliação de propostas para a Coletiva de Artistas não terminou a tempo e a divulgação dos participantes ficou para a semana que vem. É a escorregada final (espera-se) de um ano complicadíssimo para o Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura de Joinville, que justamente nesta quarta-feira celebra uma década como a mais importante ferramenta de incentivo a projetos autorais na área em Joinville. Um 2015 que viu o repasse chegar a inéditos R$ 5,7 milhões, mas patinou em dois fatores que o diretor executivo da Fundação Cultural (FCJ), Guilherme Gassenferth (foto abaixo), enumera:
* A demora na apuração dos valores a serem repassados por parte da Prefeitura, que só saiu em abril. Somado à saída (por questões políticas) da coordenadora Carla dos Santos, a burocracia empurrou a divulgação do edital para a metade de agosto;
* A troca de coordenação. Vindo da Secretaria da Fazenda, Rodrigo Dippold não tinha o perfil para liderar o processo (segundo Guilherme) e, em novembro, acabou substituído por Simone Nascimento Silva. A banca julgadora dos projetos montada por Dippold, que era composta por nomes de fora de Joinville, foi trocada por servidores públicos. A situação inclusive levou Denis Radun a deixar o cargo de vice-presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais.
Mas, de acordo com o diretor, nem tudo deu errado. Cerca de R$ 1,6 milhão já foi captado pelos aprovados no Mecenato municipal – a lista foi divulgada só no dia 8 -, e os problemas de 2015 fizeram a FCJ agilizar o edital do ano que vem. A expectativa é lançá-lo já em março, mas disso depende a definição do repasse da Prefeitura.
O caos também pode levar a mudanças na lei do Simdec após dez anos. Com anuência do Conselho, a ideia é deixá-la mais adequada para os tempos atuais. Algumas medidas citadas por Guilherme é a revisão nos critérios de avaliação, a redução da burocracia o aperto na prestação de contas dos beneficiados com recursos.