Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Posts de abril 2016

MV Bill e KL Jay em Jaraguá neste sábado

30 de abril de 2016 0

Não estranhem se o número de eventos consagrados ao rap e ao hip-hop pipocarem com mais frequência em Jaraguá. É que a produtora Thug is Love planeja investir forte no gênero na cidade, e de cara traz dois pesos pesados para mostrar que a intenção é séria. Um é MV Bill (foto), rapper carioca que ascendeu à primeira divisão da cena brasileira pela música e pelo forte engajamento social. No ano passado, ele lançou seu oitavo disco, Contemporâneo. Já KL Jay, todos sabem, é integrante dos Racionais MC’s, mas quando não está com o grupo, comando das picapes um grande baile de black music. MV Bill e KL Jay são as principais atrações da noite deste sábado (30) na Patuá Music, que começa às 22 horas com DJs e o rapper joinvilense Nowzias. Os ingressos estão à venda no site ingressonacional.com.br.


"She Makes Me Laugh" - The Monkees

29 de abril de 2016 0

É até estranho dizer, mas The Monkees vai lançar um disco novo. Sim, a deliciosa “bandinha” criada para ser série de TV – que, por sinal, completa 50 anos em 2016 – lançará o primeiro álbum em três décadas no dia 27 de maio. Good Times! revisitará, do título ao track list, a fofura pop dos Monkees dos anos 60. Além de faixas que o grupo – agora reduzido a Micky Dolenz e Peter Tork – não chegou a lançar oficialmente, o repertório traz composições de Rivers Cuomo (Weezer), Noel Gallagher e Ben Gibbard (Death Cab for Cutie), além de uma música inédita do ex-membro Michael Nesmith. Cuomo, aliás, mostra sua sensibilidade pop no primeiro single, She Makes Me Laugh.

Vingadores a mil por hora

29 de abril de 2016 0

Captain-America-Civil-War-Trailer-TeamIronMan-low-res
Difícil não comparar Capitão América: Guerra Civil (que estreou na quinta, 28) com Batman vs. Superman (ainda em cartaz). Os dois blockbusters têm super-heróis se digladiando e questionam a atuação dos poderosos num mundo pretensamente real. O filme da Marvel, porém, se sai bem melhor do que o concorrente, em quase todos os sentidos. Ainda que a trama faça alusão ao terrorismo e aos EUA como “polícia do mundo”, o embate se dá no âmago dos Vingadores, e é tão bem resolvido que dá conta de intrigas governamentais, vinganças e os dramas de uma dúzia de heróis sem perder o fio da meada que é o universo Marvel no cinema. Aliás, tudo isso é apresentado num ritmo avassalador, com pouquíssimos freios para o espectador tomar fôlego e pensar de que lado está na crise: do Homem de Ferro, que defende o controle das atividades dos Vingadores pelas autoridades, ou do Capitão, contrário a ideia. O conflito, aliás, monta o cenário para uma luta que ficará na história dos filmes do gênero, na qual a atuação dos novos “recrutas” – Pantera Negra, Homem-Aranha e Homem-Formiga – leva os leitores dos gibis a uma espécie de nirvana.

Concurso foca a arquitetura do bairro América

28 de abril de 2016 0

casa
O projeto de restauração de uma casa tombada na rua Jaraguá (acima), aprovado no Simdec, deu start para um concurso fotográfico que pretende reconhecer e valorizar outros endereços como bens arquitetônicos de Joinville, em especial, do bairro América, zona norte da cidade. Memória do Bairro América aguarda imagens de casas dessa região que o fotógrafo considere bem material. Elas devem chegar ao e-mail memoriabairroamerica@gmail.com até a meia noite do dia 2 de maio. É preciso que o autor se identifique como profissional ou amador, já que a premiação se dividirá nessas duas categorias. Além de publicadas na página do concurso (AQUI), as fotos vencedoras serão emolduradas em tamanho grande e entregues a seus autores.
PS: a casa da rua Jaraguá recebeu imigrantes e tem características teuto-brasileiras, mas se encontra em péssimas condições devido à desocupação, às chuvas e enchentes.

Simdec 2015 começará a ser pago em maio

28 de abril de 2016 0

5ff41f13fcc2ef74b3b194f82bf9ca61O travado roteiro do Simdec de 2015 ainda não chegou ao fim (leia mais AQUI), mas está bem próximo de ser desenrolado. Na semana que vem, a Fundação Cultural de Joinville (FCJ) começará a chamar os proponentes dos projetos aprovados no Edital de Cultura para assinarem contratos e receber a primeira de quatro parcelas, referente a 50% do valor total de cada proposta. Pagar a metade do valor agora foi a saída encontrada pela FCJ para não deixar os autores na mão – o órgão conseguiu juntar cerca de R$ 800 mil para começar a liquidar o empenho e acalmar os ânimos de artistas e produtores. Em princípio, as outras três parcelas serão pagas bimestralmente na sequência.
Mesmo com o impasse perto de ser resolvido, a Procuradoria do município recomendou a FCJ que não lançasse outro edital do Simdec enquanto os valores do ano passado não fossem quitados. Segundo o diretor executivo Guilherme Gassenferth, há uma sugestão de edital pronta, mas, em maio, a fundação irá lançar uma consulta pública para saber o que a população pensa, espera e quer do Simdec.
- Precisa haver mudanças, mas queremos dividir isso com a sociedade – diz Gassenferth, garantindo que haverá, sim, o Simdec 2016, mas não nos moldes das últimas edições.

1986, o ano dourado do BRock

27 de abril de 2016 0

500x500
Nunca existirá outro ano no rock brasileiro como 1986. O momento já era de estouro do BRock, com bandas e trabalhos pipocando  desvairadamente pelo País, mas algum tipo de conjuntura metafísica, de conspiração universal, alguma maquinação nebulosa, fez com que naqueles incríveis 12 meses uma quantidade absurda de discos representativos – e pelo menos metade deles icônica para o movimento – desembarcasse nas lojas. A dominação do pop/rock nacional nas emissoras de rádio e TV se consolidou e, com ela, vieram vendas gigantes e ídolos perenes.
Para além dos mais óbvios (Legião Urbana, Ira!, Titãs, Paralamas, RPM), Orelhada compilou nada menos do que 25 álbuns que mostram o quão sentido faz celebrar esses 30 dourados anos de produção.

Dois – Legião Urbana

Vivendo e não Aprendendo – Ira!

Capital Inicial – Capital Inicial

Rádio Pirata ao Vivo – RPM

Cabeça Dinossauro – Titãs

Selvagem? – Paralamas do Sucesso

Lulu – Lulu Santos

Declare Guerra – Barão Vermelho

O Rock Errou – Lobão

Pânico em SP – Inocentes

Longe Demais das Capitais - Engenheiros do Hawaii

Correndo o Risco – Camisa de Vênus

Morbid Visions – Sepultura

Todas ao Vivo – Marina

Kid Abelha ao Vivo – Kid Abelha

Cadê as Armas? – As Mercenárias

Cidades em Torrentes – Biquini Cavadão

Hanói-Hanói – Hanói-Hanói

Okay my Gay – João Penca e seus Miquinhos Amestrados

Heróis da Resistência – Heróis da Resistência

Marginal Blues – Celso Blues Boy

Garotos da Rua – Garotos da Rua

Rock Grande do Sul (coletânea)

Pela Paz em Todo Mundo – Cólera

Rock Estrela (trilha sonora)

SC fora da rota do Aerosmith

27 de abril de 2016 0

divulgação
Vocês já devem saber que foi oficializada uma miniturnê do Aerosmith pelo Brasil em outubro. A banda tocará em São Paulo, Porto Alegre e Recife entre os dias 11 e 21. A produtora dos shows é a Mercury, a mesma que levou o Guns n’Roses a Florianópolis em 2014, mas, pelo visto, isso não fará se confirmar uma possibilidade surgida após a exitosa passagem do Kiss pela Capital, no ano passado: a de que o Aerosmith poderia ser a próxima banda clássica do rock americano a desembarcar em Santa Catarina.

2º Joinville in Blues a caminho

27 de abril de 2016 1

reprodução
Exatamente um ano após sua primeira edição, o Joinville in Blues Festival ganhará um “volume 2″ entre os dias 5 e 7 de maio, no Porão da Liga e no teatro da Liga da Sociedade. Como da outra vez, há uma atração gringa na escalação: o cantor Tail Dragger (foto), lenda viva do blues de Chicago que está por aí desde os anos 60 e recebeu a bênção do mestre supremo Howlin’ Wolf. Não tão veterano, o guitarrista gaúcho Fernando Noronha é um dos expoentes do blues nacional e também estará no evento, assim como Léo Mayer Trio (Blumenau), Décio Caetano Trio (Curitiba), Marzio Lenzi (Lages) e, representando Joinville, Lily Blumerants e Rex Johnson. Os ingressos começarão a ser vendidos nesta quinta (28) na Sussurra Boutique (rua Otto Boehm, 1.170) e no ticketcenter.com.br.


Salve o Cinema 2016 inaugura com "A Noiva de Tarantino"

27 de abril de 2016 0

969118_318276394975507_2013287084_n
O Proler de Joinville começa nesta quarta (27) a temporada 2016 do projeto Salve o Cinema. Serão seis sessões gratuitas até novembro, sempre às 19 horas, na biblioteca da Univille. A fita inaugural será descerrada pelo curta joinvilense A Noiva de Tarantino, de Ebner Gonçalves, que estreou em agosto de 2013 e há tempos não ganha nova exibição. Com Fernanda Moreira, Robson Benta, Cristiano Nagel, Jura Arruda, entre outros, no elenco, a trama foca na a filha da empregada de uma família riquíssima, criada com carinho e privilégios, mas só até engravidar do “irmão”. A partir daí, a garota precisará usar uma insuspeita habilidade em artes marciais, aprendida nos gibis e com sua heroína, a atriz Uma Thurman, para escapar da fúria da matriarca dissimulada.

Em combate

26 de abril de 2016 0

Pegue uma nova dublagem e sequências de seriados animados da Marvel e você terá um interessante trailer alternativo de Capitão América: Guerra Civil, que estreia oficialmente nesta quinta-feira (28).