Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Jaraguá recebe Detonautas neste sábado

28 de maio de 2016 0

Tico Santa Cruz não estará em Jaraguá neste sábado (28) para debater os rumos do País, e sim, para tocar com a banda que lidera, a Detonautas. Sim, o vocalista aparece mais discutindo política do que música, então a apresentação no Pirata Rock Bar servirá para lembrar que um dia existiram os hits O Dia que não Terminou, Quando o Sol se For e Outro Lugar. As bandas locais Panaceia e Princípio abrem a noitada. Os ingressos antecipados estão à venda no Container Rock Wear, Posto Mime, Ponto Certo Moda Jovem (Jaraguá), Bruneti Discos (Blumenau) e Rock Total Discos (Joinville).


Segredos na boca de cena

28 de maio de 2016 0

Cartaz 1
A Cia. Tribo da Arte estreia no galpão da Ajote, em Joinville, o espetáculo Espectros, texto escrito em 1881 pelo norueguês Henrik Ibsen que o dramaturgo Nando Schweitzer adapta e dirige para o grupo da Capital. As apresentações deste sábado (28) e domingo (29), às 20 horas, revelam uma atualização da centenária peça, que tem no centro da trama a viúva Helene, cujo casamento com o falecido capitão Alving só trouxe duas coisas boas: seu patrimônio e o filho Oswald, que ela mantém morando em Paris. Quando o rapaz retorna à Noruega para a inauguração de um orfanato e de um monumento em memória a seu pai, é seduzido pela ambiciosa criada Regina. Porém, nada escapa aos olhos do conservador pastor Manders, fiscal de tudo o que acontece na cidade. Os ingressos antecipados estão à venda no site enjoyevents.com.br.

Curta joinvilense selecionado para o 20º FAM

27 de maio de 2016 0

Sequence 02_4
Joinville cavou uma vaga no disputadíssimo Florianópolis Audiovisual Mercosul (FAM), marcado para 17 a 24 de junho, na UFSC. Escrito e dirigido por Fabricio Porto, O Morto está entre as 29 produções do Brasil, Argentina, Chile, Peru, Uruguai e Colômbia selecionadas para esta 20ª edição. O curta de seis minutos foi rodado no final do ano passado, em um único dia, no apartamento do ator Samuel Kühn, intérprete do cadáver do título, que, no pós-morte, narra os fatos que o levaram até o chuveiro e sofrer uma descarga elétrica fatal. Apesar do tema, trata-se de uma comédia, cujo elenco é completado por Alex Maciel, Marcelo Melo e Anizir Alves Ribas. Segundo Fabricio, este é o primeiro de uma série de curtas a serem produzidos no mesmo sistema – rápido, com pouca gente, numa só locação e a custo baixíssimo. E que, a exemplo de O Morto, devem seguir o caminho dos festivais de cinema.

Rec on Mute em contagem regressiva

27 de maio de 2016 0

Eis aí alguns segundos de Radio Silence, uma das cinco faixas do segundo EP da banda jaraguaense Rec on Mute. Elas foram gravadas no Estúdio Takeout e produzidas por Roberto de Lucena, cappo da Aquagreen Records, selo que lançará o disquinho no dia 5 de julho… em  K7. Isso mesmo que vocês leram: além do habitual arquivo digital, as novas faixas virão na forma das nostálgicas, e novamente em alta cotação, “fitinhas”.

O canto dessa cidade...

27 de maio de 2016 0

20160524_145436
Alguém de bom coração e grande talento fez o favor de dar uma embelezada naquele corredor da rua Pedro Lobo entre o Shopping Mueller e o Corpo de Bombeiros. Na estrada de um estacionamento, o glorioso pássaro grafitado ignora carros e pedestres e atira cores e poesia no trânsito: “Se algum dia a escuridão tomar os teus caminhos, perceba os teus sonhos, porque é nela que eles florescem”. É como se piasse contra o infortúnio da pressa.

Grande reportagem

27 de maio de 2016 0

578352-970x600-1
Transformar uma investigação jornalística num grande filme de suspense dramático é uma empreitada tão dura quanto bater de frente com instituições históricas e poderosas. Spotlight – Segredos Revelados (agora nas locadoras e serviços online) consegue o feito e mereceu o Oscar de melhor filme deste ano. Ele se baseia em fatos ocorridos entre 2001 e 2002, quando um grupo de repórteres do jornal Boston Globe levantou dezenas de casos de pedofilia envolvendo padres, abalando as estruturas da Igreja Católica nos EUA. O diretor Tom McCarthy é hábil na condução da história, transformando a longa apuração de dados, entrevistas, descoberta de documentos e conversas de bastidores numa torrente crescente de tensão. O ótimo elenco – Michael Keaton, Mark Ruffalo, Rachel McAdams, Liev Schreiber – alavanca a representação de um grande momento do jornalismo, aquele que em prol da verdade não recua diante do poder, mesmo que isso signifique fazer sangrar toda uma cidade.

Aberto edital para a Orquestra Cidade de Joinville

25 de maio de 2016 0

paulo junior, divulgação
Depois de finalmente ter o orçamento para 2016 liberado pela Secretaria de Administração, em abril, a Orquestra Cidade de Joinville caminha para receber seu novo elenco de instrumentistas. Há uma semana, a Fundação Cultural (FCJ) deu largada no edital para a seleção dos 38 músicos bolsistas que irão compor o grupo regido pelo maestro Martinho Klemann. Desses, 21 também terão a tarefa de ministrar oficinas no âmbito do Programa de Extensão Comunitária da Casa da Cultura. Os mais atentos notarão um aumento no número de vagas, que antes era de 31. Ao mesmo tempo em que foram ampliadas as vagas para certos instrumentos (como fagote), foram limados outros, como a bateria e a guitarra. A intenção é configurar uma orquestra eminentemente erudita (mas que poderá tocar música popular, se for o caso). Se tudo correr dentro dos conformes, a relação dos selecionados deve ser publicada por volta de agosto. E quem espera ver/ouvir a Orquestra Cidade de Joinville ainda neste ano, pode esperá-la para o Natal. Ah, o edital se encontra AQUI.

Feira do Livro de Jaraguá receberá Milton Hatoum

24 de maio de 2016 0

Manaus_PB_01
A Feira do Livro de Jaraguá irá comemorar os dez anos de existência com a presença de um dos maiores escritores brasileiros vivos, o amazonense Milton Hatoum. Ele é a primeira (e talvez seja a mais poderosa) atração confirmada do evento, marcada para 11 a 21 de agosto, na Scar. Hatoum é dono de três prêmios Jabuti de melhor romance, ganhos por Relato de um Certo Oriente (1989), Dois Irmãos (2000) e Cinzas do Norte (2005), todos publicados pela Companhia das Letras. Dois Irmãos, em especial, transformou-o em autor best seller e deve virar minissérie na TV Globo em 2017.
Segundo João Chiodini, diretor da feira, um nome ligado à literatura infanto-juvenil será anunciado em breve, bem como um artista popular fora da área das letras. Já os interessados em lançar seus livros no evento devem ter uma data em mente: 30 de junho. É quando encerram as inscrições pelo e-mail atendimento@feiradolivro.org.

Palavras ao mar

24 de maio de 2016 0

Eberson Theodoro, divulgação
O lado escritor do ator e diretor de teatro Borges de Garuva, nunca esteve adormecido, mas ganhou exclusividade a partir de 2012. Portanto, a fartura de escritos vem ganhando lançamentos gradativos, inclusive fora do roteiro “internet-jornal-revista”. Em fevereiro, ele apresentou Teatro: Cinco Textos, que inaugurou esse momento de “desenterrar” trabalhos literários. Agora é a vez de Contos do Mar, compilação de contos produzidos que ganha impressão graças aos recursos do Simdec, via mecenato. O livro será lançado nesta terça (24), às 20h30, no galpão da Ajote (Cidadela Cultural), em noite que terá o ator Robson Benta lendo, ao lado do Borges, alguns das sete narrativas do tomo, que se interligam pela presença do elemento água.
- Eles foram escritos todos à beira d’água, na orla da Babitonga, ao longo dos verões de 1995 a 2004. Nesse período, escrevi muitos outros contos, poemas, pequenos ensaios, peças de teatro. Em 1995, comecei a fazer esboços para o meu romance Bellatrix, que ainda está, digamos assim, no esqueleto. A maior parte dos escritos nasceram nos bares e no meu rancho de praia, que ficava na beira da praia (hoje é estacionamento do porto de Itapoá). Então, fiz uma seleção de alguns contos que tinham um certo clima litorâneo de verão.
Depois de esvaziado o baú, uma nova produção de contos, peças teatrais e ensaios está em andamento. Além disso, Borges trabalha em dois romances.
- Agora está faltando um livro de poemas, que já se encontra mais ou menos concebido e deve ser o próximo. Enquanto isso, estou escrevendo muita coisa nova e trabalhando nos romances Bellatrix (ainda em face de pesquisa) e As aventuras Prosaicas de Di Cavernoso (que já está em fase final de elaboração).

Duda Henklein encontra o "fã" Mike Portnoy

23 de maio de 2016 0

_DSC1161
Mais uma para a conta de Duda Henklein, mini-baterista de Joinville que os programas de TV trataram de tornar conhecida pelo Brasil afora (eis o canal dela no YouTube). Na sexta-feira, dia 20, a garota encontrou-se com Mike Portnoy, “apenas” um dos maiores bateristas do mundo. O ex-Dream Theater estava em Curitiba com uma de suas várias bandas, Winery Dogs, e recebeu fãs na Escola Drum Time. Duda não intimidou-se diante do estrelato do cara e lhe entregou um par de baquetas autografadas.