Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

O que é ser gaúcho?

19 de agosto de 2011 11

Foto: Nauro Júnior/Agência RBS


O que te faz sentir orgulho? Parece difícil responder a essa pergunta sem pensar em muitas e muitas coisas. No orgulho que sentimos da família, de ver os filhos crescerem, de conquistas nossas e de quem amamos, de uma vitória suada do nosso time, da casa que construímos, da profissão que escolhemos. E, claro, das nossas raízes também: nossa terra, nossa cidade, nossas tradições.

Este blog pretende trazer muitos autores de diversos lugares do mundo e que compartilhem pensamentos diferentes sobre o assunto “orgulho gaúcho”. Queremos mostrar aqui (em imagens, textos e muita criatividade dos leitores) o que nos faz sentir orgulho em sermos gaúchos. Mas, afinal, o que é ser gaúcho? Será que precisa gostar de churrasco? Tem mesmo que tomar chimarrão? Andar de pilcha? Passear a cavalo? Existe gaúcho por adoção?

Todas estas perguntas podem ter tantas opiniões diferentes, que resolvemos abrir os comentários para a discussão do assunto. Muitos, inclusive, dirão que a bela foto que ilustra esse post não representa todos os gaúchos (o que será uma verdade). Mas, então, o que nos representa? Está feita a pergunta que é a razão deste blog existir. A palavra é toda sua, leitor. Deixe seu recado aqui no blog, e não esqueça de participar enviando suas fotos.

* * *

Na página de ZH no Facebook, a discussão sobre orgulho gaúcho começou há alguns dias, quando divulgamos o participe para o envio de fotos dos leitores. Participaram gaúchos de todas as opiniões: os que não gostam de chimarrão, os que acham que não deve existir data específica para comemorar a nossa cultura, os que se consideram “separatistas”… Mas em um ponto temos que concordar: nós gaúchos somos, definitivamente, únicos.

Comentários (11)

  • CLAUDIOMAR FREITAS VIEIRA diz: 20 de agosto de 2011

    A maneira de se expressar com o português autêntico , tais como: Tchê, barbaridade; Bah; Que tal.Saber fazer um bom churrasco;tomar o chimarrão, são quesitos e caracteristicas peculiares do verdadeiro gaúcho, logo, em Roraima, Rio de Janeiro e Manaus muitas vezes fui convocado para assar. Quando voltei para o meu pago o “Alegrete!!!!baita chão!!!” , após ter camperiado pelo Rio de Janeiro, Boa Vista(Roraima), Manaus, fui elogiado pelos meus amigos e familiares em não ter perdido o sataque “Gaúcho”, como dizia Gildo de Freitas: Me chamam de gorosso e não tiro a razão. Eu reconheço as minhas grossuras, etc…, porisso tenho orgulho do Rio Grande do Sul e em ser Gaúcho.

  • Paulo Ricardo Lopes diz: 25 de agosto de 2011

    Orgulho Gaúcho não tem limites, vai além do imaginário. Quando mudei para Floripa no ano de 1986 achei que sentiria muitas saudades do Rio Grande, mas foram passando-se os anos e Floripa tornou-se Coração do Rio Grande ,pois aqui vivem e tocam diariamente os melhores musicos e grupos gaúchos, e veio a Internet, minha esposa Catarina me acompanha no chimarrão e tudo por Deus Abençoado. Viva o Rio Grande do Sul Minha terra Mãe, Salve Santa Catarina de Anita e outros tantos. Só Alegrias.

  • moises diz: 15 de setembro de 2011

    ?????/?/

  • Lourdes diz: 18 de setembro de 2011

    “O Rio Grande é bem maior, mas cabe dentro de mim”. O RS é itinerante vai por eu vou…tenho orgulho de carregar este pampa na alma, no meu caràter e na minha essencia…Viva o Rio Grande do Sul.

  • Ana Lucia Kops Petersen diz: 19 de setembro de 2011

    Eu amo ser gaúcha e amo nosso povo e nossas tradições, mesmo que não participe de nenhum CTG, mas, gosto de poder dizer aos meus filhos que aqui existe um povo, que lutou por aquilo que acreditava ser, melhor para o Rio Grande. A alguns anos eu escrevi algo que diz um pouco do meu amor por esta terra e quero poder compartilhar isto com vcs: Ser gaúcho é estar um passo a frente É olhar para os campos e ver além do horizonte É amar esta terra querida De gente boa valente e aguerrida Ser gaúcho é tradição É churrasco, é fandango é chimarrão É ter nos prados e coxilhas da nossa serra O peão que toca o gado A mão que trabalha a terra Ser gaúcho é isto e muito mais É ter garra e não desistir jamais É ter a nossa Porto Alegre Valerosa cidade do sol poente. Bom como disse isto resume um pouco do meu amor pelo RGS, que tem tradição, mas tbm tem modernidade, porque nosso povo tem nas lutas do passado a base para um futuro sólido e brilhante, pois somos um povo criativo e altivo que traz no sangue, um amor incondicional pela nossa terra e mesmo que nossos antepassados tenham origens italianas, alemãs, portuguesas o certo é, que ao pisar nesta terra nos unimos e formamos este povo forte e altaneiro, que ama ser chamado de GAÚCHO.

  • Cláudio Guterres Saldanha diz: 19 de setembro de 2011

    Acho até ,que o nosso orgulho por sermos gaúchos atrapalha um pouco nosso convivio fora do Rio Grande do Sul.Já observei por algumas vezes que as pessooas de outros estados,torcem o nariz quando dizemos do nosso orgulho pelas raizes com o pago onde nascemos.Eu moro no Rio de Janeiro Já fazem 46 anos mas nunca jamais esqueço ou renego minha origem.Sou gaúcho com muito orgulho

  • regina diz: 19 de setembro de 2011

    Ser gaucho e muito mais que orgulho e amor pelo meu chao o sul mora no meu coracao,trago sempre comigo as emocoes vividas os lugares vistos mesmo morando nos Estados Unidos a 11anos o meu lenco vermelho sempre me acompanha.Quando estou longe e ouco a musica ceu,sol sul meus olhos enchem de lagrimas tamanha emocao.

  • paulo brasil diz: 23 de setembro de 2011

    Ser Gaucho é ter orgulho do rio grande do sul por onde quer que andamos onrrando este pago que o Brasil aprendeu adimirar eu mesmo rodo todo este pais mas nunca esquecendo as raizes desta querencia amada que é o RIO GRANDE DO SUL e do meu velho PIRATINI terra de gauchos farroupilhas que lutaõ por ests paga

  • ATOS TENEDINI diz: 23 de setembro de 2011

    ser gaucho e viver um dia de cada vez,conhecer nossa hitoria ,nossas tradicoes,
    ser hospitaleiro,isto e, receber bem o vivente que chega em nossa porteira
    principalmente se for para uma roda de chimarrao e principalmente ter orgulho
    e bater no peito e dizer SOU GAUCHO,AMO MINHA TERRA E RESPEITO NOSSAS
    TRADICOES.
    Um abraco ou melhor um quebracostela de tres voltas e meia

  • jose carlos hendges diz: 4 de outubro de 2011

    orgulho de ser gaucho tche mesmo depois de 20 anos fora dos pagos do rio grande mas aqui no co irmão estado do rio grande do norte em natal, gostaria de receber tudo daí do rio grande e também fotos para quadros, um forte abraço pra voces guris.

  • Mara diz: 25 de novembro de 2011

    Quando leio ou escuto comentarios sobre Piratine me emociono pois sou mais uma que carrego no corração!!! Saudades da Primeira Capital Farroupilha!!!

Envie seu Comentário