Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Um bate-papo com o editor de O Bairrista

31 de agosto de 2014 0


Por acaso vocês conhecem o Júnior Maicá, esse guri da foto acima? Talvez muitos digam que não. Mas se eu disser que tal guri, de 26 anos, é o criador e editor do periódico O Bairrista? Duvido alguém dizer aqui que nunca ouviu falar.

O sucesso de O Bairrista, um jornal online (cujo slogan, aliás, é “o melhor jornal do RS. E do mundo também”), começou no Twitter. Hoje, são mais de 40 mil seguidores via Twitter, mais de 20 mil fãs no Facebook e muitos cliques no site de manchetes engraçadas, cheias de ironia e, claro, beeeem bairristas.

Segue o bate-papo com o Júnior Maicá, ou, se preferir, O Bairrista:

Orgulho Gaúcho: Você pode se identificar?
O Bairrista:
Claro. Me chamam de Júnior Maicá. Tenho 26 anos e estava terminando a faculdade de contábeis até que comecei O Bairrista.

Orgulho Gaúcho: Como (e quando) surgiu O Bairrista?
O Bairrista:
Começou no Twitter, ano passado, por volta de junho, etc. Era um Twitter de frases, no caso, só o título da notícia. Logo ficou nítida a necessidade de um site para expandir os textos.

Orgulho Gaúcho: A que você atribui esse sucesso todo?
O Bairrista: Acho que ao nosso bairrismo. Claro que o pessoal acha engraçado e compartilha as “notícias” veículadas, mas grande parte dessa repercussão é por causa do orgulho de ser Gaúcho.

Orgulho Gaúcho: Tu achas que nós gaúchos somos mais orgulhosos das nossas raízes, mais bairristas do que os demais brasileiros mesmo?
O Bairrista: Com certeza, sem dúvida nenhuma. Esse bairrismo é cultural, vem de berço. Então tu não tira um costume facilmente. Na Bahia os caras nascem dançando axé, aqui a gente cresce cantando o nosso Hino ou o Canto Alegretense, que não deixa de ser um hino também.

Orgulho Gaúcho: Cite algumas das manchetes de O Bairrista que mais causaram repercussão.
O Bairrista: Eu gosto muito das “notícias” políticas. Algumas até bastante ácidas. É difícil citar algumas, mas acho que o Presidente Tarso ter citado O Bairrista em dois discursos no mesmo dia já dá uma noção da repercussão.

Orgulho Gaúcho: Como é que O Bairrista vai acompanhar os festejos em torno semana farroupilha?
O Bairrista: Toda a redação do Bairrista está obrigada a vir trabalhar pilchada e cada um trará 20kg de costela, além de erva-mate, gaita e violão.

Orgulho Gaúcho: O que existe de verdadeiro em O Bairrista?
O Bairrista: A vontade de fazer todos os gaúchos que estão morando aqui ou no exterior, como em Floripa, por exemplo, darem risada.

As manchetes de O Bairrista desta terça-feira:

Orgulho dos Leitores (31)

23 de setembro de 2011 2

Da leitora Luciane Flores Machado, de Caxias do Sul (RS): “meu filho Arthur Machado Moreira, de 3 anos de idade, tomando um chimarrão que ele adora”.

Agradecemos todas as (inúmeras) mensagens que recebemos neste blog! Parabéns a todos que se manifestaram orgulhosos de suas raízes, e até setembro que vem!

Orgulho dos Leitores (30)

22 de setembro de 2011 11

Da leitora Fernanda Espírito Santo, gaúcha de Porto Alegre que mora em Sydney (Austrália): “meu nome é Fernanda, estou vivendo em Sydney, Austrália ja fazem 9 meses! Depois de alguns meses já morando aqui, resolvi tirar umas férias com alguns amigos gaúchos (Edelson Pott e José Machado). Organizamos nossa viagem e o que não podia faltar?! Nosso bom chimarrão, a bandeira do nosso maravilhoso Estado, músicas Gaudérias, e é claro nossa bandeira do Colorado!”

A foto acima foi tirada em Queenstown, na Nova Zelândia.

Twitter em clima Farroupilha: com bom humor, gaúchos tuítam manifestações de orgulho

20 de setembro de 2011 11

Orgulho dos leitores (29)

20 de setembro de 2011 0

Ana Carolina, de Santiago, ao lado de sua boneca Sofia, ambas vestidas de prendas. A foto foi enviada por Otávio Oliveira da Cruz Júnior.

Orgulho dos leitores (28)

20 de setembro de 2011 0

Fabiana de Moraes, de Panambi, enviou foto dos pequenos gauchinhos Isabella e Bruno, em um baile do CTG Tropeiro Velho, de Panambi.

Orgulho dos leitores (27)

20 de setembro de 2011 6

Maria Helena Peraça enviou fotos de seu cachorrinho Luiggi: ” gaudério, ele sempre anda pilchado na Semana Farroupilha e adora tirar fotos”.

Orgulho dos leitores (26)

19 de setembro de 2011 0

Gilnei Cruz e seu filho Felipe na Semana Farroupilha de Piratini

Orgulho dos leitores (25)

19 de setembro de 2011 0

Ronaldo Cavalheiro Figueiredo, de Santo Antônio das Missões, enviou foto da pequena missioneira Mirela, chimarreando na praça, em São Nicolau.

Orgulho dos leitores (24)

19 de setembro de 2011 0


A professora Rosanna, de Porto Alegre,  enviou fotos do grupo de danças gaúchas que ele criou em 2009 na Escola Municipal Judith Macedo de Araujo. O grupo é composto por alunos da própria escola e vem realizando apresentações em outras entidades de ensino.