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Posts de agosto 2010

Dicas para vencer o monstro

31 de agosto de 2010 0

Olá pessoal!

A redação é um “monstro de sete cabeças” para muitos estudantes. É preciso preparar as armas para vencer. Na continuação, algumas “dicas” para os vestibulandos:

* Seja claro e organize bem as ideias. Lembre-se de que uma redação exige coerência. As ideias devem estar bem concatenadas.

* Cuidado ao usar arcaísmos, gírias, termos científicos, regionalismos. Em linhas gerais são desaconselháveis.

* Cuidado com as metáforas que se tornaram lugar comum. Evite o piegas.

* Figuras de linguagem? Se você é capaz de usá-las adequadamente, pode fazê-lo, por que não? Alguns acham que estão fora de moda. O que passou de moda são as figuras românticas, carregadas, desgastadas. Mas evite o uso exagerado, pois tornam o texto artificial.

* Pode escrever algumas linhas a mais, porém não exagere! Os professores preferem “qualidade à quantidade”.

* Alguns alunos tentam enganar e escrevem com letra gigantesca ou deixam espaços vazios nas laterais para terminar mais rápido ou para preencher a folha. Essas artimanhas não dão bom resultado.

* Use o gerúndio com cuidado. Nunca com o verbo no futuro. É correto dizer: estou amando, mas é incorreto dizer: estarei amando.

* A língua portuguesa é muito rica, não repita palavras desnecessariamente.

* Lembre: letra legível. Iniciar as frases com maiúscula. E texto limpo (nada de pequenos desenhos, nem de “coraçãozinhos” sobre a letra i ou sobre a letra j, para agradar, porque produzem a reação contrária).

Estou desblogando, até a próxima!

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Cota beneficia ensino público e não raça

30 de agosto de 2010 0

Olá pessoal!

Sete em cada dez universidades públicas já adotam algum critério de ação afirmativa, segundo levantamento feito em 98 instituições federais ou estaduais.

Mesmo sem nenhuma lei federal que as obrigue, 70 dessas universidades têm programa de cota ou bônus no vestibular para alunos de escolas públicas, negros, índios e outros grupos.

O estudo, feito por instituto ligado à UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), mostra que alunos da rede pública são os mais beneficiados e que cotas são mais utilizadas do que bônus.

Entre as universidades que dispõem de cotas raciais (a pesquisa não inclui faculdades ou centros), o critério é, em 85% dos casos, a autodeclaração.

Nas instituições cujo processo seletivo beneficia os negros, vigoram mecanismos para evitar que as vagas sejam ocupadas pelos egressos de maior renda.

O assunto divide os especialistas. Parte defende uma lei federal para regular critérios de inclusão ainda tímidos. Para outros, seria um desrespeito à autonomia universitária.

Estou desblogando, até a próxima! 

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Abertas inscrições para UFRGS

29 de agosto de 2010 1

Olá pessoal!

O edital do Vestibular 2011 da UFRGS já está disponível no site da Universidade. As provas serão realizadas de 09 a 12 de janeiro do próximo ano em Porto Alegre, Bento Gonçalves e Imbé/Tramandaí. As inscrições começam às 0h do dia 2 de setembro e se encerram no dia 3 de outubro, às 23h59min, exclusivamente pela internet.
 
A UFRGS disponibiliza nesta edição 5.018 vagas em 87 cursos. A realização do Exame Nacional do Ensino Média (Enem) não é obrigatória – durante a inscrição, o candidato deverá indicar se deseja ou não que as notas do Enem  sejam utilizadas no cálculo da média harmônica. Em caso positivo, o ENEM representará uma décima nota a ser somada ao escore final, tendo peso dois.
 
As provas ocorrem de 9 a 12 de janeiro, conforme o cronograma abaixo. O tempo para resolução dos testes é de 4h30min em todos os dias.

UFRGS abre inscrições em 2 de setembro
 
Provas ocorrem entre 9 e 12 de janeiro de 2011
 
Cronograma de provas – UFRGS 2011
 
09/01/2011
Física, Literatura de Língua Portuguesa e Língua Estrangeira Moderna
 
10/01/2011
Língua Portuguesa e Redação
 
11/01/2011
Biologia, Química e Geografia
 
12/01/2011
História e Matemática
 
 
Fonte: Jornal Zero Hora/RS.

Estou desblogando até a próxima!

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MEC mostra que Ensino Médio patina no país

28 de agosto de 2010 0

Olá pessoal!

Escolas atingiram nota 3,6, apenas 0,1 ponto acima do indicador de 2007.
 
A segunda edição do Índice de Educação Básica (Ideb) mostra que a qualidade do ensino no Brasil melhorou, mas está longe da que é encontrada em países desenvolvidos. A situação mais preocupante é do Ensino Médio, que atingiu nota 3,6. Apesar de estar dentro da meta, o indicador é apenas 0,1 ponto acima do de 2007. Para o ministro Fernando Haddad, a estagnação não surpreende. Ele argumentou que o país viveu, até o começo da década, um período de “recessão da educação”, com queda de desempenho na área.
 
– Desde o início, a expectativa era ter uma melhora mais acentuada nos primeiros anos de ensino – disse.
 
A tendência, acredita ele, é de que com passar do tempo, o ritmo de melhora nos anos iniciais tenha uma queda e das turmas mais avançadas ganhe velocidade:
 
– Funciona como sistema de onda.
 
Para o coordenador-geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Daniel Cara, o reforço na parceria entre governo federal e Estados contribuirá para melhorar o desempenho.
 
– O problema do Ensino Médio é que ele tem uma alta taxa de evasão, e o Ideb é sensível a esse fenômeno. O que tem que acontecer é uma igual parceria entre governo federal e o Estado, como ocorre entre o Ensino Fundamental e os municípios – afirmou.
 
Séries iniciais conquistaram os melhores resultados
 
No Ensino Fundamental, os números são mais satisfatórios. O destaque são as séries iniciais, com o índice de 4,6. Embora pareça pouco expressivo, o indicador significa que elas já atingiram a meta estipulada pelo Ministério da Educação para 2011.
 
O presidente do Inep, Joaquim José Soares Neto, afirmou que a melhora dos indicadores pode ser atribuída a um avanço em todas as áreas.
 
– Houve uma melhora das taxas de aprovação, uma redução da evasão escolar, além de um desempenho superior nas avaliações do Inep – disse.

Estou desblogando até a próxima!

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Podcast

26 de agosto de 2010 0

Olá, pessoal!

Aqui estão dois podcasts feitos para a Rádio Atlântida para você ir melhor no vestibular.

É só clicar no ícone para ouvir as dicas, galera:

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Estou desblogando, até a próxima!

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Inscrições para UDESC

23 de agosto de 2010 1

Olá pessoal!

Estão abertas as inscrições para o Vestibular Vocacionado 2011/1 da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Estão sendo oferecidas 1.580 vagas em 44 cursos superiores.

Faça aqui sua inscrição

A taxa custa R$ 65 e deve ser paga até 24 de setembro, data do fim das inscrições. Os candidatos que conseguiram isenção na taxa de inscrição, pelos critérios socioeconômico e doador de sangue, não precisam emitir o boleto bancário.

O Vestibular 2011/1 tem como novidade o curso de Engenharia Sanitária, que disponibiliza 40 vagas (matutino e vespertino) em Ibirama. A baixa fica por conta da carreira de Administração Pública, que não será oferecida mais em Balneário Camboriú. O curso somente será oferecido em Florianópolis.

Provas

Assim como nos anos anteriores, o concurso se divide em duas etapas. A primeira será aplicada no dia 24 de outubro, enquanto que a segunda acontece no dia 28 de novembro. Ambas as etapas serão realizadas nas cidades de Florianópolis, Joinville, Lages, Ibirama, Chapecó, São Bento do Sul, Balneário Camboriú e Laguna.

Nos dias das provas os candidatos responderão perguntas nos períodos matutino e vespertino, conforme o cronograma abaixo:

1ª etapa
Das 9h às 12h30: provas objetivas de matemática, biologia, história, língua estrangeira e conhecimentos gerais de Santa Catarina
Das 15h às 18h30: provas objetivas de física, química, geografia e língua portuguesa

2ª etapa
Das 9h às 12h30: redação e duas questões de conhecimento específico
Das 15h às 18h30: quatro questões de conhecimento específico

Os locais de prova serão disponibilizados nos dias 16 de outubro, para a 1ª fase, e 22 de novembro, para a 2ª etapa.

A lista de aprovados está agendada para sair a partir das 17h do dia 20 de dezembro. Para mais informações, acesse o Edital.

Veja também:
20/08: UDESC 2011: divulgada lista de isentos pelo critério doador de sangue
19/08: UDESC 2011: divulgado resultado dos pedidos de isenção pelo critério socioeconômico

Estou desblogando, até a próxima!

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Os alunos brasileiros aprendem?

20 de agosto de 2010 0

Olá pessoal!

Estava em casa lendo uma reportagem recente publicada pela revista Veja que indica os índices alarmantes sobre a aprendizagem dos alunos de quinto a nono ano (ensino fundamental) e terceiro ano do ensino médio.

Especialistas comentam que os déficits de aprendizagem são de 70% nas disciplinas de português e matemática e que principalmente em matemática apenas 9,8% dos alunos dominam conhecimentos dessa disciplina. Comecei a pensar então sobre a “formação profissional” e vou descrever como foi meu pensamento para vocês não acharem que sou doido. Nós estudamos 12 anos (ensino fundamental e médio) com que finalidade? Provavelmente com a possibilidade de podermos estudar mais 5 anos (ensino superior) e nos tornarmos profissionais em algum ramo, certo? Então vejamos, se as nossas aprendizagens são prejudicadas nos nossos primeiros 12 anos, existe então uma probabilidade de levarmos esse prejuízo para nossas profissões, ok? Agora vou interromper meu pensamento, para mostrar os principais fatores indicativos dos déficits de nossas aprendizagens.

Segundo avaliação realizada por especialistas existem múltiplos problemas na educação, principalmente em relação a professores, gestores e investimento. Por professores parece que no nosso País os professores além de não terem sido selecionados dentre os melhores em sua formação, ainda são desmotivados pelos baixos salários de remuneração da categoria, o que nos leva ao fator investimento.

Para a educação o aumento do investimento é considerável, pois aumentamos de 3,2% em 2003 para 4% em 2008 em relação a educação básica, porém a expectativa é que esse aumento fosse de 5%.

Qual é o fenômeno que ocorre que mesmo com esse aumento os números que deveriam auxiliar a favorecer a educação nesse país ainda não são os melhores? Essa pergunta nos leva àqueles que gerenciam o dinheiro a fim de convertê-lo em qualidade de ensino. Muitas vezes a verba é até utilizada de forma lícita, mas parece que só utilizar o dinheiro honestamente não é o alvo da educação: possibilitar ao aluno uma aprendizagem eficaz a fim de se tornar um profissional qualificado.

Esses são apenas alguns dos problemas sinalizados e que demonstram que ainda existe muito caminho a percorrer quando se fala em educação. E nossas aprendizagens, como foram? Nós somos bons profissionais?  

Estou desblogando!!!   

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Chega de violência

19 de agosto de 2010 0

Olá pessoal!

Um estudante de uma escola estadual de Sorocaba, no interior de São Paulo, deu um tapa no rosto de sua colega de classe, deu um chute na adolescente e atirou contra ela um cesto de lixo.

A agressão ocorreu em Sorocaba, no interior de São Paulo. Um vídeo com as cenas da briga foi publicado no site YouTube. Na quinta-feira passada dia 12, ao tomar conhecimento, a Direção Regional de Ensino de Sorocaba informou que não foi comunicada do que aconteceu mas já pediu esclarecimentos à direção da escola.

O estudante já foi punido com suspensão. Além dele, também foi suspenso o irmão da garota agredida. Depois de ficar sabendo do ocorrido ele bateu no agressor.

Estou desblogando, até a próxima!

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A receita para ser aprovado no vestibular

16 de agosto de 2010 1

Olá pessoal!

A dica de hoje é pra você que vai fazer a prova do Enem e prestar vestibular no final do ano. Está ficando apavorado com a proximidade das provas? Em primeiro lugar: CALMA. Parece clichê, mas a tranqüilidade é fundamental antes e durante os exames, é ela que vai fazer com que você consiga aplicar na prova todas as suas horas de estudo da melhor maneira possível.

Em segundo lugar, ORGANIZE-SE!

Faça um cronograma de estudos e deixe-o em um locar visível no seu quarto;

Em seu planejamento, dê especial atenção às disciplinas nas quais você tem dificuldade e, por conseqüência, não gosta! Intercale o estudo destas, com aquelas que para você são mais fáceis;

Faça intervalos de 20 a 30 minutos a cada duas horas de estudo em casa;

Mantenha o foco! Quando estiver estudando, estude! Anote e deixe para depois a realização de outras tarefas que possam te desconcentrar.

Não esqueça que dormir 8h por dia é fundamental nesse processo, assim como manter algumas atividades de lazer, as quais auxiliam no combate à ansiedade.

Não se apavore achando que não sabe nada! Se você realmente aprendeu os conteúdos, não é preciso ter tudo na ponta da língua. Na hora da prova, seu cérebro não vão te deixar na mão.

Estou desblogando, até a próxima!

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Você sabe o que é SISU?!

13 de agosto de 2010 0

Olá pessoal!

SISU significa Sistema de Seleção Unificada. Criado em 2009 pelo Ministério da Educação, ele anda de mãos dadas com o Enem, pois a seleção do candidato é feita a partir da nota que este alcançou no Exame Nacional do Ensino Médio.

O processo é totalmente gratuito e online, você apenas precisa ter em mãos seu número de inscrição do Enem.

Para você ter idéia, no vestibular da metade deste ano foram 35 as instituições públicas que destinaram vagas a este processo seletivo, totalizando 16 mil vagas! Para o próximo vestibular, haverá um total de 60 ou 70 mil vagas! Ou seja, vale a pena se informar e ver a relação de universidades e cursos disponíveis, bem como caprichar na prova do Enem, pois ela será seu passaporte!

O interessante do SISU é que neste processo antes você tem acesso à sua nota e, a partir do momento que estiver de posse dela, vai saber em quais cursos e em quais universidades você consegue passar.

Como o prazo que o MEC disponibiliza para o preenchimento das vagas via SISU é bastante curto, você precisa ficar ligado nas datas, para não acabar de fora.

Informações completas você encontra no site http://sisu.mec.gov.br/

Estou desblogando, até a próxima!

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