Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de novembro 2010

Namoro em ano de vestibular ajuda ou atrapalha?

30 de novembro de 2010 0

Olá pessoal,


 
E agora? As opiniões, acredito, serão divergentes. Muita gente acha que namoro na época do vestibular atrapalha, pois você tem que dividir as atenções entre os estudos e a pessoa que namora. Outros acharam que o namoro ajuda, porque vocês podem estudar juntos ou então se distraírem um pouco nos fins de semana para não ficarem estressados.

Na verdade, não existe uma resposta certa. Tudo vai depender do namorado ou da namorada que você tem. Algumas pessoas falaram uma coisa muito sensata: depende da maturidade, da compreensão, da amizade e do companheirismo. Se a pessoa que você namora for capaz de entender a importância do vestibular na sua vida, ela vai saber lidar com a situação de ter que compartilhar da sua atenção com os estudos.

Namorar é bom, estar apaixonado é ótimo, ter alguém do lado é maravilhoso. Mas na época de estudar para o vestibular é preciso ter consciência de que é o seu futuro que está em jogo. Você não pode prejudicar os seus estudos e a sua vida escolar por causa da incompreensão do seu companheiro, muito menos a chance de entrar numa universidade.

Se o seu namorado ou namorada não admite que você deixe de sair com ele para estudar, é melhor sentar e conversar. Com certeza se ele ou ela ainda não passou por essa situação, vai passar um dia. E se já passou, deve se lembrar muito bem que não é nada fácil tentar entrar em uma boa universidade.
 
O vestibulando já aguenta muitas pressões de todos os lados: do colégio que além de bombardeá-lo de conteúdo ainda exige boas notas nas provas; do cursinho que exige um grande esforço para poder absorver tantos assuntos em tão pouco tempo; do mercado de trabalho que está cada vez mais competitivo e exigindo cada vez mais profissionais bem qualificados; da família que investiu tanto na sua educação e agora quer vê-lo dentro de uma universidade… Enfim, é difícil ter que suportar toda essa pressão e ainda lidar com um namorado que não entende e quer de você mais do que você pode dar neste momento. Por isso cuidado para não deixar o seu namoro virar um motivo de estresse na sua vida.
 
E para aqueles cujo namorado ou namorada está em ano de vestibular: cuidado para não tornar a vida de quem você gosta em um inferno. Seja compreensivo, entenda que este é um momento muito importante para ela e ao invés de fazer cobranças, ofereça o seu ombro amigo, o seu sorriso, o seu carinho, a sua ajuda. Afinal, se você realmente gosta da pessoa que namora, você fará de tudo para que ela atinja os seus objetivos e alcance o sucesso.
 
Estou desblogando, até a próxima!

Bookmark and Share

PRESSÃO DO VESTIBULAR: O QUE FAZER?

29 de novembro de 2010 1

Olá pessoal!

Em casa, os pais falam: “Você precisa entrar na melhor faculdade”. Na escola, os professores reforçam: “O curso superior vai garantir seu futuro”.

Na roda de amigos, o clima de competição se instala: ninguém quer ficar para trás. Essas três cenas são comuns para quem está prestando vestibular e servem para ilustrar a pressão que os jovens enfrentam na temporada de preparação para os exames. Isso sem contar a cobrança que vem de si mesmo.

O vestibulando passa a entender que a aprovação numa boa faculdade é uma. Por mais importante que seja o vestibular na vida de um jovem, pais e professores devem entender que a pressão e cobrança exageradas podem prejudicar o desempenho dos candidatos durante as provas.

Para a realização de uma boa prova, o mais importante é o equilíbrio emocional, essencial para responder as questões com concentração e segurança.

Quando termina o Ensino Médio, não necessariamente o aluno está preparado para encarar a vida universitária, como pensa a maioria dos pais. Nem sempre o vestibulando faz uma escolha consciente ou está maduro o suficiente para encarar uma faculdade. Às vezes, é melhor fazer mais um ano de cursinho ou até mesmo um curso técnico. Isso ajudará o jovem a escolher melhor a profissão que pretende seguir e até sentir-se mais seguro e maduro.
 
Para diminuir a pressão, pais e professores têm funções centrais. Eles nunca devem fazer comparações entre o desempenho dos filhos ou colegas, nem apontar o vestibular como a única saída para uma vida feliz e de sucesso.

Os pais e professores devem acompanhar os alunos, procurar ouvir suas dúvidas, mas acima de tudo, transmitir a eles tranquilidade para esse momento. Cada vestibulando deve procurar atividades prazerosas para compensar o estresse dos estudos.
 
E você se sente pressionado? 
 
Estou desblogando, até a próxima!

Bookmark and Share

Gastos de candidatos serão pagos por gráfica

23 de novembro de 2010 0

Olá pessoal!

 
Empresa custeará alimentação e transporte dos estudantes que refizerem o Enem. O Ministério da Educação (MEC) afirmou ontem que a gráfica RR Donelley, contratada para imprimir os cadernos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), bancará os gastos extras dos candidatos com a nova prova. Segundo o MEC, isso deve incluir os custos de alimentação e transporte de quem precisar se deslocar até os locais onde serão aplicadas as novas provas de ciências humanas e ciências da natureza.

O governo deverá anunciar até quarta-feira a data do exame, que será aplicada somente aos estudantes que foram prejudicados pela confusão nos cadernos de questões amarelo. O exame será reaplicado na primeira quinzena de dezembro – o provável é que seja no dia 4 ou 5. Até lá, o Inep e o consórcio Cespe/Cesgranrio terminarão de analisar 116.626 atas, num pente-fino que vai identificar todos os estudantes prejudicados pelos erros de impressão no caderno de questões amarelo, da prova do último dia 6.

Para garantir que o trabalho seja concluído a tempo, as três instituições farão plantão neste fim de semana. Cada um dos estudantes será notificado do direito de refazer o exame pelos meios habituais – via e-mail, telefone, carta e até por SMS, o popular torpedo. O ministério informou ainda que o calendário do Enem de 2010 segue rigorosamente dentro dos prazos, com a previsão da divulgação dos resultados para a primeira quinzena de janeiro de 2011. O início do processo de seleção unificada para admissão de novos alunos pelos estabelecimentos de ensino superior está confirmado para segunda quinzena de janeiro de 2011.
 
Fonte: O Estado de SP/22/11/2010

Até a próxima!

 

Bookmark and Share

Suspeito de espancar professora em Porto Alegre (RS) se entrega à polícia

19 de novembro de 2010 0

Olá,

Com a prisão decretada pela Justiça por suspeita de espancar uma professora em Porto Alegre (RS), Rafael Soares Ferreira, 25, entregou-se à Polícia Civil. O crime ocorreu no último dia 9.

O estudante é suspeito de quebrar os dois braços e seis dentes da orientadora pedagógica Jane Mauss de Leão Antunes, 57.  Segundo relatos feitos à polícia, Ferreira ficou insatisfeito com a nota de uma prova no curso e começou a ofender uma professora. Ele foi encaminhado à orientadora educacional, para atendimento pedagógico.

Após os dois conversarem por cerca de uma hora e meia, de acordo com o delegado Fernando Soares, o estudante perguntou se a orientadora estava com medo, levantou-se e a agrediu com uma cadeira de ferro. Ela ainda foi agredida com socos, pontapés e puxões de cabelo. Antunes foi socorrida por outras pessoas. Ferreira fugiu. Ele ainda agrediu um segurança e um porteiro na fuga. Ainda de acordo com a polícia, ele disse na escola que é lutador e instrutor de artes marciais.
 
Fonte: Folha de São Paulo/18/11/2010/ GRACILIANO ROCHA DE PORTO ALEGRE
 
Violências nas escolas. Qual é a solução? Segurança privada? Mais policiais nas imediações das escolas? Punições mais rígidas? Qual é a sua opinião?

Abraços e bom final de semana!

Bookmark and Share

A hora da verdade para quem faz vestibular no fim do ano

18 de novembro de 2010 1

Olá,

Às vésperas dos principais vestibulares no Brasil, especialistas dão dicas sobre como chegar às provas com conhecimento na ponta da língua. Fazer simulados é uma boa maneira de fixar o conteúdo exigido. Na frenética corrida contra o tempo, o primeiro passo, segundo o psicólogo e especialista em orientação vocacional Joyldson Gouvêa, é estabelecer horários rígidos para os estudos e aproveitar cada minuto para fazer uma boa revisão das matérias. “Agora, já não é mais hora de investir em novos conteúdos, pois o prazo é muito curto. Isso pode gerar insegurança e o aluno ainda corre o risco de desperdiçar um tempo precioso de rever conhecimentos adquiridos ao longo do ano.

Por isso, o ideal é dar prioridade aos resumos e à solução de exercícios”, diz Joyldson. Segundo ele, o melhor é reservar de quatro a seis horas diárias para o estudo em casa, além do período dedicado ao colégio e aos pré-vestibulares. Os estudantes ainda devem ter o cuidado de intercalar disciplinas complicadas com outras mais simples, gastando de 50 minutos a uma hora para cada uma delas. “Esse é o tempo ideal para cada matéria, porque depois disso o aluno começa a perder concentração. Ele deve começar sempre pelas mais difíceis, quando ainda está mental e fisicamente descansado, e depois partir para as mais fáceis. Por exemplo, estude 50 minutos de física e faça um intervalo de 10 minutos. Depois, passe para a história e dê mais um tempo de relaxamento. Em seguida, vá para a matemática e termine com o português”.

Até a próxima!

Bookmark and Share

Haddad vê falha no modelo do Enem e sugere que nota seja válida por 2 anos

17 de novembro de 2010 1

Olá,

Em audiência a comissão do Senado, ministro da Educação reconhece que magnitude do exame o torna vulnerável a problemas e defende aplicação de prova no mesmo ano para dar nova chance de avaliação.

Após duas edições marcadas por uma série de problemas – vazamento da prova, falhas na encadernação, cabeçalho trocado, batalhas jurídicas –, o ministro da Educação, Fernando Haddad, defendeu ontem que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) seja aplicado mais de uma vez por ano e admitiu ampliar a validade do exame para dois anos.  “A saída adequada e já planejada é que se realizem mais edições do Enem por ano. Isso vai mitigar, se não a totalidade, a quase totalidade dos problemas que o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), responsável pela organização da prova enfrenta com falhas às vezes humanas, às vezes ocorrências que não estão sob a sua responsabilidade”, disse. “É possível e desejável que haja mais de uma edição por ano do Enem.”

Na opinião do ministro, a aplicação de outra prova permitiria que o estudante se inscrevesse e fosse avaliado mais de uma vez – além disso, os exames poderiam ser diluídos em datas distantes entre si. “Se ele (estudante) participa de uma (prova) e não se dá bem, participa de outra. Em caso de abstenção, tem no seu horizonte uma nova oportunidade.” Nos EUA, disse, aplica-se o SAT (equivalente ao Enem) sete vezes durante o ano.
 
Fonte: O estado de SP/16/11/2010/ Rafael Moraes Moura/ BRASÍLIA
 
O que você acha da opinião do Ministro Fernando Haddad? Opine. Critique. Elogia. O blog é seu.

Estou desblogando, até a próxima!

Bookmark and Share

Gabarito do Enem 2010

16 de novembro de 2010 80

Olá,

O INEP divulgou o Gabarito Oficial do Enem 2010, que pode ser conferido no endereço eletrônico http://www.enem.inep.gov.br/provas. O gabarito é fornecido juntamente com a prova, onde estão assinaladas com um círculo de cor verde as alternativas corretas.
Segundo o INEP, os gabaritos foram produzidos e revisados por professores de várias universidades do País. O Enem foi aplicado nos dias 6 e 7 de novembro para aproximadamente 3,3 milhões de candidatos. A expectativa se volta agora para o resultado do Enem 2010 que será divulgados na primeira quinzena de janeiro de 2011.
No dia 6, sábado, foi aplicado o caderno com questões das áreas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias, das 13h às 17h30. No dia 7, domingo, foi a vez das áreas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, mais a Redação, e Matemática e suas Tecnologias, das 13h às 18h30.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social – Inep.

Até a próxima!

 

Bookmark and Share

Gabarito do Enem será divulgado ainda nesta sexta, diz MEC

12 de novembro de 2010 0

Olá pessoal!

 
O gabarito das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e a página para reclamações de estudantes que se sentiram prejudicados pelo erro na folha de respostas devem ser lançados ainda nesta sexta-feira (12), de acordo com a assessoria de imprensa do Ministério da Educação (MEC).
A prova e todos os procedimentos referentes ao Enem haviam sido suspensos, em todo o país, no início desta semana, depois de uma liminar concedida pela Justiça Federal do Ceará. Nesta sexta, o presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, desembargador Luiz Alberto Gurgel de Faria, derrubou a liminar e liberou o Enem.
Cerca de 3,3 milhões de estudantes participaram do Enem 2010, que ocorreu no último fim de semana. Logo depois da primeira prova, no sábado, alguns inscritos reclamaram de erros na folha de respostas e no caderno de provas amarelo.
 
Fonte: Globo.com

Estou desblogando, até a próxima!

Bookmark and Share

Secretários de Educação defendem manutenção do Enem

12 de novembro de 2010 0

Olá pessoal,

 
O Ministério da Educação divulgou nesta quarta-feira que recebeu do Consed (Conselho Nacional dos Secretários de Educação) uma nota de apoio pela realização do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). No fim de semana, 3,3 milhões de candidatos prestaram a prova em 1.698 cidades do país.  No documento, os secretários estaduais de Educação “lamentam a ocorrência dos acontecimentos que resultaram no pedido de suspensão do certame”.
A nota, assinada pela presidente Yvelise Freitas de Souza Arco-Verde, secretária de Educação do Paraná, diz também que o Consed “acredita que mantendo seus princípios, o MEC defenderá a total apuração dos fatos, respeitando o direito de todos, visando a idoneidade e lisura de todo o processo”. “O Consed reafirma seu compromisso em colaborar com o processo e ressalta seu emprenho na soma de esforços com o Ministério da Educação e órgãos envolvidos, visando a completa solução dos problemas ocorridos, sempre respeitando e zelando pelo interesse público.”
 
Fonte: Folha de São Paulo/11/02/2010/Caderno Saber

Abraços e até a próxima!

Bookmark and Share

MEC elimina três candidatos que usaram Twitter durante aplicação do Enem

10 de novembro de 2010 0

Olá,

O MEC (Ministério da Educação) eliminou três candidatos que participaram do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) no último fim de semana. De acordo com o ministério, a decisão foi tomada depois da comprovação de que eles trocaram mensagens sobre o exame no microblog Twitter durante a realização das provas.

Os candidatos eliminados são de Minas Gerais, Pernambuco e do Tocantins.

O Enem foi suspenso em todo o país pela Justiça Federal do Ceará. As provas registraram 3,3 milhões de candidatos e foram marcadas por erros de impressão nos cadernos de provas e nos cartões de respostas.

Estou desblogando, até a próxima!

Bookmark and Share