Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Posts de março 2011

O trânsito no entorno da UFSC está um caos! E eu com isso?

31 de março de 2011 0

Olá,

Ótima oportunidade de conversar sobre o trânsito em torno da UFSC.

Lançada campanha educativa para sensibilizar a comunidade universitária para discutir e contribuir com sugestões sobre como melhorar o sistema viário no entorno da UFSC. As contribuições devem ser postadas pelo formulário eletrônico do site da campanha http://pare.paginas.ufsc.br. Também haverá um Debate Público dia 5/4, das 15h às 18h, no Auditório do Centro Tecnológico ( CTC). Período da campanha: 30/3 a 30/4.

O trânsito do entorno da UFSC está um caos e isso não é novidade para transeuntes e motoristas da comunidade universitária. Além do estresse que causa a quem transita diuturnamente pelo campus João David Ferreira Lima, o excesso de veículos vem provocando um gradativo aumento de acidentes. Os atropelamentos ficam mais evidentes a cada dia.

Para analisar e apresentar propostas à melhoria do sistema viário no entorno da UFSC, em especial o alargamento da Rua Deputado Antônio Edu Viera e a instalação de um sistema de escoamento binário para o fluxo de veículos, foi constituída, em novembro de 2010, uma comissão mista integrada por representantes da Prefeitura Municipal de Florianópolis (PMF), do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (IPUF) e por servidores da UFSC designados pelo reitor para compor uma comissão interna.

A Comissão para Análise do Entorno Viário da UFSC, em março de 2011, terminou o seu levantamento de informações e análises e agora organiza, junto ao gabinete do reitor, um debate público para colher opiniões e sugestões da comunidade universitária. O site http://pare.paginas.ufsc.brr com informações sobre o assunto disponibiliza um formulário eletrônico para que a comunidade universitária possa enviar as suas sugestões.

O debate público será estimulado por uma campanha de comunicação educativa “Pare! Não me atropele” culminando com a realização de um evento: Debate Público sobre as melhorias do sistema viário no entorno da UFSC, dia 5/4, das 15h às 18h, no Auditório do CTC.

Informações: Assessoria de Comunicação Educativa da Seplan – ACE/Seplan

Tel: 3721.6480  ou Esta imagem contém um endereço de e-mail. É uma imagem de modo que spam não pode colher.

Fonte: AGECOM

Estou desblogando!

Bookmark and Share

Governo desiste de realizar duas edições do Enem

31 de março de 2011 0

Olá,

A promessa do Ministério da Educação de fazer um Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) no meio do ano e outro no final foi adiada até pelo menos 2012.

Oficialmente, o MEC diz que o calendário do exame ainda está em estudo, mas internamente já há convicção de que não existe tempo hábil para a realização de um exame já em maio, como previsto, uma vez que nem sequer se abriram inscrições.

Dessa forma, apenas uma prova deverá ser realizada, em outubro.

Fonte: Folha

Estou desblogando!

Bookmark and Share

Universidades públicas irão criar questões para o Enem

29 de março de 2011 0

Olá,

Finalmente o MEC tomou uma decisão sensata em relação ao ENEM.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) abriu uma chamada pública para que as instituições públicas de ensino superior passem a participar da elaboração do banco de itens do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O cadastro começa a ser feito nesta quarta-feira (30) e vai até 15 de abril, segundo o instituto. O edital de credenciamento foi publicado no “Diário Oficial da União” na segunda-feira (28).

Universidades federais, estaduais e municipais, além dos institutos federais de Educação Profissional poderão participar. Até agora as questões do Enem eram feitas por professores ou especialistas contratados diretamente para a tarefa.

Segundo o Inep, a ideia é aumentar o número de questões disponíveis para a aplicação de duas edições da prova ao ano. O Inep tem hoje cerca de dez mil questões no Banco Nacional de Itens (BNI) do Enem e a meta é chegar a 100 mil.
 
fonte: G1
 
Estou desblogando!
Bookmark and Share

Brasil não tem lei federal para combate ao bullying

28 de março de 2011 0

Olá,

O Brasil não tem uma lei federal sobre o combate ao bullying. Um projeto de lei propõe que as ações de combate ao bullying sejam detalhadas na Lei de Direitrizes e Bases da Educação. O projeto aguarda votação na Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado. A proposta, de autoria do senador Gim Argello (PTB-DF) quer incluir entre as incumbências dos estabelecimentos de ensino a promoção de ambiente escolar seguro e a adoção de estratégias de prevenção e combate a intimidações e agressões.

Estou desblogando!

Bookmark and Share

Faculdade de Florianópolis promove feira de estágios

25 de março de 2011 0

Olá,

A Faculdade Cesusc está promovendo, neste semestre, IX Feira de Estágios, uma das melhores e mais tradicionais feiras da categoria no Estado, com a parceria das principais agências de estágios e empregos de Santa Catarina.
 
Mais uma vez, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL/Fiesc), a Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (Fepese/UFSC), o Centro e Integração Empresa-Escola (CIEE), o Instituto Catarinense de Estágio e Assessoria (ICEA) e o Sistema de Estágios Inteligente do Brasil (Seibras), firmaram o compromisso de oferecer as melhores vagas de estágios do Estado aos acadêmicos e à comunidade presentes na IX Feira de Estágio do Cesusc.
 
Este ano, são esperados milhares de acadêmicos, tanto da Faculdade, quanto de outras Instituições de Ensino. Também são aguardados alunos do Ensino Médio, já que a Feira também ofertará vagas de estágios para esses alunos, como ocorreu nas duas últimas edições.
 
A IX Feira de Estágios do Cesusc ocorrerá no dia 29 de março (terça-feira), das 9h às 13h e das 18h às 21h, no Campus da Faculdade, na Rodovia SC-401 – Trevo de Santo Antônio de Lisboa em Florianópolis.

Ano passado, no mesmo período, a Feira proporcionou um aumento no número de cadastros em 149%, além de um crescimento de 295% no número de encaminhamentos às agências de estágios e empregos.
 
Para a Diretora Geral da Faculdade, Professora Dra. Betina Backes é importante que os acadêmicos participem dos estágios. “O estágio é uma das portas de entrada para o Mercado de Trabalho; excelentes profissionais iniciaram sua carreira pela base, conquistando oportunidades depois de passarem por estágios”.
 
 
Mais informações: Eduardo Magagnin – Gerente de Comunicação
Cesusc e Colégio Cruz e Sousa – (48) 8419-3007 | (48) 3239-2642

Estou desblogando!

Bookmark and Share

Novo plano de educação custará R$ 80 bilhões

25 de março de 2011 0

Olá,

O ministro da Educação, Fernando Haddad, afirmou nesta quarta-feira que o custo total para o cumprimento das metas do novo Plano Nacional de Educação (PNE) é de R$ 80 bilhões. Segundo ele, a meta de investimento de 7% do Produto Interno Bruto (PIB) em educação, indicado no plano, cobrirá esses gastos.

O PNE estabelece 20 metas educacionais que o país deverá cumprir até o fim da década. Na terça-feira foi criada na Câmara dos Deputados uma comissão especial para discutir o projeto de lei enviado pelo Executivo.

Estou desblogando!

Bookmark and Share

Concurso de Trabalhos Escritos e Desenhos do Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento

25 de março de 2011 0

Olá,

Estudantes de escolas públicas e privadas de Santa Catarina podem participar este ano do “Concurso de Trabalhos Escritos e Desenhos do Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento”, promovido pela Organização das Nações Unidas para a Educação (UNESCO), em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED).

Os trabalhos devem ser enviador para o endereço: Setor de Ciências Naturais da UNESCO, SAUS Quadra 5, Bloco H, Lote 6, Ed. UNESCO/IBICT/CNPq, Sala do Protocolo nº 1004, CEP 70070-912, Brasília/DF. Os participantes poderão enviar seus trabalhos até o dia 5 de setembro de 2011.

Mais informações: http://www.sed.sc.gov.br/secretaria/noticias/2828-concurso-de-trabalhos-escritos-e-desenhos-do-dia-mundial-da-ciencia-pela-paz-e-pelo-desenvolvimento

Estou desblogando!

Bookmark and Share

Como organizar o tempo de estudos

25 de março de 2011 0

Olá,

Como organizar o tempo de estudos

A melhor maneira apontada pelos professores especializados para dividir o tempo de estudos realizados por conta própria é seguir o roteiro das aulas do cursinho. “No período em que for estudar em casa, o ideal é fazer exercícios relativos às aulas que teve anteriormente, para verificar os conhecimentos adquiridos, consolidá-los, e marcar dúvidas”, afirma Vera Lúcia da Costa Antunes, coordenadora de  curso e colégio.

“Geralmente, cada aula do cursinho dura 50 minutos. É raro o estudante ser tão organizado a ponto de conseguir repetir os mesmos 50 minutos em casa”, afirma Motta. O professor alerta para que se evite gastar mais tempo e dedicação a algumas disciplinas, em detrimento das outras. “Existe uma tendência de estudar mais a área de exatas, por conta dos exercícios”.

A orientação para estudar em casa os mesmos conteúdos das aulas daquele dia é válida para o momento de apresentação dos conteúdos. “Depois, no período de revisão (que pode ser maior ou menor, dependendo do cursinho ou escola), é melhor estudar as matérias em que os alunos têm mais dificuldade”, recomenda Motta.

Outro ponto importante é a pausa para descanso. “Quando cansar, o estudante deve parar um pouco, de 30 minutos a uma hora de descanso”, afirma Vera. Este tempo pode ser aproveitado para uma atividade física ou artística, que proporcione prazer, contribuindo para a recuperação do cansaço.

Nota zero

Movimento Estudantil dependente do governo

Ao receber nesta quinta-feira representantes da União Nacional dos Estudantes (UNE) e da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), a presidente Dilma Rousseff manifestou simpatia pelas reivindicação dos estudantes. As entidades defendem mais investimentos na educação e a mudança de alguns pontos do Plano Nacional de Desenvolvimento da Educação (PNDE).

Ainda sobre o ENEM

O Ministério Público Federal em São Paulo apresentou à 10ª Vara Federal Criminal em São Paulo memoriais escritos pedindo a condenação, pelos crimes de corrupção passiva (exigir vantagem indevida) e violação de sigilo funcional contra cinco pessoas envolvidas no furto, vazamento e tentativa de venda da prova do Exame Nacional do Ensino Médio de 2009. Um dos réus é acusado também de extorsão.

Estou desblogando!

Bookmark and Share

Como agir diante do bullying

24 de março de 2011 2

Olá,

No mundo real ou virtual, o problema requer atenção de pais e professores.

Se a escola é o local em que a criança sofre a intimidação, os pais devem entrar em contato com professores e diretores, que devem coibir esse tipo de ação entre os estudantes.

Seu filho sofre bullying? Então:

Não diga para “deixar para lá” – ou ele pode não mais contar problemas que tenha;
Converse com a direção da escola, se o problema for lá;
Se não resolver, faça boletim de ocorrência em delegacia de polícia;
Se a ofensa for pela Internet, imprima a página e leve ao Ministério Público;
Estimule que seu filho conte como foi o dia na escola.

Como identificar o bullying

Cabe, então, a pais e professores a tarefa e identificar se há algo de errado na vida social da criança ou mesmo do adolescente.

No caso de vítimas de cyberbulling, a compulsão por utilizar a Internet é outra característica.

Filhos “valentões”

Se o seu filho não é vítima de bullying, ele pode ser, ainda, um desses agressores – comportamento que também merece atenção e cuidado dos pais.

“Dependendo da gravidade do ato, o menor pode ser internado para serem aplicadas medidas sócio-educativas”, explica o promotor de Justiça Criminal, Lélio Braga Calhau, de Minas Gerais.

No caso de bullying pela Internet – caso a criança ou adolescente espalhe mentiras que ofendam algum colega -, o pai ou quem permitiu o acesso ao computador também pode ser penalizado.

“Alguém que seja negligente com um crime pode também ser responsabilizado, de acordo pelo código penal. Na área cívil, pode haver processos por danos morais e a família ser obrigada a pagar indenizações”, diz Calhau.

Para identificar se o seu filho está intimidando outras crianças, a pedagoga cita algumas características comuns aos agressores: “os jovens que praticam bullying costumam ser hostis, usam força para resolver seus problemas e são intolerantes”.

Os pais não devem elogiar nem estimular os filhos briguentos e valentões. Devem conversar e, se necessário, procurar ajuda de profissionais especializados, como psicólogos.

 Fonte: Saber

Dica de livro

Juras de lealdade e amor eternos, confidências, agradecimentos, convites, congratulações e pedidos de emprego, ajuda, dinheiro. Às mãos do Führer ou dos chefes de suas chancelarias, chegaram em forma de cartas, bilhetes, cartões, versinhos, poemas e redações infantis. Tirada de arquivos empoeirados de Berlim, a vasta correspondência de Hitler traz novo olhar sobre a história da queda e ascensão do Terceiro Reich.

Em “Cartas para Hitler” (Planeta), o pesquisador e historiador Henrik Eberle, dá acesso ao público de parte deste mar de documentos, testemunho sincero da mentalidade alemã da época e vasto material para aficionados pelo assunto, estudantes, historiadores, psicólogos, pedagogos. Hitler considerava estas cartas uma espécie de “barômetro” do povo alemão. De 1925 até 1945, ao todo, foram 12 mil delas.

Nota 10

Será sábado, dia 26, o lançamento do Parque Linear do Córrego Grande, um projeto que pretende lutar pela preservação da memória e das condições ambientais do bairro, localizado próximo à Universidade Federal de Santa Catarina.

A programação começa com uma visita guiada até a cachoeira do Poção, às 9h, com saída do Sertão do Córrego, acompanhada de guias. Às 10h, haverá a Ecobike – Gincana da Mobilidade, e às 16h, atividades de educação Ambiental. Apresentações culturais, às 18h, antecedem o lançamento do projeto, às 19h, no conselho comunitário do Córrego Grande.

A promoção é do Curso de Arquitetura da UFSC, Fórum da Bacia do Itacorubi e Associação dos Moradores do Sertão do Córrego Grande (Amosc), com apoio da Prefeitura Municipal de Florianópolis, Udesc e instituto Mangue Vivo e patrocínio da Eletrobras.

Mais informações com César Floriano dos Santos, professor do curso de Arquitetura da UFSC, pelos fones 3721-9740 e 9119-4825.

Fonte: AGECOM 

Reunião entre SED e FOCEC debate o avanço da Educação do Campo em SC

Na tarde desta terça-feira (22) um encontro entre o diretor geral da Secretaria de Estado na Educação (SED), Eduardo Deschamps, a diretora de Educação Básica e Profissional, Gilda Mara Penha, e integrantes do Fórum Catarinense de Educação do Campo (FOCEC), foi realizado com o objetivo de dar continuidade ao diálogo e avançar nas ações da educação do campo no estado.

 Fonte: SED

Estou desblogando!

Bookmark and Share

Aberta as inscrições do Pré-vestibular da UFSC

23 de março de 2011 0

Olá,

Grande oportunidade!

O maior curso preparatório para vestibular, público, gratuito e que mais aprova no Brasil, inicia seu processo seletivo com 5.000 vagas para o primeiro semestre de 2011.

O curso Pré-vestibular da UFSC, oferecido pela Universidade Federal de Santa Catarina, há sete anos vem colecionando histórias de conquista e superação. Em 2008, com a parceria do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Educação, implantou o projeto em 12 cidades, já no ano seguinte foram 19 núcleos

Em 2011, o Pré-vestibular da UFSC estará presente em 29 municípios do estado: Araranguá, Balneário Camboriú, Biguaçu, Blumenau, Brusque, Canoinhas, Caçador, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Curitibanos, Florianópolis (UFSC e Instituto Estadual de Educação), Imbituba, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Lages, Laguna, Mafra, Navegantes, Palhoça, Rio do Sul, Santo Amaro da Imperatriz, São Bento do Sul, São José, São Lourenço do Oeste, São Miguel do Oeste e Tubarão.

Podem se inscrever alunos que tenham concluído ou que estejam cursando o terceiro ano do ensino médio em escola pública, que não estejam cursando ou tenham concluído curso superior, e que tenham disponibilidade para frequentar as aulas de segunda a sexta-feira, no respectivo horário de aula da unidade do Pré-vestibular da UFSC escolhida pelo candidato.

Os critérios de seleção são o histórico escolar do ensino médio, e a renda sócio-econômica familiar. Os dados são avaliados, e quem tem as melhores notas e, comprovadamente, menor condição de pagar um curso particular tem preferência para a vaga. Não é aplicado prova.

As inscrições ocorrem de 23 de março de 2011 até as 18h do dia 27 de abril de 2011. Os interessados devem acessar o site www.prevestibular.ufsc.br, ler atentamente o edital, preencher o formulário de inscrição, imprimi-lo e assiná-lo. Feito isso, o candidato deverá enviar o comprovante do requerimento de inscrição e as fotocópias dos documentos exigidos via correio para a secretaria do Pré-vestibular da UFSC, ou entregá-los pessoalmente na unidade escolhida para frequentar o curso, nas datas e nos horários estabelecidos no edital.

A nova gestão de governo recebeu o projeto com muito entusiasmo e com novas perspectivas, trazidas pelo Secretário de Estado da Educação, Sr. Marco Tebaldi, e levará o Pré-vestibular da UFSC para 29 cidades do estado. As novidades serão as unidades nas cidades de: Caçador, São Lourenço do Oeste, São Miguel do Oeste, Laguna, Navegantes, Imbituba e Concórdia.

 Confira maiores informações no site do curso Pré-vestibular da UFSC (www.prevestibular.ufsc.br), e conheça mais deste projeto, que aprovou 64% de seus alunos nas universidades públicas do sul do país.

 Unidades do Pré-vestibular da UFSC

UNIDADE  ESCOLA 
ARARANGUÁ  EEB DE ARARANGUÁ 
BALNEARIO CAMBORIU  EEB PRESIDENTE JOAO GOULART 
BIGUAÇU  EEM PROF MARIA DA GLORIA VERISSIMO DE FARIA 
BLUMENAU  EEB PEDRO II 
BRUSQUE  EEB FELICIANO PIRES 
CAÇADOR  EEM IRMÃO LEO 
CANOINHAS  EEB ALMIRANTE BARROSO 
CHAPECÓ  EEB BOM PASTOR 
CONCÓRDIA  EEB PROF OLAVO CECCO RIGON 
CRICIÚMA  EEB SEBASTIAO TOLEDO DOS SANTOS 
CURITIBANOS – VESPERTINO  EEB CASEMIRO DE ABREU 
CURITIBANOS – NOTURNO  EEB CASEMIRO DE ABREU 
IEE – VESPERTINO  INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇAO 
IEE – NOTURNO  INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇAO 
IMBITUBA  EEM  ENG ANNES GUALBERTO 
ITAJAÍ  EEB DEP. NILTON KUCKER 
JARAGUÁ  EEB ROLAND HAROLD DORNBUSCH 
JOAÇABA  EEB GOV CELSO RAMOS 
JOINVILLE  EEB DR TUFI DIPPE 
JOINVILLE  EEM GOV CELSO RAMOS 
LAGES  EEB DE LAGES 
LAGUNA  EEM ALMIRANTE LAMEGO 
MAFRA  EEB BARAO DE ANTONINA 
NAVEGANTES  EEB JULIA MIRANDA DE SOUZA 
PALHOÇA  EEB IRMA MARIA TERESA 
RIO DO SUL  EEB PAULO ZIMMERMANN 
SANTO AMARO DA IMPERATRIZ  EEB NEREU RAMOS 
SÃO BENTO  EEM PROF ROBERTO GRANT 
SÃO JOSÉ  EEB PROF MARIA JOSE BARBOSA VIEIRA 
SÃO LOURENÇO DO OESTE  EEB RUI BARBOSA 
SÃO MIGUEL DO OESTE  EEB SÃO MIGUEL 
TUBARÃO  EEM DITE FREITAS 
UFSC  CCS – UFSC 

Estou desblogando!

Bookmark and Share