Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Posts de abril 2011

Quase 14 milhões de Brasileiros não sabem ler nem escrever

29 de abril de 2011 0

Olá,

Enquanto isso no Brasil…

O país ainda tem 9,6% da população com 15 ou mais anos analfabeta. A revelação está no Censo 2010, divulgado nesta sexta-feira (29) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Apesar da queda de quatro pontos percentuais –no Censo de 2000, o índice era de 13,6%– quase 14 milhões de brasileiros (13.940.729) ainda não sabem ler nem escrever.

A maioria dos analfabetos do país está no Nordeste. Sozinho, ele concentra 53,3% (7,43 milhões) do total de brasileiros que não sabem nem ler nem escrever. Esse percentual é maior do que em 2000, quando era de 51,4%.

Quando são considerados apenas os habitantes da região, o índice de analfabetismo é de 19,1%. O Nordeste também tem o Estado na pior situação: 24,3% dos habitantes de Alagoas (537 mil em 2,21 milhões) são analfabetos. Em 2000, eram 33,4%.

A região Centro-Oeste, no entanto, continua com o menor total de analfabetos dentre todos os habitantes do país –5,5%, apesar do aumento de 0,1 ponto percentual em relação a 2000. A região com menos analfabetos entre a própria população é a Sul, com 5,1% (índice que era de 7,7% há dez anos). O Distrito Federal continua como a unidade da federação com a menor taxa: 3,5% em 2010, 5,7% em 2010.

Os dados de analfabetismo ainda são preliminares. Segundo o IBGE, eles são números puros e podem sofrer alterações.

Estou desblogando!

Bookmark and Share

Governo lança programa para expandir e financiar ensino técnico

28 de abril de 2011 0

Olá,

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec), foi lançado na tarde desta quinta-feira (28) pela presidente Dilma Rousseff e pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, em cerimônia em Brasília. O programa pretende “expandir, interiorizar e democratizar” a oferta de cursos técnicos e profissionais de nível médio, e de cursos de formação inicial e continuada para trabalhadores.

O governo federal  intensificará o programa de expansão de escolas técnicas em todo o país. Além das 81 unidades que estão em execução e devem ser inauguradas neste e no próximo ano, devem ser anunciadas outras 120 nos próximos dias. O mesmo projeto de lei do governo que inclui o Pronatec também quer expandir o programa de financiamento estudantil (Fies) para estudantes que queiram ingressar no ensino profissionalizante e para empresas que queiram capacitar seus funcionários.

O ministro da Educação, Fernando Haddad, destacou, durante o lançamento do Pronatec, que o governo da presidente Dilma Rousseff fará, até 2014, 200 novas escolas técnicas, quase a mesma quantidade das instituições inauguradas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em oito anos de governo.

“Se foi possível no governo Lula construir 214 escolas técnicas [...] até 2014, em quatro, não em oito, vamos entregar novas 200 escolas técnicas federais”, disse o ministro.

Haddad afirmou que, atualmente, há uma grande disparidade na quantidade de matrículas em universidades e em instituições de capacitação profissional.

“Temos 6 milhões de matrículas no ensino superior e 1 milhão em ensino técnico. É um direito do brasileiro ter acesso a profissionalização de nível médio e de nível superior. [Queremos] atingir 100% da nossa juventude”, disse.

Fonte: G1 

Estou desblogando!

Bookmark and Share

Abertas inscrições para a 7ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas

27 de abril de 2011 0

Olá,

Ótima oportunidade para alunos de escolas públicas mostrarem seus talentos.

Estão abertas, até o dia 3 de junho de 2011, as inscrições para a 7ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP 2011). As provas da 1ª fase acontecem no dia 16 de agosto. Todos os alunos matriculados em escolas públicas brasileiras (municipais, estaduais e federais) podem participar. No entanto, a inscrição deve ser feita pelas escolas (e não pelos próprios alunos) no site www.obmep.org.br. No ato da inscrição, as escolas devem indicar quantos alunos irão participar da 1ª Fase da OBMEP, de acordo com os níveis de participação abaixo:www.obmep.org.br.

Nível 1 – estudantes de 6º e 7º anos do Ensino Fundamental
Nível 2 – estudantes de 8º e 9º anos do Ensino Fundamental
Nível 3 – estudantes do Ensino Médio

A organização da OBMEP incentiva as escolas a inscreverem todos os seus alunos na 1ª fase.  A lista dos premiados será divulgada em 15 de dezembro de 2011, sendo que os critérios para as premiações são detalhados no Regulamento da OBMEP, disponível no site

Estou desblogando!

Bookmark and Share

Universidade terá de indenizar aluna por oferecer curso sem aval do MEC

26 de abril de 2011 0

Olá,

Essas situações de alunos que se formam e descobrem que seus cursos não eram avalizados pelo MEC estão se tornando comuns, esperamos que o MEC fiscalize com mais rigor  essas instituições e que seus alunos investiguem as condições dos cursos escolhidos.

O Tribunal de Justiça de São Paulo condenou a Associação Educacional do Litoral Santista, a Unimonte, a pagar indenização por danos materiais e morais a uma ex-aluna do curso de pós-graduação stricto sensu, mestrado em educação. A mulher iniciou os estudos em 2003 e, no decorrer do curso, descobriu que ele não era reconhecido pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC).

A entidade de ensino deverá restituir, a título de danos materiais, os valores pagos com a matrícula e mensalidades. Além disso, deverá pagar R$ 10.800 pelos danos morais.

De acordo com o relator da apelação, desembargador Francisco Thomaz, da 29ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo, há jurisprudência sobre o dever que as instituições de ensino têm de indenizar alunos quando ministram cursos sem estar em conformidade com as exigências legais para seu reconhecimento.

“Ainda que se alegue que o procedimento adotado é corriqueiro, não parece crível que um professor, em sã consciência, necessitando de complementação para alcançar o título de ‘mestre’, venha a se matricular em curso que não veio a ser reconhecido, embora ultrapassados mais de cinco anos”, afirmou o relator sobre o caso.

O departamento jurídico da Unimonte informou que ainda não tomou ciência da decisão judicial.

Fonte: G1

Estou desblogando!

Bookmark and Share

Mais prazo para estudantes usarem bolsa do ProUni

25 de abril de 2011 0
Olá,
 
O Ministério da Educação aumentou o prazo para estudantes usarem bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni). A portaria foi publicada no “Diário Oficial da União” nesta segunda-feira (25). Segundo o texto, o prazo passa de uma vez e meia a duração do curso para duas vezes a duração do curso.

O aluno de um curso de quatro anos que conseguir a bolsa logo no início da faculdade, por exemplo, terá oito anos para terminar os estudos.

De acordo com a portaria, no caso de bolsa concedida para curso na qual o estudante beneficiário já estiver matriculado, será deduzido do prazo o período cursado antes da concessão da bolsa.

Podem se candidatar às bolsas integrais estudantes com renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. As bolsas parciais são destinadas a candidatos com renda familiar de até três salários mínimos por pessoa. Além de ter feito o Enem e ter alcançado a pontuação mínima, o candidato deve ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou em escola particular na condição de bolsista integral.

Estou desblogando!

Bookmark and Share

Aluno ameaça colegas no Rio Grande do Sul

20 de abril de 2011 0

Olá,

A Polícia Civil de Bento Gonçalves (RS) investiga uma denúncia de violência em uma escola municipal, onde um aluno de 14 anos teria ameaçado colegas com um aparelho de choque. O caso ocorreu na quinta-feira (14), mas só chegou ao conhecimento da Polícia Civil na terça-feira (19).

“A diretora da escola procurou a Polícia Militar e assim que soubemos da ocorrência, ontem [terça-feira, 19], começamos as investigações. O menor será ouvido, na presença dos pais, assim como as testemunhas”, diz o delegado Álvaro Luiz Becker, titular da 2ª Delegacia de Polícia de Bento Gonçalves.

A polícia investiga, segundo Becker, por que o menor estava com o aparelho e como o equipamento chegou às mãos do aluno. Segundo o delegado, os estudantes foram apenas ameaçados, e não houve feridos.

A Polícia Civil de Santa Maria (RS) investiga outro caso de violência entre estudantes. Segundo a polícia, um menino de 12 anos foi detido por tentar agredir um colega com um facão, próximo ao colégio onde estudam.

Fonte: G1

Estou desblogando!

Bookmark and Share

Suspensão das festas na UFSC

19 de abril de 2011 0

Olá,

Em nota publicada no site da agência de noticias da UFSC (AGECOM) no dia 14 de abril, a UFSC cancelou temporariamente as festas promovidas pelos estudantes no campus universitário. 

A universidade alega que em virtude de comercialização indiscriminada de bebidas alcoólicas, degradação do patrimônio público, excesso de ruídos, excesso de participantes, furtos e arrombamentos de veículos, a universidade federal destaca que estas festas deviam ser uma confraternização e não grandes eventos no qual a estrutura da Universidade não comporta.

Mais informações: http://noticias.ufsc.br/2011/04/19/suspensao-das-festas-universitarias/

Na sua opinião as festas na UFSC devem continuar?

Estou desblogando!

Bookmark and Share

Prova do Enade será no dia 6 de novembro

19 de abril de 2011 0

Olá,

Na Portaria publicada pelo Ministério da Educação na edição desta segunda-feira (18) do ‘Diário Oficial da União’  informa que a prova do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) deste ano será aplicada no dia 6 de novembro, às 13h (horário de Brasília). As inscrições, que são de responsabilidade das instituições de ensino superior, começarão no dia 18 de julho e vão até 19 de agosto.

Estou desblogando!

Bookmark and Share

Professores recebem salários enquanto se formam

18 de abril de 2011 0

Olá,

Em Cingapura temos um ótimo exemplo de valorização da carreira de professor que deveria  servir de inspiração no Brasil.

No modelo criado em Cingapura o  recrutamento de candidatos para o ensino público é realizado pelo Ministério da Educação (MOE), com ajuda do NIE. Logo, todos os estudantes-professores são na verdade funcionários do MOE.

O ministério paga os custos da formação, e os professores alunos também recebem um salário enquanto estudam. Nosso trabalho principal é treinar professores iniciantes, mas também oferecemos pós-graduação para professores já em serviço. Em média, o NIE forma cerca de 2.000 professores iniciantes anualmente e aproximadamente 700 mestres.

Estou desblogando!

Bookmark and Share

Governo cria Pro-Uni de escolas técnicas

16 de abril de 2011 0

Olá,

Uma bela iniciativa…

O ministro da Educação, Fernando Haddad, afirmou  em entrevista coletiva  que uma das marcas de governo será o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec), conjunto de ações voltado para democratização do acesso à escola técnica. Ele afirmou que o programa terá várias possibilidades de oferta, com ênfase no ensino técnico público, mas também na formação profissional para o trabalhador e beneficiários de programas de transferência de renda.

“Envolverá várias instituições públicas, bolsas e financiamento, as mesmas soluções clássicas dada ao ensino superior, com são o ProUni [Programa Universidade para Todos], Reuni [expansão das universidades federais], Fies [financiamento ao estudante], Universidade Aberta”, explicou ele. O ministro disse que o programa deve sair depois que a presidenta Dilma Rousseff voltar da China. “Já esta em análise econômica. Assim que ela tomar a decisão, já esta pronto para anúncio.”

Estou desblogando!

Bookmark and Share