Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Posts de novembro 2011

#EuEstudo

30 de novembro de 2011 0

O #EuEstudo dá dicas de vestibular, Enem, balada, estudo e outras coisas para os vestibulandos! Quem dá essa ajuda a galera são o Bola e o professor Otávio Auler! O programete vai ao ar de segunda a sexta em três edições: 6h30, 9h20 e 14h40.

http://mediacenter.clicrbs.com.br/templates/player.aspx?uf=1&contentID=225855&channel=256

Bookmark and Share

Bônus internet é incentivo escolar

30 de novembro de 2011 0

A identificação do motivo das frequentes faltas dos alunos da Escola Estadual Presidente Costa e Silva, de Gurupi, Tocantins, resultou na criação do projeto pedagógico Bônus Lan House Monitorada. O aluno que, em um mês, obtém carimbos positivos na agenda, por boa disciplina e cumprimento das tarefas escolares, ganha pontos a serem trocados por tempo livre de acesso à internet nos computadores portáteis da escola, no turno oposto ao das aulas.

A inovação reduziu o número de faltas e levou a unidade de ensino a ser escolhida como Escola Referência Brasil do Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar, ano-base 2010, promovido pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).

Bookmark and Share

Ensino Brasil: falta conhecimento básico

30 de novembro de 2011 0

Dados do movimento Todos Pela Educação, publicados em dezembro do ano passado, comprovam o cenário. De acordo com a pesquisa feita com instituições públicas de ensino, somente 11% dos estudantes que terminam o terceiro ano do Ensino Médio demonstram aprendizado satisfatório em matemática, e cerca de 28% se formam com conhecimento de português. Falta de noção numérica e da língua portuguesa afeta o desempenho profissional dos estagiários e trabalhadores, podendo até mesmo interferir no trabalho em grupo do setor ou da empresa.

No Brasil, o Ensino Fundamental é de responsabilidade dos municípios. O Ensino Médio é de responsabilidade dos estados. O Ensino Superior é de responsabilidade da União.

Bookmark and Share

Fuvest analisa erros em questões do vestibular

30 de novembro de 2011 0

As bancas da Fuvest, instituição responsável pela aplicação da prova que seleciona alunos para a Universidade de São Paulo (USP), analisam suspostos erros na primeira fase do vestibular aplicada neste domingo (27). A análise está sendo feita em questões das disciplinas de física, português e matemática, segundo a Fuvest. A avaliação ocorre após instituições de ensino oficializarem os problemas junto à Fuvest.

Bookmark and Share

SP faz prova pra avaliar rendimento escolar

30 de novembro de 2011 0

Mais de 2 milhões de alunos fazem nesta terça (29) e quarta-feiras (30) a prova do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp). O teste mostra aos professores e diretores as matérias que os estudantes tiveram mais dificuldade de aprender. Este ano, a novidade é que os estudantes do 3º ano do ensino médio mais bem colocados na prova irão receber prêmios. São 2,5 horas para responder o exame que avalia tudo que o aluno aprendeu em sala de aula durante o ano.

Bookmark and Share

SED oferece bolsas para pós-graduação

30 de novembro de 2011 0

A Secretaria de Estado da Educação (SED) lança a Chamada Pública para a concessão de 340 bolsas de Pós-graduação em nível de Especialização, Mestrado e Doutorado. A medida integra o Programa de Bolsas do Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior (FUMDES/2012) destinada a alunos matriculados em Programas Presenciais de Pós-graduação. A Chamada para concorrerem a uma das bolsas está publicada no site www.sed.sc.gov.br. Os candidatos poderão fazer sua inscrição on line e entregar os documentos, de acordo com a Chamada Pública até 6 de janeiro de 2012.

Bookmark and Share

MEC pretende suspender 50 mil vagas

29 de novembro de 2011 0

O MEC pretende suspender 50 mil vagas em cursos superiores nas áreas de saúde, administração e ciências contábeis que tiveram notas abaixo de 3 no Índice Geral de Cursos (IGC), que usa o Enade como um dos indicadores.

A medida faz parte do processo de supervisão dos cursos de educação superior iniciado pelo MEC em 2007. Desde aquele ano o ministério reduziu pelo menos 34 mil vagas em direito e 1.114 em medicina, além de fechar quatro cursos de direito por conta de resultados insuficientes no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). Cursos de pedagogia também foram penalizados.

Bookmark and Share

Medicina perdeu 514 vagas

29 de novembro de 2011 0

MEC anunciou a suspensão de 514 vagas oferecidas em 16 cursos de bacharelado em medicina que tiveram resultados insuficientes no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). Os cursos são oferecidos por nove instituições de ensino de Minas Gerais, duas de Rondônia, e uma dos estados do Maranhão, Mato Grosso, Rio de Janeiro, São Paulo e Tocantins.

As instituições têm 30 dias para informar ao ministério as providências que serão tomadas para melhorar a qualidade dos cursos. A redução no número de vagas de ingresso passa a valer para o próximo processo seletivo de cada instituição. Elas terão um ano para melhorar a qualidadea. Se as exigências do MEC não forem atendidas, elas correm o risco de ter o curso cancelado.

Veja lista no Diário Oficial da União - http://www.in.gov.br/imprensa/visualiza/index.jsp?jornal=1&pagina=35&data=18/11/2011

Bookmark and Share

MEC corta quase 4 mil vagas

29 de novembro de 2011 0

O Ministério da Educação cancelou 3.986 vagas em 148 cursos superiores de odontologia, enfermagem e farmácia de instituições de 24 estados brasileiros. Esses cursos terão a oferta de vagas reduzidas nos seus processos seletivos. O despacho da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior foi publicado no “Diário Oficial da União” desta terça-feira (29).

Mais da metade das vagas cortadas pelo anúncio desta terça-feira é dos cursos de enfermagem. A redução na oferta foi de 2.572. O MEC cortou 307 vagas em odontologia e 1.107 em farmácia. Os cursos afetados pelas três portarias publicadas correspondem a cerca de um terço do total de cursos com índice 1 e 2 no CPC aplicado em 2010. O índice varia de 1 a 5, sendo que qualquer resultado abaixo de três é considerado insatisfatório e passível de medida cautelar.

Bookmark and Share

MEC distribuirá R$ 450 milhões a 14 instituições

29 de novembro de 2011 0

O Ministério da Educação anunciou que vai distribuir R$ 450.197.604 a 14 instituições de ensino tecnológico para a oferta de bolsas de formação a estudantes e trabalhadores. O valor, que será oferecido às instituições parceiras do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), foi divulgado em portaria da Secretaria de Formação Profissional e Tecnológica no “Diário Oficial da União” desta terça-feira (29).

De acordo com o documento, só o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) receberão 92% desse dinheiro.

Os institutos federais Catarinense, do Rio de Janeiro, do Pará, do Amapá, de Pernambuco, de Mato Grosso do Sul, do Piauí, de Rondônia, do Acre e do Maranhão, além da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e do Colégio Dom Pedro II, no Rio de Janeiro, também ofertarão as bolsas.

Bookmark and Share