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Posts de dezembro 2011

Lista dos aprovados nos cursos do IF-SC

30 de dezembro de 2011 0

Já está disponível a lista dos aprovados nos cursos técnicos e de graduação do Instituto Federal de Santa Catarina (IF-SC). Para o semestre 2012.1, foram oferecidas 3.060 vagas em 18 campi em todo o estado. O resultado pode ser conferido no site www.ingresso.ifsc.edu.bre também em murais nos campi.

Os candidatos aprovados deverão fazer a matrícula de 24 a 26 de janeiro de 2012 nos campi em que passaram, com exceção dos calouros do Campus Chapecó em que a matrícula ocorre de 25 a 27 de janeiro de 2012.  As aulas devem iniciar entre 6 e 27 de fevereiro, conforme calendário de cada campus. Os aprovados podem conferir o dia exato no ato da matrícula.

Os documentos necessários para a matrícula estão disponíveis nos editais publicados no sitewww.ingresso.ifsc.edu.br. Mais informações pelo telefone 0800 722 0250.

Cerca de 11 mil candidatos concorreram às vagas oferecidas nos campi Araranguá, Caçador, Canoinhas, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Florianópolis-Continente, Gaspar, Geraldo Werninghaus (em Jaraguá do Sul), Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville, Lages, Palhoça-Bilíngue, São José, São Miguel do Oeste, Urupema e Xanxerê. Confira abaixo os aprovados de acordo com cada modalidade:

http://www.ifsc.edu.br/index.php?option=com_content&view=article&id=2215:2812-ingresso-20121-publicada-lista-dos-aprovados-nos-cursos-do-if-sc&catid=2:ultimas

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Temporada de estudos: 195 mil bolsas

30 de dezembro de 2011 0

Estarão abertas em 14 de janeiro próximo as inscrições de candidatos a bolsas de estudos em instituições particulares de educação superior por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni) do Ministério da Educação. O período se estenderá até o dia 19 do mesmo mês. A oferta para o primeiro semestre de 2012 é de 195.030 bolsas — 98.728 integrais e 96.302 parciais, de 50% da mensalidade.

Com a oferta do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do MEC, de 108.552 vagas em instituições públicas, chega a 303.582 o número de oportunidades de ingresso no ensino superior para os candidatos que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2011.

No processo do ProUni haverá uma única etapa de inscrição, com duas chamadas para convocação dos candidatos pré-selecionados. Ao inscrever-se, o candidato poderá escolher até duas opções de curso e de instituição. A portaria que regulamenta o processo será publicada nos próximos dias.

A primeira chamada será divulgada em 22 de janeiro. A partir do dia seguinte, até 1º de fevereiro, o candidato pré-selecionado terá prazo para comparecer à instituição de ensino para apresentar a documentação e providenciar a matrícula. A segunda chamada está prevista para 7 de fevereiro, com prazo para matrícula e comprovação de informações até o dia 15.

Podem se candidatar às bolsas integrais estudantes com renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio (R$ 933, a partir de 1º de janeiro). As bolsas parciais são destinadas a candidatos com renda familiar de até três salários mínimos (R$ 1.866, em janeiro) por pessoa. Além de ter feito o Enem 2011, com um mínimo de 400 pontos na média das cinco notas do exame e pelo menos nota mínima na redação, o candidato deve ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou, em caso de escola particular, na condição de bolsista integral.

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Vestibular UFSC/2012: resultados na primeira semana de janeiro

27 de dezembro de 2011 0

A Comissão Permanente de Vestibular (Coperve) informa que divulgará os resultados  do Vestibular UFSC 2012 na primeira semana de janeiro.

O concurso ofereceu 5.991 vagas para 85 cursos e habilitações nos campi de Florianópolis, Joinville, Curitibanos e Araranguá.  Os classificados para os primeiro e segundo semestres letivos de 2012 vão realizar a matrícula nos dias 13 e 14 de fevereiro, nos respectivos campi, exceto os candidatos classificados para o Curso de Engenharia de Materiais, que deverão efetuar esse procedimento nos dias 2 e 3 de fevereiro. Orientações sobre a documentação e as normas  serão publicadas em  www.vestibular2012.ufsc.br, após a divulgação da relação dos candidatos classificados.

De acordo com a Coperve, o número de inscritos passou de 30 mil.  O índice geral de abstenção foi de  14.78%, indicando que 4.491 candidatos não estão mais concorrendo a vaga.

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Confira as vagas para o SiSU 2012

27 de dezembro de 2011 2

Os candidatos a vagas na educação superior no primeiro semestre de 2012 já podem consultar pela internet a oferta de cursos e vagas em 95 instituições públicas de ensino que aderiram ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação. As inscrições serão abertas em 7 de janeiro próximo. Podem concorrer estudantes que tenham feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2011 e obtido pelo menos nota mínima na redação.

Para que os candidatos identifiquem os 3.327 cursos disponíveis e saibam como se distribuem as 108.552 vagas entre as instituições, o Ministério da Educação providenciou uma rota completa de navegação na página eletrônica do Sisu. As informações abrangem o funcionamento do sistema, passos para fazer a inscrição, roteiro de busca, calendário do processo — chamadas, matrículas e lista de espera — e guia para tirar dúvidas.

Conforme o calendário, as inscrições no Sisu serão feitas da zero hora de 7 de janeiro até as 23h59 do dia 12 de janeiro.

Link para pesquisa das instituições e vagas – http://sisu.mec.gov.br/

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TRI avalia habilidade e minimiza chute

25 de dezembro de 2011 0

Com a divulgação das notas do Enem, muito se discutiu sobre o valor de cada questão com a tal da TRI (teoria da resposta ao item). O MEC divulgou uma matéria que ilustra o assunto e esclarece muitos pontos nebulosos. A leitura, mesmo que longa, é importante para esclarecer as dúvidas e, talvez, suscitar outras.

A teoria da resposta ao item (TRI), metodologia de avaliação usada pelo Ministério da Educação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), não contabiliza apenas o número total de acertos no teste. De acordo com o método, o item é a unidade básica de análise. O desempenho em um teste pode ser explicado pela habilidade do avaliado e pelas características das questões (itens).

A TRI qualifica o item de acordo com três parâmetros:

• Poder de discriminação, que é a capacidade de um item distinguir os estudantes que têm a proficiência requisitada daqueles quem não a têm

• Grau de dificuldade

• Possibilidade de acerto ao acaso (chute)

Essas características permitem estimar a habilidade de um candidato avaliado e de garantir que essas habilidades, medidas a partir de um conjunto de itens, sejam comparadas com outro conjunto na mesma escala, ainda que eles não sejam os mesmos e que haja quantidades diferentes de itens usados para o cálculo.

Com a TRI, não é possível comparar o número de acertos em uma área do conhecimento com o de outra. Pela teoria, o número de questões por nível de dificuldade em cada prova e as demais características dessas questões afetam o resultado. Dessa forma, acertar 40 itens em uma área não significa, necessariamente, ter uma proficiência maior do que em outra, cujo número de acertos tenha sido 35. Além disso, por serem áreas do conhecimento distintas, não é possível fazer uma relação direta entre as escalas de proficiência.

A TRI pressupõe que um candidato com um certo nível de proficiência tende a acertar os itens de nível de dificuldade menor que o de sua proficiência e errar aqueles com nível de dificuldade maior. Ou seja, o padrão de resposta do participante é considerado no cálculo do desempenho.

Entre as vantagens metodológicas da TRI está a possibilidade de elaboração de provas diferentes para o mesmo exame. Essas provas podem ser aplicadas em qualquer período do ano com grau de dificuldade semelhante e permitem a comparabilidade no tempo.

Outra característica da TRI é não ter um limite inferior ou superior padrão entre as áreas de conhecimento. Isso significa que as proficiências dos participantes não variam entre zero e mil. Os valores máximos e mínimos de cada prova dependerão das características dos itens selecionados. No Enem, somente a prova de redação tem esses valores pré-estabelecidos, uma vez que a correção não é feita com base na TRI.

Confira a tabela com as proficiências mínimas e máximas obtidas pelos participantes em cada área do conhecimento no Enem de 2011. – http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=17319

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Crianças aprendem a língua de sinais

25 de dezembro de 2011 0

Ao receber na sala de aula uma criança surda, a professora Alessandra Franzen Klein, da Escola Municipal de Educação Infantil Paraíso da Criança, em Horizontina (RS), não se intimidou. Com formação específica na língua brasileira de sinais (libras), ela estava preparada para se comunicar e ensinar o conteúdo curricular da pré-escola à estudante novata. No entanto, foi além. Preparou projeto de educação bilíngue português-libras e ensinou as crianças de 4 e 5 anos da classe a usar as mãozinhas para reproduzir o alfabeto gestual e, assim, interagir com a coleguinha.

Com o projeto, uma das tarefas da professora foi a elaboração do material didático. “Um trabalho desafiador, que exigiu muita pesquisa e produção de material porque todo o conteúdo teve de ser dado nas duas línguas”, afirma. Segundo ela, há poucas histórias infantis em libras. Além dos clássicos, como a Cinderela Surda, a professora criou textos alternativos, como a Porquinha SurdaAs Luvas Mágicas do Papai NoelAs Estrelinhas Surdas. “Fui criando histórias e vídeos com as crianças de acordo com a necessidade de trabalho em sala de aula e até participamos do Festival Brasileiro de Cultura Surda, em Porto Alegre”, salienta.

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Consulta SiSU estará liberado a partir de segunda-feira

21 de dezembro de 2011 0

Estudantes de todo o país interessados em ingressar no ensino superior público em 2012 poderão consultar, a partir de segunda-feira, 26, cursos e vagas disponíveis no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação. As inscrições para o processo de 2012 serão abertas em 7 de janeiro próximo. O Sisu selecionará os candidatos por meio da nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011.

No primeiro semestre do próximo ano, o sistema oferecerá 108.552 vagas — 30% a mais em relação ao mesmo período de 2011 — em 3.327 cursos. O número de instituições de ensino também aumentou, de 83 para 95, nos 26 estados — não serão oferecidas vagas em instituições do Distrito Federal.

As inscrições serão abertas à zero hora de 7 de janeiro e se estenderão até a meia-noite do dia 12 do mesmo mês. O estudante deve fazer duas opções de curso. Durante o período de inscrições, ele poderá mudar essas opções, com base na nota de corte (nota mínima). Cada mudança invalidará a opção anterior.

Diferente dos anos anteriores, quando o sistema ficava fora do ar de zero hora às 6 horas da manhã para atualização, em 2012 ele funcionará ininterruptamente. As notas de corte serão divulgadas de madrugada, diariamente.

O candidato aprovado na primeira opção de curso será automaticamente retirado do sistema. Caso não faça a matrícula na instituição para a qual foi selecionado, perderá a vaga. O que for selecionado para a segunda opção ou não atingir a nota mínima em nenhum dos dois cursos escolhidos pode permanecer no sistema e ser convocado nas chamadas seguintes.

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Calcule sua nota Vestibular UFSC/2012 com a nota Enem

21 de dezembro de 2011 21

ATENÇÃO Galera – veja como calcular a Nota Final do Vestibular da UFSC (NF) com acréscimo da Nota do Enem 2011 (NE).

A fórmula é simples e é a seguinte: Nota Final (7 x NV + 3 NE) / 10

sendo:

NV - Nota Vestibular UFSC

NE – Nota Enem

NE é média simples das 5 notas do Enem, com duas casas decimais depois da vírgula. Se a Nota Final for inferior a Nota do Vestibular da UFSC (NV), a Nota Final será descastarda, permanecendo como válida a Nota do Vestibular da UFSC (NV).

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MEC surpreende e libera resultado do Enem 2011

21 de dezembro de 2011 0

O Ministério da Educação divulgou, nesta quarta-feira (21), o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011. As notas já podem ser consultadas no http://sistemasenem2.inep.gov.br/resultadosenem/. Para consultar o resultado o candidato precisa inserir seu CPF e a senha cadastrada no sistema. Existe uma forma rápida de resgatar a senha, caso ela tenha sido esquecida. O resultado do Enem 2011 era esperado apenas para o início de janeiro de 2012. Agora é só aguardar pelo resultado do vestibular IFSC, previsto para o dia 29 de dezembro e o da UFSC, previsto para meados de janeiro de 2012.

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Projeto capacita pescadores no Mato Grosso

20 de dezembro de 2011 0

Pescadores do Rio Paraguai e pequenos agricultores de uma comunidade tradicional do município de Cáceres, em Mato Grosso, são protagonistas de projeto de alfabetização de jovens e adultos e ensino fundamental combinado com educação profissional, ganhador da Medalha Paulo Freire de 2011. O projeto Proeja-Fic, que reúne as duas comunidades, é desenvolvido há dois anos pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, em Cáceres.

Para os pescadores, que têm idade de 30 a 80 anos, o instituto federal criou curso de alfabetização e ensino fundamental com profissionalização na área de pescados. A parte profissionalizante compreende uma série de itens, como coleta de peixes, limpeza, conservação, alimentação e segurança do trabalho. O curso é intensivo no período do defeso — época do ano em que a pesca é proibida —, que vai de novembro a fevereiro, com aulas das 17 às 21 horas, e de março a outubro, com aulas mensais em acampamentos à beira do rio.

O curso para os agricultores da Vila Aparecida tem o mesmo núcleo básico do ensino fundamental agregado à formação profissional em processamento de produtos de origem animal — produção de leite, queijo, iogurte, linguiça e hambúrguer; higiene e manipulação; perigos da reprodução de bactérias e contaminação.

As aulas acompanham o período letivo convencional, ministradas das 17h30 às 21h30 — o horário foi escolhido pelos alunos. Segundo Inêz, 23 alunos de uma das três turmas que iniciaram as aulas em janeiro receberão certificados em fevereiro próximo. Os demais, todos já alfabetizados, seguem com as aulas e a formação profissional.

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