Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Enem: quem pode solicitar certificado

18 de janeiro de 2012 9

Estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2011 para obter o certificado de conclusão do ensino médio, e que tenham alcançado o mínimo de 400 pontos nas provas objetivas de cada área do conhecimento e 500 pontos na redação, já podem fazer o pedido. Além do desempenho exigido, o candidato também precisa comprovar ter 18 anos ou mais.

O pedido de certificação deve ser feito na secretaria estadual de educação ou no instituto federal de educação, ciência e tecnologia indicado pelo candidato na inscrição do Enem. No caso do estudante ter alcançado 400 pontos em uma, duas ou três áreas do conhecimento, ele pode requerer declaração de proficiência específica da área. Ao comparecer ao órgão certificador, o solicitante deve apresentar o CPF e o número de inscrição do Enem.

Orientações básicas para certificação – http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/certificacao/2010/Enem2010_Orientacoes_certificacao_ensinomedio.pdf

Veja lista dos institutos federais e campus credenciados e lista das secretarias estaduais credenciadas –

http://portal.mec.gov.br/portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=17391

Bookmark and Share

Comentários (9)

  • mauricio silva diz: 8 de junho de 2012

    queria saber se uma pessoa que estudou a muito tempo e parou na 4”serie, e não concluiu o ensino fundamental, pode fazer o ENEM para receber o certificado do ensino médio.
    por favor me responda urgentemente, se por acaso a resposta for sim, tenho que me inscrever.
    desde já, muito obrigado!

  • Camila Campos diz: 4 de julho de 2012

    Fiz o ENEM para conclusão do Ensino Médio no ano passado, obtive pontuação superior a 400 em todas as provas, menos em Matemática. Fui em vários lugares tentar uma conclusão parcial ou algo do tipo, fui no CEJA, Secretaria da Educação, em um lugar lá no Costa e Silva que nem me recordo mais o nome, todos me disseram que teria que refazer a prova. Insisti indo novamente no CEJA e lá a diretora me instruiu a procurar um Supletivo particular para fazer a matéria que não havia tido nota satisfatória. Lá me informaram que poderia fazer apenas a matéria que não obtive a pontuação, mas me informaram que preciso da declaração de proficiência, mas não sei onde retiro este documento.
    Alguém consegue me informar, já estou concluindo a matéria e preciso me matricular na faculdade.

    Muito obrigada.

  • Camila Campos diz: 4 de julho de 2012

    OBS: O Local que estive por várias vezes no Costa e Silva era o CEFET. É lá que devo retirar esse documento?

  • maria jose diz: 28 de dezembro de 2012

    eu fiz nas provas do enem 568.1, 568.4, 527.6, 587.3, só que em redação fiz 460 pontos, fiz o enem p conseguir o ensino medio achei que fiz uma otima redação agora o que eu faço?

  • Odair diz: 22 de fevereiro de 2014

    Fiz o enem 2012 e 2013 porem nesses dois anos consecutivos não alcancei somente a media em redaçao em 2012 ,250 pontos em 2013 ,280 pontos sera que ao menos tenho o direito da declaração proficiência ; ou terei que fazer tudo novamente ? Como funciona isso? Qual e a explicação ou soluçao para este problema ? Por favor , Me ajude a entender ou resolve-lo .desde já agradeço a sua atenção . Obrigaduuu!!!

Envie seu Comentário