Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

SiSU deve substituir vestibulares: sim ou não ?

19 de fevereiro de 2012 0

Diminuir as distâncias e facilitar a vida dos futuros acadêmicos a uma vaga nas universidades públicas são os principais benefícios do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Que é um grande alvo de polêmicas desde sua implantação.

A ferramenta desenvolvida pelo MEC utiliza uma rede de informática para gerenciar os resultados dos estudantes participantes do Enem e encaminhá-los para as vagas adequadas às suas notas. Como benefício principal a ferramenta permite que estudantes se candidatem a vagas do Norte ao Sul do país. E isto é um universo de possibilidades aos alunos. Ao invés de focarem em uma única vaga eles podem, agora, dentro do curso escolhido, ter chance em outras instituições (são duas inscrições válidas).

O SiSU quebrou o paradigma de que eram necessários vários dias de provas para se aceitar um candidato. O objetivo das instituições públicas é aderir ao programa de maneira gradativa, de acordo com a demanda. Mas a ideia é que, a partir do aperfeiçoamento do processo, passe a ser utilizada em 100% das ofertas de vagas nas instituições públicas.

Entre as principais queixas está o fato de estudantes ‘estrangeiros’ se candidatarem às vagas locais e não comparecerem para a matrícula. Isso faz com que as universidades precisem fazer novas chamadas que atrasam e complicam o processo.

Bookmark and Share

Envie seu Comentário