Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Posts do dia 8 maio 2012

Roselane Neckel, nova reitora da UFSC

08 de maio de 2012 0

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, empossou, nesta terça-feira, 8, as reitoras das universidades Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Federal de Rondônia (Unir) e Federal de Santa Catarina (UFSC). Maria José de Sena, da UFRPE, Maria Berenice Alho da Costa Tourinho, da Unir, e  Roselane Neckel, da UFSC, foram as primeiras mulheres eleitas para o cargo nessas universidades, e terão mandato de quatro anos. A ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, compareceu à cerimônia.

A transmissão de cargos na UFSC acontece nesta quinta-feira, dia 10 de maio, às 19 horas, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC. A transmissão de cargos será feita pelo atual reitor, professor Alvaro Prata. A professora Roselane será a 11ª reitora da UFSC e a primeira mulher a ocupar o cargo. Logo após a transmissão oficial de cargos a professora Roselane Neckel dará posse a vice-reitora, professora Lúcia Helena  Pacheco, e aos novos vices-reitores. O orçamento que será comandado pelas duas professores é o terceiro orçamento do estado, atrás apenas dos orçamentos do Estado e das cidades de Joinville e Florianópolis, algo em torno de R$ 1 bilhão e 300 milhões.

Bookmark and Share

Enem pode dar mais problemas

08 de maio de 2012 0

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pode voltar a dar problemas para o Ministério da Educação, admitiu nesta segunda-feira o ministro Aloizio Mercadante, que deu uma palestra na Escola de Pós-Graduação em Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV), no Rio de Janeiro.

“São 5,4 milhões de alunos, 400 mil pessoas trabalhando e 140 mil salas de aula em todo o país. E temos de manter o sigilo absoluto das questões. Precisamos checar 1,2 mil itens de segurança antes da aplicação da prova, então é claro que pode dar problema”, afirmou o ministro. “Mas todos os países desenvolvidos têm uma ferramenta semelhante. O dos Estados Unidos já funciona há 85 anos e mesmo assim houve fraude no ano passado”, disse o ministro.

Bookmark and Share

Os melhores e os piores na OAB

08 de maio de 2012 0

A partir da divulgação do resultado final do 5º Exame de Ordem Unificado, feito pela OAB em janeiro de 2012, o Terra montou uma lista com as 50 melhores e as 50 piores instituições de ensino na prova. O levantamento leva em conta somente as faculdades que tiveram mais de dez bacharéis ou estudantes inscritos.

Os estados vizinhos de Santa Catarina e Rio Grande do Sul não tiveram nenhuma instituiçã0 entre as 50 piores. Mas, entre as 50 melhores, só constam as federais de Pelotas (74,67%), de Santa Catarina (70,51%), de Rio Grande (69,44%), do Rio Grande do Sul (66,13%) e de Santa Maria (62,96%). No ranking das 20 universidades com melhor classificação, se destacam as universidades públicas, presentes em 19 posições. A única instituição particular presente na lista é a Escola de Direito do Rio de Janeiro – FGV, em 10º lugar – http://www.terra.com.br/noticias/educacao/infograficos/50-melhores-e-piores-instituicoes-exame-ordem-2012/

Bookmark and Share

Explorando o turista: Rio+20 por um fio

08 de maio de 2012 0

O Parlamento Europeu decidiu nesta terça-feira cancelar a ida da delegação de eurodeputados que iria participar da Conferência da ONU sobre o Desenvolvimento Sustentável Rio+20, que será realizada no Rio de Janeiro entre os dias 20 e 22 de junho, devido ao elevado custo da viagem.

O deputado holandês Gerben-Jan Gerbrandyse mostrou-se “decepcionado” pelos abusos do setor hoteleiro da cidade, que pedia até 600 euros por noite, e considerou que o governo brasileiro deveria intervir nesta situação, sobretudo levando em conta a realização da Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016.

É o famosos jeitinho brasileiro de explorar o turista e não o turismo. Dá nisso. Se ninguém fizer nada, é o começo do fim.

Bookmark and Share

Campus bilíngue português-libras

08 de maio de 2012 0

O campus Palhoça-Bilíngue do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina será a primeira unidade bilíngue (libras-português) da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. O término das obras está previsto para o segundo semestre de 2012. Quando estiver em pleno funcionamento, serão atendidos 1,2 mil alunos, presenciais e a distância.

Atualmente são atendidos cerca de 130 alunos, em sede provisória na Faculdade Municipal de Palhoça,  Santa Catarina. Esses estudantes, entre surdos e não surdos, fazem o curso técnico de materiais didáticos bilíngue libras-português, inédito no país. Alguns fazem cursos de qualificação.

Bookmark and Share