Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Posts do dia 11 maio 2012

Palmas para a UFSC

11 de maio de 2012 0

O efeito da posse na UFSC, ontem, será sentido nos próximos meses ou anos. Mas o apoio de docentes, discentes e, principalmente, dos estudantes foi um claro recado. Os alunos da UFSC compareceram com  seus protestos, suas vaias e seus aplausos. Eles são os principais responsáveis pela eleição das professoras Roselane Neckel e Lucia Helena. Não esquecer disso e responder positivamente ao investimento que toda a sociedade brasileira faz neles, estudantes, e nelas, reitoras, mostrará, num futuro próximo, se todos estavam certos. Vale destacar que alunos vem e vão. O que fica é o trabalho à frente da principal instituição de ensino superior de nosso estado. Para isto estas duas mulheres estão preparadas. E, quem não acredita, perderá seu tempo e sua aposta. Ao quebrar o protocolo e receber seu filho de quatro anos junto ao púlpito do discurso, demonstra que a suavidade chegou, junto com a preocupação com o futuro e com o sacrifício de toda a nossa sociedade.

Bookmark and Share

A união faz a força

11 de maio de 2012 0

Novos horizontes se apresentam para a UFSC. Em seu discurso, a professora Roselane Neckel, a nova Reitora da UFSC, disse que a universidade precisa investir em seus quadros – docentes e técnico-administrativos – e, principalmente, investir em “acesso e permanência” como forma de inclusão de jovens de origens mais simples no ensino superior. Ela, filha de um professor de origem humilde, sabe que sem apoio o acesso e a permanência não serão alcançados em sua gestão. Para isto, a UFSC deverá investir mais de seus recursos na preparação e na manutenção de jovens vindos de escolas públicas de nosso estado na instituição. Parabéns às reitoras – Roselane Neckel e Lucia Helena Pacheco, que tenham uma gestão eficiente e eficaz. Parabéns à UFSC pela aula de democracia, e parabéns ao reitor Alvaro Prata e ao vice-reitor, professor Paraná, pela competência e pelo respeito ao ato. É disso que nossa sociedade muito precisa – dignidade.

Bookmark and Share

A posse na República das Mulheres

11 de maio de 2012 0

A solenidade de transmissão de cargo na UFSC foi marcada por formalidade, simbolismo e democracia. Presentes à mesa principal da cerimônia todos os segmentos que compõe a UFSC – discentes, docentes e técnicos administrativos; além dos convidados – legislativo, executivo e judiciário. E todos com direito à palavra. Isto é democracia! – não apenas respeitar, mas ouvir. Mesmo quando a manifestação foi sob forma de vaias. É assim que se contrói um país democrático – ouvindo, respeitando e elegendo. A posse de duas mulheres, nos mais altos cargos da mais importante universidade de Santa Catarina, está revestido de novos ares na política brasileira. E, para quem não acreditava, a presença da ministra Ideli Salvatti demonstra não apenas a importância do cargo que assumiu formalmente ontem a reitora, professora Roselane Neckel, mas que ela vem com o apoio do Palácio do Planalto. Resta agora sabermos, todos nós, usar esta ‘influência’ em benefício da sociedade catarinense.

Bookmark and Share