Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

SC é líder em ranking de melhores escolas

14 de agosto de 2012 0

Foi divulgado nesta terça-feira (14) pelo Ministério da Educação, com base no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o Ideb, da 8ª série ou 9º ano do Ensino Fundamental, os resultados relativos aos dois últimos anos.

Entre todas as Unidades da Federação, Santa Catarina obteve 4,9, maior pontuação do país, superior, inclusive, a estados como São Paulo, Rio Grande do Sul e Minas Gerais. Já se forem comparados apenas os índices de escolas estaduais pelo Brasil, Santa Catarina (4,7) ficou a frente de São Paulo que obteve Ideb de 4,3, empatado com Mato Grosso e de Minas Gerais (4,4).

De acorco com o MEC, o Ideb foi criado para medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino. O indicador é calculado a cada dois anos, em escala de zero a dez, com base no desempenho do estudante em avaliações do Inep, como a Prova Brasil, e em taxas de aprovação. A Prova Brasil avalia o desempenho de estudantes em língua portuguesa e matemática no final dos ciclos do ensino fundamental, de 4ª série (5º ano) e 8ª série (9º ano), e no terceiro ano do ensino médio. Foiram acvaliadas 30.842 escolas públicas e privadas do Brasil.

Apesar de o Brasil ter atingido a meta para essa etapa de ensino, 11 Estados da federação, além do Distrito Federal, não conseguiram alcançar a nota prevista para 2011. São eles: Acre, Roraima, Pará, Amapá, Rio Grande do Norte, Alagoas, Sergipe, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso.

Bookmark and Share

Envie seu Comentário