Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Posts de agosto 2012

Vem aí o ‘"Enem Light"’

31 de agosto de 2012 0

O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Luiz Cláudio Costa, propôs a aplicação de um Enem ao fim do 1º ano do ensino médio. A proposta foi feita no encerramento do seminário Acesso ao Ensino Superior no Brasil e nos EUA: Enem e o SAT, em Brasília.

A proposta de ampliação do exame foi feita um dia após o ministro confirmar que o governo quer mudar a fórmula de cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do ensino médio, trocando a Prova Brasil pelo Enem. Para Mercadante, o Enem é um “termômetro” mais adequado.

Bookmark and Share

UFPR: até hoje para pedir isenção

31 de agosto de 2012 0

O prazo para os candidatos solicitarem a isenção de taxa de inscrição para o vestibular 2013 da Universidade Federal do Paraná (UFPR) termina hoje. O resultado da avaliação dos pedidos será divulgado no dia 10 de setembro. O concurso oferece 5.616 vagas de um total de 112 cursos.

Os vestibulandos podem se inscrever para o processo seletivo têm até o dia 21 de setembro no http://www.nc.ufpr.br/, o valor da taxa de inscrição é de R$ 80. As provas serão realizadas nos dias 11 de novembro (primeira fase) e 9 e 10 de dezembro (segunda fase). O resultado está previsto para ser divulgado até o dia 18 de janeiro.

Bookmark and Share

Lugar de criança é na escola

31 de agosto de 2012 0

O Fundo das Nações Unidas para a Infância  (Unicef Brasil) e a Campanha Nacional pelo Direito à Educação lançam hoje (31/8) o relatório “Todas as crianças na escola em 2015 – Iniciativa global pelas crianças fora da escola”.

O estudo faz uma análise do perfil das crianças e dos adolescentes fora da escola ou em risco de evasão no Brasil e aponta as principais barreiras que levam a essa situação.

Também apresenta uma análise das principais políticas públicas de enfrentamento à evasão e ao abandono escolar.

Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2009, cerca de 3,7 milhões de crianças e adolescentes entre 4 e 17 anos de idade estão fora da escola no Brasil. Desse total, 1,4 milhão têm 4 e 5 anos; 375 mil, de 6 a 10 anos; 355 mil, de 11 a 14 anos; e mais de 1,5 milhão de adolescentes têm entre 15 e 17 anos. O Censo 2010 confirma essa situação.

Leia detalhes do relatório em http://bit.ly/Rwnaum

Bookmark and Share

Professor-Pesquisador Visitante nos EUA

31 de agosto de 2012 0

Cientistas brasileiros, de diferentes áreas de conhecimento, poderão trabalhar como professor ou pesquisador visitante em renomadas instituições de ensino superior dos Estados Unidos em 2013. Os interessados poderão se inscrever até 4 de outubro no programa Professor-Pesquisador Visitante nos EUA. Serão selecionados 25 bolsistas para um período máximo de três ou quatro meses.

Entre os requisitos exigidos pelo programa está a condição do candidato ser docente ou orientador em pós-graduação reconhecida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação.

Mais informações no telefone (61) 3248-8604 (Comissão Fulbright) ou no e-mail rejania@fulbright.org.br ou fulbright@capes.gov.br

Bookmark and Share

Fies ultrapassa 300 mil em 2012

30 de agosto de 2012 0

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) atingiu este ano 305 mil contratos firmados. O número de estudantes que aderiram ao programa, criado em 1999, é o dobro do total de 2011, que foi de 153 mil contratos.

Desde que o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) passou a ser o agente operador do Fies, em 2010, o número de contratos firmados cresce a cada ano. Com a mudança, foram estabelecidas novas regras do financiamento, como a redução dos juros para 3,4% ao ano e o aumento do prazo de carência (18 meses) e de amortização (três vezes o período financiado, acrescido de doze meses).

Bookmark and Share

Presidenta Dilma sanciona Lei de Cotas Sociais

29 de agosto de 2012 4

A presidenta Dilma Rousseff sancionou hoje (29/8) a Lei de Cotas Sociais, que destina 50% das vagas em universidades federais para estudantes oriundos de escolas públicas. Ao sancionar a lei, a presidenta disse que o governo tem o desafio de democratizar a universidade e manter a qualidade do ensino.

Segundo o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, a Lei de Cotas Sociais vai ajudar os melhores alunos da rede pública a ingressar nas universidades federais. Ele afirmou que os dados da edição 2011 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) mostram que a média dos 150 mil melhores estudantes da rede pública foi superior à média dos estudantes do setor privado.

Bookmark and Share

Proteger a infância

29 de agosto de 2012 0

As cidades de Santana do Livramento e Uruguaiana, respectivamente na fronteira do Brasil com o Uruguai e Argentina, serão o palco do lançamento da campanha de comunicação “Mercosul Unido contra o Trabalho Infantil”, nos dias 29 e 30 de agosto.

A campanha faz parte das atividades de um projeto de Cooperação Sul-Sul do Brasil com a Organização Internacional do Trabalho (OIT) denominado “Apoio ao Plano Regional para a Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil no Mercosul”.

Em 2013, o Brasil sediará a III Conferência Global sobre o Trabalho Infantil.

Detalhes em http://bit.ly/NAWtiQ

Bookmark and Share

ProUni: regras para bolsas remanescentes

29 de agosto de 2012 0

O Ministério da Educação (MEC) publicou nesta terça-feira (28) no Diário Oficial da União as regras para a ocupação de bolsas de estudo remanescentes do processo seletivo do Programa Universidade para Todos (ProUni), referentes ao segundo semestre de 2012. Segundo o documento, o benefício pode ser concedido a alunos que prestaram o vestibular para o segundo semestre, conforme a classificação no processo seletivo, e para aqueles que já ingressaram anteriormente na instituição, de acordo com o desempenho acadêmico.

As instituições que optarem por conceder as bolsas devem emitir os Termos de Concessão de Bolsa dos estudantes beneficiados até o dia 14 de setembro pelo site – http://siteprouni.mec.gov.br/

Bookmark and Share

Pré-vestibular da UFSC/SED reúne 1200 alunos

29 de agosto de 2012 0

Na segunda-feira,  27 de agosto, aconteceu a aula inaugural do curso Pré-Vestibular da UFSC/SED de 2012, uma parceria entre a Universidade e a Secretaria de Estado da Educação, que reuniu 1200 estudantes dos municípios da grande Florianópolis, representando os 3200 alunos beneficiados pelo projeto. As aulas do semiextensivo começaram no dia 13 de agosto, nas 30 unidades do Pré-vestibular em 29 cidades do estado.

José Vitor Barreiros, de 17 anos, cursa o terceiro ano da Escola de Educação Básica José Maria Cardoso da Veiga, em Palhoça. Ainda novato quando o assunto é vestibular, não tem dúvida do que quer com o Pré-Vestibular da UFSC/SED: ser aprovado em Engenharia Civil. A aula inaugural, com a história do projeto e depoimentos de ex-alunos, ajudou a motivar ainda mais o estudante. “Anima a continuar no curso”, garante José.

Com 73% dos alunos aprovados em universidades públicas do sul do Brasil em 2011, o Pré-Vestibular da UFSC/SED saltou de 120 alunos em 2003, ano de sua criação, para 3200 neste ano. Maior programa de inclusão universitária do Brasil, o projeto beneficia alunos e ex-alunos de baixa renda de escolas públicas do estado com curso preparatório para vestibulares e Enem que inclui apostilas, orientação profissional, aulas de reforço, e atividades de segunda a sábado.

“Além de preparar o aluno para o desafio que é o vestibular, esperamos que os alunos entrem nas universidades e deem o retorno social a sua comunidade”, afirma o coordenador geral do Pré-Vestibular da UFSC/SED, professor Otavio Auler. Ele  já pensa em outros meios de incluir mais alunos na busca pela aprovação. “A intenção é disponibilizar na internet aulas ao vivo e então atender a estudantes de todo o Brasil”, afirma. Um empecilho para esse e outros avanços é a falta de recursos e de espaço. Com o uso de internet um problema pode ser minimizado. Já a falta de apoio financeiro é uma luta constante para os que trabalham pelo projeto.

A aula inaugural contou com a presença da reitora da UFSC, Roselane Neckel, da vice-reitora, Lúcia Helena Martins Pacheco, da secretária adjunta da Educação do Estado, Elza Moretto, do pró-reitor de Extensão, Edison da Rosa, da diretora de Educação Básica e Profissional do Estado, Scheilla Maria Soares Marins, da pró-reitora adjunta de Extensão, Maristela Helena Zimmer Bortolini, da assistente social da UFSC, Corina Martins, e de Otavio Auler.

Com canções como Rancho de Amor à Ilha e Aquarela do Brasil, o violonista e mestre em chorinho de Florianópolis, Wagner Segura, encantou o público presente. O encerramento foi marcado pelo stand-up comedy com o humorista WMarcão.

Mais informações e acesso às apostilas do curso estão disponíveis no site do Pré-Vestibular da UFSC:

http://www.prevestibular.ufsc.br/site2/
Poliana Dallabrida Wisentainer /Estagiária de Jornalismo da Agecom / UFSC
Esta imagem contém um endereço de e-mail. É uma imagem de modo que spam não pode colher.

Fotos: Henrique Almeida / Agecom / UFSC
Esta imagem contém um endereço de e-mail. É uma imagem de modo que spam não pode colher.

Veja também a reportagem do Universidade Já/TV UFSC:
http://www.youtube.com/watch?v=dDWx4cGFn9I&feature=player_embedded#!

Bookmark and Share

Vestibular UFSC/2013

29 de agosto de 2012 1

Em reunião ordinária realizada na manhã desta quarta-feira, 29/8, o Conselho Universitário (CUn) aprovou o início das aulas do segundo semestre de 2012 para o dia 3 de setembro, segunda-feira e manteve inalterado o calendário do Vestibular UFSC/2013, que será realizado nos dias 15, 16 e 17 de dezembro deste ano, sábado, domingo e segunda-feira.

O calendário acadêmico do segundo semestre letivo 2012 terá duas etapas – a primeira, até 20 de dezembro, com recesso de Natal e final de ano, com as atividades normais de ensino, pesquisa e extensão, e a segunda, com retorno das atividades de 18 a 28 de fevereiro de 2013, para a disponibilização das notas finais referentes ao segundo semestre 2012.

As datas de inscrição para o Vestibular UFSC/2013, que foi mantido para o período de 15 a 17 de dezembro deste ano, serão publicadas na próxima semana pela Coperve – Comissão Permante de vestibular.

Bookmark and Share