Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Monteiro Lobato racista?

28 de setembro de 2012 1

Um novo debate está agitando os meios culturais e educacionais do país. Afinal, a obra ‘Caçadas de Pedrinho’, de Monteiro Lobato (1882-1948), tem cunho racista? O MEC defende junto ao STF, onde chegou o debate, que o livro é uma obra cultural feita dentro de um panorama existente e onde o escritor viveu. Logo, tem que ser vista como uma obra literária importante e fundamental para o crescimento de milhares de brasileiros ao longo dos anos. Assim, o debate não deve ser sobre o cunho racista ou não da obra, mas sobre a censura à obra. E esta deve ser abolida no todo. O acesso à informação científica e cultural da obra deve ser preservado. O que deve ser preservado, também, é a liberdade de ideias e a sua leitura deve ser garantida com o acesso dos estudantes a produções culturais e científicas com a mediação de um professores.

A nossa identidade e educação etnorracial deve ser garantida no todo, mas sem a tesoura da censura nas obras do passado.

Bookmark and Share

Comentários (1)

  • Berloque Gomes diz: 28 de setembro de 2012

    “Novo debate”? Essa discussão já tem alguns anos. E concordo que querer avaliar uma obra pela visão do mundo atual é de uma estupidez abissal. Os arautos do politicamente correto são os novos censores. Só pode ser falta de cultura ou de bom-senso.

Envie seu Comentário