Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Posts de novembro 2012

Cotistas terão cartão como Bolsa Família

30 de novembro de 2012 2

Os alunos cotistas de baixa renda que ingressarem nas universidades públicas federais ganharão uma bolsa do governo federal, nos moldes do programa Bolsa Família.

Governo federal está ampliando investimento para alimentação, moradia e também uma bolsa, especialmente para aqueles alunos com renda per capita inferior a 1,5 salário mínimo (R$ 933).

O governo pretende aumentar os repasses para o Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes), que devem chegar a R$ 603 milhões no ano que vem – o valor não inclui a bolsa para os cotistas.

Bookmark and Share

Ciência sem Fronteiras: bolsa em cartão de crédito

30 de novembro de 2012 0

A partir de dezembro, os alunos bolsistas do Ciência sem Fronteiras vão receber o valor das suas bolsas através de um cartão de crédito. A medida alcança, não apenas os futuros contemplados do programa, como os bolsistas que já se encontram no exterior.

A iniciativa tem como principal objetivo evitar atrasos nos pagamentos de auxílios a bolsistas que já se encontram fora do País. Recentemente, um grupo de estudantes que faz intercâmbio na Alemanha e no Reino Unido se queixou do atraso no repasse da bolsa.

Bookmark and Share

Divulgado resultado do concurso do Magistério

30 de novembro de 2012 0

A Secretaria de Estado da Educação (SED) divulgou a relação oficial dos classificados e aprovados no concurso público de ingresso ao quadro do magistério público da rede estadual de ensino, seão cerca de 2.000 aprovados. Para ter acesso ao resultado oficial, basta acessar os sites www.sed.sc.gov.br ou www.acafe.org.br. A primeira chamada ocorrerá nos dias 3 e 4 de dezembro, com início às 9 horas, nas sedes nas 36 Gereds, conforme quadro anexo do edital 21/2012, publicado na página da SED.

Veja sua classificação aqui – http://www.sed.sc.gov.br/secretaria/noticias/4195-sed-divulga-resultado-do-concurso-de-ingresso-ao-magisterio-publico-

Bookmark and Share

Google: escola precisa incentivar talentos

29 de novembro de 2012 0

Executiva do Google na América Latina, Eve Andersson, falou para  uma plateia de mais de 1 mil estudantes e professores, em Porto Alegre (RS), sobre as dificuldades de se encontrar talentos para trabalhar no crescente mercado da ciência da computação no mundo.

Segundo Eve, o desenvolvimento econômico do Brasil não vem acompanhado de investimentos para formar novos profissionais para trabalhar nas áreas de tecnologia e engenharia e que esse é um dos maiores desafios do País nos próximos anos.

No entanto, Eve criticou o fato de as universidades, de modo geral no mundo, estarem mais focadas em formar pesquisadores para a academia do que profissionais preparados para o mercado de trabalho.

Fonte: Terra.

Bookmark and Share

Intel reclama falta de talentos

29 de novembro de 2012 0

Uma das causas da dificuldade em se encontrar talentos para trabalhar com a tecnologia no Brasil está no modelo de ensino adotado no País. Essa é a visão da diretora de Responsabilidade Social da Intel para a América Latina, Rosângela Melatto, ao participar de uma conferência sobre os desafios da educação, em Porto Alegre (RS). Segundo ela, as escolas só ensinam para passar no vestibular.

As carreiras técnicas vão exigir, dentro das competências do ensino fundamental e médio, muito conhecimento de matemática, física e química, justamente as matérias que estão cada vez mais esquecidas pelo ensino público e até mesmo pelo privado. Hoje se aprende apenas o suficiente para passar de ano, para ser aprovado no vestibular.

Para a executiva, quem faz a “mágica” do aprendizado é o professor, e não a tecnologia. Mas para isso ela argumenta que o educador precisa saber lidar com as novas tecnologias. “O aluno ‘dá um Google’ e aparecem várias respostas. Aí entra o professor para mostrar quais são as corretas. Esse professor vai estar mais preparado para ensinar de forma divertida”.

Fonte: Terra.

Bookmark and Share

Pronatec vai criar 8 milhões de vagas

27 de novembro de 2012 0

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) vai criar 8 milhões de vagas em cursos técnicos e de qualificação profissional até 2014. Hoje, 2,2 milhões de jovens e trabalhadores frequentam cursos oferecidos pelo programa.

Entra as iniciativas do governo federal nessa área está a parceria com o Sistema S, principalmente com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), referência em ensino profissionalizante no Brasil. Essa parceria garantirá a formação de jovens e trabalhadores em cursos de excelência, sintonizados com as necessidades da indústria. Do ano passado para cá, 1,1 milhão de jovens e trabalhadores fizeram a matrícula para estudar de graça no Senai, nos cursos técnicos, nos cursos de aprendizagem profissional e nos cursos de qualificação.

Bookmark and Share

Fies: pedido de encerramento vai até dia 30

27 de novembro de 2012 0

Estudantes que pediram no Sistema Informatizado do Fies (SisFies), até 15 de novembro, o encerramento antecipado do contrato de crédito do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) têm prazo até a próxima sexta-feira, 30, para comparecer ao agente financeiro (Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil) e assinar o pedido. Quem não cumprir o prazo terá sua solicitação cancelada.

Para pedir o encerramento antecipado do financiamento do Fies, o estudante deve entrar no módulo respectivo no SisFies, até o 15º dia dos meses de janeiro a maio e de julho a novembro, e escolher  uma das quatro opções disponíveis, que vão desde a liquidação imediata do saldo devedor até a permanência nas respectivas fases do financiamento, na forma originalmente contratadas.

Bookmark and Share

Enade tem comparecimento de 80%

27 de novembro de 2012 0

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) foi aplicado neste domingo, 25, em todo o país, com a participação de 469.478 de estudantes concluintes de cursos superiores de graduação ou tecnológicos. Esse número corresponde a 79,9% dos 587.351 estudantes habilitados e inscritos pelas respectivas instituições de educação superior para participar da prova. No total, houve 118.056 estudantes ausentes, caracterizando, portanto, uma abstenção de 20,1%.

Entre as áreas avaliadas, psicologia foi a que registrou o menor índice de abstenção (11,2%). A seguir, vieram direito e secretariado executivo, cujos alunos ausentes foram, em ambos os casos, 15,4%. Já o curso com maior número de faltosos foi o de tecnologia em marketing, com 31% de abstenção.

As provas e os gabaritos do Enade 2012 deverão ser divulgados pela página do Inep na internet na próxima quarta feira, 28/11. Até 25 de dezembro de 2012, será aberto o acesso eletrônico ao relatório dos estudantes em situação regular junto ao Enade 2012, o que permitirá às instituições registrar no histórico escolar do estudante a sua situação.

Bookmark and Share

Cotistas: superior à média da escola privada

23 de novembro de 2012 0

Os 12,5% melhores das escolas públicas que fizeram o Enem em 2011 têm um desempenho médio de 630 pontos, bem superior à média da rede privada, que é de 569,2 pontos. O topo da rede pública é muito melhor que a média do setor privado. Assim, espera-se que melhores da rede pública tenham um bom desempenho nas universidades, especialmente os 12,5% que é o corte que me interessa para saber como será o desempenho dos cotistas do ano que vem. Vale lembrar, todavia, que o topo das escolas particulares ainda é muito superior ao topo das escolas públicas. Mas já é um grande incentivo.

Bookmark and Share

Enade será realizado no domingo

23 de novembro de 2012 0

A edição de 2012 do Exame Nacional de Estudantes (Enade) será aplicada no próximo domingo, 25, de 13h às 17h (horário de Brasília), em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, em um universo de 587.351 alunos concluintes de cursos de graduação ou tecnológicos, matriculados em 1.871 instituições de educação superior, estão habilitados para participar das provas.

E o MEC faz um alerta: a responsabilidade pela inscrição dos estudantes no Enade é das próprias instituições. Porém, o concluinte dos cursos avaliados em 2012 que não comparecer à prova no domingo, sem amparo pelos critérios de dispensa previstos nas portarias normativas nº 40/2007 e nº 6/2012, fica em situação irregular junto ao Enade e não poderá concluir o curso de graduação, já que o exame é componente curricular obrigatório.

Em 2012 serão avaliados os cursos de bacharelado em administração, ciências contábeis, ciências econômicas, comunicação social, design, direito, psicologia, relações internacionais, secretariado executivo, turismo, e os cursos superiores de tecnologia em gestão comercial, gestão de recursos humanos, gestão financeira, logística, marketing e processos gerenciais.

Bookmark and Share