Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Perguntas e respostas do ENEM 3

15 de maio de 2013 0

Posso pagar a taxa de inscrição em qualquer banco?

O pagamento da taxa de inscrição do Enem deve ser efetuado somente no Banco do Brasil, por meio da Guia de Recolhimento da União (GRU Simples). A GRU deverá ser impressa durante o processo de inscrição.

Posso pagar a taxa de inscrição até qual data?

A taxa de inscrição deverá ser paga até o dia 29 de maio. Caso não haja o pagamento até essa data, a inscrição não será confirmada.

O prazo final para pagar a taxa cai no dia de um feriado na minha cidade, posso pagar no dia seguinte?

Em nenhuma hipótese haverá prorrogação de prazo para pagamento da taxa de inscrição, ainda que o último dia do prazo (29 de maio) seja feriado estadual, distrital ou municipal no local escolhido pelo candidato para o pagamento.

E se eu desistir de fazer o Enem, posso pedir o dinheiro da inscrição de volta?

O valor referente à taxa de inscrição não será devolvido em hipótese alguma, exceto no caso de cancelamento do exame.

Quem não precisa pagar a taxa de inscrição?

A isenção do pagamento da taxa de inscrição do Enem 2013 será concedida:

  • Automaticamente, ao candidato concluinte do ensino médio no ano de 2013, matriculado em qualquer modalidade de ensino em escola da rede pública de ensino, declarada ao Censo Escolar da Educação Básica.
  • Mediante declaração de carência, ao candidato que atenda aos requisitos da lei de isenção do pagamento de taxas para inscrição em processos seletivos de ingresso nos cursos das instituições federais de educação superior.
  • Mediante declaração de carência, ao candidato que declarar ser membro de família de baixa renda ou estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

O MEC vai me avisar se meu pedido de isenção foi aceito?

Não. É responsabilidade do candidato verificar se a solicitação de isenção da taxa de inscrição foi aceita no sistema de acompanhamento da inscrição.

Bookmark and Share

Envie seu Comentário