Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Posts do dia 3 julho 2013

Mutirão de catarata mobiliza 10 unidades

03 de julho de 2013 0

A partir desta quinta-feira, 4, até domingo, 7, hospitais universitários federais de todas as regiões do país realizam mutirões de cirurgias eletivas em oftalmologia, principalmente, de catarata, que é a perda da transparência do cristalino, lente natural dos olhos. A meta é chegar a 820 procedimentos em dez hospitais. Cirurgias eletivas são aquelas sem caráter de emergência.

Na região Norte, os pacientes serão atendidos no Hospital Betina Ferro de Souza, vinculado à Universidade Federal do Pará (UFPA). No Nordeste, participarão o hospital da Universidade Federal do Maranhão (UFMA); o Hospital Edgar Santos, da Universidade Federal da Bahia (UFBA); o Hospital Walter Cantídio, da Universidade Federal do Ceará (UFC), e o Hospital das Clínicas, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). No Centro-Oeste, o mutirão inclui o Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Goiás (UFGO) e o hospital da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Nas regiões Sul e Sudeste, estarão mobilizados os hospitais das universidades federais do Rio Grande (Furg), de Minas Gerais (UFMG) e do Triângulo Mineiro (UFTM).

Foto: jornalextra.com.br

Bookmark and Share

Fies segura inadimplência no ensino superior

03 de julho de 2013 0

A inadimplência nas escolas particulares do setor de ensino superior no país ficou praticamente estável, registrando uma ligeira queda de 8,46% para 8,43% no ano passado. Os dados são do Semesp, sindicato das faculdades privadas do Estado de São Paulo,  divulgado nesta quarta-feira (3/7).

Segundo o Semesp, o que motivou a estabilidade foi o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior – FIES, financiamento estudantil do governo federal, que deslanchou nos últimos anos.

Pelo Fies, o estudante paga a faculdade depois de 18 meses de formado com juros de 3,4% ao ano. Durante o curso, o aluno paga, a cada três meses, o valor máximo de R$ 50, referente ao pagamento de juros do financiamento.

Bookmark and Share

Senado aprova 75% para educação e 25% para saúde

03 de julho de 2013 0

O Plenário do Senado Federal aprovou na terça-feira, 2, substitutivo do senador Eduardo Braga (PMDB-AM) ao Projeto de Lei nº 41/2013, da Câmara dos Deputados, que destina 75% dos royalties da exploração do petróleo à educação e 25% à saúde. O projeto volta agora à reapreciação dos deputados.

Fica definido, no substitutivo, que serão destinados exclusivamente à educação pública, com prioridade para a educação básica, e à saúde as receitas dos órgãos da administração direta da União provenientes dos royalties e da participação especial decorrentes de áreas cuja declaração de comercialidade tenha ocorrido a partir de 3 de dezembro de 2012, em contratos celebrados sob os regimes de concessão, cessão onerosa (troca feita entre União e Petrobras) e partilha de produção, no âmbito das áreas de Plataforma Continental, mar territorial ou zona econômica exclusiva.

Bookmark and Share