Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Gorduras ômega-3 e doenças cardiovasculares

21 de setembro de 2013 0

Ômega 3

Uma das propriedades mais poderosas dessa gordura: impedir processos inflamatórios recorrentes. Essas reações do organismo são importantes para manter nossa defesa, mas, numa situação de desequilíbrio, tornam-se constantes e prejudiciais, diz a nutricionista Daniela Jobst, de São Paulo. Se ingerimos alimentos que favorecem inflamações, como óleos vegetais e produtos industrializados, um jeito de apaziguar tais respostas é garantir doses de ômega-3. Ele é um antiinflamatório natural, declara a especialista.

Além disso, cada célula do organismo tira, à sua maneira, uma casquinha da substância. É que, segundo o nutrólogo Celso Cukier, ela consegue se incorporar à dupla camada de gordura que forma a membrana celular, alterando e aprimorando as suas funções. Essa habilidade presta serviços tanto às unidades que formam o osso quanto às células do sangue. Ora, já sobram razões para convidar o ômega-3 a ingressar na sua mesa seja por meio de um salmão preparado com legumes no papillote de alumínio, seja por meio de um fumegante creme de espinafre. Permita que a mais nobre das gorduras distribua seus benefícios pelo corpo e ajude a tornar inabalável o esqueleto que o sustenta.

Palestra

O Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa Extensão e Atendimento à Dislipidemia (Nipead), do Hospital Universitário (HU) da UFSC promove a palestra “O papel preventivo e terapêutico das gorduras ômega-3 nas doenças cardiovasculares”, no dia 2 de outubro, quarta-feira, às 9h30min, no Auditório do HU.

A palestrante é a professora Departamento de Nutrição da UFSC, Julia Dubois Moreira. O evento é gratuito e aberto à comunidade.

Serviço:

O quê: palestra “O papel preventivo e terapêutico das gorduras ômega-3 nas doenças cardiovasculares”, com a professora Julia Dubois Moreira

Onde: Auditório do Hospital Universitário da UFSC

Quando: 02/10/13 (4ª feira), das 9h30min às 10h30min

Mais informações: professora Jussara Gazzola – (48) 3721-8014 ou j.gazzola@ufsc.br 

Fonte: Saúde Abril

Bookmark and Share

Envie seu Comentário