Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Posts de setembro 2013

Apple é a marca mais valiosa do mundo

30 de setembro de 2013 0

apple-logo

A Apple é a nova marca mais valiosa do mundo, de acordo com o relatório ‘Best Global Brands’ (melhores marcas mundiais), compilado pela consultoria global Interbrand. O Google ficou em segundo lugar e a Coca-Cola, líder até o ano passado, caiu para o terceiro lugar este ano. 

O relatório estima o valor da marca Apple em US$ 98,3 bilhões. O valor da marca Coca-Cola é de US$ 79,2 bilhões, segundo o relatório da Interbrand.

Apple Inc. é uma empresa multinacional estadounidense que tem o objetivo de projetar e comercializar produtos eletrônicos de consumo, software de computador e computadores pessoais.

http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2013/09/1349492-apple-derruba-coca-cola-e-se-torna-marca-mais-valiosa-do-mundo.shtml

Bookmark and Share

Começa hoje prazo do ProUni

30 de setembro de 2013 0

prouni-logo

O Programa Universidade para Todos (ProUni), projeto do governo Federal, continua atraindo interessados nas bolsas e nos cursos superiores em instituições de ensino privadas.

Para que cada instituição privada possa receber novas alunos bolsistas, é necessário estar em dia com a instituição.

As instituições de ensino superior privadas participantes do Prouni deverão efetuar, no período de 30 de setembro de 2013 até as 23 horas e 59 minutos do dia 18 de outubro de 2013, os procedimentos de atualização semestral das bolsas já concedidas.

 

 

Bookmark and Share

UFFS cria curso de medicina para assistência básica

30 de setembro de 2013 0

uffs_logoUma turma de 42 estudantes da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Passo Fundo (RS), é a primeira do país a iniciar um curso de medicina dentro da Política Nacional de Expansão das Escolas Médicas das Instituições Federais de Ensino Superior. A política, que prevê a criação de novos cursos de medicina e o aumento de vagas nos cursos já existentes, foi instituída pelo governo federal na Medida Provisória nº 621, em 8 de julho deste ano, junto com o Programa Mais Médicos.

O diretor do campus Passo Fundo da UFFS, Vanderlei de Oliveira Farias, explica que tipo de profissional a instituição vai formar: um médico generalista, que terá contato permanente com a prevenção, atenção e assistência básica de saúde durante toda a graduação. Antes da criação dessa nova política, disse o diretor, o aluno fazia estágios no Sistema Único de Saúde (SUS) e a formação era realizada dentro de hospitais. “Em Passo Fundo, o aluno não fará visitas ao SUS, ele fará sua formação”, explicou, lembrando: “A vida real da medicina não é o consultório. Os alunos do nosso campus não vão tirar os pés da realidade.”

 Para concretizar essa parte do projeto pedagógico, a universidade fez parcerias com cinco secretarias municipais de saúde, sendo quatro em cidades próximas do campus, e também em Passo Fundo.

Para dinamizar a formação em campo, que será em sistema de rodízio, os estudantes foram divididos em seis grupos. Cada equipe de sete alunos terá contato, uma vez por semana, durante um semestre, com moradores de um município e, no caso de Passo Fundo, com os dois bairros urbanos. Nas duas primeiras semanas do curso, que aconteceu de 17 a 30 deste mês, os acadêmicos foram para os municípios.

 

Bookmark and Share

Programa cria cursos para setor produtivo

28 de setembro de 2013 0

textil1_edit

O acabador de calçados é um profissional que coloca solados, fixa saltos e palmilhas, revisa numeração, costuras e colagem, registra a ocorrência de falhas e defeitos na linha de produção e prepara calçados para a expedição. Esse tipo de profissional é formado em curso de 160 horas, gratuito, com exigência de ensino fundamental completo, dirigido a jovens e adultos. O curso faz parte do Pronatec Brasil Maior, nova modalidade do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

 Ação conjunta dos ministérios da Educação e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), o novo programa abre cursos e vagas a partir da listagem das necessidades de mão de obra qualificada informada por setores estratégicos da economia nacional. A primeira relação de áreas profissionais e de pedidos de vagas para 2013 e 2014 foi apresentada pelo Mdic, durante o lançamento do Brasil Maior, no dia 19 último.

 Em 18 unidades federativas das cinco regiões do país, 11 setores da economia pediram a abertura de 118,3 mil vagas. O têxtil, por exemplo, espera 47,3 mil; a construção civil, 29,6 mil; as energias renováveis, 18,5 mil; tecnologias da informação e comunicação e complexo eletroeletrônico, 13,2 mil.

 

Foto: www.guiatextil.com

Bookmark and Share

Jogos, opção para ampliar concentração

28 de setembro de 2013 0

como-escolher-um-computador1

Ao observar que alunos das turmas de sétimo ano do ensino fundamental apresentavam dificuldades de concentração nas aulas de matemática, Marilene da Cunha Benetão decidiu fazer experiência com jogos relacionados ao conteúdo abordado. Professora da Escola Estadual Professor Léo Kohler, em Terra Boa, município do noroeste paranaense, ela desenvolve projeto de jogos matemáticos desde 2008.

 “Os jogos configuram uma ótima alternativa para estimular a aprendizagem, pois desenvolvem habilidades e potencializam a autonomia dos pensamentos”, diz Marilene. Para a professora, eles também ajudam a aumentar a autoconfiança e a capacidade de organização, concentração, atenção, raciocínio lógico dedutivo e o senso cooperativo dos estudantes. “Essas habilidades são muito importantes na aprendizagem”, afirma.

 Em sala de aula, os jogos contribuem para o desenvolvimento do raciocínio lógico e ajudam os estudantes a melhorar a coordenação motora, ter maior participação nas atividades conjuntas, desenvolver a capacidade de ouvir e respeitar a criatividade de cada participante, de expressar ideias e fazer questionamentos. Segundo Marilene, as regras impõem a disciplina na sala de aula e o respeito entre os colegas. “Cada um tem a sua vez de participar e se integrar ao grupo.”

Bookmark and Share

Taxa de escolarização tem forte evolução

28 de setembro de 2013 0

 

riodasostras.rj.gov.br

No Brasil, 98,2% das crianças de seis a 14 anos frequentavam a escola em 2012, conforme apontam dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) divulgada nesta sexta-feira, 27. Os números indicam ainda que a taxa de escolarização das crianças de cinco e seis anos atingiu 92%, enquanto em 2002, apenas 77,2% de crianças nessa faixa etária estavam na escola.

O número de crianças e adolescentes entre quatro e 17 anos fora da escola no Brasil caiu 4,8% de 2012 em relação a 2011.

 De acordo com a pesquisa, em 2012 o país tinha um total de 44,8 milhões de pessoas de quatro a 17 anos, idade correspondente aos ciclos da pré-escola, ensino fundamental e ensino médio. Desse total, 41,5 milhões estavam matriculadas na escola, o que significa que 92,6% das crianças e jovens estão na escola.

 O percentual de jovens de 15 a 17 anos frequentando a escola em 2012 foi de 84,1% da população nessa faixa etária. Dos 10,4 milhões de jovens dessa idade, 8,7 milhões estão na escola.

Bookmark and Share

Caneta de ímãs com múltipla função

27 de setembro de 2013 0

polar-pen-a-caneta-magnetica-feita-de-ima-para-ajudar-ilustradores-5-630x354Um projeto inovador de uma caneta revestida de ímãs, desenvolvido pelo designer Andrew Gardner, possui funcionalidades que vão além do que se pode ver à primeira vista. O dispositivo pode funcionar como uma caneta comum, ao escrever normalmente em papel, mas também possui uma ponta metálica do lado oposto que pode perfeitamente ser usada como caneta eletrônica para tablets e smartphones, ampliando as possibilidades para designers e usuários em geral.

Batizada de “Polar”, é considerada por seu desenvolvedor como “a primeira caneta modular do mundo feito de ímãs”. Na verdade, o corpo da caneta é composto por pequenos anéis de metal que possuem propriedades magnéticas porque são feitas de aço, cobertas com zinco negro, e possuem, ainda, altos teores de níquel e ferro. Os anéis podem ser soltos para formarem elementos de apoio ao próprio designer.

 

Bookmark and Share

A anatomia do crânio e postura bípede

27 de setembro de 2013 0

1-anthropologiAntropólogos da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, confirmaram a existência de uma relação direta entre a postura de caminhar em duas pernas – bipedismo – e a anatomia craniana, em especial em função da posição do “forame magno”, uma abertura na base do crânio por onde passa a medula espinhal. O estudo será publicado na próxima edição do Journal of Human Evolution.

O resultado do estudo confirma a constatação feita pelo anatomista Raymond Dart, responsável pela descoberta do primeiro ancestral humano a andar sobre duas pernas – o Australopithecus africanus. Desde 1925, quando Dart fez a descoberta, os antropólogos debatem se a abertura na base do crânio estaria relacionada ao caminhar sobre os dois membros inferiores.

Fonte: Jornal GGN

 

Bookmark and Share

Inadimplência de famílias cai para 5,1%

27 de setembro de 2013 0

EquadorA taxa de inadimplência do crédito com recursos livres para as famílias e empresas caiu para 5,1%, em agosto deste ano, de acordo com dados do BC (Banco Central). Em relação a julho, houve redução de 0,1 ponto percentual. Essa é a menor taxa desde junho de 2011, quando ficou em 4,94%. No caso das empresas, também houve redução de 0,1 ponto percentual na taxa de inadimplência entre os meses de julho e agosto, que ficou em 3,4%. A taxa de inadimplência das famílias ficou em 7,1%, com o mesmo nível de redução das empresas em relação a julho. Nesse caso, a taxa é a menor desde julho de 2011, quando ficou em 6,89%.

Para o chefe do Departamento Econômico do BC, Tulio Maciel, a continuação do crescimento da renda e do emprego são “fatores determinantes” para que haja redução de inadimplência. Além disso, ele informou que os bancos estão mais seletivos na hora de conceder crédito, principalmente o financiamento de veículos, com melhores garantias e melhor análise do perfil dos clientes. No caso dos veículos, ele também citou parcelas menores de financiamento.

Fonte: Jornal GGN

 

Bookmark and Share

Depois do Mais Médicos, prefeitos pedem Mais Dentistas

26 de setembro de 2013 0

dentistaDepois da campanha “Cadê o Médico?”, que deu origem ao programa Mais Médicos do governo federal, a Frente Nacional dos prefeitos agora quer a criação do Mais Dentistas.

“Nós prefeitos estamos trazendo uma nova reivindicação para estudo e debate do Ministério da Saúde. Até 2004, antes do Brasil Sorridente, não se falava em saúde bucal no SUS. Precisamos ampliar o número destes atendimentos no Sistema Único de Saúde”, ressaltou José Fortunati, prefeito de Porto Alegre e presidente da FNP,  ao entregar a solicitação ao ministro Padilha, que, por sua vez, sinalizou que o Ministério da Saúde vai avaliar a viabilidade da proposta.

Fortunati se baseou no pedido feito pelo Conselho Regional de Odontologia (CRO-RS), que no último dia 05, em Porto Alegre, se reuniu com o prefeito e solicitou um maior incentivo destes profissionais nos programas de saúde bucal da rede pública de atendimento. O presidente da entidade, Flávio Borella, pediu que a FNP defenda a contratação de cirurgiões-dentistas e auxiliares para todas as unidades de Saúde da Família do Brasil. Hoje apenas um terço das equipes possuem esses profissionais no quadro. ( Com informações do site da Frente nacional dos Prefeitos ( http://www.fnp.org.br/noticias.jsf?id=1787

Bookmark and Share