Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

12 milhões de vagas para o PRONATEC

18 de junho de 2014 0

A presidente Dilma Rousseff anunciou nesta quarta-feira a segunda edição do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) com previsão de 12 milhões de novas vagas. Na primeira fase do programa, o número de vagas previstas eram 8 milhões de vagas. Até a primeira semana de junho, o Ministério da Educação tinha registrado 7,4 milhões de matrículas.

“Eu gostaria de dizer que nós defendemos uma segunda etapa do Pronatec que oferecerá 12 milhões de vagas em 220 cursos técnicos e 646 cursos de qualificação a partir de 2015”, anunciou a presidente, alegando que há clareza que há um nível elevado de demanda. Segundo Dilma, o governo tem a certeza de que a quantidade de novas vagas “é viável”.

“Além do ponto de vista social, ele é fundamental do ponto de vista econômico. Porque no Brasil temos de nos referenciar em um passado de não formação na educação profissional em escala suficiente para atender a demanda da economia”, afirmou Dilma.

Criado em 2011, o Pronatec oferece, através dos institutos federais e estaduais de educação e do Sistema S, cursos de educação profissional e tecnológica a jovens e trabalhadores. Em 2012, um decreto ampliou o acesso ao programa a alunos que já haviam concluído o ensino médio.

De acordo com o governo federal, os cursos de longa duração mais procurados são os de técnico em segurança do trabalho, os de logística e os de informática. Dentre os cursos de menor duração (até dois meses) os mais populares entre os alunos são os de auxiliar administrativo, operador de computador e almoxarife.

http://pronatec.mec.gov.br/

pronatec

Bookmark and Share

Envie seu Comentário